Existem empresas que disponibilizam diretamente no ERP para os seus funcionários, informações como holerites, extrato de ponto e banco de horas, solicitação de férias, entre outras.
Para aqueles funcionários que são operacionais e não possuem acesso a computadores para desempenhar suas funções, essas informações acabam ficando distantes. Pensando nisso, foi criado o Portal RH, que centraliza em uma única página essas informações, as quais poderão serem acessadas através de qualquer computador e a qualquer hora.
Este portal permite que aqueles funcionários que, em geral, são ligados à área operacional, possam realizar algumas rotinas, sem que seja necessário o seu deslocamento até o Departamento Pessoal da empresa.
Acessando o Portal RH | Menus do Portal RH | |
Extrato de Ponto | Programação de Férias | |
Consulta de Holerite | Evolução Salarial | |
Outras Informações |
Acessando o Portal RH
Para acessar o Portal RH, inicialmente a empresa fornecerá um link de acesso, que será basicamente o IP/mgepes/Portalrh.
Para seu primeiro acesso, certifique-se que você informou em sua admissão um contato de e-mail para seu registro de funcionário ao setor de Departamento Pessoal. Esse e-mail será utilizado para para receber a senha de seu acesso.
Ao efetuar o login do Portal RH, informe o CPF, digitando apenas os números.
Para o primeiro acesso ou esquecimento de senha, clique em "Esqueceu a senha ou é seu primeiro acesso? Clique aqui". Será aberta uma caixa de mensagem para confirmar o CPF, em seguida acione o botão "Enviar".
Acesse o seu e-mail fornecido ao Departamento Pessoal na sua ficha de admissão, para que seja copiada a senha temporária para acesso ao Portal RH. Retorne a tela e insira o código no campo "Senha" e clique em "Entrar".
Observação: caso deseje trocar a senha de acesso, utilize o menu "Trocar Senha". Informe a senha enviada pelo sistema, digite uma nova senha de uso pessoal e confirme a troca.
Na tela principal do Portal RH são exibidos os dados do funcionário, bem como, saldo de horas disponíveis, horas trabalhadas e suas solicitações.
Menus do Portal RH
Teremos ainda os menus do Portal RH, onde pode-se realizar e acompanhar solicitações, verificar seu holerite e ponto, além de alterar e/ou atualizar dados.
Desse modo, no menu "Dados Cadastrais", seção "Outros Dados" há o campo "Nome Social", em que deve-se inserir o nome social para o caso de colaboradores travestis ou transsexuais quando estes alterarem os documentos oficiais na base do CPF junto à Receita Federal. Após inserir o Nome Social, o sistema irá gerar uma requisição para que o Departamento Pessoal realize a validação, aprovação e arquive o novo documento por meio da tela Gerenciador de DP.
Nota: ao validar o Nome Social, a tag <nmSoc> será enviada ao evento S-2205.
Extrato de Ponto
Ao acessar o menu "Ponto" será aberta uma tela contendo no período de um ano, um resumo por mês das informações de extrato de ponto.
Ao clicar em uma linha correspondente ao mês desejado, será feito o direcionamento para uma próxima tela, contendo os detalhes do registro de ponto do mês selecionado, onde poderá também extrair e imprimir o relatório por meio do botão "Relatório de Ponto".
Programação de Férias
Acione esta opção para solicitar as Férias ao Líder imediato e/ou Departamento Pessoal, que ficará encarregado pela Aprovação das Férias.
Observação: a solicitação de férias via Portal só será possível se a marcação "Exibe Programação de Férias no Portal RH?" da aba Portal Rh no cadastro da Empresa estiver efetuada.
Serão dispostas na tela as informações pré definidas pelo sistema, como a data do "Período aquisitivo" para o qual está pendente o agendamento das férias.
Em se tratando do primeiro agendamento de férias, o sistema traz um registro padrão, com status "Aguardando solicitação", projetando por padrão que as férias aconteçam ao final do período concessivo, que é o prazo máximo para gozo das férias. Se desejar alterar a programação padrão para outra que melhor lhe convier, basta clicar no botão "Alterar Solicitação", no qual serão apresentados cards para que o funcionário indique o "Início das férias", quantos são os "Dias de férias", "Dias de abono" pretendidos e se haverá "Adiantamento 13º".
Depois de realizar os ajustes, clique em "Confirmar alteração de solicitação". Dessa forma a tela anterior será apresentada com o status da solicitação que passará para "Pendente", e as informações da "Data do pedido", Data de início e "Data de retorno" serão exibidos conforme requisitado pelo funcionário.
Na parte inferior da tela é apresentado o resumo da quantidade de dias solicitados e vendidos, e ainda se o funcionário solicitou o adiantamento do 13º.
Ao acionar o menu "Timeline", o portal exibirá a solicitação feita pelo funcionário, para acompanhamento do seu status. Caso queira excluir a requisição, passe o cursor do mouse sobre a requisição e acione o botão "Cancelar requisição".
Posteriormente, ao realizar a aprovação das férias, o sistema emitirá uma mensagem informando que as mesmas foram agendadas com sucesso.
Consulta de Holerite
O menu "Holerite" tem o objetivo de tornar acessível às informações de pagamento a todos os usuários, principalmente para aqueles que são mais ligados às áreas operacionais, e não possuem acesso a computadores para desempenhar suas funções.
Observação: o parâmetro "Bloqueia consulta de Hollerit no Portal RH - FPBLOQPORTALRH" quando habilitado, realiza o bloqueio de visualizações dos holerites no "Portal RH", sendo permitido ao usuário, apenas a visualização dos holerites a ele liberados.
Evolução salarial
Acionando o menu "Evolução salarial" será aberta uma tela contendo os dados relacionados ao salário do funcionário ao longo do período filtrado na parte superior da tela.
Outras Informações
Serão abordadas aqui algumas informações de grande relevância na utilização do Portal RH.
URL's
O Portal RH conta com duas URL’s. A primeira URL (localhost:8080/mge/rh/index.jsp) deve ser utilizada em computadores pessoais, pois esta quando acessada, não leva em consideração timeout de sessão, ou seja, a sessão do usuário nunca expira.
A segunda URL (localhost:8080/mge/rh/index.jsp?toten=true) deve ser acessada em totens ou terminais públicos, pois esta aplica um timeout de sessão de 1minuto e 30 segundos, ou seja, após 1m30s de inatividade, a tela será bloqueada e o usuário precisará fornecer sua senha novamente para desbloqueá-la.
Até que seja digitada a senha de acesso, ou não clicar-se no botão "Entrar com outro CPF", o sistema permanecerá na tela de "bloqueio".
Recuperação de senha
Caso a senha de acesso ao Portal RH seja esquecida pelo usuário, basta que ele clique no link "Esqueci minha senha" apresentado na tela de login; com isso, o sistema retornará para senha padrão, "primeiro nome do funcionário + dia + mês do nascimento". Se na tela Funcionários, existir um e-mail configurado, será enviado um e-mail de aviso a este endereço, e retorna-se para a senha padrão.
Na restauração de senha, esta será retornada para o padrão mesmo que o usuário não possua e-mail, lembrando que o envio para o e-mail é opcional; com isso não será necessário que o usuário desloque-se até o RH da empresa para recuperar sua senha.
Impressão via SPS
Para que a impressão via SPS do hollerit detalhado funcione, são necessárias algumas configurações no Sankhya Om.
1- O parâmetro "Usar o PrintService para impressão? - USASERVIMP" deve estar ativado;
2- Na tela Empresas, aba Modelo de Holerites, no campo "Tipo Impressora" deve ser informado o nome da impressora que será utilizada para impressão:
a) Se o parâmetro Usar o PrintService para impressão? - USASERVIMP estiver ativado e não for informado o nome da impressora, quando for feita a tentativa de impressão do holerite detalhado, a seguinte mensagem será apresentada:
"Não existe impressora configurada para realizar essa operação. Informe ao RH sobre o problema."
b) Se o referido parâmetro estiver ativado, e a impressora cujo nome foi informado na tela Empresas, aba Portal RH não existir, o sistema apresentará a mensagem "Documento enviado para impressora!" e deixará o arquivo como pendente. A lista de impressões pode ser visualizada na tela Trabalhos de Impressão.
3- Na rotina de Servidores de Impressão, aba Controle de acesso, adicione o usuário padrão do Portal RH que foi definido no parâmetro "Usuário autenticador de sessão para Portal RH – USUPADRAOPORTAL".
4- Ainda na tela Servidores de Impressão, na aba Impressoras, sub-aba "Geral", informe no campo "Nome Local", o mesmo nome de impressora que foi informado na aba Portal RH da Empresa.
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