Módulo: Contratos e Serviços > Configurações > Integração com o portal corporativo
Nesta, realize as configurações necessárias para a validação dos parâmetros lançados na tela Parâmetros OS Externa.
Considerações Iniciais | Configuração dos parâmetros OS Externa |
Considerações iniciais
Para começar a utilizar esta tela, você deverá criar um usuário responsável pelo lançamento de OS's.
Logo após, deve-se adicioná-lo ao parâmetro "Código Usuário Convidado - CODUSUVISITA". Esse usuário será utilizado internamente para o lançamento da OS. Quando o usuário logar na área restrita do site e lançar uma OS para o Sistema, quem estará lançando-a será o usuário visita. Na OS aparecerá “Lançada por Visita”.
Este parâmetro é configurado na tela "Configurações > Avançado > Preferências" no campo "Inteiro".
Observação: mesmo com esse usuário sem acesso no sistema, ou seja, mesmo que no cadastro de usuários o campo "Limite de acesso" já esteja com data expirada para este usuário, ele continuará sendo válido para OS’s externa. Nesse caso o sistema não verifica se o usuário possui ou não acesso.
Feito isto deve-se configurar as seguintes telas:
1.CONTRATOS E SERVIÇOS\CONFIGURAÇÕES\INTEGRAÇÃO COM O PORTAL CORPORATIVO\PARÂMETROS OS EXTERNA
2.CONTRATOS E SERVIÇOS\CONFIGURAÇÕES\INTEGRAÇÃO COM O PORTAL CORPORATIVO\PARÂMETROS VALIDAÇÃO OS EXTERNA.
3.CONTRATOS E SERVIÇOS->CONFIGURAÇÕES->INTEGRAÇÃO COM O PORTAL CORPORATIVO->CONTATOS.
Configuração dos Parâmetros Validação OS Externa
Assim que o problema descrito no lançamento da OS for solucionado e um item da OS encaminhado para uma determinada fila, utilizando o serviço 50324-INT-VALIDAÇÃO DE VERSÃO, com Status para validação PENDENTE: VALIDAÇÃO CLIENTE PENDENTE, o sistema irá disparar um e-mail com o conteúdo do campo "Email de notificação do parceiro" mais o conteúdo adicionado no item da sub - OS, para o contato da OS.
Na tela "Configurações > Cadastros > Parceiros" na aba "Contatos" verifique, se o e-mail do "Contato do Parceiro" está correto.
Será enviado no e-mail de validação da OS o Nome do Parceiro da OS.
Tela Lançamento de OS:
Tela Parâmetros Validação OS Externa:
Configurações> Avançado> Envio de Mensagens> Fila:
Assim, o e-mail enviado conterá um link que ao ser clicado abrirá uma tela do Sankhya-Om para o usuário validar ou não, a solução.
Caso o parceiro não realize a verificação o sistema irá reenviar o e-mail a cada X dias, conforme configurado no campo "Reenviar a cada X dia(s)", cobrando a validação.
Validando ou não, ao salvar automaticamente é enviado um e-mail para o destinatário vinculado à fila, para validação que foi definida na tela Parâmetros Validação OS Externa. Esse e-mail terá a informação se o parceiro validou ou não, a solução da OS.
Observação: vinculou-se um destinatário a uma fila através do campo Código de Usuário.
Para integrar o componente de lançamento/visualização de OS no portal da empresa é necessário que o Webmaster responsável pela criação/manutenção do site adicione um FRAME html para a seguinte URL:
$URL_DO_SERVIDOR/mge/MGEIntegracao?servico=guestacess&parceiro=$CODPARC&email=$EMAIL&senha=$SENHA&redirect=/mgeos/OSPortal.mgeos?acao=novaOS&codParc=$CODPARC&limparFiltro=1
- Descrição das variáveis prefixadas com $:
$URL_DO_SERVIDOR = é a URL externa pela qual se pode acessar o Sankhya-W pela internet. Não é o endereço interno do servidor, ou seja, não é algo do tipo 192.168.0.1, mas sim algo do tipo http://minha_empresa.com.br
$CODPARC = Código do parceiro logado no site. Esse código é o código de cadastro do parceiro no Sankhya-W (ou MGE/Mitra/G1 etc). Geralmente o site possui um cadastro próprio de clientes, então esse campo deve ser vinculado a esse cadastro próprio do site pelo webmaster do site.
$EMAIL = e-mail do contato do parceiro que está logado no site. Esse e-mail é o mesmo que foi cadastrado no Sankhya-W (ou MGE/Mitra/G1 etc) aba de contatos do cadastro de parceiros.
$SENHA = senha de acesso definida no cadastro do contato (só é necessário se na configuração da OS externa o tipo de autenticação estiver como 'Contato'. Para testes pode-se usar o tipo de autenticação como "Sem senha" mas para colocar em produção deve-se usar Contato ou Senha global, veja mais detalhes na documentação de configuração da OS externa).
Importante: para a utilização da funcionalidade através do site do cliente, você deverá atentar-se aos seguintes pontos:
- Deve-se criar no site uma parte destinada a essa funcionalidade. O cliente deverá entrar em contato com o pessoal responsável pela manutenção do site da sua empresa e informar que deseja acrescentar uma área no site para esse tipo de acesso.
- Deve-se colocar um link que direcionará para a área de OS Externa.
Exemplo de link: https://skw.sankhya.com.br/mge/MGEIntegracao?servico=guestacess&parceiro=647&email=roberto.torres@sankhya.com.br&senha=ebdcf817c51f265309cb5dd74edc976b&redirect=/mgeos/OSPortal.mgeos.
O link possui o caminho do Servidor, o Parceiro, o E-mail e Senha.
O responsável pela manutenção do site deverá montar o link juntamente com o cliente.
Como é necessário informar no link a senha que é criptografada, no caso do uso da forma de autenticação Global, é necessário utilizar o parâmetro "Senha global para acesso externo - SERVOSEXTSNHGL" para capturá-la.
Então a senha deverá ser incluída no link, logo depois de “senha=”, conforme observado no link do exemplo acima.
Nessa tela o usuário poderá optar por filtrar OS ou lançar uma nova Ordem de Serviço.
Ao clicar em "Aplicar filtro", será feita a busca seguindo os critérios de filtro que foram informados pelo usuário. Os resultados serão apresentados em uma grade logo abaixo dos campos, trazendo as OS’s encontradas.
O usuário também poderá visualizar, em arquivo PDF, ao clicar na opção "Visualizar em PDF".
Após trazer as OS’s, quando o usuário clicar sobre o número da OS, abrirá as informações referentes a mesma:
"Número da OS", "Status", "Prevista para", "Contato", "Produto", "Data de chamada", "Data de Fechamento", "Status da avaliação" e "Descrição do problema".
O usuário pode também lançar uma nova OS utilizando a opção "Nova ordem de serviço" que fica logo acima dos campos que são utilizados para filtro.
Ao clicar nesta opção, serão abertos os campos, "Contrato", "Produto", "Motivo", "Problema" e "Anexo", onde o usuário deverá informar as opções referentes à situação.
O botão "Salvar" envia a OS para o usuário configurado no campo "Executante" da tela "Parâmetros OS Externa".
Quando o problema da OS for resolvido e esta enviada para a fila, com o serviço cadastrado na tela Parâmetros para Validação OS Externa, será enviado um e-mail para o contato da OS validar ou não a solução, conforme já apresentado neste manual.
É importante lembrar que a OS interna do cliente deve estar corretamente configurada, juntamente com as configurações de envio de e-mail, para que a OS Web funcione sem problemas.
O parâmetro "Endereço para acesso externo ao WGE - ENDACESSEXTWGE" é utilizado para determinar a URL externa de acesso ao Sankhya-Om.
A empresa deverá ter um link (domínio) que será apontado para o servidor do Sankhya-Om, para que o sistema possa ser acessado pela internet, supondo que esse link seja http://fotos.sankhya.com.br/mge, este deverá ser informado nesse parâmetro dessa forma, inclusive o ?/mge?. Por exemplo:
Se for acessado em uma rede interna, este endereço poderia ser http://127.0.0.1:8080/mge, se for acessado internamente e externamente poderia ser http://www.empresa.com.br/mge.
Acesse também:
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.