Módulo: Armazéns Gerais > Rotinas
O laudo é realizado para definir a classificação de qualidade em que o produto se enquadra, baseado em valores pré-definidos de acordo com cada característica analisável.
Funcionalidades da tela |
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Painel Principal | Aba Itens do Laudo |
Botões da tela |
Painel Principal
No campo "Empresa" será apresentada a referida empresa a qual o laudo se refere.
Nota: pode-se limitar a visualização de determinadas empresas ao(s) usuário(s) de sua escolha. Para essa ação, é necessário criar uma regra na tela Central de Certificações e, em seguida, vincular esta no cadastro do(s) usuário(s) desejado(s) por meio da aba Validações.
A "Senha Portaria" é a senha registrada na portaria para a movimentação. Uma vez preenchida, serão carregadas as informações do produto e padrão de classificação do contrato já vinculados anteriormente na portaria.
O campo "Nº Laudo" refere-se ao número do laudo gerado pelo sistema ao inserir o registro.
No campo "Nota de Transporte" serão apresentadas às NF's de transporte confirmadas e pendentes.
Observação: caso a Nota de Transporte já tenha sido preenchida na tela Controle de Portaria, ao informar a senha, esse campo será alimentado pelo sistema.
O campo "Veículo" é destinado à informação do veículo da respectiva movimentação. Caso o transportador mude após a emissão da nota, o Veículo poderá ser alterado manualmente, mesmo com carta de correção. Lembrando que, esse Veículo deverá ser cadastrado previamente na tela Veículos.
O "Nº Único Nota" trata-se do número único da nota a qual o laudo está relacionado.
O "Padrão de Classificação" está relacionado ao produto que foi indicado no campo Cód. Produto.
O campo "Cód. Produto" está destinado ao produto que será classificado. Podendo ser preenchido de duas formas:
- Manual: Você informando o produto que será analisado;
- Calculado: Se a Nota de Transporte ou Senha Portaria for informada e o contrato estiver vinculado a um destes registros, o campo será preenchido com o produto do respectivo contrato.
Nota: caso o campo Nota de Transporte esteja preenchido, o campo Cód. Produto estará protegido contra edição e poderá ser habilitado se a informação da Nota de Transporte for retirada do Laudo.
No campo "Status" indique a situação do laudo, que poderá ser:
- Aguardando Aprovação: Status inicial do laudo ao inserir o registro.
- Aprovado: Quando o laudo é finalizado através do botão "Aprovar Laudo" e não tem entre suas características analisáveis, um resultado que esteja dentro de um intervalo de Padrão de Classificação com exigência de liberação.
- Aprovado com ressalvas: Diferente da opção anterior, nesse caso, há um resultado que esteja dentro de um intervalo de Padrão de Classificação que tenha a exigência de liberação. Assim, para ser aprovado pela rotina, primeiro o evento "83 - Característica Analisável fora do intervalo de valores" deve ser aprovado na rotina de Liberação de Limites.
- Reprovado: Quando o evento 83 é reprovado na tela de Liberação de Limites ou quando o laudo é reprovado através da opção "Reprovar Laudo" no botão "Outras Opções".
- Cancelado: Nessa opção, o laudo é cancelado através da opção "Cancelar" localizada no botão Outras Opções.
No campo "Cód. Usuário" teremos o código do usuário que gerou o laudo.
A data e hora de criação do laudo serão apresentados no campo "Dh. Alteração".
O registro da verificação de "Transgenia" deverá fazer parte das rotinas de classificação do produto e pode apresentar os resultados Positivo, Negativo, Declarado ou Participante.
Aba Itens do Laudo
Preencha o campo "Cód. Característica" com o código da característica analisável.
Informe no campo "Resultado" o resultado aferido na classificação do produto.
No campo "Descontar", teremos o percentual de desconto a ser aplicado no Laudo, de acordo com a respectiva faixa de classificação da característica cadastrada na tela Padrões de Classificação, considerando que:
- Se a marcação "Usa Índices" estiver habilitada, o cálculo do valor a Descontar será efetuado conforme a fórmula Descontar = (Resultado - Vlr. Base p/ Cálculo por Índices) * Índice, respeitando os valores previamente cadastrados na tela Padrões de Classificação.
- Com a marcação "Usa Intervalos" efetuada, o cálculo do valor a Descontar irá levar em consideração o valor informado no campo "% Descontar" da sub aba Intervalo, aba Características Classificação da tela Padrões de Classificação.
- Caso as marcações Usa Intervalos e Usa Índices estejam desativadas, o valor do campo Descontar será "0,00".
Botões da tela
Botão Aprovar Laudo
O botão "Aprovar laudo" permite que você aprove o laudo após a conclusão de seu cadastro.
Botão Nota de Transporte
Na parte superior da tela, o botão "Nota de Transporte" será apresentado quando o parâmetro "Abrir pesagem a partir da nota de transporte - ABPESANOTRA" estiver ligado e será habilitado ao inserir um novo Laudo ou ao filtrar um Laudo em que o campo Nota de Transporte esteja vazio e o status seja Aguardando Aprovação.
Ao acioná-lo, será aberto o pop-up de mesmo nome para que você possa lançar o Laudo a partir das informações da NF de Transporte:
Defina no campo "Pesquisar por" a forma de pesquisa da nota, entre as opções; "Chave NF-e", "Veículo", "Nro Nota" e "Nro Único". Conforme a seleção realizada neste campo, será habilitada para edição apenas a opção escolhida.
Ao pesquisar a Nota de Transporte por qualquer um dos campos citados acima, o sistema preencherá os demais campos com as informações da respectiva nota. Assim, você poderá "Confirmar" as informações e "Lançar" o laudo.
Observação: Ao realizar o lançamento para Laudos com status Aguardando aprovação, as informações de Empresa, Nota de Transporte e Veículo poderão ser editadas normalmente.
Botão Outras Opções
Inicialmente, no botão "Outras Opções", é apresentada a opção "Cancelar Laudo", que será utilizada para efetuar o cancelamento do registro, mas mantendo salvo o histórico. Essa ação pode ser feita, por exemplo, caso seja necessário interromper o processo de carga/descarga do caminhão por motivos diversos, o que não configura necessariamente que o laudo tenha sido reprovado por problemas de qualidade.
A opção "Reprovar Laudo" permite efetuar a reprovação do registro, mantendo o seu histórico.
Nota: o cancelamento ou reprovação de um laudo que possua Pesagem associada será realizado somente se esta estiver com status igual a "Pesagem em Andamento". Caso o status seja diferente, ao tentar cancelar/reprovar o laudo, será apresentada a seguinte mensagem:
"Este laudo está vinculado ao Ticket de Pesagem nº 189, que já tem documentos gerados. Portanto, esta ação não é permitida!"
Observação: na tela "Central de Armazéns", localizado no botão "Outras Opções..." teremos as opções "Pesagem..." e "Laudo..." que, quando você clicar nesta, o sistema exibirá as telas Laudo de Classificações e/ou Pesagem. Sendo assim, quando o Romaneio for gerado nessas telas, automaticamente, ao atualizar a Central de Armazéns, o romaneio realizado será exibido.
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