Este processo representa a execução do Controle de Qualidade dos Produtos Acabados (PA's) em processamento numa Ordem de Produção. Este processo também é denominado por Controle de Qualidade Embarcado ao Processo Produtivo, pois, a execução do controle de qualidade é representada por atividades no roteiro de produção do Produto Acabado.
Neste artigo, iremos tratar dos seguintes tópicos:
Configurações
Para o funcionamento deste processo é necessário realizar as configurações a seguir:
Defina o "Tipo de amostra" que será utilizado pelo Produto Acabado que você deseja executar o controle de qualidade. Esse cadastro é realizado na tela Tipos de Amostra.
No Cadastro de Produtos você deve realizar os procedimentos abaixo:
- Na aba Medidas e estoque, sub-aba Controle Adicional, selecione no campo "Controlar por", a opção "Número de lote".
- Informe o "Tipo Amostra" que será utilizado para o produto em questão, na aba Tipos de Amostra:
Cadastre um Padrão de Classificação que será a representação sistêmica do ensaio (análise) ao qual o produto deve ser submetido durante o processo de Controle de Qualidade. Ao Padrão de Classificação, são relacionadas as características analisáveis que devem ser consideradas no ensaio, bem como o intervalo de aceitação de cada uma delas para o produto.
Por fim, na tela Processo Produtivo, por meio do botão "Outras Opções...", cadastre os "Ciclos de Controle de Qualidade" necessários para serem executados durante uma Ordem de Produção do processo em questão.
Neste pop-up, realize as seguintes configurações:
No campo "Descrição", especifique uma descrição para identificar o ciclo em questão.
Na marcação "Permite aprovar laudos com ressalvas", a aplicação permitirá que o executante do laudo o conclua aprovando-o, mesmo se uma das características estiver fora do intervalo de aceitação, ficando deste modo, com o resultado igual a "Aprovado com Ressalva". A consequência de um laudo com ressalva é a instância de ciclo de controle de qualidade com o mesmo resultado.
Agora apresentaremos os procedimentos para configurar as atividades que fazem parte do Ciclo de Controle de Qualidade (detalhes sobre as configurações abaixo através do link Configuração de Atividades).
1- Anexe um evento de início de Controle de Qualidade na atividade que de fato irá inicializar o fluxo secundário referente ao controle de qualidade. Na atividade em questão, você deverá especificar qual o ciclo de controle que ela deve iniciar (Configuração de Atividades, aba Controle de Qualidade, campo "Ciclo controle de qualidade").
2- Caso a atividade em questão não possa ser finalizada sem que o setor de qualidade aponte resultado positivo (Aprovado ou Aprovado com Ressalva), deve-se então definir a atividade com "Validar ciclo de controle de qualidade".
3- Defina as atividades de "Amostragem" e "Laudo". Cada ciclo deve possuir ao menos uma atividade de "Amostragem + Laudo" ou uma atividade de Amostragem mais uma atividade de Laudo. Esta definição é realizada na aba Controle de Qualidade da Configuração de Atividades no campo "Operação a ser realizada".
4- Determine a atividade de conclusão do Ciclo de Controle de Qualidade. A conclusão do ciclo é algo obrigatório, que considera todos os laudos gerados para todas as amostras para o produto/lote em questão, que foram processados na Ordem e deve sempre ser sinalizado na última atividade a ser realizada no fluxo secundário referente ao ciclo de qualidade (esta marcação se encontra na configuração da atividade, aba Controle de Qualidade).
Operação
As atividades referentes a um Ciclo de Controle de Qualidade devem ser executadas, normalmente, conforme as demais atividades de um roteiro. Entretanto, as ações referente a qualidade estão localizadas na aba Controle de Qualidade (informações sobre esta aba, no link Configuração de Atividades).
Durante a execução de uma Ordem de Produção, a atividade que possuir o evento de início de ciclo anexado à ela, terá o botão "Iniciar Ciclo" habilitado. Deste modo, tem-se a capacidade de iniciar o fluxo secundário do roteiro referente ao Controle de Qualidade. Caso a atividade seja uma atividade de amostragem, o sistema obriga que as amostras do produto sejam registradas nesse momento.
Amostragem
Apenas as atividades configuradas com o tipo de operação igual a "Amostragem" ou "Amostragem + Laudo" possuem acesso às funcionalidades existente na grade de "Amostras":
- Gerar: caso seja necessário, será possível ainda gerar novas amostras do PA a partir do botão "Gerar Registro de Amostra".
- Aprovar/Reprovar: estes botões permitem a aprovação ou reprovação da amostra em questão. Diferente do processo de Controle de Qualidade dos Materiais, a Aprovação/Reprovação de uma amostra não gera uma requisição para baixa de estoque do produto, visto que o produto ainda não existe em estoque; o resultado da amostra, será uma pequena perda no resultado final da Ordem de Produção (quantidade final apontada inferior a quantidade de produto a ser fabricado pela ordem).
Laudo
Apenas as atividades configuradas com o tipo de operação igual a "Laudo" ou Amostragem + Laudo possuem acesso às funcionalidades existente na grade Laudo.
Na tela Controle de Laudo de Amostras, você deverá inserir um novo laudo por meio do botão "Novo"; para isto, deve-se especificar o padrão de classificação do laudo em questão, de forma a sinalizar ao sistema qual o ensaio (teste) que você deseja realizar neste momento. Automaticamente ao salvar o padrão de classificação, as características analisáveis do padrão são carregadas para que o usuário aponte seus respectivos resultados.
À medida em que são apontados os resultados das características, o sistema sinaliza com a cor azul para o que estiver dentro do aceitável e vermelho para o fora do aceitável.
Após a finalização do apontamento das diversas características, você deverá sinalizar a conclusão do laudo (através do botão "Concluir Laudo"). O sistema considera sempre o último laudo de cada amostra como uma forma de permitir o lançamento de diversos laudos, porém, o último anula os demais como forma de correção de análises erradas anteriores.
Caso o Ciclo de Controle de Qualidade "Permita aprovar laudos com ressalva" e o padrão de classificação utilizado "Permite confirmar quando laudo for rejeitado", então ao concluir um laudo onde alguma das características analisáveis esteja fora do intervalo de aceitação, o sistema exibe uma mensagem questionando sobre a continuidade na aprovação do laudo mesmo assim (neste caso o resultado será Aprovado com Ressalva) ou então se o laudo será reprovado (o resultado será Reprovado).
Ao final de um Ciclo de Controle de Qualidade, representado pela passagem por uma atividade que "Conclui Ciclo de Controle de Qualidade", serão consideradas todas as amostras para aquele produto/lote assim como os laudos das mesmas. Deste modo, finaliza aquela instância de ciclo em questão e gera um resultado para mesma considerando o resultado do último laudo de cada amostra:
- Se todos os laudos aprovados: O resultado da Instância de Ciclo de Controle de Qualidade será "Aprovado";
- Se algum laudo for aprovado com ressalva: Neste caso, o resultado da Instância do Ciclo de Controle de Qualidade será "Aprovado com Ressalva";
- Se algum laudo for reprovado: Então o resultado da Instância do Ciclo de Controle de Qualidade será "Reprovado".
Gerência
Todo o processo de Controle de Qualidade dos PA's poderá ser acompanhado a partir da aba Controle de Qualidade da tela Ordens de Produção.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.