Para efetuar este cálculo, você deve realizar primeiramente as seguintes configurações:
Na tela de Cadastro de Tipos de Operação - TOP, crie uma TOP de Venda com as configurações de Cálculo para PIS/COFINS (aba Impostos):
A criação da TOP deve ser configurada em conformidade ao seu processo normal.
|
Depois, para que o sistema saiba qual TOP será utilizada para o cálculo, no parâmetro "TOP p/calc.PIS/COFINS red.pela aquisição - TOPPISREDAQUIS", insira o Código da TOP de Venda.
Observação: ao emitir notas com uma determinada TOP de Venda informada no parâmetro acima, ao realizar emissões de notas, o controle do Produto deve ser o mesmo da Nota de Compra, Complementar e Venda, para que dessa forma, o valor total de compra seja deduzido da base de cálculo de PIS/COFINS. Então, quando uma nota de venda for gerada, o sistema buscará o valor referente à nota complementar com a data/horário posterior à última nota de compra do produto.
Lembrando que, para que o cálculo da redução do PIS e COFINS seja realizado para mais de uma TOP de Venda, o campo "Calcula PIS/COFINS red. pela aquisição" da TOP, aba Impostos, deve estar configurado. Este campo possui as seguintes opções:
- Usa do parâmetro: quando esta opção for selecionada, o sistema irá considerar a configuração feita no parâmetro TOPPISREDAQUIS.
- Não calcula: com esta opção, o sistema não realizará o cálculo da redução da base de PIS e COFINS.
- Usa da TOP: com esta opção selecionada, será utilizada a TOP para o cálculo da redução da base de PIS e COFINS e desconsiderada a configuração feita no parâmetro de chave TOPPISREDAQUIS.
Agora, configure o Produto com a Classificação Tributária e Controle de Estoque. Para isso, no Cadastro de Produtos, selecione o Produto que será utilizado; este deverá usar Controle adicional de estoques do tipo "Livre" (aba Medidas e estoque), onde, na Nota de Compra do Produto, você deve indicar um número de Série/Placa/Chassi que identifique o Item. Além disso, no campo "Classificação Substituição Tributária" (aba Impostos), você deve selecionar a opção "Veículos automotores":
Na Nota de Venda, utilizando a TOP definida no parâmetro, no momento do cálculo de PIS e COFINS, o sistema irá procurar uma nota que atualize estoque e que o controle do item seja o mesmo da Nota de Venda (caso exista mais de uma Nota de Compra, será considerada a mais recente) e reduzirá a base de cálculo, subtraindo o valor total da compra do produto encontrado sem rateios de despesas acessórias (Valor total do produto), sendo que, se o valor da venda for menor que o da compra, o valor da base reduzida será zerada.
Quando não for encontrada nenhuma nota de entrada, será exibida uma mensagem
|
Considere o seguinte exemplo:
Temos a Nota de Compra nunota 2731 e a Nota de Venda nunota 2735. Sendo que, na Nota de Venda, a BASERED foi reduzida do valor da Nota de Venda com o valor de Compra, por exemplo:
152,00-100,00 = 52,00.
O valor do imposto calculado na venda foi:
52,00 *1,65% = 0,86.
Assim, no XML da NF-e, as tags <vBC> do PIS e COFINS deverão vir corretamente calculadas:
<PIS>
<PISAliq>
<CST>01</CST>
<vBC>52.00</vBC>
<pPIS>1.65</pPIS>
<vPIS>0.86</vPIS>
</PISAliq>
</PIS>
<COFINS>
<COFINSAliq>
<CST>01</CST>
<vBC>52.00</vBC>
<pCOFINS>1.65</pCOFINS>
<vCOFINS>0.86</vCOFINS>
</COFINSAliq>
</COFINS>
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.