Existem empresas que disponibilizam diretamente no ERP para os seus funcionários, informações como holerites, extrato de ponto e banco de horas, solicitação de férias, entre outras.
Para aqueles funcionários que são operacionais, essas informações acabam ficando distantes. Pensando nisso, o Portal RH centraliza em uma única página essas informações, as quais poderão serem acessadas através de qualquer computador ou e a qualquer hora.
Funcionalidades da tela |
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Acessando o Portal RH | Timeline |
Menus do Portal RH | Outras Informações |
Acessando o Portal RH
Para acessar o Portal RH, inicialmente a empresa fornecerá um link de acesso, que será basicamente o IP/mgepes/Portalrh.
Para seu primeiro acesso, certifique-se que foi informado em sua admissão um contato de e-mail para seu registro de funcionário ao setor de Departamento Pessoal. Esse e-mail será utilizado para receber a senha de seu acesso.
Ao efetuar o login do Portal RH, informe o CPF, digitando apenas os números.
Para o primeiro acesso ou esquecimento de senha, clique em "Esqueceu a senha ou é seu primeiro acesso? Clique aqui". Será aberta uma caixa de mensagem para confirmar o CPF, em seguida acione o botão "Enviar".
Acesse o e-mail fornecido ao Departamento Pessoal na sua ficha de admissão, para que seja copiada a senha temporária para acesso ao Portal RH. Retorne a tela e insira o código no campo "Senha" e clique em "Entrar".
Observação: caso deseje trocar a senha de acesso, utilize o menu "Trocar Senha". Informe a senha enviada pelo sistema, digite uma nova senha de uso pessoal e confirme a troca.
Timeline |
Na tela principal do Portal RH são exibidos os dados do funcionário, bem como, saldo de horas disponíveis, horas trabalhadas e suas solicitações.
Menus do Portal RH
Ao lado esquerdo da tela tem-se os menus do Portal RH, onde pode-se realizar solicitações, verificar holerite e ponto, além de alterar e/ou atualizar dados:
Ponto | Programação de Férias |
Holerite | Histórico de Remuneração |
Dados Cadastrais | Afastamentos |
Outras requisições | Dependentes |
Informe de Rendimentos | Gestão de Ponto |
Bate Ponto | Mindsight |
Ponto |
Ao acessar esse menu será aberta uma tela contendo no período de um ano, um resumo por mês das informações de extrato de ponto.
Ao clicar em uma linha correspondente ao mês desejado, será feito o direcionamento para uma próxima tela, contendo os detalhes do registro de ponto do mês selecionado, onde poderá também extrair e imprimir o relatório por meio do botão "Relatório de Ponto".
Caso queira bloquear o acesso ao extrato de ponto para os funcionários, basta ligar o parâmetro "Bloqueia consulta de Extrato de Ponto no Portal RH - FPBLOQPORTALPTO".
Programação de Férias |
Acione esta opção para solicitar as férias ao Líder imediato e/ou Departamento Pessoal, que ficará encarregado pela aprovação das Férias.
Observação: a solicitação de férias via Portal só será possível se a marcação "Exibe Programação de Férias no Portal RH?" da aba Portal Rh no cadastro da Empresa estiver efetuada.
Serão dispostas na tela as informações pré definidas pelo sistema, como a data do "Período Aquisitivo" para o qual está pendente o agendamento das férias.
Em se tratando do primeiro agendamento de férias, o sistema traz um registro padrão, com status "Aguardando solicitação", projetando por padrão que as férias aconteçam ao final do período concessivo, que é o prazo máximo para gozo das férias. Se desejar alterar a programação padrão para outra que melhor lhe convir, basta clicar no botão "Alterar Solicitação", no qual serão apresentados cards para que o funcionário indique o "Início das férias", quantos são os "Dias de férias", "Dias de abono" pretendidos e se deseja "Adiantar 13º?".
Depois de realizar os ajustes, clique em "Confirmar alteração de solicitação". Dessa forma a tela anterior será apresentada com o status da solicitação que passará para "Pendente", e as informações da "Data do pedido", Data de início e "Data de retorno" serão exibidas conforme requisitado pelo funcionário.
Na parte inferior da tela é apresentado o resumo da quantidade de dias solicitados e vendidos, e ainda se o funcionário solicitou o adiantamento do 13º.
Ao acionar o menu Timeline, o portal exibirá a solicitação feita pelo funcionário, para acompanhamento do seu status. Caso queira excluir a requisição, passe o cursor do mouse sobre a requisição e acione o botão "Cancelar requisição".
Posteriormente, ao realizar a aprovação das férias, o sistema emitirá uma mensagem informando que as mesmas foram agendadas com sucesso.
Holerite |
O menu Holerite tem o objetivo de tornar acessível às informações de pagamento a todos os usuários, principalmente para aqueles que são mais ligados às áreas operacionais e não possuem acesso a computadores para desempenhar suas funções.
Observação: o parâmetro "Bloqueia consulta de Hollerit no Portal RH - FPBLOQPORTALRH" quando habilitado, realiza o bloqueio de visualizações dos holerites no Portal RH, sendo permitido ao usuário, apenas a visualização dos holerites a ele liberados.
Histórico de Remuneração |
Este menu abrirá na tela os dados relacionados a evolução do salário do funcionário ao longo do período filtrado na parte superior da tela.
Dados Cadastrais |
Este menu apresenta os dados cadastrais do funcionário, por meio dele deve-se fazer ou solicitar as atualizações relacionadas a endereço, estado civil, escolaridade, entre outros.
No campo "Escolha uma foto" é possível fazer o upload de uma foto para auxiliar na sua identificação. Tem-se ainda os dados de contatos, como "Telefone", "Celular", "Email" e "Endereço".
Na seção "Outros Dados" são exibidos os dados como, "Nome", se "Possui Filhos", "Escolaridade" e "Estado Civil".
O "Nome Social" deve ser preenchido em caso de colaboradores travestis ou transsexuais quando estes alterarem os documentos oficiais na base do CPF junto à Receita Federal.
Nota: ao validar o Nome Social, a tag <nmSoc> será enviada ao evento S-2205.
Os campos "Orientação Sexual" e "Identidade de Gênero" só serão exibidos quando o parâmetro "Exibe Campos de Diversidade? - FPEXIBCAMDIVERS" estiver habilitado.
Observação: após qualquer alteração neste menu, deve-se anexar o comprovante nos campos de anexos. Desse modo, o sistema irá gerar uma requisição para que o Departamento Pessoal realize a validação, aprovação e arquive o novo documento por meio da tela Gerenciador de DP.
Afastamentos |
Este menu é destinado às solicitações de afastamento da empresa, como, atestado médico em horas ou dias, compensações de banco de horas, licenças e folgas.
Lembrando que, alguns tipos de afastamentos necessitam do comprovante, estes estão identificados com um ícone em seu card nomeado como "Anexo obrigatório".
O comprovante deve ser anexado por meio do botão "Adicionar Arquivo" na seção "Anexos".
Outras requisições |
Neste menu estão as solicitações correspondentes aos benefícios oferecidos pela empresa, como, por exemplo, inclusão ou exclusão de titular ou dependentes dos planos de saúde e/ou odontológico, adesão ou renúncia ao vale transporte, adesão ou renúncia ao adiantamento salarial, dentre outros tipos.
Assim como para alguns tipos de afastamentos, algumas dessas requisições também necessitam do comprovante anexado.
Dependentes |
Neste menu serão apresentados os dependentes do titular e também é possível fazer uma requisição de inclusão, para isso, basta acionar o botão "Requisição de Inclusão de Dependente" no canto inferio direito da tela e preencher os dados solicitados:
Na seção "Informações do Dependente" informe "Qual o nome de dependente?", a "Data de Nascimento", "Qual o CPF?", o "Sexo" de nascimento, "Qual o nome da mãe do dependente?", "Qual o grau de parentesco?" e se "Está em idade escolar".
Nota: ao selecionar a opção "Agregado(a)" ou "Outros" no campo Qual o grau de parentesco?, será obrigatório justificar a referida dependência no campo "Descrição da dependência".
Efetue as marcações abaixo caso este dependente se encaixe nesses requisitos:
- Adotivo;
- Possui Incapacidade Física ou Mental para o Trabalho;
- Repasse Salário Família ao Pensionista;
- Dependente de IRRF;
- Salário Família;
- Tem convênio;
- Pensionista.
Informe de Rendimentos |
Aqui, é disponibilizado o informe de rendimento para quem declara o imposto de renda, podendo escolher entre as opções: "Enviar comprovante por e-mail" ou "Salvar comprovante". Além disso, no canto superior direito da tela é possível escolher o ano de referência.
Gestão de Ponto |
O menu Gestão de Ponto será exibido para quem faz parte do Sankhya RH, ou seja, quando houver vínculo do Sankhya Om com a plataforma da Pontotel. Ao clicar neste menu, a página correspondente será aberta diretamente no navegador de internet. Através dele, os líderes e o DP poderão visualizar e gerenciar toda a jornada de trabalho dos colaboradores e, após a conferência, disponibilizar as informações para o cálculo e fechamento da folha de pagamento no Sankhya Om.
Bate Ponto |
De forma semelhante ao menu Gestão de Ponto, este também será apresentado para quem faz parte do Sankhya RH. Desse modo, ao acioná-lo o funcionário será redirecionado para a página correspondente a Pontotel, onde visualizará as batidas de ponto realizadas, poderá fazer os lançamentos de ocorrências, justificativas para acerto de ponto, dentre outras solicitações.
Mindsight |
Este menu será exibido para quem faz parte do Sankhya RH, ou seja, quando houver vínculo do Sankhya Om com a plataforma da Mindsight. Acionando este menu, a página correspondente será aberta diretamente no navegador de internet. Assim, os gestores e a equipe do DP poderá fazer todo o processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores, bem como, analisar os principais indicadores do módulo de análises (People Analytics) para facilitar a criação de planos de ações e tomadas de decisões com mais agilidade e assertividade.
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Outras Informações
Serão abordadas aqui algumas informações de grande relevância na utilização do Portal RH.
URL's
O Portal RH conta com duas URL’s, sendo que, a primeira URL (localhost:8080/mge/rh/index.jsp) deve ser utilizada em computadores pessoais, pois esta quando acessada, não leva em consideração o timeout de sessão, ou seja, a sessão do usuário nunca expira.
A segunda URL (localhost:8080/mge/rh/index.jsp?toten=true) deve ser acessada em totens ou terminais públicos, pois esta aplica um timeout de sessão de 1minuto e 30 segundos, ou seja, após 1m30s de inatividade, a tela será bloqueada e o usuário precisará fornecer sua senha novamente para desbloqueá-la.
Até que seja digitada a senha de acesso, ou não clicar-se no botão Entrar com outro CPF, o sistema permanecerá na tela de "bloqueio".
Recuperação de Senha
Caso a senha de acesso ao Portal RH seja esquecida pelo usuário, basta clicar no link "Esqueci minha senha" apresentado na tela de login; com isso, o sistema retornará para senha padrão, "primeiro nome do funcionário + dia + mês do nascimento". Se na tela Configuração Funcionários, existir um e-mail configurado, será enviado um e-mail de aviso a este endereço, e retorna-se para a senha padrão.
Na restauração de senha, esta será retornada para o padrão mesmo que o usuário não possua e-mail, lembrando que o envio para o e-mail é opcional; com isso não será necessário que o usuário desloque-se até o RH da empresa para recuperar sua senha.
Impressão via SPS
Para que a impressão via SPS do hollerit detalhado funcione, são necessárias algumas configurações no Sankhya Om.
O parâmetro "Usar o PrintService para impressão? - USASERVIMP" deve estar ativado;
Na tela Empresas, aba Modelo de Holerites, no campo "Tipo Impressora" deve ser informado o nome da impressora que será utilizada para impressão:
- Se o parâmetro USASERVIMP estiver ligado e não for informado o nome da impressora, quando for feita a tentativa de impressão do holerite detalhado, a seguinte mensagem será apresentada:
"Não existe impressora configurada para realizar essa operação. Informe ao RH sobre o problema."
- Se o referido parâmetro estiver ativado e a impressora cujo nome foi informado na tela Empresas, aba Portal RH não existir, o sistema apresentará a mensagem "Documento enviado para impressora!" e deixará o arquivo como pendente. A lista de impressões pode ser visualizada na tela Trabalhos de Impressão.
Na rotina de Servidores de Impressão, aba Controle de acesso, adicione o usuário padrão do Portal RH que foi definido no parâmetro "Usuário autenticador de sessão para Portal RH – USUPADRAOPORTAL".
Ainda na tela Servidores de Impressão, na aba Impressoras, sub-aba "Geral", informe no campo "Nome Local", o mesmo nome de impressora que foi informado na aba Portal RH da Empresa.
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