Módulo: Pesquisa e Consulta > Cadastros
Configuraremos nesta tela os Destinatários da pesquisa, ou seja, os entrevistados para quem serão enviados os questionários, o Meio pelo qual será enviada a pesquisa (internet, e-mail, impressa, entre outros) e o Questionário que fará parte da pesquisa com suas respectivas perguntas.
Painel Principal | Aba Destinatários | |
Aba Status de envio | Aba Modelo de e-mail | |
Relacionando a Pesquisa ao Parceiro |
Painel Principal
Localizado no alto da tela, o Painel Principal agrupa os dados que servirão de base para todo o restante das configurações.
Número: Este campo tem seu preenchimento efetuado de forma automática.
Descrição: Informa-se neste campo o nome da pesquisa que esta sendo cadastrada.
Início\Fim: Tem-se neste campo a definição da data de vigor da pesquisa, ou seja, o tempo que a mesma ficará disponível.
Questionário: Define-se neste campo o questionário que irá compor a pesquisa.
Status: Através deste campo, podemos identificar o planejamento de acordo com as seguintes opções:
- Configurado – Quando o planejamento estiver pronto e em uso;
- Pendente – O planejamento não foi finalizado.
- Realizado – Quando o tempo limite do planejamento estiver esgotado e não estiver mais em uso.
Nota: quando a pesquisa estiver com o status Realizado, todo o planejamento ficará bloqueado para alterações.
Observação: trata-se de um campo apenas de consulta, não possuindo assim a função de filtro.
Forma de Aplicar: Define-se neste campo a forma de envio da pesquisa ao destinatário, que poderá ser via "Internet", "E-mail", "Palm", "Terminal", "Impressa" ou "Manual".
A opção Manual permitirá que você configure questionários que serão respondidos de forma manual, inúmeras vezes. Isso possibilitará a aplicação de pesquisas anônimas utilizando pesquisadores externos e posteriormente a inserção destas pesquisas no sistema através da tela Responder Pesquisa Manual.
Nota: optando-se pelo envio da pesquisa por E-mail, o mesmo será disparado automaticamente, assim que o status do planejamento for alterado para Configurado e este for Confirmado.
O sistema conta ainda com a funcionalidade de Reenvio automático de E-mails, que permite ao planejador da pesquisa agendar reenvios com intervalos periódicos, enquanto a pesquisa não for respondida. O botão "Reenvio automático" localizado ao lado do campo Forma de aplicar, estará visível somente quando este campo estiver configurado com a opção E-mail. Ao pressionar o referido botão, teremos a exibição do pop-up "Reenvio automático de e-mail":
Haverão 3 momentos em que será interrompido o envio automático do e-mail, sendo eles:
- Quando o número máximo de envios de notificações for atingido;
- Quando o questionário for respondido;
- Quando for atingida a data final do Planejamento Pesquisa.
No campo "Intervalo de envio dia(s)" não é permitido inserir um valor menor que "0", caso você informe um valor menor ou igual a "0", ao salvar o Planejamento Pesquisa teremos a exibição da seguinte mensagem:
"O intervalo de envio automático não é obrigatório. Porém quando preenchido deve ser maior que zero."
Aba Destinatários
Nesta aba iremos definir para quem será enviado o questionário. Serão exibidos para seleção somente os cadastros que poderão ser utilizados para lançamento de pesquisa. São eles:
- Contato;
- Parceiro;
- Usuário;
- Funcionário;
- ContatoProspect;
- ParceiroProspect.
Aba Status de envio
Ao inserir um destinatário, apresenta-se nesta aba um registro indicando a situação do envio do planejamento. Para melhor visualização, você poderá filtrar por "Respondido" e "Não Respondido".
O botão "Reenviar selecionados" permite o reenvio do planejamento ao destinatário selecionado.
Observação: para selecionar mais de um destinatário, bastará clicar no check box localizado ao lado esquerdo dos registros que se deseja reenviar.
Aba Modelo de e-mail
Nesta aba configuramos o corpo do e-mail que será enviado, inserindo neste o Assunto do e-mail, o Texto e as Variáveis desejadas. Tratando-se das variáveis, consideremos um exemplo:
A variável "link do questionário", quando selecionada, é exibida no texto do e-mail como "${questionario.link}; contudo, após o envio do e-mail, a mesma é apresentada como o link do questionário para que o usuário possa responder.
Relacionando a Pesquisa ao Parceiro
O parâmetro "Usa parceiro na tela de Planejamento de Pesquisa? - USAPARCPLAPEQ" é responsável pelo relacionamento entre as Pesquisas e os Parceiros. Se ligado, as telas Planejamento Pesquisa e Pesquisas Aplicadas apresentarão os campos "Parceiro" e "Parceiro Planejamento" respectivamente.
Dessa forma, será possível relacionar uma Pesquisa a um determinado Parceiro. Com isso, na tela Pesquisas Aplicadas será possível aplicar o filtro para buscar todas as Pesquisas relacionadas ao Parceiro desejado, aprimorando o resultado da busca.
Nota: uma vez que a Pesquisa é aplicada e possui um retorno (ou resposta), não será possível alterar o Parceiro relacionado a esta. O sistema apresentará a seguinte mensagem caso ocorra uma situação em que tente-se realizar esse tipo de alteração:
"Já existe alguma pesquisa respondida para este planejamento. Não é possível alterar o parceiro do planejamento."
O parâmetro "Endereço para acesso externo ao WGE - ENDACESSEXTWGE" deve estar configurado com o devido endereço de acesso externo no campo "Texto" para que o link do questionário possa ser carregado e respondido. Ao preencher o parâmetro é necessário informar o protocolo http:// ou https:// e informe ao final /mge.
Exemplo: http://192.168.0.1/mge
Observação: ao configurar corretamente o parâmetro acima, será possível observar na tela "Configuração > Avançado > Envio de Mensagens > Fila" o envio do e-mail, bem como, acionando o botão "Visualizar em HTML" nesta tela constará o link do referido questionário.
Observação: o parâmetro "Código usuário convidado - CODUSUVISITA" deverá conter um número diferente de zero.
Comentários
2 comentários
varias pesquisas enviadas estão sendo marcadas com spam.
O Hotmail informou ao nosso domínio.
Como sanamos isso
Bom Dia NELMA ALVES
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