Este "Cubo" é uma ferramenta flexível, que permite a escolha dos campos ou critérios a serem utilizados para efetuar as mais variadas análises, além de prover um grande número de recursos para permitir a visualização dos resultados por diferentes aspectos, acrescentando ainda diversos indicadores sobre os dados selecionados, comparando-os em suas linhas ou colunas.
Desse modo, depois que o Cubo de Decisão foi construído, para visualizá-lo você deve acionar o botão "Visualizar Cubo" localizado na parte superior da tela. Assim, será aberta a tela para preenchimento do filtro, caso este seja variável. Ao clicar em "Aplicar", será exibida outra tela, onde você pode configurar o cubo.
Saiba mais sobre o procedimento de construção do Cubo de Decisão acessando o link Formatador de Cubos de Decisão.
Montando o Cubo
Para montar o "Cubo", arraste cada campo entre as colunas horizontal e vertical para ordenar os dados da grade. Você pode também, selecionar campo a campo na lista "Campos Disponíveis" e transportá-los para a área desejada no cubo, utilizando o botão "Adicionar na".
Para facilitar a busca de campos que irão compor o "Cubo", pode-se utilizar o campo de pesquisa localizado na parte superior do painel Campos disponíveis.
Os dados serão analisados de acordo com os campos filtrados e os resultados visualizados por diferentes aspectos. Tudo dependerá da forma como os campos de filtros e os dados forem combinados.
Em cada uma das colunas é possível filtrar os dados que deverão ser apresentados no "Cubo", assim você pode personalizar o filtro da forma mais adequada a análise.
Pode-se ainda visualizar o total geral dos valores das colunas; para isso, clique com o botão direito do mouse sobre as linhas da coluna, e ative a opção "Mostrar total".
Trabalhando com campos de valores numéricos, ao clicar com o botão direito do mouse sobre eles, será apresentada a opção "Configurações do Campo...". Clicando nesta opção, será aberto um pop-up de nome "Campo da Pivot Grid", onde na seção "Resumo (Para Campos de Dados)" tem-se a marcação "Comparar campos", que ao ser assinalada, será habilitada a grade de comparações; a partir disso, clica-se no botão "Adicionar" para criação de um novo item na grade.
Cada coluna da grade possui uma configuração diferente de comparação:
- Na coluna "Tipo" é possível mudar a operação realizada na comparação;
- Em "Base em" deve-se escolher o campo de coluna ou linha que irá determinar o conjunto de valores a serem comparados;
- Na coluna "Intervalo em" pode-se escolher se a comparação deve ser somente entre valores de uma subdivisão (quando aplicável) ou todos os valores da linha/coluna;
- A coluna "Comparar com" deve ser utilizada para definir a ordenação em que os valores serão disponibilizados na operação de comparação.
Feitas as configurações desejadas, clique em "OK", assim, será apresentada uma ou mais células para cada valor do campo configurado, exibindo sua respectiva comparação.
Botões da Tela
Nesta tela de visualização é apresentado os seguintes botões:
Opções: Acionando este botão, serão exibidas as seguintes alternativas:
- Visões: Arquiva todas as visões já salvas do cubo, e possui as opções de "Carregar Padrão" (é exibida a visão inicial do cubo) e "Limpar Cubo" (Limpa as informações dispostas na área de visualização do cubo).
- Agrupar período: Esta opção permite que as datas sejam agrupadas das seguintes formas:
-
- Diário;
- Semanal;
- Mensal;
- Trimestral;
- Anual.
-
As alterações realizadas no agrupamento são salvas por usuário, e desde que são feitas estas modificações, as informações não influenciarão no Sankhya Om e vice-versa.
Salvar visão atual: Esta funcionalidade permite que você salve uma visualização específica dos dados obtidos no cubo. Ao acionar esta opção, será aberta uma tela para preenchimento do nome da visão a ser salva, onde tem-se também a opção de salvá-la como layout padrão.
Análises: Permite a realização do cálculo de um "% sobre total da coluna". Ao acioná-la, defina a coluna sobre a qual o cálculo será realizado.
Resultado da consulta (Grade de dados): Ao acionar-se este botão, tem-se uma visão tabular (linhas e colunas) do resultado da consulta.
Apresentar/Esconder lista de campos: Acionando esta opção, tem-se a possibilidade de apresentar ou esconder a coluna que contêm os campos disponíveis para montagem do cubo.
Exportar para Excel: Por meio desta opção, é feita a exportação do relatório para o Excel.
Observação: na utilização de máquinas "MAC" juntamente com o navegador "Safari", para que não ocorram problemas relacionados aos diretórios onde os arquivos serão salvos na exportação do Cubo de Decisão para o Excel, no próprio browser Safari, no menu Preferências > aba Segurança > Permitir Plugins, efetue a marcação "Permitir em modo seguro"; feito isso, as pastas pertencentes ao usuário logado serão liberadas para correto salvamento.
Nota: o botão de exportação só ficará disponível se a marcação "Permite exportar relatórios" estiver habilitada no Cadastro de Usuários na aba Segurança, também se aplicando ao usuário SUP. Além disso, a opção Exportar para Excel só poderá ser utilizada em HTML5.
Atualizar Dados: Esta opção realiza a atualização das informações, reaplicando o filtro do relatório.
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