Nesse artigo, abordaremos os diversos modos de controle de estoque de terceiros no WMS. Acesse os links abaixo para verificar sobre cada tipo de controle:
Ressuprimento Movimentação Pró-Ativa
Transferência entre Endereços Inventários
Recebimento
O processo de recebimento de estoque de terceiro é semelhante ao que é praticado pela maioria dos clientes atuais em relação ao recebimento de estoque próprio, sendo que, sua particularidade se dá no estoque que é recebido, pois este estará em poder próprio, mas pertencente a um parceiro terceiro.
Assim, no sistema, na tela Tipos de Operação - TOP crie uma TOP de Nota de Compra exclusiva para o recebimento de estoque de terceiro com o preenchimento dos seguintes campos:
- Na aba WMS, efetue a marcação "Atualiza Estoque de Terceiros WMS";
- E na aba Estoque de Terceiros, defina o campo "Estoque com/de terceiros" como "Somar ao estoque de terceiros em poder da empresa".
Em seguida, defina no Endereço de Armazenamento qual endereço estará vinculado à qual produto. Essa medida irá associar o parceiro informado na nota de compra ao produto e, assim, o vinculará ao endereço cadastrado.
Após o envio das notas, na tela Recebimento de Mercadorias, você pode utilizar o campo "Parceiro" no Painel de Filtros para identificar o parceiro para o qual está sendo feito o recebimento. Essa informação poderá ser usada na consulta de recebimentos daqueles que foram ou não realizados ao parceiro utilizado na pesquisa que estiver relacionado ao processo.
Observação: Será possível enviar mais de uma nota para o recebimento, desde que elas sejam do mesmo parceiro, e as TOP's estejam configuradas para o recebimento de estoque de terceiro. Se alguma das TOP's não possuírem as configurações previamente descritas, a atualização de estoque de terceiro não será registrada nas tabelas do sistema.
Após a finalização da conferência, o estoque deverá ser gerado na tabela de estoque do WMS (TGWEST) com o nome do Parceiro depositante incluído, ou seja, esse estoque terá um proprietário.
As tarefas de armazenagem devem ser geradas conforme a estratégia utilizada por cada empresa. O sistema não permitirá que o mesmo endereço seja ocupado por dois depositantes diferentes, mas se o endereço utilizado estiver com a marcação "Multi Produto" (tela Endereço de Armazenamento, aba Geral) habilitada, você poderá registrar mais de um produto armazenado no endereço do mesmo depositante.
Importante: Ao realizar um recebimento de terceiro, é essencial que o vínculo entre endereço e produto tenha sido realizado. Assim, ao proceder com o recebimento, o sistema irá vincular o parceiro ao endereço nas tabelas de estoque do WMS (TGWEST) e Estoque Validade WMS (TGWESTVAL). Dessa forma, para que vários produtos sejam vinculados a um parceiro, insira os produtos desejados no cadastro do endereço de picking, a tela Endereço de Armazenamento, aba Produto, bem como, o recebimento por parceiros distintos.
Expedição
Para a utilização da Expedição no Estoque de Terceiros, utilize as mesmas configurações da TOP realizadas no recebimento.
O sistema está habilitado para que o processo de separação do estoque de terceiro seja feito por pedido e produto, além da separação do pulmão.
No envio da onda, as tarefas de separação e ressuprimentos necessários são geradas de acordo com o depositante, uma vez que as docas de saída suportam mais de um parceiro. Caso haja a necessidade de corte, a ferramenta considera o depositante, sendo que a primeira grade do pop-up "Detalhes Corte de Pedidos" (tela Formação de Carga) apresentará o corte por parceiro. Assim, a seguir, trouxemos as peculiaridades de cada tipo de separação, onde você as efetuará através do coletor de dados e poderá consultar os status das tarefas na tela Expedição de Mercadorias:
- A separação por Pulmão ocorrerá diretamente em um endereço de pulmão, onde a separação é feita pela quantidade total do endereço. Assim, não haverá entrega em quantidades fragmentadas.
- Na separação por pedido, o sistema irá gerar as separações respeitando o estoque do parceiro por pedido.
- Referente à separação por produto, haverá o agrupamento de parceiros na tarefa de separação considerando que este pode ter mais de um depositante do mesmo produto, e constará em um pedido de venda e parceiros diferentes, porém estarão juntos em uma Ordem de Carga. Logo, essa Ordem estará preparada para que haja mais de um parceiro depositante vinculado à ela.
Uma vez que o controle poderá ser feito pela data de validade e lote, se o produto em separação for controlado por lote, o coletor conseguirá indicar ao separador qual lote e endereço será separado, e qual será o depositante proprietário.
Ao finalizar a separação, a conferência ocorrerá normalmente, sendo que as conferências por pedido são realizadas no checkout, efetuando a geração de volumes e envio dos mesmos para a doca para conferência e carregamento.
Nota: Mesmo quando o produto estiver no checkout, você conseguirá visualizá-lo no estoque do WMS (TGWEST).
Caso haja a necessidade de realizar o estorno da separação, o sistema irá considerar os endereços que tenham o produto, e que sejam do mesmo depositante para que, dessa forma, as tarefas de armazenagem possam ser geradas.
Observação: Se não houver endereço que possua estoque do parceiro, a tarefa será gerada para um endereço vazio.
Além de estornos, você ainda poderá realizar o registro de ocorrências, pois em alguns casos, nosso sistema pode gerar um ressuprimento ou solicitar que a pega dos produtos seja feita em outro endereço (separação pulmão). Essas ocorrências podem ser criadas na tela Tipos de Ocorrências e consultadas na tela Consulta Estoque com Ocorrências, sendo que, a liberação delas é feita na tela Liberação de Ocorrências.
Nota: Os endereços especiais estão habilitados para o armazenamento produtos de mais de um parceiro depositante, assim como os endereços de estorno.
Durante todo o processo de expedição, você pode consultar o nome do destinatário por meio da tela Expedição de Mercadorias.
Ressuprimento
Referente ao ressuprimento ou abastecimento, nós temos três tipos diferentes, sendo eles:
O Ressuprimento Corretivo, que pode ser gerado pelo envio da onda por meio do lançamento de ocorrência, e ocorre para tornar suficiente a quantidade disponível no picking, de forma que atenda à separação do pedido.
Quando o estoque atingir uma quantidade mínima para realizar o picking, o sistema poderá fazer um ressuprimento automático, ou reabastecimento agendado.
Em relação ao Abastecimento Preventivo, ele ocorrerá apenas se o estoque em questão for do mesmo parceiro depositante. Assim, o sistema irá considerar o depositante do endereço de picking, juntamente com o do pulmão para efetuar o ressuprimento.
Movimentação Pró-Ativa
Na Movimentação Pró-Ativa, o sistema irá validar os produtos e o depositante no momento em que eles forem buscados no endereço de origem e entregues ao endereço de destino, para que você não misture produtos de depositantes diferentes entre endereços. A movimentação Pró-Ativa trata-se de uma transferência de mercadorias entre endereços e é realizada diretamente no Coletor de dados.
Remanejamento de Estoque
No remanejamento de estoque, os produtos serão alocados de forma que o máximo de espaço seja aproveitado para que assim, novos espaços sejam disponibilizados para outros produtos.
No armazenamento de Estoque de Terceiros, o sistema irá considerar o produto, a compatibilidade e demais acessos, assim como o parceiro depositante.
Ao gerar o remanejamento, além de efetuar todas as validações já existentes, o sistema também validará o parceiro do endereço, ou seja, não será possível enviar produtos de parceiros distintos para o mesmo endereço.
Na tela Remanejamento de Estoque, por meio do filtro "Parceiro", você poderá realizar uma busca por todos os Parceiros quando julgar necessário.
Transferências entre endereços
Na tela Transferência entre Endereços, você poderá realizar uma busca por Parceiros visto que, esta rotina está apta para suportar Estoque de Terceiros.
Inventários
Os processos de inventário de implantação, global e rotativo, poderão realizar a contagem de estoque de terceiros. Você pode filtrar os endereços para a geração das tarefas de contagem, podendo gerar o inventário para um parceiro específico ou não. Abaixo, falaremos sobre cada processo:
Inventário de Implantação Inventário Rotativo e Global
Inventário de Implantação
Na tela Geração de Tarefas de Contagem, faça a geração dessas tarefas que poderão ser visualizadas na tela Gerência do WMS.
Logo depois, você pode realizar a contagem dos endereços requeridos no Coletor de Dados.
Ao clicar no botão "Implantar estoque" da tela Ajuste de Estoque por Inventário, o pop-up "Escolha o depositante do estoque" será aberto.
Dessa forma, a solicitação do ajuste será realizada, e a tabela Contagem para Inventário (TGWIVR) será atualizada com o(s) Depositante(s) informados(s) no pop-up.
Observação: Esse pop-up será aberto somente se você habilitar o parâmetro "Aviso de ajuste feito com parceiro zerado. - AJUSTEPARCZERO".
Na tela Ajuste de Estoque as notas de ajuste serão geradas. Assim a tabela de estoque (TGFEST) também é atualizada.
Inventário Rotativo e Global
Os Inventários Rotativo e Global são processos de recontagem contínua de estoque, sendo que o Inventário Global irá deferir-se apenas no momento de realizar o ajuste, em que, será exibido uma tela de filtro onde você tem a possibilidade de escolher o ajuste apenas para endereços que tiverem no mínimo uma determinada quantidade de contagens iguais consecutivas. Para maiores detalhes sobre esses processos, clique nos links abaixo:
Contagem com sobra e perda Troca de depositante
Contagem com depositantes diferentes Contagem em endereço vazio
Contagem com sobra e perda
Nota: Habilite o parâmetro Aviso de ajuste feito com parceiro zerado. - AJUSTEPARCZERO.
Para realizar a Contagem a maior, ou uma contagem em que há sobra de produtos, primeiramente, acesse a tela Geração de Tarefas de Contagem e faça as tarefas de contagem.
No coletor, efetue a contagem do endereço e, com uma divergência de sobra, realize o lançamento de ajuste na tela Ajuste de Estoque por Inventário utilizando o "Gerar ajuste".
Após isso, na tela Consulta Estoque com Ocorrências, lance a nota de ajuste.
O mesmo processo ocorrerá caso haja uma divergência na contagem em que ela seja a menor, ou seja, em que há falta de produtos.
Troca de depositante
Ainda sobre o Inventário Rotativo, existem alguns casos em que o parceiro depositante efetua uma transferência de estoque para outro parceiro. Quando a troca de proprietário é feita na quantidade total do estoque ou total do endereço, é gerada apenas uma mudança sistêmica de depositante (movimentação atômica), ou seja, é realizada a troca de depositante.
Nesse caso, considere como exemplo, que o estoque deixou de ser da Empresa A e foi transferida para a Empresa B. Tal ação será realizada na rotina de inventário, quando você confirmar o pedido, assim, o sistema irá gerar a nota de saída para baixar estoque vinculado ao Parceiro A e, em seguida, gerará a nota de entrada para o destinatário, sendo este o Parceiro B.
Ao realizar o lançamento de uma nota de compra, uma vez que esta irá desencadear um recebimento envolvendo um Parceiro Depositante, a TOP utilizada nesse lançamento deve estar com a marcação Atualiza Estoque de Terceiro WMS habilitada. Assim, ao concluir o recebimento, o sistema interpretará que o estoque do(s) produto(s) em questão, pertencem ao Parceiro da nota. Consequentemente, as demais operações, como Expedição e Transferências, poderão ser realizadas para este parceiro, utilizando o estoque que ele possui no armazém.
Para realizar
Para realizar a contagem com mudança de depositante, depois de gerar a tarefa de contagem, e ao realizar a contagem no coletor, e fazer o ajuste na tela Ajuste de Estoque por Inventário, no botão Gerar Ajuste habilite a marcação "Apenas endereços deste ajuste" e atribua o novo endereço de sua preferência no campo "Depositante" do pop-up "Escolha o depositante do estoque".
Observação: Não será possível lançar um ajuste com um Depositante 0.
Na tela Consulta Estoque com Ocorrências, você poderá observar que a solicitação da nota de ajuste será gerada com a nova quantidade pertencente ao novo parceiro.
Contagem com depositantes diferentes
No WMS, você também poderá realizar a contagem de perda e/ou sobra com parceiros e endereços diferentes no mesmo inventário. Para essa ação, ao gerar as tarefas de ajuste de contagem e clicar no botão Gerar ajuste da tela Ajuste de Estoque por Inventário, na solicitação de geração das notas de ajuste na tela Consulta Estoque de Ocorrências, a validação das notas será realizada para cada parceiro de forma individual. Considerando esse comportamento, trouxemos o exemplo a seguir:
Caso a Empresa A for filtrada na tela, o sistema exibirá todas as notas de ajuste referente àquela Empresa, e ao gerar as notas com todas elas selecionadas, o sistema não permitirá essa geração se o Parceiro/Endereço delas forem diferentes. Assim, utilize o filtro rápido Parceiro para selecionar as notas pertencentes a ele e, posteriormente, lance as notas.
Observação: Esse comportamento também poderá ocorrer quando a contagem pertencer a depositantes e tiver uma contagem de Sobra ou ou Falta.
Contagem em endereço vazio
Depois de gerar as tarefas de ajuste, e conferi-las na tela Gerência de WMS, ao informar o endereço no coletor, clique no botão "End. vazio" no coletor para indicar a ausência de produtos no endereço em questão. Depois de realizar a geração do Ajuste, você poderá conferir as notas de ajuste geradas na tela Consulta Estoque com ocorrências.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.