Existem empresas que disponibilizam diretamente no ERP, para os seus funcionários, informações como holerites, extrato de ponto e banco de horas, solicitação de férias etc. Para aqueles funcionários que são operacionais e não possuem acesso a computadores para desempenhar suas funções, essas informações acabam ficando distantes. Pensando nisso, foi criado o Portal RH, que centraliza em uma única página essas informações, as quais poderão serem acessadas através de qualquer computador e a qualquer hora.
Este portal permite que aqueles funcionários, que em geral são ligados à área operacional, possam realizar algumas rotinas, sem que seja necessário o seu deslocamento até o Departamento de Pessoal da empresa.
Acessando o Portal RH Extrato de Ponto
Programação de Férias Consulta de Holerite
Evolução Salarial Outras Informações
Acessando o Portal RH
Para conectar-se ao portal, é necessário que o servidor "Jboss" (Sankhya-W) esteja em operação (levantado). Para chegar-se a tela do Portal RH, acessa-se o link "ENDEREÇO_SANKHYAW/portalrh". Por exemplo, http://localhost:8080/portalrh; será apresentada a seguinte tela:
Para acessá-lo, o usuário deverá cadastrar os funcionários no modulo MGE Pessoal pela tela "Arquivos > Funcionários" ou ainda no Sankhya-W através da rotina Cadastro de Funcionários.
Ao efetuar o login do Portal RH, deve-se informar o CPF e a senha do funcionário. A senha é composta pelo "primeiro nome do funcionário + dia + mês do nascimento". Por exemplo, se o nome do funcionário for "Laura Maria Silva" e sua data de nascimento for 08/09/1978, a senha será laura0809. Se a data de nascimento do funcionário não tiver preenchida (o campo não é obrigatório no cadastro) o sistema emitirá um aviso de alerta, solicitando que seja feito o contato com o RH.
Esta será a primeira senha, ou seja, no primeiro acesso desta no Portal, o sistema irá solicitar que o usuário cadastre uma nova senha:
Uma vez logado no sistema, se o funcionário possuir cadastrado em mais de uma empresa, será apresentada uma janela contendo todas as empresas e solicitando ao mesmo a escolha de uma delas. Uma vez escolhida a empresa serão apresentadas as informações daquele funcionário para aquela empresa.
Na tela principal do Portal RH são exibidas a Razão Social da empresa selecionada pelo usuário, e os dados do funcionário. O Portal RH possui um timeout de sessão de 1 minuto, ou seja, quando não detectada qualquer ação na tela, o mesmo será encerrado.
Observação: Caso o Portal RH permaneça aberto por um longo período, ou seu acesso seja feito simultaneamente com o Sankhya-W, o sistema irá retornar a tela inicial de login, de modo que será necessário que o usuário registre novamente seu acesso.
Extrato de Ponto
Ao acessar esta opção, será aberta uma tela contendo no período de um ano, um resumo por mês das informações de extrato de ponto do usuário.
Clicando-se em uma linha correspondente ao mês desejado, será feito o direcionamento para uma próxima tela, contendo os detalhes do registro de ponto do mês selecionado. Tomemos como exemplo, o mês de Setembro de 2014. A tela apresentada com o detalhamento deste mês, é a seguinte:
Nesta tela, pode-se realizar a impressão do extrato gerado, ou ainda encaminhá-lo por e-mail através dos botões localizados no lado superior esquerdo da tela.
Selecionando-se a opção de "Imprimir", o conteúdo da tela será enviado para a impressora cadastrada em "Pessoal > Arquivos > Empresa > Aba Portal RH". Não sendo localizada nenhuma impressora, será gerada uma nova tela exibindo o conteúdo do extrato, em formato PDF.
Escolhendo-se a opção de "Enviar por e-mail", um e-mail será enviado ao usuário que está com os dados sendo exibidos na tela. Este e-mail será encaminhado para o endereço de e-mail do funcionário, que foi cadastrado na tela "Pessoal > Arquivos > Funcionários". O remetente do e-mail, será o que for cadastrado na tela Servidor SMTP.
Tanto para utilização da opção de impressão, como na de envio do extrato de ponto por e-mail, previamente deve-se cadastrar o modelo do relatório utilizado, através da rotina Relatórios Formatados, e em seguida indicado na tela "Pessoal > Arquivos > Empresa > Aba Portal RH > campo Modelo ponto". Caso nenhum modelo esteja cadastrado, o sistema irá utilizar um modelo padrão internamente cadastrado.
Observação: Na utilização destas últimas duas opções mencionadas acima, ambas estarão disponíveis, apenas se a marcação do campo "Inibe impressão/visualização/envio e-mail ponto", presente na tela "Pessoal > Arquivos > Empresas > Aba Portal RH", não estiver efetuada. Caso ela esteja marcada, e for feita a tentativa de utilização de uma das duas opções, será apresentada a seguinte mensagem:
Importante: Caso seja feita a utilização de um relatório formatado, este deve conter os seguintes parâmetros:
- PDTINICIAL - Data inicial do filtro
- PDTFINAL - Data final do filtro
- PCODFUNC - Código do funcionário
- PCODEMP - Código da Empresa
Programação de Férias
Acionando-se esta opção, será aberta a seguinte tela contendo dados pertinentes às férias do usuário:
Ao clicar na linha disponível, o pop-up "Agendamento de férias" será aberto. Neste, encontra-se disponível um calendário e demais opções relacionadas às férias.
Após inserir a data das férias bem como as outras informações, aciona-se o botão "Ok" localizado neste pop-up para salvar as atualizações.
Neste contexto, após realizado o procedimento acima, o usuário gestor responsável por aprovar ou não as férias, receberá por meio da tela "Pessoal > Rotinas > Programação de Ferias" as datas solicitadas pelos funcionários através do Portal RH.
Assim, ao clicar duas vezes na faixa amarela com o nome do funcionário, aparecerá um pop-up questionando o usuário gestor o que deseja fazer, "Aprovar" ou "Reprovar" as férias do funcionário selecionado.
Posteriormente, ao realizar a aprovação das férias, o sistema emitirá uma mensagem informando que as mesmas foram agendadas com sucesso.
Consulta de Holerite
A opção "Consulta de holerite" possui o objetivo de tornar acessível às informações de Hollerit a todos os usuários, principalmente para aqueles que são mais ligados às áreas operacionais, e não possuem acesso a computadores para desempenhar suas funções.
Para utilizar a tela é necessário, configurar o parâmetro "Usuário autenticador de sessão para Portal RH – USUPADRAOPORTAL"; este parâmetro será responsável pela configuração do usuário padrão do portal. Para realização desta configuração, realiza-se a criação de um usuário nas configurações default, e no campo "Inteiro" da configuração do parâmetro, informa-se o ID do usuário cadastrado.
Feitas as configurações corretas, ao clicar-se na opção "Consulta de holerite", será aberta uma nova tela, contendo os doze últimos hollerit's do funcionário.
Nesta tela é possível navegar pelos anos anteriores e posteriores. Se o ano atual for 2015, ao clicar-se na tela apontando para esquerda, o sistema irá apresentar os hollerit's do ano de 2014, e assim sucessivamente.
Clicando-se em um item da grade, será apresentado o detalhamento do hollerit selecionado.
Observação: O parâmetro "Bloqueia consulta de Hollerit no Portal RH - FPBLOQPORTALRH" quando habilitado, realiza o bloqueio de visualizações dos hollerits no "Portal RH", sendo permitido ao usuário, apenas a visualização dos hollerits a ele liberados.
Evolução salarial
Acionando-se o botão "Evolução salarial" será aberta uma tela contendo os dados relacionados ao salário do colaborador ao longo do período filtrado na parte superior da tela.
No lado superior direito da tela, pode-se notar o botão "Resumo por Ano", que ao se acionado, exibe um resumo por ano em forma de planilha da evolução salarial do colaborador.
Outras Informações
Serão abordadas aqui algumas informações de grande relevância na utilização do Portal RH.
URL's
O Portal RH conta com "duas URL’s". A primeira URL (localhost:8080/mge/rh/index.jsp) deve ser utilizada em computadores pessoais, pois esta quando acessada, não leva em consideração timeout de sessão, ou seja, a sessão do usuário nunca expira.
A segunda URL (localhost:8080/mge/rh/index.jsp?toten=true) deve ser acessada em totens ou terminais públicos, pois esta aplica um timeout de sessão de 1minuto e 30 segundos, ou seja, após 1m30s de inatividade, a tela será bloqueada e o usuário precisará fornecer sua senha novamente para desbloqueá-la.
Até que seja digitada a senha de acesso, ou não clicar-se no botão "Entrar com outro CPF", o sistema permanecerá na tela de "bloqueio".
Recuperação de senha
Caso a senha de acesso ao Portal RH seja esquecida pelo usuário, basta que ele clique no link "Esqueci minha senha" apresentado na tela de login; com isso, o sistema retornará para senha padrão, "primeiro nome do funcionário + dia + mês do nascimento". Se na tela "Pessoal > Arquivos > Funcionários", existir um e-mail configurado, será enviado um e-mail de aviso a este endereço, e retorna-se para a senha padrão.
Na restauração de senha, esta será retornada para o padrão mesmo que o usuário não possua e-mail, lembrando que o envio para o e-mail é opcional; com isso não será necessário que o usuário desloque-se até o RH da empresa para recuperar sua senha.
Impressão via SPS
Para que a impressão via SPS do hollerit detalhado funcione, são necessárias algumas configurações no Sankhya-W.
1- O parâmetro "Usar o PrintService para impressão? - USASERVIMP" deve estar ativado;
2- Na tela "Pessoal > Arquivos > Empresas > aba Modelo de Holerites", no campo "Impressora" deve ser informado o nome da impressora que será utilizada para impressão:
a) Se o parâmetro "Usar o PrintService para impressão? - USASERVIMP" estiver ativado e não for informado o nome da impressora, quando for feita a tentativa de impressão do hollerit detalhado, a seguinte mensagem será apresentada:
"Não existe impressora configurada para realizar essa operação. Informe ao RH sobre o problema."
b) Se o referido parâmetro estiver ativado, e a impressora cujo nome foi informado na tela "Pessoal > Arquivos > Empresas > Aba Portal RH" não existir, o sistema apresentará a mensagem "Documento enviado para impressora!" e deixará o arquivo como pendente. A lista de impressões pode ser visualizada na tela Trabalhos de Impressão.
3- Na rotina de Servidores de Impressão, aba Controle de acesso, adiciona-se o usuário padrão do Portal RH que foi definido no parâmetro "Usuário autenticador de sessão para Portal RH – USUPADRAOPORTAL".
4- Ainda na tela Servidores de Impressão, na aba Impressoras, sub-aba "Geral", informa-se no campo "Nome Local", o mesmo nome de impressora que foi informado na tela "Pessoal > Arquivos > Empresas > aba Portal RH".
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