Módulo: Configurações > Cadastros
O padrão de classificação é a representação sistêmica do ensaio (análise) ao qual o produto deve ser submetido durante o processo de controle de qualidade. Ao padrão de classificação são relacionadas as características analisáveis que devem ser consideradas no ensaio, bem como o intervalo de aceitação de cada uma delas para o produto.
O campo "Código" pode ser alimentado de forma manual ou automática; esta definição é feitar pelo botão "Configuração da tela". Neste campo é informada a numeração de identificação do Padrão de Classificação.
Através do campo "Descrição" aponta-se um detalhamento do padrão. As informações deste campo serão levadas para o laudo de análise quando os valores do laudo se enquadrarem nos valores do padrão.
Aba Geral
Na opção "Ativo" indica-se se o padrão de classificação está ativo ou não.
Através do campo "Grupo de produtos" seleciona-se o grupo de produtos dos produtos que serão classificados. Se o parâmetro "Usa produto no padrão de classificação da produção -USAPRODPADCLASS" estiver habilitado trará como campo "Produto" e neste deverá ser informado o produto que contém cadastrado o Padrão de Classificação.
Por meio do campo "Classificação" define-se a ordem de qualidade dos padrões de classificação. Exemplo: Tem-se os padrões Tipo 1, Tipo 2 e Tipo 3. O milho do tipo 1 é de melhor qualidade, então, informa-se 1 no campo classificação. Em seguida informa-se 2 e 3 na classificação dos outros tipos, sendo o de melhor qualidade primeiro.
No campo "Observação" são inseridas as informações adicionais sobre o padrão.
A informação apontada no campo "Fórmula" é usada para calcular os descontos por fórmula. No construtor de expressão, botão "Banco de Dados", aparecem as tabelas TGACLC (Características), TGFCLT (Padrões de Classificações), TGACLI (Características por Padrão) e no botão "Variável" existe a variável RESULTADO.
No campo "Tipo de Laudo" são apresentas as opções "Interno" e "Externo". Este campo é utilizado na Rotina de Laudo Matéria-Prima (esta tela não foi implementada ainda no Sankhya Om). Se tiver marcado como Externo apresentará nesta rotina a possibilidade de informar o Parceiro, pois significa que o Laudo foi emitido pelo Fornecedor. Se tiver marcado como Interno é porque a empresa que emitirá o próprio Laudo.
As marcações "Exige Liberação" e "Permite confirmar quando laudo for rejeitado" são empregados pelo Tipo de Operação - TOP para validação de laudos no lançamento de notas. A validação de Laudo ainda não foi implementada no Sankhya Om.
O campo "Calcular o Prazo de validade a partir da" disponibiliza as opções "Data de Fabricação" e "Data do Laudo". Este campo é utilizado na rotina de Controle de Laudo de Amostras.
No campo "Prazo de validade" deve-se informar a quantidade de dias que deverá ser considerada, juntamente com a opção de Calcular o Prazo de validade a partir da que irá compor os dados na rotina de "Controle de Laudo de Análises".
Aba Características Classificação
Por meio do campo "Característica" será executado a pesquisa da característica analisável. Esta característica deve ser cadastrada previamente no Cadastro de Características Analisáveis.
O Valor máximo e o mínimo para que o produto se encaixe no padrão, será apontado no campo "Mínimo" e "Máximo" respectivamente.
Através do campo "Desconto" é especificado o percentual de desconto que será aplicado sobre o produto para reduzir o peso depois de limpo e seco, retirando as impurezas, carunchos, etc.
No campo "Fórmula Desconto" será indicada a fórmula para cálculo do percentual de desconto. A fórmula é prioridade no lançamento do desconto no laudo de análise. Caso não se apresenta a fórmula, o sistema irá analisar o valor informado no campo "Desconto". Pode-se usar um construtor de expressões, clicando no botão "f(x) Construtor".
A opção "Obrigatório" define se característica analisável é obrigatória ou não para o laudo.
No campo "Observação" são inseridas informações adicionais sobre a característica analisável.
As marcações "Usa Intervalos" e "Usa Índices" quando ativadas, indicam que o Laudo de Classificação utilizará as faixas de classificação e seus respectivos descontos cadastrados na sub-aba "Intervalo" como parâmetro para apuração da qualidade dos produtos. Dessa forma, observe abaixo como estes cadastros impactam no cálculo do Laudo:
- Quando a marcação Usa Intervalos estiver habilitada, o cálculo do valor a "Descontar" do Laudo levará em consideração o valor informado no campo "% Descontar" da sub-aba Intervalo, aba Características Classificação.
- Com a marcação Usa Índices ativada, o cálculo do valor a Descontar do Laudo será feito por meio da fórmula Descontar = (Resultado - Vlr. Base p/ Cálculo por Índices) * Índice, sendo que, o resultado não poderá ser negativo.
- Caso ambas as marcações estejam desativadas, o campo Descontar do Laudo irá apresentar o valor "0,00''.
O campo "Vlr. Base p/ Cálculo por Índices" será habilitado para o preenchimento do valor que será usado como base para apuração do desconto, quando a marcação Usa Índices estiver ativada.
Nota: o campo Usa Intervalos e a sub-aba Intervalo são recursos utilizados apenas no módulo Armazéns Gerais.
Sub-aba Intervalo
Referente aos campos pertinentes à sub-aba, teremos:
O campo "Código Intervalo" será alimentado automaticamente ao inserir um novo registro de intervalo.
Em "Mínimo" você informará o valor mínimo aceitável para a faixa de classificação do respectivo intervalo.
No campo "Máximo", informe o valor máximo aceitável para a faixa de classificação do respectivo intervalo.
Insira em "% Descontar" a porcentagem de desconto a ser aplicado no laudo considerando a respectiva faixa de classificação da característica. Este campo será bloqueado para edição quando a marcação Usa Índices estiver ativada.
No campo "Exige Liberação" indique se uma liberação será necessária caso o resultado de classificação do laudo esteja dentro dessa faixa.
O campo "Índice" será considerado na apuração do desconto realizado no Laudo de Classificação quando a marcação Usa Índices estiver ativada. O cálculo do valor a Descontar será efetuado conforme a seguinte fórmula:
Descontar = (Resultado - Vlr. Base p/ Cálculo por Índices) * Índice
Onde:
"Descontar" = Valor final calculado pela fórmula.
"Resultado" = Valor apontado no Laudo de Classificação para cada característica.
"Vlr. Base p/ Cálculo por Índices" = Valor informado no mesmo padrão classificação do laudo para a respectiva característica.
"Índice" = Valor cadastrado para o intervalo em que o Resultado informado no laudo se enquadra.
Ao acionar o botão "Duplicar", as informações contidas na aba Características Classificação também serão duplicadas para o novo registro, caso no pop-up que é apresentado, a caixa de seleção esteja marcada:
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