Módulo: Financeiro > Rotinas > Operações de Crédito
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Esta rotina é exclusiva de um Parceiro e habilitada por parâmetro específico.
O lojista usará esta tela para registrar/autorizar a compra realizada no cartão, no RG ou no CPF do cliente.
Observação: tanto o usuário B2B quanto o usuário normal tem acesso à tela abaixo, podendo informar o cartão de crédito. No caso de usuário B2B, não será visível na grade o campo "Data Vencimento".
Você deverá pesquisar um cliente através do botão "Pesquisa de Clientes", o qual terá as opções "CPF/CNPJ", "RG" e "Número do Cartão".
- Caso você tente realizar uma compra com um cartão que esteja com o status "Embossamento" ou "Bloqueado", o sistema não permitirá e emitirá uma mensagem alertando-o que a compra deverá ser realizada com o CPF/CNPJ ou com o RG. Se o cartão estiver ativo, a compra obrigatoriamente deverá ser realizada pelo mesmo e, se estiver nos demais status (Cancelado, Roubado ou Perdido), a compra não poderá ser realizada por nenhuma das opções.
- A data para vencimento será calculada considerando a quantidade de dias informada no campo "Prazo médio vencimento", presente na aba Crédito da tela de Cadastro de Parceiros.
- O valor da parcela será calculado com taxa, caso o campo "Taxa mensal de Administradora" da aba Características da tela Cadastro de Tipos de Negociação esteja preenchido.
- Se a data de validade do cartão estiver vencida, o sistema não permitirá a autorização e emitirá o seguinte erro:
"O cartão 'xxxxxxxxxxxxxxxxxxx' está com data de validade expirada".
Após você confirmar a autorização através do botão "Confirmar autorização", as parcelas geradas entram no financeiro como despesas/receitas confirmadas e relacionadas ao "Número Único do cartão".
Abaixo falaremos sobre os campos desta tela.
O campo "Lojista", refere-se ao parceiro do usuário B2B logado.
O "Tipo de negociação" é o utilizado para registrar a venda realizada no cartão ou no CPF do cliente.
Informe o "Valor total" e a "Data da venda".
Notas:
- Somente usuário em modo não B2B tem visível o campo Data da venda;
- A data de negociação (data da venda) não pode ser maior que a data atual;
- A propriedade de permissão de usuário "Permite autorizações retroativas" permitirá ou não lançamentos/autorização retroativos no campo Data da venda, ou seja, se você tiver permissão, poderá alterar a Data da venda; se não tiver permissão, essa data ficará desabilitada e apresentando a Data atual do sistema, não permitindo alteração.
Botões da tela
Acionando o botão "Gerar Parcelas", o sistema gerará as parcelas de acordo com a quantidade negociada no Tipo de Negociação.
O botão "Confirmar autorização"confirma a compra realizada. Ao confirmar, o sistema emitirá a seguinte informação:
"Autorização realizada com sucesso! O número único da autorização é xxxxxx."
Observação: pode acontecer de, quando você solicitar a confirmação das parcelas, o sistema emitir a seguinte mensagem de erro:
"Entre em contato com a Administradora".
Esta mensagem, geralmente é apresentada quando existir as seguintes situações:
- O Parceiro está bloqueado para venda a prazo;
- Parceiro sem limite de crédito para realizar a compra;
- Existência de títulos de receitas em atraso para este parceiro.
Nota: verifique também a tolerância para inadimplência do mesmo.
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