Módulo: Configurações > Cadastros
No sistema Sankhya Om, os Parceiros são todas as pessoas físicas ou jurídicas que se relacionam de alguma forma com a empresa; qualquer organização que comercialize bens e serviços com a empresa.
A integração das informações de clientes, fornecedores, representantes, traduz a adoção de maior foco sobre os dados fundamentais destes clientes e fornecedores, no sentido de constituir todas as fontes de dados existentes na empresa.
Acesse os links abaixo para facilitar sua navegação no artigo:
Cadastrando um Parceiro
Para iniciar o cadastro de um Parceiro, opte por qualquer uma das três possibilidades abaixo:
Acione o botão "+ Novo registro" localizado na Página inicial; com isso, partindo-se da primeira aba da tela (aba Geral), existem os campos habilitados para preenchimento, sendo que, os campos assinalados com o asterisco vermelho (*) são de preenchimento obrigatório, ou seja, caso estejam em branco, não será possível salvar o cadastro que está sendo realizado. Além disso, no ato do cadastro, as abas marcadas com o símbolo possuem campos obrigatórios, ainda sem preenchimento.
Ao selecionar um registro qualquer, com a tela em modo formulário ou modo grade, terá o botão "Cadastrar Parceiro" que, ao ser pressionado, obtém-se na tela o mesmo comportamento citado na alternativa anterior;
Acionando o botão [F8] do teclado, também é possível dar início ao cadastro de um Parceiro.
As informações inseridas neste cadastro, obrigatórias ou não, são de extrema importância para as rotinas em que exista um Parceiro envolvido, por isso, proceda com a inclusão e/ou edição de um registro de Parceiro de forma bastante atenciosa e coerente.
Até aqui, trata-se sobre o passo inicial para o Cadastro de Parceiros. Abaixo, serão apresentados os detalhes a respeito das abas que compõem esta configuração.
Painel Principal
Localizado no alto da tela, o Painel Principal agrupa os dados que servirão de base para o restante do cadastro dos Parceiros.
É possível preencher o campo "Cód. Parceiro" de forma manual ou automática; esta definição é feita pelo botão "Configuração da Tela". Informe neste campo, a chave do Parceiro no sistema, ou seja, a numeração responsável por identificá-lo em todas as rotinas em que ele estiver presente.
Observação: ao cadastrar um Parceiro com o parâmetro "Calcula dígito para Parceiro? - DIGPARCEIRO" habilitado, o sistema Sankhya Om irá inserir um dígito verificador junto ao código informado no campo Cód. Parceiro. Caso o desabilite, a inserção do código do Parceiro seguirá normalmente, sendo que, a funcionalidade deste parâmetro, quando habilitado, independe da configuração efetuada no botão Configuração da tela, opção "Numeração automática".
Ao efetuar a marcação "Ativo", estará definindo que o Parceiro está em uso e poderá ser empregado nas diversas rotinas do sistema, tais como: lançamentos na Central - Compras | Vendas | Mov. Internas, vínculos na tela das Preferências da Empresa, por exemplo.
Determine no campo "Tipo de pessoa", se o Parceiro é pessoa "Física" ou "Jurídica".
Por fim, defina o campo "Sexo" como "Feminino" ou "Masculino"; este campo será habilitado se o Tipo de Pessoa for Física.
Aba Geral
Nesta aba são alocados os campos adicionais criados por meio da tela Dicionário de Dados para o cadastro de Parceiros, caso existam.
Quando for criado um campo adicional do tipo "Lista" por exemplo, e selecioná-lo no botão de "Filtros", será apresentada a lista criada para este campo na tela do filtro, sendo possível escolher a opção que desejar da lista.
Quando se tratar do lançamento de um pedido/nota de venda que contenha parcelamento, caso a divisão das parcelas apresente uma sobra, a prática normal do mercado é sempre jogar o arredondamento para a última parcela, sendo que, algumas administradoras de crédito não trabalham desta forma, jogando assim o arredondamento para a primeira parcela. Deste modo, utilize a marcação "Ajusta arredondamento na 1ª parcela" que, quando acionada, efetuará o arredondamento desta sobra na 1ª parcela. Caso não selecione esta marcação, o arredondamento será efetuado na última parcela.
Nota: esta marcação propicia uma maior precisão na conciliação das transações, pelo fato de realizar a eliminação das diferenças de centavos.
Quando habilitar a marcação "Truncar valores no parcelamento", fará com que o sistema realize uma operação de "Truncate" (corte) no valor da parcela após realizar a divisão. Caso desabilite a marcação, o sistema efetuará um "Round" (arredondamento) no valor da parcela. Considere o seguinte exemplo:
O valor de R$ 8.77 em 8x é igual 8.77 / 8 = 1.09625;
Com a marcação acionada, a parcela será 1.10 e o parcelamento ficará 1.10, 1.10, 1.10, 1.10, 1.10, 1.10, 1.10, 1.07;
Se estiver desligada, a parcela ficará em 1.09 e o parcelamento será 1.09, 1.09, 1.09, 1.09, 1.09, 1.09, 1.09, 1.14.
Observação: a marcação Truncar valores no parcelamento trabalhará com a marcação Ajusta arredondamento na 1ª parcela. Desta forma, será possível escolher 4 tipos diferentes de configurações:
- Arredondar jogando a diferença na última parcela;
- Arredondar jogando a diferença na primeira parcela;
- Cortar jogando a diferença na última parcela;
- Cortar jogando a diferença na primeira parcela.
Selecione o "Contato padrão para cotação" desejado.
Aba Informações
No campo "Geração de boleto nas centrais" selecione uma opção para configuração do envio de e-mail na confirmação de NF-e, dentre as seguintes alternativas:
- Imprimir: Os boletos serão apenas impressos;
- Imprimir e Enviar e-mail: Deverá, além de imprimir, também enviar os boletos por e-mail;
- Enviar e-mail: Enviará apenas os boletos para o e-mail. Mesmo assim, caso necessite efetuar a impressão, será possível imprimi-lo através do Portal de Vendas, botão "Imprimir", opção Imprimir Boleto.
Ao utilizar as opções "Imprimir e Enviar e-mail" ou "Enviar e-mail", configure previamente o campo "E-mail p/ envio NF-e/CT-e" presente na aba NF-e/NFS-e/CT-e. Para o envio do boleto por e-mail, o sistema buscará o e-mail informado no campo citado. Se o ambiente for homologação, o sistema buscará o e-mail informado no Cadastro de Empresas, aba Endereço.
Nota: a configuração do campo Geração de boletos nas centrais terá validade se a TOP utilizada na nota estiver configurada para imprimir boleto/duplicata na confirmação (Cadastro de Tipos de Operação - TOP, aba Impressão, campo "Imprimir Boleto/Duplicata", opção "Na Confirmação").
Os campos "Data cadastramento", "Cód. Usuário Alteração" e "Data alteração" são alimentados automaticamente, e armazenam a data em que o Parceiro foi inserido no sistema, o usuário responsável pela última modificação no cadastro e a data/hora desta última alteração, respectivamente. Estes campos não poderão ser editados.
Preencha o campo "Data nascimento/Fundação" de acordo com o tipo do Parceiro, ou seja, se o parceiro for pessoa Física, informe sua Data de Nascimento; se for pessoa Jurídica, informe a Data de Fundação da empresa. Este campo é informativo e pode ser utilizado para mala direta e relacionamento com seus clientes.
Utilize a marcação "Imprime laudo lote" para integração com o módulo MGE Produção, para Fórmula de Desconto Máximo dos Itens.
Informe no campo "Venda Mínima" o menor valor aceito em uma negociação junto ao Parceiro em questão. A configuração realizada neste campo, está ligada à liberação do evento 74 - Venda mínima por Parceiro/Cidade/Região.
A marcação "Usa Tabela p/ compra por CR?" é disponibilizada quando o Parceiro for "Fornecedor", o parâmetro "Tabela p/compra de serviço por CR - TABCRFORN" estiver ativado e existir o opcional de "Centro de Resultado". O comportamento do sistema dependerá da marcação desta opção juntamente com a opção "Validar Tabela de compra por CR?" presente no Cadastro de Tipos de Operação - TOP, aba Geral.
Observação: quando esta marcação for efetuada, serão utilizadas as tabelas de preços especificadas na aba Tabela de Compra de Serviços/Produtos, que estão relacionadas aos seus respectivos Centros de Resultados.
Quando o Parceiro possuir uma "Empresa Preferencial" indicada em seu cadastro, ao informar este parceiro na Central - Compras | Vendas | Mov. Internas, o campo "Empresa" do Cabeçalho da Nota será preenchido com esta empresa, ou seja, o sistema Sankhya Om irá sugerir esta empresa em seu respectivo campo, sendo possível alterá-lo, caso necessário.
Observação: caso o Parceiro possua uma Empresa Preferencial vinculada, deve-se preencher o campo "Parceiro" do Cabeçalho da Nota antes do campo "Empresa" para que este seja preenchido automaticamente com a empresa vinculada. Caso contrário, considerando que o campo Empresa foi pré-definido na tela Configurador de Layout da Nota, este será populado com a empresa definida anteriormente.
O campo "Local padrão para produtos" faz parte da configuração do controle de estoque por local. Maiores detalhes podem ser acessados no link Sugestão de Local por Empresa.
A configuração do campo "Tipo geração boleto" definirá como serão gerados os boletos relacionados aos parceiros em questão. Esta informação está relacionada às rotinas de Nota Fiscal Eletrônica de Serviço - Prefeituras (parâmetro "Gerar boleto para NFS-e - NFSEGERARBOLETO") e Faturamento de Contratos.
Informe no campo "Potencial de compra" em valores monetários o eventual poder de compra do Parceiro. Esta informação é empregada na utilização da tela Ficha de Parceiros e para construção da Fórmula de Desconto Máximo dos Itens.
Ao ativar a marcação "Impedir agrupamento de boletos", trabalhando-se na rotina Impressão de Boleto(s), os financeiros do Parceiro em questão não serão agrupados e, por consequência, será gerado um boleto para cada financeiro ao efetuar a impressão (independente do que foi estabelecido na sessão Agrupamento Boleto(s), aba Parâmetros Boleto, tela Impressão de Boleto(s)). Caso a marcação permaneça desativada, os financeiros do Parceiro serão agrupados de acordo com a definição feita na sessão Agrupamento Boleto(s) mencionada anteriormente.
No campo "Data ocupação residência", informe a data de ocupação predial do Parceiro. Este campo é apenas informativo.
Ao preencher o "Cód. Parceiro Transportadora Preferencial", esta informação será automaticamente inserida no campo "Parceiro Transportadora", presente na Central - Compras | Vendas | Mov. Internas, aba "Transporte".
No caso do cadastro de um Parceiro "Pessoa Física", serão habilitados para preenchimento os seguintes campos, sendo todos eles informativos:
- Naturalidade: informe a cidade da qual o Parceiro é natural.
- Nacionalidade do parceiro: preencha com o país no qual o Parceiro nasceu.
- Cônjuge: informe o nome do cônjuge do Parceiro, caso o tenha.
- Número da CNH: preencha com o número da Carteira Nacional de Habilitação do Parceiro, caso o tenha.
- Vencimento da CNH: seguindo a informação do campo anterior, insira a data de Vencimento da Carteira Nacional de Habilitação do Parceiro.
- Categoria da CNH: informe a Categoria da Carteira Nacional de Habilitação do Parceiro; A, B, por exemplo.
- Mãe: preencha este campo com o nome completo da mãe.
- Pai: informe o nome completo do pai do Parceiro neste campo..
Determine no campo "Tabela p/ usar no módulo de cotação" a tabela de preço que será utilizada para o Módulo Cotação MGE, na tela de Cotação ao solicitar que seja incluso o preço da Tabela p/ Cotação.
No campo "Tipo de Imóvel/Moradia" informe qual o tipo de imóvel do Parceiro, dentre as seguintes opções: "Próprio", "Financiado", "Outros com despesa", "Alugado" e "Outros sem despesa".
A marcação "Gerar Conhec. Transp." indicará que para o parceiro em questão será gerado "CTRC/Frete". Caso ela não seja assinalada, ao solicitar a geração do frete por cidade no menu da "Formação de Carga" o sistema emitirá a mensagem:
"Não existem notas para gerar Fretes por Cidade"
Informe no campo "Número CREA" o número do CREA - Conselho Regional Engenharia, Arquitetura e Agronomia, caso seu Parceiro o tenha.
No campo "Data de Registro CREA" deve ser informada a data de registro no CREA, caso o Parceiro o tenha.
Informe no campo "UF CREA expedidor" a UF na qual o CREA do Parceiro foi expedido, caso este o tenha.
Observação:os três últimos campos mencionados são apenas informativos.
O campo "Usar razão social no Boleto Rápido" definirá se o pagador/sacado do boleto será emitido utilizando o Nome do Parceiro ou a Razão Social deste. Quando selecionar a opção "Sim", ao emitir o boleto rápido, a tag <nome_cliente> será enviada na API de emissão de boleto com a Razão Social do Parceiro; por outro lado, caso selecione a opção "Não é permitido usar razão social no Boleto Rápido, para pessoa física", o Nome do Parceiro que será enviado na tag <nome_cliente>.
Nota: o recurso acima é disponibilizado apenas para o Tipo de Pessoa Jurídica.
Aba Identificação
Esta aba agrupará os dados que caracterizam cada Parceiro, ou seja, as particularidades cadastrais de cada um.
No campo "Nome Parceiro" informe o nome que identifica o parceiro; seu Nome Fantasia.
No espaço "Razão social" informe o nome oficial do Parceiro que consta em seu contrato social. Nas consultas, é possível escolher a forma de localizar um parceiro, pelo seu nome ou Razão Social. Para isto, configure o parâmetro "Apresentar Nome ou Razão Social do Parceiro? - NOMERAZAOPARC".
A "Matriz" refere-se ao código da matriz do parceiro; caso ele não possua, informe o código 0 (zero). A matriz poderá ser utilizada na rotina de Formação de Duplicatas, onde será possível agrupar os títulos de todos os parceiros que possuem a mesma matriz, e também em vários relatórios. No caso de Pessoa Física, este campo tem o nome de "Convênio".
A "Matriz" refere-se ao código da matriz do parceiro; caso ele não possua, informe o código 0 (zero). A matriz poderá ser utilizada na rotina de Formação de Duplicatas, onde se pode agrupar os títulos de todos os parceiros que possuem a mesma matriz, e também em vários relatórios. No caso de Pessoa Física, este campo tem o nome de "Convênio".
Observação: caso o parâmetro "Apresentar razão social - APRES.TGFPAR" esteja configurado para mostrar a razão social, esta será apresentada na frente do código da Matriz.
O "Vend. Preferencial" diz respeito ao vendedor responsável pelo parceiro nas vendas, caso haja. Este campo será habilitado de acordo com as configurações de acesso, opção "Especiais" na tela Controle de Acessos.
Informe o "Assessor" do Parceiro, caso exista. Esta informação é utilizada para o cálculo de comissão. Por exemplo, quando um cliente vai à uma loja acompanhado de um decorador ou arquiteto, normalmente este acompanhante ganha um percentual de comissão pela venda. Este Assessor é previamente cadastrado na tela Vendedores/Compradores, aba Geral.
Alguns campos, tais como "Banco", "Agência Bancária", "Nome da Agência" e "Conta bancária parceiro" são muito utilizados quando o Parceiro é do Tipo Fornecedor e os pagamentos realizados são depositados em uma conta corrente. Outras formas de utilização destes campos, é no envio dos dados do cliente em intercâmbio eletrônico (EDI) para cobranças onde os débitos para ele são feitos automaticamente na conta e na geração de Relatórios.
A marcação "Agrupar Pagamentos na geração p/Banco" indicará se seu Parceiro poderá ou não ter os títulos de pagamentos agrupados na geração do EDI bancário. Se esta marcação estiver habilitada, os títulos de um mesmo Parceiro e mesmo vencimento poderão ser agrupados para a geração do arquivo de remessa FEBRABAN.
A "Conta bancária empresa" é uma forma de associar os pagamentos e/ou recebimentos do Parceiro à uma conta corrente. É utilizada na geração do financeiro da rotina de Faturamento de Contratos. Caso este campo esteja informado, ele é gravado no financeiro, caso contrário o sistema grava a conta exclusiva da empresa.
O campo "CNPJ/CPF" será modificado de acordo com o tipo do Parceiro; se Pessoa Física, será CPF (11 dígitos); se Pessoa Jurídica, será CNPJ (14 dígitos). Este campo será de preenchimento obrigatório se o parâmetro "Aceita CGC/CPF de Parceiro em branco? - ACEITACGCBRANCO" estiver desativado.
Nota: se o parâmetro "Aceita CGC/CPF repetido?-ACEITACGCREPET" estiver ligado, será permitido o cadastro de mais de um parceiro com mesmo CNPJ/CPF. O contrário ocorre, caso o referido parâmetro esteja desativado.
Uma das regras do parâmetro ACEITACGCREPET é que, caso esteja desligado, será permitido cadastrar apenas um parceiro por CNPJ/ CPF. Porém, mesmo que ele esteja desligado e o parceiro seja cadastrado com uma cidade ou unidade federativa do exterior, o sistema permitirá a ação. Só não permitirá o cadastro de mais de um parceiro por CNPJ quando for do Brasil.
Um parceiro pode ser encaixado em diversos perfis, porém, no campo "Perfil Principal" defina um que o caracterize com mais expressividade, evidenciando também seu ramo de atuação.
Informe no campo "Insc. Estadual/ Identidade" caso o Parceiro seja Pessoa Física, seu "RG" (Registro Geral) e caso seja Pessoa Jurídica, sua "Inscrição Estadual" referente ao local onde ele está estabelecido. Vale ressaltar que, este campo será de preenchimento obrigatório, apenas se o parâmetro "Aceita Insc. Est. de Parceiro em branco? - ACEITAIEBRANCO" estiver desligado. Atente-se para o parâmetro "Código do País Brasil - CODPAISBRASIL", pois, se este for diferente de "0" ou "55" (este último, Código do Brasil), o sistema irá ignorar esses parâmetros.
Além disto, a influência do parâmetro "Critica Inscrição Estadual? - CRITICAIE", que determina o comportamento do sistema quanto às numerações digitadas na Inscrição Estadual. Podendo defini-lo de três maneiras:
- Avisa - Será apresentado um alerta informando sobre a inclusão de uma IE inválida, porém o cadastro será aceito;
- Critica - O sistema irá validar a IE informada, não permitindo que seja incluída uma numeração inválida;
- Não Critica - Por esta opção, o sistema não irá validar se a numeração da Inscrição Estadual é ou não inválida.
No campo "Insc. Estadual na UF" insira a Inscrição Estadual do Parceiro junto aos Estados onde ele comercializa com a empresa utilizando Substituição Tributária. Este campo apenas será habilitado para Parceiros Pessoa Jurídica.
Para parceiros que possuem cadastro junto ao INSS, informe no campo "Cad. Específico do INSS – CEI" este registro.
O campo "Dias Semana" é habilitado ao ativar o parâmetro "Dia p/visita semanal no cad.parceiro? - DIASEMPARC". Nele, informe o dia da semana que deve-se efetuar a visita ao Parceiro.
O campo "Seleção" é uma informação adicional utilizada para classificar os Parceiros com o critério desejado. Sua alimentação não depende de nenhum cadastro prévio. Além disso, no Botão Outras Opções... existe a opção "Alterar o campo 'Seleção' de TODOS os parceiros presentes na grade", que modifica o conteúdo deste campo para todos os parceiros selecionados através do botão "Filtros".
Informe no campo "Cad. Mun. Contribuintes", o cadastro utilizado para os Parceiros Pessoa Física e/ou Jurídica prestadoras de serviço, para efeitos de arrecadação de ISS.
No campo "Cód. Unimed" insira o código da Unimed para posterior identificação deste no momento da leitura do respectivo cartão pela leitora.
Ao ativar a marcação "Transportadora própria", estará indicando que o Parceiro é ou possui a própria transportadora, portanto, não será gerado pedido de frete para ela na conclusão da Ordem de Despacho.
Por meio do campo "Tipo" é definida a função do Parceiro no sistema. Cada uma das definições deste campo possuem uma simbologia própria, conforme demonstra-se abaixo:
Cliente;
Fornecedor;
Nota: ao selecionar uma das opções acima, considere as informações abaixo:
1. Para lançamentos nas Centrais, o campo Parceiro será preenchido de acordo com os seguintes Tipos de Movimentos:
-
- Cliente e/ou Fornecedor: J-Pedido de Requisição, Q-Requisição, L-Devolução de Requisição, D-Devolução de Venda, E-Devolução de Compra, T-Transferência;
- Fornecedor: C-Compra, E-Devolução de Compra, O-Pedido de Compra;
- Cliente: demais Tipos de Movimentos.
2. Nas telas do módulo Produção com Ordem de Carga e na tela Venda Assistida, será apresentado apenas o Parceiro do Tipo Cliente.
3. Nas telas do módulo Produção com Rotas para Cargas e, nas telas Controle de Contrato de Comercialização e Movimentação de Contratos de Armazenagem, o Parceiro poderá ser do Tipo Cliente ou Fornecedor.
4. Já, na Gerência de Verbas, o Parceiro do Tipo Fornecedor será utilizado para operações de Crédito e, do Tipo Cliente para as operações de Débito.
Vendedor;
Observação: quando um Parceiro for Vendedor, será habilitada nesta mesma tela a aba Vendedor/Comprador, que visa facilitar o cadastro de Vendedores sem a necessidade de acessar a respectiva tela de cadastro para fazê-lo.
Usuário;
Transportadora;
Nota: com essa opção selecionada, na aba Transporte da Grade Rodapé das Centrais, o campo "Parceiro Transportadora" apresentará somente os Parceiros do Tipo Transportadora; nas demais telas relacionadas à gestão de logística será utilizado o campo "Transportadora" para exibir os Parceiros do Tipo Transportadora e "Parceiro" para o Parceiro da nota em questão, que pode ser Cliente ou Fornecedor conforme preenchimento prévio na Central.
Agência;
Conta Adiantamento;
Observação: caso a opção Conta Adiantamento seja definida, será habilitada nesta tela a aba Conta Bancária para que uma conta possa ser associada ao Parceiro.
Motorista;
Nota: os Parceiros do Tipo Motorista são utilizados no campo "Motorista" do Painel Principal da tela Pesagem.
O cadastro de um Parceiro do Tipo Motorista ou Transportadora não afeta as regras com o Tipo Cliente ou Fornecedor.
Médico;
Agrônomo.
Pode-se selecionar mais de uma opção para o mesmo Parceiro, desde que ele exerça as funções selecionadas junto à empresa. De acordo com as opções definidas, o Parceiro estará visível em rotinas diferentes no sistema, ou seja, se um Parceiro é apenas Cliente, ele não poderá ser utilizado no Portal de Compras.
Importante: as opções apresentadas no campo Tipo, também são disponibilizadas como campo quando acessado o botão "Configuração da tela" (tópico Demais botões da tela). Isto significa que, para que uma função seja exibida para escolha no campo Tipo, seu respectivo campo deve estar entre os campos selecionados ao configurar a tela. Por exemplo, para que a opção Transportadora seja apresentada no campo Tipo, o campo de nome Transportadora deve estar entre os campos selecionados na configuração da tela.
Observação: quando incluir um novo registro, ou mesmo duplicar algum já existente, caso não tenha sido feita a escolha de nenhum tipo para o parceiro (cliente, fornecedor, transportadora etc), ao salvar este novo registro, o sistema mantém tais opções desmarcadas, ou seja, o novo cadastro não terá seu tipo definido automaticamente.
No campo "Home Page" informe o site que o parceiro possui; acionando a seta localizada ao final do campo, há o direcionamento imediato ao endereço aqui informado.
Utilize o campo "Identificação de Estrangeiro" para Parceiros do exterior, em vendas com geração de NF-e ou NFC-e. Informe aqui o número do passaporte ou outro documento legal para identificar a pessoa estrangeira. A informação deste campo deve ter entre 5 e 20 caracteres/números.
Importante: quando habilitar o parâmetro "Aceita CGC/CPF de Parceiros Estrangeiro Repetido - ACEITACGCESTREP" será possível o preenchimento do campo Identificação de Estrangeiro com informações de um cadastro já existente no sistema; ignorando assim a validação de CGC/CPF repetidos.
Observação: na geração da NF-e, a tag <idEstrangeiro> será preenchida no XML, caso a operação seja venda para o exterior ou o comprador seja estrangeiro. Para as demais situações, este campo poderá permanecer vazio.
Nota: quando uma venda no checkout for realizada e este campo estiver preenchido, mas o campo CNPF/CNPJ constar como nulo, o sistema reconhecerá o parceiro cadastrado como Estrangeiro, e esta identificação será gerada na nota fiscal emitida na compra.
No campo "Cód. Grupo Econômico" insira o Parceiro Grupo Econômico do Parceiro que encontra-se cadastrado. Lembrando que, esta opção tem o objetivo de identificar o grupo que centraliza as decisões estratégicas de um conjunto de empresas subordinadas.
Por meio do campo "Chave Pix", adicione a chave pix a ser utilizada nas cobranças via pix do referido parceiro, para a realização da Remessa de Pagamentos com PIX.
Aba Gestão Imobiliária
Esta aba trata das características gerais que serão marcadas de acordo com os dados pessoais do Parceiro que está sendo cadastrado, por exemplo, "RG", "Profissão\Ramo de Atividade" e "Nacionalidade".
Defina também se o Parceiro cadastrado será o "Proprietário", o "Comprador", o "Fiador", o "Inquilino" ou se trata de um "Corretor" da administradora.
Aba Endereço
Nesta aba cadastre as informações referentes à localização do Parceiro, das quais pode destacar, endereço, número, complemento, bairro, cidade, CEP, telefone, celular/fax, e-mail etc.
Alguns dados deste cadastro, tais como a "Cidade", são fundamentais para o cálculo de impostos nas vendas e compras para os Parceiros.
O "CEP" (Código de Endereçamento Postal) é o local destinado ao registro do CEP do Parceiro. Neste campo, ao acionar o ícone representado pela lupa onde será aberta a tela "Consulta de CEP" sendo possível, além de consultar, cadastrar um novo CEP:
Assim, selecione o CEP escolhido e clique no botão "Usar CEP selecionado", com isto, os campos "Endereço", "Cidade", "Bairro" serão preenchidos automaticamente com os registros referentes ao CEP informado.
O ícone dos Correios , localizado à frente do campo CEP funciona da seguinte forma:
- Se o CEP estiver vazio, será executada uma pesquisa no site dos Correios com base nos dados de endereço/cidade presentes na tela;
- Se o CEP estiver preenchido, será executada uma pesquisa do CEP no site do Correios;
- Se o CEP estiver vazio e os dados de endereço e/ou cidade também estiverem vazios, será aberta a tela de consultas no site dos Correios.
É possível preencher automaticamente os campos Endereço, Bairro e Cidade, digitando o CEP através da tela de pesquisa. Ao informar o CEP, se os outros campos não estiverem informados, o sistema os buscará e os preencherá. Caso já tenha preenchido algum campo, este será utilizado pelo sistema Sankhya Om na consulta. Por exemplo, se o campo Cidade estiver preenchido com "Uberlândia-MG" e for digitado o CEP "38400-144", o sistema localizará em Uberlândia, o CEP e trará o Endereço e o Bairro.
Importante: o parâmetro "Tipo de consulta automática do CEP - TIPOCONSULTACEP" permite a configuração de qual será o tipo de consulta realizada quando preencher o campo CEP. Neste parâmetro, selecione uma das seguintes opções:
- Não Usa: indicando esta opção, as funcionalidades abaixo não serão aplicadas.
- Usa banco de dados local: através desta opção, primeiramente será verificado se o CEP informado está configurado no sistema. Se estiver cadastrado, as informações pertinentes ao mesmo serão carregadas; caso não esteja, existirá a busca das informações no site dos correios, sendo que, se as informações contidas no sistema estiverem desatualizadas e utilizar esta opção, as mesmas não serão atualizadas.
- Usa informações dos correios: quando selecionar esta opção, ocorrerá sempre a busca das informações no site dos correios para o CEP indicado. Além disso, se o CEP informado não possuir informações no sistema, os dados retornados pelos correios serão inseridos automaticamente no seu registro; possuindo informações, ocorrerá a verificação e atualização dos dados antigos.
Ainda sobre o parâmetro TIPOCONSULTACEP, a busca das informações se iniciará nos Correios; se o mesmo estiver fora do ar, a busca será realizada na República Virtual; estando ela indisponível, ocorrerá a busca na ViaCep.
Informe no campo "Endereço" o endereço de seu Parceiro. Caso não exista o endereço previamente cadastrado no sistema, será possível incluí-lo através da Tela Pesquisa, onde tem-se o botão "Ir para cadastro". Ao clicar neste botão, será aberta a tela para efetuar o cadastro do Endereço.
O campo "Número" é destinado a numeração do endereço do Parceiro.
Caso exista, insira um "Complemento" do endereço do Parceiro (apartamento, bloco etc).
Informe no campo "Bairro" o bairro do Parceiro. Caso não exista o bairro previamente cadastrado no sistema, inclua-o através da Tela Pesquisa, onde tem-se o botão Ir para cadastro. Quando acionar este botão, será aberta a tela para efetuar o cadastro do Bairro.
De forma similar à informação anterior, no campo "Cidade" informe a cidade do Parceiro. Caso não exista a cidade previamente cadastrada no sistema, é possível incluí-la na Tela Pesquisa, através do botão Ir para cadastro. Ao clicar neste botão, será aberta a tela para efetuar o cadastro da Cidade.
O território onde o Parceiro está inserido é informado no campo "Região"; esta informação pode ser utilizada para definir as regiões por vendedor, tabelas de preços etc. Este campo deve ser pré-cadastrado em Cadastro de Regiões. Porém, caso não exista a região previamente cadastrada no sistema, inclua-a na tela Pesquisa, onde exibe-se o botão Ir para cadastro. Ao clicar neste botão, será aberta a tela para efetuar o cadastro da Região.
Informe a "Caixa Postal", o "Telefone", o "Ramal (Parceiro)" e o "Celular/Fax" destinados para contactar o Parceiro.
Observação: ao ligar o parâmetro "Cód.IBGE municípios c/ telefone de 8 dígitos - CODIBGEMUN8DIG", o nono dígito do telefone do parceiro será desconsiderado na geração do XML da nota. Porém, caso o campo não seja preenchido com um número de telefone, o sistema irá gerar o XML com o campo vazio, ou se o DDD não for inserido o sistema utilizará somente os oito dígitos cadastrados.
Registre no campo "E-mail" o e-mail para contato com seu Parceiro. Este e-mail será utilizado no Portal de Vendas e Portal de Compras, conforme configuração efetuada no Cadastro de Tipos de Operação - TOP, aba E-mails da TOP.
Importante: o Sankhya Om utiliza a aba "E-mail da TOP" e a opção "Recebe Nota por e-mail" presente na aba Contatos se a TOP estiver na aba citada, configurada no campo "Tipo" com a opção Contato.
Caso o envio seja para o contato e a opção Recebe Nota por e-mail da aba Contatos estiver desmarcada e a TOP, na aba E-mails da TOP configurada, será emitida a mensagem:
"Contato não configurado para receber e-mail. Verifique as configurações em: Configurações > Cadastros > Parceiros > aba Contatos".
Se o Contato estiver configurado e a TOP na aba E-mails da TOP não estiver configurada, o sistema emitirá a mensagem:
"Nenhum e-mail foi enviado. Verifique as configurações de envio de e-mail na TOP em: Arquivos > Cadastros > Tipos de Operação - TOP > aba E-mails da TOP".
Importante:
O e-mail não permitirá a digitação de:
- Espaço.
- Letras maiúsculas.*
- Falta da arroba.
- Caracteres inválidos como: ç, â, ê, +, =, (, ), *, %, \, vírgula, ;, >, <, ª, ², ",?,!,|,],[,#,%,$, :,², etc.
- Ponto final na última posição.
- Ponto antes da arroba (.@), mas poderá permitir o 'ponto' em qualquer posição depois da arroba (@.)
- O primeiro caractere deve ser uma letra do tipo (a - z) ou um número (0 - 9).
- Número depois do @ é permitido.
- Maiúsculas serão convertidas automaticamente para minúsculas.
Alguns caracteres são aceitos, mas poderão deixar o e-mail inválido; logo, fique atento para a digitação:
- Dos acentos sem letras como: ` ´ ^ ~
- Dos seguintes caracteres ' ¹ ³ / ° ¨ & £ ¢ ¬ §
Os campos "Envio email de pedido / nota", "Email p/ pedido de venda" e "Email p/ pedido de compra" encontram-se disponíveis para configuração, mas a funcionalidade de cada um não está implementada no Sankhya Om.
Ao preencher o campo "E-mail p/ notificação de entrega", ao concluir com sucesso a importação da NF-e no Portal de importação de XML, um e-mail notificando a entrega da mercadoria será enviado para o fornecedor.
A marcação "Utiliza endereço de entrega do contato" será apresentada caso o parâmetro "Usa endereço de entrega dos contatos - USENDENTREGA" esteja habilitado. A influência deste campo nas configurações de Endereço de Entrega podem ser visualizadas na aba Endereço de entrega.
Nota: ao habilitar essa marcação, o campo "Cód. de Benefício Fiscal na UF" da Grade de Itens da nota será preenchido de forma a considerar a UF do "Contato" informado no cabeçalho da nota para buscar o benefício correspondente a respectiva UF. Porém, quando a marcação Utiliza endereço de entrega do contato for desabilitada, o campo Cód. de Benefício Fiscal na UF será configurado conforme a UF do Parceiro informado no cabeçalho da nota.
Ao selecionar a marcação "Exigir Contato de Entrega no cabeçalho", no lançamento de um pedido de venda o sistema irá exibir no Cabeçalho da Nota o campo "Contato de Entrega". Este campo deverá ser preenchido com um contato previamente configurado na aba Contatos.
A "Latitude" é a distância do Equador medida ao longo do Meridiano de Greenwich, esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º (no equador) e 90º para Norte ou para Sul. Por outro lado, a "Longitude" é medida ao longo do Equador, e representa a distância entre um ponto e o Meridiano de Greenwich. Ao utilizar o botão Mapas (opção "Endereço do parceiro") o sistema armazena a latitude e a longitude do endereço do parceiro nestes campos, respectivamente.
Os dois últimos campos mencionados (Latitude e Longitude), poderão ser preenchidos manualmente, pois nem todas as cidades com o CEP informado, correspondem ao local correto do parceiro e essa divergência torna a localização incerta.
Observação: ao realizar uma pesquisa no mapa, não serão utilizadas as coordenadas de longitude e latitude; o sistema se baseia no endereço informado no parceiro, como citado acima. Os dados de latitude e longitude informados, irão impactar na geração de rotas. Com isto, é possível que, ao pesquisar um novo endereço no mapa, este seja substituído pelo que foi informado manualmente.
Aba Crédito
Esta aba somente estará visível caso possua em suas permissões de acesso a marcação "Especiais" efetuada. Para fazê-lo, entre na tela Acessos, escolha o módulo "Configurações > Cadastros > Parceiros" e, depois de selecionar o usuário, marque para o mesmo a opção Especiais.
A aba "Crédito" é responsável por agrupar os dados relacionados às operações de venda para o Parceiro junto à sua empresa, ou seja, existe aqui, as informações utilizadas para limitar ou não o crédito do Parceiro no Portal de Vendas no ato da venda.
Nesta aba, tem-se as seguintes seções:
Seção Integrar EConect | Seção Dias fixos para pagamento |
Seção EDZ |
No campo "Situação" determine o cenário do crédito do Parceiro perante a empresa. Neste campo, existem as opções "Péssimo", "Regular", "Bom", "Ótimo" e "Excelente".
A informação "Dt. Último contato" refere-se ao dia e hora do último contato realizado com o Parceiro. É um campo livre para preenchimento, visto que o último contato com um Parceiro pode se dar por diversas definições, ou seja, pode ser a data da última venda, compra, geração de uma Ordem de Serviço, etc.
O "Prazo p/ contato" é utilizado para calcular o próximo contato com o Parceiro. Todo lançamento para o Parceiro, com o prazo informado, gera um chamado de telemarketing para a data prevista calculada com base neste campo.
O "Prazo médio pagamento" refere-se à quantidade de dias de carência utilizadas por este parceiro para o pagamento. O prazo médio é calculado somando-se o prazo em dias e dividindo-o pelo número de parcelas, por exemplo, 0+30+60/3 = 30 dias. Além disto, no Cadastro de Tipos de Negociação, aba Características, ative a marcação "Valida prazo de cliente".
Nota: ao acionar a marcação acima mencionada, nos casos em que o prazo médio calculado nos Tipos de Operação forem superiores aos valores definidos nesta tela (campo Prazo médio pagamento), as vendas serão bloqueadas para o Parceiro.
A informação "Como nos conheceu" se refere ao modo como o parceiro tomou ciência de sua empresa; como se deu seu contato inicial.
Informe no campo "Tolerância p/ inadimplência" o número de dias que serão tolerados pelo não pagamento de um título, antes de bloquear as vendas para o Parceiro.
A "Tabela de Preço" utilizada para os Parceiros, pode ou não ser informada neste campo; esta configuração irá depender do que for definido no parâmetro "Tabela de Preço por: - TIPTABPRECOS".
A informação inserida no campo "Grupo de autorização" trabalha em conjunto com o campo de mesmo nome presente na tela Tipos de Negociação, aba Características; este campo permite que um tipo de negociação pertencente à um determinado grupo de autorização possa ser utilizado apenas por Parceiros que possuam o mesmo grupo de autorização. Um Tipo de Negociação só poderá pertencer a um grupo de autorização, enquanto que o mesmo Parceiro pode pertencer à até 15 (quinze) grupos de autorização diferentes (sendo mais de um grupo, estes são informados separados por vírgula). Por exemplo, se um Tipo de Negociação com 60 dias de prazo possui grupo de autorização "A", este tipo de negociação só pode ser utilizado por parceiros que também possuam o "Grupo A".
Observação: os Grupos de autorização, não são utilizados nas movimentações de Compras; este tipo de validação será feito pelo sistema apenas nas operações de Venda.
No campo "Limite de crédito" informe o valor máximo de compras permitidas para o Parceiro.
Insira no campo "Limite crédito mensal" o limite de crédito que seu Parceiro possui mensalmente. A validação do financeiro será feita ao definir o parâmetro "Valida limite de crédito? - VALLIMCRED" para validar o limite de crédito do Parceiro, podendo este ser mensal ou global. Importante lembrar que provisões também serão consideradas e a liberação será feita quando o parâmetro "Usar liberação de limites por alçada? - USALIBLIM" estiver desativado.
Considere o seguinte exemplo de uso do Limite de crédito mensal (rotativo):
Seu cliente deseja efetuar uma compra de R$ 1.000,00 (mil reais). O limite mensal que ele possui é de R$ 300,00 (trezentos reais). O mesmo havia feito uma compra no mês anterior de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) parcelada em 3 (três) vezes, ou seja, R$ 50,00 (30/10), R$ 50,00 (30/11), R$ 50,00 (30/12). A compra de R$ 1.000,00 (mil reais) não poderá gerar uma prestação que ultrapasse R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais).
Sendo necessário proibir as vendas à prazo para o Parceiro, habilite a marcação "Bloquear venda a prazo". Por se tratar de um bloqueio financeiro, normalmente ocorrerá quando o cliente estiver inadimplente ou não possuir credibilidade sobre sua capacidade de pagamento. É necessário informar que este bloqueio também irá impedir a rotina de Compensação Financeira para o Parceiro em questão.
Nota: se a marcação Bloquear venda a prazo estiver desabilitada, o sistema liberará as vendas para o Parceiro, independente do Tipo de Negociação utilizado. Caso o parâmetro "Bloqueia venda a prazo pelo parceiro Matriz - BLOQMATRIZ" esteja habilitado, o Parceiro utilizado tenha Matriz e essa Matriz esteja com a marcação para Bloquear venda a prazo realizada, será feito o bloqueio. Se Bloquear venda a prazo estiver marcado e o parceiro for "Consumidor" ou o tipo de negociação for "À vista", as vendas também serão liberadas.
Importante: o parceiro Consumidor refere-se ao seu nome, não ao tipo de "Classificação de ICMS" selecionado na aba Fiscal desta tela de Cadastro, ou seja, se o "Nome Parceiro" estiver preenchido (sem aspas) com Consumidor, o sistema permitirá vender à prazo mesmo que o campo Bloquear venda a prazo esteja marcado.
O espaço "Motivo de bloqueio" é destinado para informar a razão pela qual o Parceiro não poderá efetuar compras a prazo junto a empresa; este motivo será exibido no momento que o pedido de venda está sendo faturado.
Se a marcação Bloquear venda a prazo estiver habilitada para qualquer outro Parceiro, o sistema emitirá o aviso seguido do Motivo do bloqueio informado. Caso exista um motivo, mas a marcação Bloquear venda a prazo não esteja habilitada, ao lançar um Pedido/Nota, independente do parâmetro "Exibir Mot.Bloqueio no Faturamento de Pedido? - EXIBMOTBLOQ" estar habilitado e do Tipo de Negociação utilizado, o sistema apresentará um aviso contendo a descrição inserida no campo Motivo de bloqueio.
No referido pop-up, é possível "Cancelar" o processo, onde o sistema irá interromper o faturamento; ou "Continuar", ou seja, será dado seguimento no faturamento.
A definição realizada no campo "Desconto bonificado" é utilizada no processo de "Bonificação" no Portal de Vendas; assim, pode-se selecionar uma das 4 (quatro) alternativas a seguir:
- Livre: As notas lançadas como Bonificação não terão ligação com nenhum outro documento (nota/pedido) e será possível digitar a bonificação na Central - Compras | Vendas;
- Na Nota/Pedido: Não permitirá lançamentos com TOP marcada como Bonificação, mas permitirá digitar a bonificação na Central Central - Compras | Vendas;
- Em Separado: Permitirá o lançamento de um pedido do tipo Bonificação para vendas, porém ligando-o a um outro pedido que não esteja vinculado a nenhuma bonificação e que tenha data de negociação no mesmo mês do pedido;
- Proibido: Não permitirá lançar qualquer tipo de Bonificação.
O percentual de bonificação permitido e que poderá ser concedido ao Parceiro, deverá ser informado no campo "% Desc.Financeiro".
O "Tipo de Faturamento" determina como se dará o faturamento por período. Ele pode ser definido como "Livre", "Semanal", "Quinzenal" ou "Mensal". Esta informação tem influência direta sobre a rotina de faturamento de um pedido. No Portal de Vendas ao faturar um Pedido, se seu Parceiro selecionado neste pedido estiver cadastrado com Tipo de Faturamento diferente de Livre, o sistema emite uma mensagem de alerta e solicita confirmação para continuar o faturamento.
Informe no campo "% de Custo Variável" o percentual correspondente a este custo para o Parceiro; esta informação é utilizada na análise de Margem de Contribuição e para geração de gráficos de rentabilidade.
Caso seu Parceiro possua uma média de antecipação ou atraso no pagamento dos seus títulos, essa informação, em dias, é inserida no campo "Antecipação/Atraso recebimento (em dias)", onde números positivos serão considerados como antecipação e números negativos como atraso. A informação contida neste campo irá influenciar o relatório de Fluxo de Caixa Sintético e Fluxo de Caixa Matricial.
O campo "Informações adicionais" é reservado para qualquer consideração adicional acerca do Parceiro.
A "Qtd. máx. de títulos vencidos" se refere à quantidade limite de títulos que o sistema irá utilizar para fazer a validação de títulos vencidos para cada Parceiro. Na tela onde são cadastrados os Tipos de Título, aba Geral, marcação "Validar Qtd. Máx. Títulos Vencidos", configure para que seja feita a validação dos títulos vencidos. Se ultrapassada a quantidade de títulos vencidos, o sistema irá apresentar a seguinte mensagem:
"Parceiro com XX título(s) vencido(s) no Financeiro. Seu limite é de YY. Maior atraso é ZZ. A tolerância é XX."
A marcação "Validar Desc. Grande Carga?" será exibida caso o parâmetro "Utiliza Descontos para grandes cargas? - USADESCGRDCAR" esteja habilitado. Este processo servirá para considerar o desconto em movimentações de pedido/nota que tenham desconto.
Nota: juntamente com o parâmetro acima citado, há outra parametrização, com o nome "Validar Desconto Grandes Cargas no Sankhya-W? - VALDESCGRDCARSW" que, por padrão, é apresentada acionada. Ao desativá-lo, não será feita a validação de desconto para grandes cargas, permitindo a inclusão do item e, consequentemente, o lançamento da nota.
Em resumo, com os parâmetros USADESCGRDCAR e VALDESCGRDCARSW ativados, o sistema mantém seu comportamento normal, ou seja, valida o desconto para grandes cargas, impedindo o lançamento do item na nota; com o parâmetro USADESCGRDCAR ativado, e o VALDESCGRDCARSW desativado, não será feita a validação do desconto para grandes cargas, ou seja, o sistema não irá travar o lançamento e, consequentemente, o lançamento do item da nota será realizado sem impedimentos.
A marcação "Usar Créd.Flex?" pertence à rotina Saldo Flex; apenas Parceiros com esta marcação farão parte deste processo.
No campo "Moeda p/ Renda" informe a moeda para a renda do Parceiro, caso esta seja diferente da padrão (Real).
Ao selecionar a marcação "Exige Pedido na OS" e efetuar o lançamento da OS, será exigido o pedido vinculado ao Parceiro. Este campo é apresentado caso o parâmetro "Contrato para software? - CONTSOFT" esteja habilitado.
Selecione a marcação "Isento taxa boleto" apenas se desejar que o sistema nunca lance taxa por emissão de boletos para o Parceiro, mesmo que o valor do boleto seja menor que o mínimo definido no cadastro de Contas, aba Boleto(s)/Duplicatas, seção "Se valor do título Menor que Mínimo". Se estiver desmarcada, o sistema somará a taxa de boleto ao valor das parcelas, quando o valor for menor que o mínimo informado no cadastro da Conta Bancária.
Ao utilizar Tipos de Negociação que fixam vencimentos, o sistema utiliza a informação do campo "Dia para Pagamento" para calcular e apresentar o vencimento das parcelas. Considere o exemplo abaixo:
Tome um parceiro que prefere pagar seus títulos todo dia 5 de cada mês.
O dia para pagamento só irá funcionar se prazo médio pagamento for diferente de 0 (zero) e prazo do tipo negociação maior que 0 (zero).
Neste caso tem-se as seguintes configurações:
- Cadastro de Parceiros:
Dia para pagamento = 4
Prazo médio = prazo de carência para cálculo do vencimento no mês atual ou seguinte.
- Cadastro de Tipos de Negociação:
Prazo = 1
Soma prazo de cliente = marcado.
O campo "Dia da Semana para Pagamento" permite que seja configurado para o parceiro em questão um dia fixo da semana para vencimento de seus títulos. São apresentadas neste campo opções semanais de escolha "Segunda", "Terça", "Quarta", "Quinta" e "Sexta", sendo que, nos casos em que não deseja que o vencimento esteja fixado por dia da semana, a opção "Indefinido" deverá ser indicada. O referido campo sempre terá prioridade sobre o campo "Dia para pagamento".
Sendo assim, quando definir um dia da semana para pagamento, o campo Dia para pagamento será desconsiderado. Na geração do financeiro, após calcular o vencimento baseado no Tipo de Negociação, será verificado se o dia de vencimento ficou diferente do configurado, caso esteja, será ajustado o dia da seguinte forma:
- Se o dia da semana do vencimento calculado for menor que o dia configurado, será alterada a data de vencimento para o dia configurado;
- Caso o dia da semana do vencimento calculado for maior que o dia configurado, altera-se o dia da data de vencimento, para o dia configurado na próxima semana. Observe abaixo um exemplo da alteração com a opção "Quinta" selecionada:
Observação: para que a configuração realizada no campo Dia da Semana para Pagamento se comporte conforme descrito acima, é necessário ativar o parâmetro "Utiliza regra de vencimento para dias fixos? - USARDIAFIXOVCT".
Será possível agrupar diversos parceiros em um mesmo grupo de desconto através do campo "Grupo Desconto Parceiro". Este grupo será utilizado na rotina de Descontos Promocionais.
O campo "Renda Mensal" deverá ser alimentado com o rendimento mensal do Parceiro.
Para utilização do campo "Fórm. p/ Cálculo Lim. Crédito" é necessário que o opcional de Cálculo de Limite de crédito esteja configurado no sistema de sua empresa. Informe aqui, o código da fórmula criada para o cálculo de limite de crédito para o Parceiro.
Assim como a informação anterior, o campo "Efetiva Lim. Créd. Calc. automaticamente?" poderá ser utilizado caso a empresa possua o opcional de Cálculo de Limite de crédito em seu sistema. Quando marcado, o sistema automaticamente fará a efetivação do crédito para o Parceiro, realizando a alteração nos campos Limite de Crédito e Limite de Crédito Mensal.
O campo "Mult. por Hora Extra" é utilizado para o Faturamento de Pedidos/OS; nele informe o valor que será multiplicado pela hora extra trabalhada, quando for o caso e de acordo com a negociação entre empresas.
Seção Integrar EConect
Ao ativar a marcação "Integração Econect", o Parceiro em questão realizará integração com o EConect.
O campo "Senha" é de preenchimento obrigatório; é uma senha composta por números, que irá possibilitar a integração com o EConect.
Nos campos abaixo, utilize Prazo ou Parcelamento:
No campo "Prazos", informe o período limite para a fatura do cliente ser enviada (30,60,90 dias por exemplo).
Defina no campo "Partir de" quando começará a contar o prazo da fatura, de acordo com as seguintes opções:
- Não se aplica;
- Fora Mês;
- Próximo dia útil;
- Fora Semana;
- Fora Dezena;
- Fora Quinzena;
- Fora Mês.
Informe no campo "Parcelamentos" a quantidade de Parcelas que será quebrada a fatura.
Determine em "Partir de" quando o parcelamento das faturas terá início. As opções disponíveis são as mesmas para o campo Prazos.
No campo "Dia Fechamento", informe o dia de encerramento da fatura.
Preencha no campo "Dia Pagamento" o dia de provento da fatura.
Determine o "Perfil" do cliente para a compra, dentre as seguintes opções:
- Pode ultrapassar limite;
- Somente até limite;
- Cliente sem limite.
Caso o limite de seu cliente seja extrapolado, esta opção irá determinar se ele pode continuar comprando ou não, mesmo não possuindo crédito. Essa opção depende de seu relacionamento com a empresa.
Seção EDZ
Esta seção traz os campos referentes à consulta de análise de crédito junto à consulta da EDZ; tela Configuração EDZ.
Não será possível alterar os campos desta seção. Eles são modificados conforme as Ocorrências EDZ são executadas.
Os campos "Situação no CCF", "Situação na Receita Federal" e "Situação no Sintegra", possuem as seguintes alternativas:
- Indefinida: Informa que a situação do registro correspondente ao campo, não sofreu nenhuma alteração influenciada pela execução da consulta EDZ.
- Irregular: Indica que alguma ocorrência foi executada devido à existência de pendências retornadas pelas consultas EDZ.
- Regular: Aponta que as ocorrências executadas correspondem a não existência de pendências retornadas pelas consultas EDZ.
No campo "Status envio EDZ" existirão as seguintes opções para seleção:
- Pendente: Informa que o envio da solicitação de consulta está aguardando para ser realizada. Este envio é feito conforme a periodização configurada na tela Configuração EDZ.
- Enviada: Informa que o envio da solicitação de consulta já foi realizado.
- Recebido: Informa que o sistema já recebeu a resposta da solicitação de consulta. A verificação desta resposta é feita conforme a periodização configurada na tela Configuração EDZ.
Seção Dias fixos para pagamento
Esta seção será habilitada apenas ao habilitar o parâmetro "Utiliza regra de vencimento para dias fixos? - USARDIAFIXOVCT".
Destaca-se ainda que, com os parâmetros USARDIAFIXOVCT e "Altera calculo de vencimento para dias fixos? - CALDIAFIXOVCT" ligados, e na tela Tipo de Negociação, aba Características a marcação "Fixa Vencimento" selecionada, a data sugerida por meio de pop-up, serão os dias fixos configurados para o Parceiro.
Além disso, com esses parâmetros ligados, na tela Tipo de Negociação, aba Parcelas, caso no campo "Vencimento não útil" a opção "Postergar Vencimento se dia não útil" for selecionada, os feriados também deverão ser cadastrados no sistema.
Ainda, com o parâmetro USARDIAFIXOVCT ligado, o campo "Dia para pagamento" ficará indisponível.
Nesta seção, é possível cadastrar os dias que foram estipulados como fixos para pagamento de um determinado Parceiro.
Observação: esta seção deverá ser utilizada apenas para operações em que o pagamento será feito com algum tipo de prazo, sendo esta uma receita ou despesa.
Sendo assim, observe abaixo um exemplo:
Caso um cliente faça as negociações, deve-se informar que deseja realizar o pagamento dos seus débitos nos dias 10 e 20 do mês, o campo "Dia 1" deverá ser preenchido com o valor 10 e o campo "Dia 2" com o valor 20.
Todas as negociações efetuadas nas Centrais com este determinado Parceiro que inclui financeiro, provisionado ou real, terão o cálculo de vencimento considerando o Tipo de Negociação utilizado, e em seguida as negociações serão ajustadas para vencerem no próximo dia fixo do parceiro. Abaixo há um exemplo:
Prazo:
Data Base Vencimento: Dt. Neg.
Dias Fixos: Dia 1 = 10 / Dia 2 = 20
Dt. Neg. = 03/07/2014
Vencimento:
03/07 + 02/08/2014 - Próx. Dia Fixo = 16/08/2014
Prazo de 30 dias.
Parcelado:
Data Base Vencimento: Dt. Neg.
Dias Fixos: Dia 1 = 10 / Dia 2 = 20
Dt. Neg. = 03/07/2014
Observe:
1º Parcela 03/07 + 7 = 10/07/2014
2º Parcela 03/07 + 14 = 17/07/2014 - 20/07/2014 (Domingo) = 21/07/2014
3º Parcela 03/07 + 21 = 24/07/2014 - 10/08/2014 (Domingo) = 11/08/2014
Percebe-se que, a 1ª Parcela se manteve como determinado pelo Tipo de Negociação, pois esta cairá em um dia útil;
A 2ª Parcela cairá no segundo dia fixo determinado pelo terceiro que era domingo e passará para o próximo dia útil;
E a 3ª manterá o padrão, porém usará o primeiro dia fixo como base.
[voltar ao subtítulo][voltar ao topo]
Aba Fiscal
Nesta aba configure os dados acerca das tributações envolvidas nas movimentações que o Parceiro fizer junto à empresa.
Nela existem as seguintes seções:
Seção DES-BH | Seção Informações para REINF |
Seção ADRCST |
No campo "Classificação ICMS" defina como será classificado o ICMS do Parceiro, dentre as seguintes opções:
- Revendedor;
- Isento de ICMS;
- Consumidor Final Não Contribuinte;
- Consumidor Final Contribuinte;
- Produtor Rural (esta classificação só pode ser utilizada para os Parceiros Pessoa Física e sua Inscrição Estadual deverá ser precedida pelo código cadastrado ou caso não possua inscrição Estadual, informar a descrição: ISENTO);
- Usar a da TOP.
Observação: para popular a tag indIEDest, o sistema priorizará a configuração do Cadastro do Parceiro, campo Classificação ICMS e após, o Tipo de Operação, aba Impostos, campo Classificação de ICMS. Assim, observe:
- Se o campo Classificação de ICMS for igual à C - Consumidor Final Não Contribuinte, I - Isento de ICMS, X - Consumidor Final Contribuinte e o Tipo de Parceiro for pessoa física, o sistema irá desconsiderar a inscrição estadual informada no Cadastro do Parceiro, fazendo com que seja enviado vazio/isento e populado a tag indIEDest com 2.
- Para que a tag indIEDest seja populada com 1 - Contribuinte, é necessário que a Classificação de ICMS do Parceiro esteja configurada como Produtor Rural.
Importante: caso selecione a opção Consumidor Final Não Contribuinte, é necessário efetuar as configurações abaixo para que o cálculo do ICMS ST seja efetuado para esse tipo de contribuinte:
- No Cadastro de Produtos, aba Impostos, configure o campo "Classificação Substituição Tributária" com a opção "Derivados de petróleo, lubrificantes e outros produtos";
- Nas Preferências da Empresa, aba Propriedades, realize a marcação "Permitir o cálculo do ICMS ST para consumidor final não contribuinte".
Informações adicionais acerca do uso do parâmetro CONVCFOPTOMSERV:
Com o parâmetro "Converte CFOP com base no tomador do servidor do serviço - CONVCFOPTOMSERV" ligado, o uso do campo Classificação ICMS e da marcação "Tem IPI" serão validados na emissão do CT-e de modo que:
Quando o campo Classificação ICMS for definido com a opção Revendedor e a marcação Tem IPI habilitada, ao emitir o documento CT-e, o campo "CFOP" da Grade de Itens da Central de Vendas será preenchido com o código 5352 quando a operação é interna e 6352 quando houver operação interestadual.
Se o campo Classificação ICMS for configurado com a opção Revendedor, mas a marcação Tem IPI estiver desabilitada, ao emitir o documento CT-e, o campo CFOP da Grade de Itens da Central de Vendas será preenchido com o código 5353 quando a operação é interna e 6353 quando houver operação interestadual.
E ao configurar o campo Classificação ICMS com a opção Produtor Rural, independente se a marcação Tem IPI está ligada ou desligada, na emissão do CT-e, o campo CFOP da Grade de Itens da Central de Vendas será preenchido com o código 5356 quando a operação é interna e 6356 quando a operação for interestadual.
Porém, atente-se às exceções:
Caso a informação do campo "Cód. Cid. Início CT-e" da Grade Cabeçalho da Central de Vendas for diferente do código da UF da empresa emissora do CT-e, o campo CFOP será preenchido com o código 5932 caso a operação seja interna e 6932 se a operação for interestadual.
Porém, quando o campo Cód. Cid. Início CT-e for igual ao código da UF da empresa emissora do CT-e, e o campo "Tipo de serviço CT-e" da tela Tipos de Operação - TOP, aba CT-e/MD-e for definido com a opção "Subcontratação", o campo CFOP será configurado com o código 5360 quando houver operação interna e 6360 quando possuir operação interestadual.
Os Códigos da Situação Tributária- CST (definidos na tela Alíquota de ICMS, aba Geral, campo "Tributação"), compatíveis com a classificação Consumidor Final Não Contribuinte, são:
- 00 - Tributada integralmente;
- 20 - Com redução da Base de Cálculo;
- 40 - Isenta;
- 41 - Não tributada; ou
- 60 - ICMS cobrado anteriormente por Substituição Tributária
Já os Códigos de Situação da Operação no Simples Nacional - CSOSN (definidos na tela Alíquota de ICMS, aba SIMPLES Nacional) compatíveis com os parceiros classificados como Consumidor Final Não Contribuinte, são 102, 103, 300, 400 e 500.
Configure o campo "Código Sit. Trib. IPI Entrada" de acordo com a situação tributária do produto e/ou do Parceiro, perante as operações de IPI na Entrada. Existem as seguintes opções:
- 00-Entrada c/Recuperação de Crédito;
- 01-Entrada c/Alíquota zero;
- 02-Entrada Isenta;
- 03-Entrada Não Tributada;
- 04-Entrada Imune;
- 05-Entrada c/Suspensão;
- 49-Outras Entradas;
- (-1)-Não sujeita ao IPI.
Configure o campo "Código Sit. Trib. IPI Saída" de acordo com a situação tributária do produto e/ou do Parceiro, perante as operações de IPI na Saída. Existem as seguintes alternativas:
- 50-Saída c/Recuperação de Crédito;
- 51-Saída c/Alíquota zero;
- 52-Saída Isenta;
- 53-Saída Não Tributada;
- 54-Saída Imune;
- 55-Saída c/Suspensão;
- 99-Outras Saídas;
- (-1)-Não sujeita ao IPI.
Os campos "Código Enq. Legal IPI Entrada" e "Código Enq. Legal IPI Saída", deverão ser preenchidos juntamente com a informação dos campos Código Sit. Trib. IPI Entrada ou Código Sit. Trib. IPI Saída. O sistema possui uma forma de validar a informação do campo de CST de IPI de entrada/saída juntamente com o código de enquadramento legal de IPI da entrada/saida; caso estes não possuam a compatibilidade exigida pela SEFAZ, será emitida uma mensagem de validação.
A seguir confira o enquadramento (Cód. Enq. Legal IPI Entrada ou Saída) adequado para cada tipo de Código Sit. Trib. IPI de Entrada ou Código Sit. Trib. IPI de Saída:
Código Sit. Trib. IPI Entrada ou Saída | Cód. Enq. Legal IPI Entrada ou Saída |
Cód. Sit. Trib. IPI Entrada = 02 ou Cód. Sit. Trib. IPI Saída = 52 |
Enquadramento de 301 a 399 |
Cód. Sit. Trib. IPI Entrada = 04 ou Cód. Sit. Trib. IPI Saída = 54 |
Enquadramento de 001 a 099 |
Cód. Sit. Trib. IPI Entrada = 05 ou Cód. Sit. Trib. IPI Saída = 55 |
Enquadramento de 101 a 199 |
Para mais informações relacionados à tabela de códigos de enquadramento legal de IPI, consulte a NT2015.002 disponível no link: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=mCnJajU4BKU=
Quando os campos Cód.Enq.Legal IPI Entrada e/ou Cód.Enq.Legal IPI Saída estiverem vazios, o sistema irá considerar o código "999". De qualquer forma, este código deverá ser informado manualmente nas situações de tributação normal ou de outras tributações.
A informação determinada no campo "Natureza da Retenção na Fonte" diz respeito ao SPED Contribuições (EFD - Contribuições) e será gerada no registro F600-CONTRIBUIÇÃO RETIDA NA FONTE - Campo 02: IND_DAT_RET. Este campo poderá ser definido dentre as seguintes opções:
- 01 - Retenção por Órgãos, Autarquias e Fundações Federais;
- 02 - Retenção por outras Entidades Adm. Pública Federal;
- 03 - Retenção por Pessoas Jurídicas de Direito Privado;
- 04 - Recolhimento por Sociedade Cooperativa;
- 05 - Retenção por Fabricante de Máquinas e Veículos;
- 99 - Outras Retenções.
Nos campos "Conta contábil 1", "Conta contábil 2", "Conta contábil 3" e "Conta contábil 4", indique da primeira à quarta conta contábil utilizadas, respectivamente, para contabilização no Módulo Contabilidade. Pode-se por exemplo, utilizar a Conta Contábil 1 para os Parceiros do tipo fornecedor, e a Conta Contábil 2 para Parceiros do tipo clientes.
Nota: as contas contábeis 3 e 4 são utilizadas para atender as regras contábeis referentes à Lei 11.638. Estas duas contas também proporcionarão a contabilização de operações de crédito com fornecedores.
Observação: o botão "Pesquisa" das Contas Contábeis 1, 2, 3 e 4 quando o campo de Pesquisa for igual a "Cód. Conta Contábil", será necessário a digitação do ponto entre os números da conta para efetuar a pesquisa, por exemplo: 2.1.1. Isto porque poderá existir planos de contas de várias empresas e cada um com uma máscara.
Caso o IPI incida no cálculo do ICMS nas movimentações de entrada de mercadorias na empresa, nas notas de compra do Parceiro, assinale a marcação "IPI incide no cálculo do ICMS".
Ao ativar a marcação "Tem IPI" se o Parceiro possuir incidência de IPI nas movimentações por ele efetuadas.
O INSS será calculado somente se for retido; deste modo, marque a opção "Calcula FUNRURAL/INSS", caso seu Parceiro retenha INSS.
No campo "% a ser subtraído da Alíquota do FUNRURAL/INSS" informe o percentual que será abatido da Alíquota referente ao FUNRURAL/INSS. No cálculo do INSS nas Centrais, será subtraído do campo %INSS/FUNRURAL (Cadastro de Serviços, aba "INSS") o percentual inserido neste campo, sendo que, se o resultado for negativo, este valor será zerado.
Configure no campo "Indicador de Comercialização" a forma de comercialização quando se tratar de um Parceiro que tem sua atividade relacionada à produção rural. Neste campo, existem as seguintes opções:
- Com. da Produção por Prod. Rural PJ ou Agroindústria, exceto para PAA;
- Com. da Produção efetuada por Prod. Rural PF à Consumidor Final ou Prod. Rural PF;
- Com. da Produção por Prod. Rural PF/Seg. Especial – Vendas a PJ (exceto PAA) ou a PF;
- Com. da Produção com Isenção de Contrib. Prev. de acordo com a lei n° 13.606/2018;
- Com. da Produção para Entidade do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA;
- Com. da Produção de PF/Seg. Especial a Entidade no PAA;
- Comercialização direta da Produção no Mercado Externo;
- Comercialização da Produção no Mercado Externo.
O campo "Indicador de Aquisição" será configurado quando a empresa estiver adquirindo produtos oriundos da comercialização rural. São apresentadas as seguintes opções:
- 1-Aquisição da produção de produtor rural pessoa física ou segurado especial em geral;
- 2-Aquisição da produção de produtor rural PF segurado especial em geral por Entidade do PAA;
- 3-Aquisição da produção de produtor rural pessoa jurídica por Entidade do PAA;
- 4-Aquisição da produção de produtor rural pessoa física ou segurado especial em geral;
- 5-Aquisição da produção de produtor rural pessoa física ou segurado especial por entidade do PAA;
- 6-Aquisição da produção de produtor rural pessoa jurídica por entidade do PAA - Produção isenta;
- 7-Aquisição de produção de produtor rural pessoa física ou segurado especial para fins de exportação.
Selecione a marcação "Calcula IRF" se na prestação ou aquisição de serviços do Parceiro houver cálculo de IR (Imposto de Renda).
Nota: através do parâmetro "Valor mínimo para retenção de IRF - VLRCALIRRF" será realizada a definição do valor mínimo a ser retido para o imposto IRRF. Por exemplo, uma empresa precisa que o cálculo do IRRF seja feito somente quando o valor do imposto for maior ou igual a R$ 30,00; logo, este valor deve ser informado no parâmetro.
A marcação "Retém ISS" determina qual alíquota será utilizada no cálculo deste imposto. Se estiver selecionada, será utilizada a alíquota da cidade do Parceiro e irá deduzir o valor do imposto; se desmarcada, utilizará a alíquota da cidade da empresa e não deduzirá.
Observação: quando o faturamento para clientes difere por quem é feito, há a peculiaridade de retenção ou não do ISS; porém, no sistema, o que determina se existirá ou não retenção de ISS é a marcação "Retém ISS". Para facilitar este processo, pode-se cadastrar empresas diferentes, todas com as mesmas configurações, porém com CNPJ's distintos. Cadastra-se então, dois "Parceiros" diferentes com a configuração Retém ISS. Na aba Grupo de ICMS/ISS por empresa configura-se três eventos distintos, um para cada empresa. Por exemplo: No campo Retém ISS, a Empresa A Não Retém ISS, Empresa B Retém ISS e Empresa C Verificar no Parceiro. A partir disto, configura-se os mesmos dados para o outro parceiro, com a diferença que a marcação Retém ISS não estará realizada. Na tela Alíquotas de ISS configura-se uma alíquota para cada empresa criada para o serviço. Feito isto, verifica-se na tela de Cadastro de Serviços, aba Alíquotas de ISS se as configurações foram corretamente realizadas. Deste modo, não haverá necessidade de mudança manual contínua no faturamento.
Se tratando do Cálculo de ISS em uma Nota de Compra, se a marcação Retém ISS estiver assinalada, será utilizada a alíquota cadastrada para a cidade da empresa. Caso esteja desmarcada, será empregada a alíquota relacionada para a cidade do parceiro.
Para que a alíquota da Cidade da Prestação do Serviço seja empregada no cálculo de ISS em uma Nota de Compra, deve-se informar no campo "Cidade", localizado na aba Impostos do Rodapé da nota, a cidade em questão. Sendo que, deve-se efetuar esse procedimento antes de se informar o serviço no lançamento da nota.
Tem-se exceções para o cálculo, para que as mesmas ocorram, o parâmetro "Cidade do ISS conforme CNAE empresa? - CIDISSCNAEEMP" deve estar habilitado e nas Preferências da Empresa, aba CNAE Empresa deve estar preenchida. A respeito das configurações desta aba, seus campos apresentam o seguinte comportamento:
- O campo "Local tributação (ISS Retido)" com a opção "Cidade do tomador" indicada;
- O campo "Local tributação (ISS normal)" com a opção "Cidade do prestador" escolhida;
Caso a marcação Retém ISS esteja selecionada, será utilizada a alíquota cadastrada para a cidade do parceiro; ao desmarcá-la, será utilizada a alíquota cadastrada para a cidade da empresa.
Se os campos da aba citada anteriormente estiver preenchida da seguinte forma:
- Campo Local tributação (ISS Retido) com a opção "Cidade do prestador" selecionada;
- O campo Local tributação (ISS normal) com a opção "Cidade do tomador" escolhida;
Ao selecionar a marcação Retém ISS, será utilizada a alíquota cadastrada para a cidade da empresa. Se a marcação Retém ISS estiver desmarcada, será utilizada a alíquota cadastrada para a cidade do Parceiro.
Caso o parâmetro mencionado anteriormente esteja desligado, o sistema não irá verificar as configurações da aba "CNAE Empresa", buscando assim as informações conforme seu padrão.
Assinale a marcação "Tare" caso o Parceiro possua este acordo. "TARE - Termo de Acordo de Regime Especial" é um convênio entre as Empresas e Governo Estadual para efeito de diferenciação no cálculo de ICMS. O Parceiro que possuir esse convênio deverá estar com este campo selecionado. Esta opção estará ativa apenas para Parceiros Pessoa Jurídica.
Caso efetue a marcação "Considera desconto no cálculo de ST por IVA", o desconto irá reduzir o valor de Substituição Tributária. Se desmarcá-la, o imposto será calculado sem considerar o desconto.
O campo "Produtor tem NF" está ligado à rotina de geração de Notas da Central de Certificação de Sementes, e atenderá aos Parceiros que não emitem Nota Fiscal e emitem apenas uma Nota de Transporte. O sistema gerará a Nota de Entrada no "MGE Sementes" de acordo com a marcação deste campo da seguinte forma:
- Ao ativar esta marcação, o sistema utilizará a TOP informada no parâmetro "TOP de romaneio - TOPROMANEIO" para geração da Nota de Entrada.
- Caso esta marcação permaneça desativada, o sistema utilizará a TOP inserida no parâmetro "TOP para produtor sem NF - TOPPRODSEMNF". O Sankhya Om faz integração com módulo MGE Sementes.
No campo "Data de Início para Emissão de NFe" informe a data a partir da qual, o parceiro é considerado emissor de NF-e; esta marcação estará habilitada para preenchimento, apenas para os Parceiros que sejam do "Tipo" "Fornecedor" (aba Identificação). Esta marcação trabalha juntamente com o parâmetro "Exige inclusão de NF-e compra pelo portal de imp. - VALEMISNFEFORN" que, ao ser ativado, te dará 3 (três) possibilidades, todas elas analisadas ao inserir ou alterar o cabeçalho da nota de compra:
- Será verificado se o Modelo de Documento da nota é 55 (Tipo de Operação - TOP, aba NF-e/NFC-e, campo "Modelo do Documento"), caso seja, verifica-se a data em que o fornecedor começou a emitir NF-e é anterior à Data de Negociação da nota, se positivo, não será possível inserir a nota;
- Caso o Modelo de Documento da nota seja Vazio, será verificado se o Tipo de Operação - TOP utilizado possui o Modelo de Documento 55 e o campo "NF-e" está definido como Terceiros (aba NF-e/NFC-e), caso esteja, verifica-se a data em que o fornecedor começou a emitir NF-e é anterior á Data de Negociação da nota; se positivo, não será possível inserir a nota;
- Se o Modelo de Documento da nota for diferente de 55 ou diferente de vazio, a inserção do cabeçalho da nota será possível. Além disso, caso o modelo de documento da nota seja vazio, e o modelo de documento do Tipo de Operação - TOP utilizado seja diferente de 55 ou o campo NF-e esteja definido com uma opção diferente de Terceiros (aba NF-e/NFC-e), a inserção da nota também será possível.
- Este comportamento do sistema visa minimizar as correções manuais feitas em notas de compra, de modo que o lançamento da nota se dará via importação na tela Portal de importação de XML.
O campo "Situação Cadastral SEFAZ" armazena a informação referente ao Parceiro junto à SEFAZ; esta situação pode ser "0 - Não Habilitado" ou "1 - Habilitado ou Vazio". Este campo não pode ser editado e está relacionado ao campo seguinte, "Data/Hora da Última Consulta SEFAZ", que registra o dia e horário da última consulta realizada sobre o Parceiro selecionado junto a SEFAZ. Ambos os campos são preenchidos automaticamente, de acordo com a opção "Atualizar situação cadastral SEFAZ/SUFRAMA" presente no Botão Outras Opções....
Acione a marcação "Associação Desportiva" para associar o parceiro como uma associação desportiva.
O Simples Nacional é um regime tributário diferenciado que contempla empresas com receita bruta anual até determinado valor. Caso o Parceiro se enquadre neste caso, assinale a marcação "Optante pelo Simples Nacional?".
Configure o campo "CPF Prod. Rural" quando o parceiro for um produtor rural pessoa física.
O campo "Retirar ST do preço de venda do item" poderá ser definido dentre as seguintes opções:
- Não: Esta opção caracteriza a não retirada do ST;
- Sim: Com esta opção selecionada e o produto contendo destaque de ST na venda, o sistema recalculará o preço de tabela do mesmo (após aplicação de todos os descontos automáticos) de forma que ao calcular os impostos com o novo valor, o preço final do produto (adicionado o valor da ST) seja igual ao preço de tabela obtido. Considere o seguinte exemplo:
Valor negociado do item: R$ 100,00
Valor recalculado do item: R$ 92,00
ST sobre valor recalculado: R$ 8,00
Valor recalculado + ST = 92,00 + 8,00 = 100,00 (igual ao valor negociado).
- Sim e considerar despesas acessórias: Através desta opção, tem-se o mesmo comportamento da opção anterior, levando em consideração as despesas acessórias. Sendo que, para à devida aplicação desta opção é necessário se atentar para os seguintes pontos:
- O parâmetro "Distribuir desc. na confirmação da nota? - DISTJDCONF" deverá estar habilitado;
- É necessário desligar o parâmetro "Substituição Tributária embutida no preço - STEMBUT".
No campo "Alíquota ISS Ret/Simples" preencha o valor do percentual de ISS ao qual o Parceiro está enquadrado no Simples Nacional. Lembrando que, este campo só estará habilitado para uso se as marcações Retém ISS e Optante pelo Simples Nacional estiverem ativadas.
Nota: no campo acima, o sistema considerará 4 casas decimais após a vírgula para realizar o cálculo do ISS de forma exata e conforme a legislação, sendo que, este afetará diretamente nos cálculos do imposto na Central de Compras e Vendas.
Realize a marcação "Micro empresário individual", quando a Classificação ICMS do Parceiro for Revendedor, pois, conforme legislação, o MEI (Micro Empresário Individual) tem a característica de Contribuinte do ICMS. Além disso, com essa marcação habilitada, o sistema só permitirá o preenchimento do campo Inscrição Estadual/Identidade se o parâmetro "Permitir IE para MEI ? - PERIEPARAMEI" estiver ligado. Do contrário, o sistema exibirá uma mensagem avisando que o referido campo não deve ser informado.
Efetue a marcação "Aplicar a lei da transparência", caso o Parceiro se enquadre na Lei da Transparência.
Os campos "Situação Cadastral ReceitaWS" e "Data/Hora da Última Consulta ReceitaWS" serão preenchidos automaticamente, de acordo com a opção "Atualizar situação cadastral ReceitaWS" presente no Botão Outras Opções...; os campos serão alimentados com a situação cadastral do Parceiro junto à Receita Federal e a última data e horário em que tal consulta foi realizada.
Observação: através do parâmetro "Qtde de dias para realizar nova consulta na ReceitaWS. - QTDDIACONSRFD" determine a quantidade de dias para realização de consultas junto a Receita WS.
No momento da confirmação do pedido de venda e/ou nota de venda, se a diferença entre a data de negociação do documento e a data de cadastro da Receita WS for maior do que o definido no parâmetro, o sistema não permitirá a sua confirmação e exigirá que a atualização seja feita de forma manual no Cadastro de Parceiro. Lembrando que, para que essa validação seja acatada é necessário que na tela Tipos de Operação - TOP, aba Geral, seção "Validação de cadastro do parceiro", a marcação "Valida situação cadastro na ReceitaWS" esteja ativada.
O campo "Estabelecimento p/ fins de transporte" destina-se à auxiliar na obtenção da CFOP que caracteriza a prestação do serviço de transporte, com base no seguimento/estabelecimento do tomador do serviço. Ele pode ser definido dentre as seguintes opções:
- Prestador de serviço de comunicação;
- Prestador de serviço de transporte;
- Industrial;
- Comercial;
- Geradora/Distribuidora de Energia Elétrica;
- Produtor rural;
- Não contribuinte;
- Vazio (Em branco).
Partindo da definição deste campo, o sistema irá verificar qual a opção escolhida para realização do cálculo da CFOP do Conhecimento de Transporte Eletrônico.
O campo "Unidade para considerar na importação" é utilizado para determinar na importação da NF-e (Portal de importação de XML), qual a unidade do XML a ser considerada para o fornecedor emitente do documento. Defina-o dentre a Unidade Comercial (definição padrão) ou a Unidade Tributável.
Observação: o sistema não está apto a realizar a importação da NFe vinculada com o pedido de compra, com a unidade tributável diferente da unidade comercial, caso seja utilizada essa configuração surgirá a mensagem:
"Não foi possível carregar os produtos vinculados para o produto "xxxxx", unidade "xxx", referência "xxxx" da empresa "x".
No campo "Modelo para Importação de XML Compra", informe o modelo fixo e específico a ser utilizado para o parceiro fornecedor em questão, na realização da importação de seus XML's de compra; o parceiro em questão deve ser Produtor Rural (aba Fiscal, campo Classificação ICMS).
A configuração deste último campo visa atender aos fornecedores que vendem apenas através de uma operação. Para estas ocasiões, o campo Modelo para Importação de XML Compra deve estar devidamente informado com o modelo a ser utilizado na importação do XML. Com base nessa configuração, a importação/inserção do XML no Portal de Importação de XML, irá ocorrer obedecendo algumas prioridades:
1º - Será verificado se o parceiro fornecedor do XML é produtor rural; se for, será utilizado o modelo de importação definido para esses fornecedores (Portal de importação de XML, botão "Outras Opções", Preferências para importação de NF-e, campo Modelo de importação para Produtor Rural), se não;
2º - O sistema analisa se o parceiro fornecedor do XML possui algum modelo de importação determinado como fixo (Cadastro de Parceiros, aba Fiscal, campo Modelo para Importação de XML Compra); se possuir, este modelo será utilizado, se não;
3º - Será verificado se existe alguma combinação de CFOP(s) com o(s) CFOP(s) do XML (Portal de importação de XML, botão Outras Opções, Configuração de Modelo p/ Compra por CFOP); se existir, o modelo de importação encontrado na combinação será utilizado, se não;
4º - O sistema irá verificar se o XML possui o campo xPed preenchido para obtenção do Tipo de Operação; se houver, essa busca será feita, se não;
5º - Por fim, o sistema irá verificar se existe modelo de importação de XML nas Preferências da Empresa destinatária da nota importada.
Empresas pertencentes à SUFRAMA - Superintendência da Zona Franca de Manaus, possuem desconto no valor do ICMS, logo, devem ter o "Código SUFRAMA" informado. Esta informação é composta por 9 (nove) caracteres numéricos; não são aceitos caracteres não numéricos. Verifique a influência da configuração deste campo em Desoneração do ICMS.
Por meio da marcação "Orgão público (NFS-e)", indica-se que o parceiro em questão é um órgão público.
Os campos "Situação Cadastral SUFRAMA" e "Data/Hora da Última Consulta SUFRAMA" são preenchidos automaticamente, de acordo com a opção "Atualizar situação cadastral SEFAZ/SUFRAMA" presente no Botão Outras Opções...; os campos são alimentados com a situação cadastral do Parceiro na SUFRAMA e a última data e horário em que a consulta foi realizada junto a Superintendência, respectivamente. Para que essa atualização de dados seja possível, o campo "Código SUFRAMA" deve estar preenchido, assim como o CNPJ do Parceiro, precisa estar cadastrado na SEFAZ.
Nota: utilizando a opção Atualizar situação cadastral SEFAZ/SUFRAMA o sistema armazenará informações importantes nesta tela considerando a aba Informações do Contribuinte, posto isto, esta será utilizada apenas para consulta, não permitindo alterações. As informações relevantes estarão disponíveis nesta aba nos campos: "CNAE principal do contribuinte", "Registro de apuração", "Última mod. da situação cadastral", "Início da Atividade do Contribuinte", "Contribuinte credenciado a emitir CTe" e "Contribuinte credenciado a emitir NFe". Desta forma, estes dados informados darão apoio na realização de análises de créditos e fiscais.
Através da marcação "Enquadro no Art. 227. para cálculo de IPI?", indique que as compras efetuadas com o parceiro em questão permitirão o enquadramento no Art. 227* e consequentemente o crédito do IPI.
*Art. 227. Os estabelecimentos industriais, e os que lhes são equiparados, poderão ainda, creditar-se do imposto relativo a matéria-prima, produto intermediário e material de embalagem, adquiridos de comerciante atacadista não contribuinte, calculado pelo adquirente, mediante aplicação da alíquota a que estiver sujeito o produto, sobre cinquenta por cento do seu valor, constante da respectiva nota fiscal (Decreto-Lei no 400, de 1968, art. 6o).
Ao realizar a marcação "Desconsiderar desconto da nota/item na base de cálculo dos impostos ISS e IRF:", o sistema não aplicará o desconto nas bases de cálculo dos impostos IRF e ISS.
Ao desabilitar a marcação "Desconsidera desoneração p/ uso agropecuário (NF-e terceiros)" caracterizará a subtração da desoneração no valor total da nota. Sendo que, a habilitação desta marcação é uma exceção para os casos onde houver a desoneração de ICMS para um produto que possui a tributação (CST) igual a 20 e o motivo de desoneração for igual ao 3, deste modo o valor de ICMS desonerado não será deduzido do valor total da nota.
O campo "Tributação Contr.Previdenciária (Prod.Rural)" demonstrará a forma de tributação da contribuição previdenciária e deverá ser preenchido quando o parceiro se tratar de um produtor rural. Neste campo existem as seguintes opções:
- Não se aplica;
- Sobre a comercialização da produção;
- Sobre a folha de pagamento.
A configuração desse campo irá impactar na visualização de aquisição por produtor rural e Relatório de Totais Por Evento dessa aba. Sabendo disso, o sistema fará a seguinte validação:
- Ao definir a opção Sobre a comercialização da produção, os campos da seção "Totalizador de aquisição por produtor rural" da aba 2055 da EFD - Reinf serão preenchidos com os valores do XML de retorno e assim, serão apresentados no Relatório dos totais por Evento da EFD - Reinf;
- Porém, caso a opção Sobre a Folha de Pagamento seja selecionada, os valores dos campos da seção Totalizador de aquisição por produtor rural da aba 2055 da EFD - Reinf ficarão vazios e, consequentemente, não serão exibidos no Relatório dos totais por Evento da EFD - Reinf, uma vez que, a RFB não irá retornar valores nas tags de totais de impostos.
Observação: esta tributação abrange tanto a folha de pagamento como a comercialização da produção, conforme dispõe o Art. 25, §13 da Lei 8.212/1991 e Art. 25, §7º da Lei 8.870/1994.
Nota: na geração do EFD-Reinf, no evento R-2055, quando o campo Tributação Contr. Previdenciária (Prod. Rural) for alterado, será gerada uma sequência do tipo de envio "Alteração" e status do registro igual à "Pendente".
Importante: se o campo acima for alterado para "Sobre a comercialização da produção", a tag <indOpcCP>S</indOpcCP> não será gerada.
Em relação à marcação "Parceiro com Interdependência", quando habilitá-la, será disponibilizada a aba "Empresas Interdependentes" no Cadastro de Parceiros. Esta nova aba possibilita vincular todas as Empresas que possuem interdependência com o Parceiro em questão.
Com a marcação "Substituto Tributário - ISS" acionada, quando o CFPS for igual à 9201 a tag CST do XML receberá o valor 04, sendo que, sua funcionalidade está disponível apenas para a NFS-e do município de Florianópolis/SC.
Ao realizar a habilitação da marcação "Utilizar o código de identificação do consumidor ou assinante?", será indicado ao sistema que irá utilizar o código de identificação do consumidor ou assinante. Assim, o campo "Código de identificação do consumidor ou assinante" será disponibilizado para que o código de identificação seja informado.
No campo "Tipo Cliente de Serviços de Comunicação", existem as seguintes opções:
- 01 - Comercial;
- 02 - Industrial;
- 03 - Residencial/Pessoa Física;
- 04 - Produtor Rural;
- 05 - Órgão da administração pública estadual direta e suas fundações e autarquias, quando mantidas pelo poder público estadual e regidas por normas de direito público, nos termos do Convênio ICMS 107/95;
- 06 - Prestador de serviço de telecomunicação responsável pelo recolhimento do imposto incidente sobre a cessão dos meios de rede do prestador do serviço ao usuário final, nos termos do Convênio ICMS 17/13;
- 07 - Missões Diplomáticas, Repartições Consulares e Organismos Internacionais, nos termos do Convênio ICMS 158/94;
- 08 - Igrejas e Templos de qualquer natureza;
- 99 - Outros não especificados anteriormente.
Com a marcação "Deduzir valor de IPI da BC do PIS e COFINS" habilitada, o sistema irá validar a configuração das marcações "IPI incide na base de cálculo" das telas Alíquotas de PIS e Alíquotas de COFINS para a construção da base de Cálculo do PIS e COFINS no Portal de Compras quando o "Tipo de Movimento" da TOP utilizada for "C-Compra" ou "E-Devolução de Compra", de forma que:
Quando a marcação IPI incide na base de cálculo for acionada, o IPI será somado ao valor da Base de Cálculo de PIS e COFINS; Porém, quando a marcação acima for desabilitada, o IPI será excluído do valor da Base de Cálculo de PIS e COFINS.
No campo "Grupo PIS/COFINS", pode-se informar uma exceção distinta para a emissão de NF-e's de Parceiros para PIS/COFINS. Porém, para que o sistema execute essa ação, ligue o parâmetro "Utiliza Grupo PIS/COFINS do Parceiro para localizar Aliq. PisCofins - UTILGRUPPF".
Desse modo, no campo acima, informe o grupo exceção de PIS/COFINS e em seguida, nos campos "Grupo" das telas Alíquota de PIS e Alíquotas de COFINS insira a exceção no formato "ALIQPISCOFINS: número da exceção", além dos campos "Grupo PIS" e "Grupo COFINS" do Cadastro de Produtos, aba Impostos, do Produto que será utilizado na compra/venda.
Ao habilitar a marcação "Desconsiderar desconto da nota/item na base de cálculo do INSS", o sistema irá ignorar o desconto para o imposto INSS e utilizar o valor bruto do serviço prestado para a composição da Base de Cálculo do INSS.
A marcação "Possui Suframa para PIS/COFINS" tem o objetivo de atender a regra de vendas para a Zona Franca de Manaus e a Área de Livre Comércio, ou seja, com ela habilitada, os valores que seriam devidos à título de PIS/COFINS serão dados como desconto no total da nota, sem influenciar o valor do produto.
Importante: com a marcação acima habilitada e o campo "Alíquota Suframa" do Cadastro de Alíquotas de PIS e Alíquotas de COFINS preenchido, a nota sendo de venda e o CST do PIS e COFINS igual à "06 - Alíquota Zero", o cálculo desses dois impostos será feito preenchendo os campos de Alíquota e Valor de PIS/COFINS desonerados, sendo que, isso vale tanto para incidência no produto quanto para despesas acessórias.
Observação: a soma dos valores de PIS/COFINS desonerados dos impostos do item será incluída no campo "Valor PIS/COFINS Desonerados" do Rodapé da Nota e, no XML, existem os valores desonerados adicionados à tag <vDesc>.
Caso houver divergências retornadas do API ReceitasWS com as informações da Receita Federal, é necessário entrar em contato diretamente com a ReceitaWS para correção.
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Seção DES-BH
Para que esta seção seja apresentada, é necessário habilitar o parâmetro "Descrição do INFDESBH para DESBH - INFDESBH".
Nesta seção serão apresentados os campos relacionados à "Declaração Eletrônica de Serviços - Belo Horizonte" (DES-BH), ou seja, os dados que ao serem informados, permitem a geração da Declaração Eletrônica de Impostos sobre serviço, das notas de serviços adquiridos ou prestados lançados nos Portais de Compras ou Vendas.
Importante: para o correto preenchimento destes campos, utilize o "Manual de Integração" fornecido pela Prefeitura de Belo Horizonte, disponível no link DES-BH - Documentação, além das informações presentes no SPED Tabelas.
A informação do campo "Modelo da nota fiscal" corresponderá à Tabela 13.1 do Manual de Integração fornecida pela Prefeitura de Belo Horizonte, no link acima.
Informe no campo "Série da Nota Fiscal", a série obtida na Tabela 13.2 do Manual de Integração, descrito anteriormente.
O campo "Tipo de Negócio" será identificado como Natureza de Operação p/ DES BH. Sua informação corresponde à Tabela 13.3 do Manual de Integração, informado anteriormente.
O campo "Motivo de não Retenção ISSQN" é alimentado com a informação presente na Tabela 13.8 do Manual de Integração.
A informação do campo "Situação Especial de Responsabilidade" deverá ser consultada na Tabela 13.7 do Manual de Integração.
Importante: nestes campos a empresa deverá indicar a respectiva informação que enquadra ao seu Parceiro. Devido às possíveis mudanças nas tabelas e compatibilidade com documentos anteriores a 01/09/2012, os campos descritos acima e seus correspondentes em outros cadastros do sistema, não possuem a lista de valores possíveis, assim deve-se, consultar a tabela atualizada fornecida pela prefeitura, pelo Manual de Integração.
Os campos correspondentes à estas informações (DES-BH), são disponibilizados no Cabeçalho das notas nas Centrais de Compras e Vendas, sendo que, no lançamento de Pedidos, Notas, Devoluções de Compra ou Movimentação Financeira (despesas), o sistema utiliza os dados incluídos nesta seção (Cadastro de Parceiros, aba Fiscal, seção DES-BH). Já na inclusão de Pedidos, Notas, Devoluções de Venda ou Movimentação Financeira (receitas), tem-se como base as informações inseridas no Cadastro de Empresas, aba Naturezas.
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Seção ADRCST
Esta seção será disponibilizada ao ligar o parâmetro "Selecionar parceiros participantes R1210 RR1220 a ADRCST - PARCPARTADRCST".
Com a marcação "Considerar parceiro no registro 1210 e 1220 da ADRC-ST (PR)" dessa seção habilitada, indicará ao sistema que somente as notas fiscais dos Parceiros que possuírem a referida marcação ligada, serão consideradas na geração do arquivo 1210; além disso, ao gerar o arquivo TXT quando algum registro da declaração for editado, o sistema apresentará uma mensagem o questionando se deseja reprocessar os registros totalizadores.
Desse modo, caso o parâmetro Selecionar parceiros participantes R1210 RR1220 a ADRCST - PARCPARTADRCST esteja desligado, para que ocorra a geração do referido arquivo, as seguintes configurações devem ser efetivadas:
- O produto do registro deve estar com a marcação "Considerar geração da ADRCST-ST (PR)" da aba Impostos do Cadastro de Produtos habilitada;
- Além de que, o CST do mesmo precisa ser 0, 10, 20, 30, 40, 60 ou 70;
- O "Tipo de Movimento" da TOP utilizada definido como "V-Venda" com o modelo do documento 55;
- O campo "Classificação de ICMS" desta mesma aba deve estar configurado com as opções "Consumidor Final Não Contribuinte", ou " Consumidor Final Contribuinte";
- A UF do Parceiro tem de ser a mesma da Empresa, sendo esta com o campo "Top trabalha com CFOP para" definido com a opção "Dentro do Estado" na tela Tipos de Operação - TOP, aba Livro Fiscal.
- Sendo este, ao utilizar o CFOP 5101, 5102, 5103, 5104, 5105, 5106, 5109, 5110, 5111, 5112, 5113, 5114, 5115, 5116, 5117, 5118, 5119, 5120, 5122, 5123, 5129, 5131, 5132, 5151, 5152, 5401, 5402, 5403, 5405, 5408, 5409, 5414, 5415, 5551, 5552, 5557, 5651, 5652, 5654, 5655, 5656, 5657, 5658, 5659, 5667, 5910, 5911, 5912, 5913, 5914, ou 5949.
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Seção Informações para REINF
Quando o Parceiro for do exterior, selecione no campo "Indicativo do NIF", o Número de Identificação Fiscal (NIF) que é fornecido pelo órgão de administração tributária no exterior, indicador de pessoa física ou jurídica (o equivalente ao CNPJ no Brasil), conforme as opções abaixo:
- Beneficiário com NIF;
- Beneficiário dispensado do NIF;
- País não exige NIF.
O campo "Nro. do NIF – Número de Identificação Fiscal" será habilitado para preenchimento quando a opção Beneficiário com NIF estiver selecionada no campo acima.
Determine o "Tipo Relação fonte pagadora" para classificar a relação da fonte pagadora sobre os beneficiários de rendimentos no exterior no Registro 4020 (EFD-Reinf) com a Matriz, dentre as seguintes opções:
- 500 - Matriz da beneficiária no exterior;
- 510 - Filial, sucursal ou agência da beneficiária no exterior;
- 520 - Controlada ou Coligada da beneficiária no exterior, Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976;
- 530 - Controlada ou Coligada da beneficiária no exterior, Lei nº 6.404, de 1976;
- 540 - Sob controle societário/admin, ou ao menos 10% capital de cada, pertencer a mesma PF/PJ;
- 550 - Particip. societária capital de 3ª PJ, soma como controladoras ou coligadas da Lei nº 6.404, de 1976;
- 560 - Contrato exclusividade: agente, distrib ou concessionário nas operações bens, serviços e direitos;
- 570 - Acordo de atuação conjunta;
- 900 - Não há relação entre a fonte pagadora e a beneficiária no exterior.
Defina a "Tributação IRRF - Exterior REINF" de acordo com as opções abaixo:
- 40 - Não retenção do IRRF - isenção estabelecida em convênio;
- 41 - Não retenção do IRRF - isenção prevista em lei interna;
- 42 - Não retenção do IRRF - alíquota zero prevista em lei interna;
- 43 - Não retenção do IRRF - pagamento antecipado do imposto;
- 44 - Não retenção do IRRF - medida Judicial;
- 50 - Não retenção do IRRF - outras hipóteses.
Selecione as "Informações sobre isenção e imunidade" da Empresa dentre as opções a seguir:
- 1 - Entidade não isenta/não imune - Tributação normal;
- 2 - Instituição de educação e assistência social sem fins lucrativos art 12 Lei 9532 de 10 dez de 1997;
- 3 - Instituição filantrópica, recreativa, cultural e científica.
Nota: as opções 2 e 3 são permitidas apenas para órgãos da Administração Pública Federal Direta, autarquias e fundações da Administração Pública Federal, empresas públicas, sociedades de economia mista, ou demais entidades em que a que União detenha maioria do capital social sujeito a voto, recebe recursos do Tesouro Nacional e está obrigada a registrar a execução orçamentária no Siafi.
Observação: se a opção 1 - Entidade não isenta/não imune - Tributação normal do campo acima for configurada, a tag <isenlmun> não será gerada.
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Aba Observação
Esta aba é composta apenas por um campo de nome "Observações", na qual será possível descrever dados considerados relevantes sobre o Parceiro. É um campo informativo, que suporta um máximo de 4.000 (quatro mil) caracteres, tais como letras maiúsculas, minúsculas, numerais e caracteres especiais.
Aba NF-e/NFS-e/CT-e
Esta aba será apresentada somente se sua empresa possuir o opcional "NOTA FISCAL ELETRÔNICA/W" e este estiver habilitado.
O campo "Tipo do anexo" permite escolher se o e-mail que contém a nota, será enviado como "Arquivo normal (Extensão XML)" ou "Arquivo compactado (Extensão ZIP)".
Ao selecionar a marcação "Enviar DANFE por e-mail?", estará autorizando o envio do PDF da Nota Fiscal Eletrônica aprovada juntamente com o XML por e-mail para o Parceiro.
Na configuração do Tipo de Operação - TOP, caso o campo "Imprimir" (aba Impressão) esteja marcado como "Na confirmação", ao gerar o lote da nota no Portal de Vendas ou confirmá-la na Central - Compras | Vendas | Mov. Internas, o sistema irá imprimir o DANFE e logo em seguida enviá-lo por e-mail.
Selecionando no campo Imprimir (Tipo de Operação - TOP, aba Impressão) a opção "Manual", terá a possibilidade de enviar o e-mail de forma manual, pelo botão "NF-e > Enviar XML da NFe/CC-e e Danfe por e-mail" também presente no Portal de Vendas.
Se o campo "Ambiente NF-e/NFC-e" estiver configurado como "Homologação" nas Preferências da Empresa, será encaminhado um e-mail para a Empresa e não para o Parceiro.
A marcação "Termo de Acordo p/ CT-e?" quando acionada, concederá o valor de ICMS como desconto no financeiro.
A marcação "Considerar valor total dos itens mais valor total tributado para tags vTprest e vRec?" definirá se o valor da tag vTotTib será somado nas tags vRec e vTprest.
No campo "E-mail p/ envio NF-e/NFS-e/CT-e" deverão ser informados os e-mail's do Parceiro para onde serão enviados os XML's das Notas Fiscais Eletrônicas e também das Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas. Este campo permite informar mais de um endereço de e-mail. Para separar um e-mail do outro, deve-se utilizar ponto e vírgula (;) não podendo existir espaços entre os e-mail's informados e os separadores. Por exemplo, ao informar três e-mail's, faça da seguinte forma (atente-se para os separadores entre os e-mail's):
leonardo@sankhya.com.br;fernanda@sankhya.com.br;vinicius@sankhya.com.br
Indique no campo "E-mail específico p/ envio NFS-e" os e-mail's do Parceiro para onde serão enviados os XML's das Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas. Deste modo, trata-se de um campo específico para o envio de XML para NFS-e. A separação de um e-mail do outro será por meio de ponto e vírgula (;) não devendo existir espaços entre os e-mail's informados e os separadores. Caso este campo não esteja preenchido, serão utilizados os e-mail's informados no campo E-mail p/ envio NF-e/NFS-e/CT-e.
Ao efetuar a marcação "Enviar DANFE/XML por e-mail para Redespacho (Recebedor)?" será possível enviar o DANFE e o arquivo XML para o Parceiro configurado como Redespacho (Recebedor) no Cabeçalho da Nota.
Observação: para que os e-mails sejam enviados corretamente, insira no campo E-mail p/ envio NF-e/NFS-e/CT-e (localizado nesta aba do Cadastro de Parceiros) o e-mail do Parceiro, bem como, nas Preferências da Empresa, aba NF-e/NFC-e, o campo "Ambiente NF-e/NFC-e" deverá possuir a opção "Produção" selecionada.
Quando o campo "E-mail específico p/ envio CT-e" estiver preenchido, o sistema irá priorizá-lo ao invés de pegar o e-mail informado no campo "E-mail p/ envio NF-e/NFS-e/CT-e", preenchendo a tag <email> e enviando para o e-mail informado o XML do CTe aprovado. Caso não esteja preenchido, será utilizado o e-mail informado no campo E-mail p/ envio NF-e/NFS-e/CT-e.
Aba Juros/Multas
Esta aba é composta pelos campos "Tipo de juro" que pode ser "Simples" ou "Composto", "% de multa" e "% de juro (diário)" que funcionam da seguinte forma: ao preenchê-los, o sistema calcula valores de juros e multas exclusivos para o Parceiro em questão. Estes campos trabalham em conjunto, ou seja, se um deles é preenchido, os demais também devem ser informados.
Após preencher os dados de juros e multas do Parceiro, o sistema utiliza estes campos para efetuar estes respectivos cálculos nas operações executadas nas telas do financeiro, Cálculo de Juros e Multas, Gerência de Cobrança, Movimentação Financeira (Baixa, Baixa Automática e Parcelamento) e Processamento do Arquivo de Retorno.
Nota: se todos os campos da aba Juros/Multa estiverem em branco ou com o valor 0, e o parâmetro "RENEGTIPTIT - Calcular multa e juros pelo tipo de título?" estiver desabilitado, serão consideradas as informações de juros e multas da tela Renegociação de Títulos; se o parâmetro estiver habilitado, este será considerado, e os campos da aba Juros/Multas, mesmo que preenchidos, não serão analisados pelo sistema. Caso não informe valores de juros e multas na tela de Renegociação de Títulos, será considerado pelo sistema o percentual informado no parâmetro "TAXADIAATRASO - Percentual de juro por dia de atraso nas receitas" para realização do cálculo.
Na rotina de Processamento do Arquivo de Retorno do banco, os valores de juros e multas não devem ser calculados pelo sistema, sendo que, devem ser utilizados os valores que vieram calculados no arquivo de retorno. Somente no caso do arquivo de retorno estiver com algum cálculo incorreto o sistema deverá considerar como juros ou descontos a diferença.
Aba Informações do contribuinte
Os campos desta aba serão alimentados através da opção Atualizar situação cadastral SEFAZ/SUFRAMA localizada no botão Outras Opções desta tela.
Observação: esta aba será utilizada apenas para consulta, não permitindo nenhuma alteração nos campos. Desta forma, estes dados darão apoio na realização de análises de créditos e fiscais.
Importante: a SEFAZ não garante a integridade dos dados disponibilizados por este serviço, sendo assim, deve-se verificar as informações previamente para evitar inconsistências no cadastro.
Nota: quando ligar o parâmetro "UF's não possuem url para consulta de cadastro - UFNAOTEMCONSCAD", ao informar uma "Cidade" (aba Endereço) referente, a aba Informações do Contribuintes será habilitado para edição.
Aba Endereço de entrega
Esta aba é destinada ao registro dos dados acerca do Endereço de Entrega do Parceiro.
O "CEP p/ entrega" (Código de Endereçamento Postal) é o local destinado ao registro do CEP do Endereço de Entrega do Parceiro. Neste campo, assim como ocorre no campo CEP presente na aba Endereço, acione o ícone representado pela "lupa", onde será aberta a tela "Consulta de CEP" sendo possível, além de consultar, cadastrar um novo CEP.
O ícone dos Correios localizado à frente do campo CEP p/ entrega, também apresenta o mesmo comportamento do ícone localizado à frente do campo CEP na aba Endereço.
Informe no campo "Endereço p/ entrega", o endereço de entrega do Parceiro.
O campo "Número entrega" é destinado à numeração do endereço de entrega do Parceiro.
Caso exista, é possível inserir um "Complemento entrega" do Endereço de Entrega do Parceiro (galpão, depósito etc).
Informe no campo "Bairro p/ entrega" o bairro correspondente ao Endereço de Entrega do Parceiro.
No campo "Cód. Cidade Entrega" informe a cidade referente ao Endereço de Entrega do Parceiro.
Existem algumas informações adicionais para as quais o responsável pela Formação de Carga precisa estar em alerta: Quando o campo "Logística" estiver preenchido e houver alguma carga para este Parceiro, a linha do pedido na Formação de Carga ficará na cor vermelha e as informações adicionais deste campo estarão disponíveis para visualização no campo Logística da grade na "Formação de Carga".
Quando for utilizado o botão "Mapas" (opção Endereço de entrega) o sistema armazenará a latitude e a longitude do endereço de entrega do parceiro nos campos "Latitude p/ entrega" e "Longitude p/ entrega", respectivamente.
Observação: os campos Latitude p/ entrega e Longitude p/ entrega podem ser preenchidos manualmente, caso necessário.
Múltiplos Endereços de Entrega para o mesmo Parceiro:
Para utilizar outros endereços de entrega além daquele definido para o Parceiro, tem-se o parâmetro "Usa endereço de entrega dos contatos - USENDENTREGA" que, quando habilitado, irá apresentar na aba Endereço a marcação "Utiliza endereço de entrega do contato". Além disto, na rotina Central de Vendas esse parâmetro tornará obrigatório o preenchimento do campo "Contato" (na grade Cabeçalho).
Ao lançar um pedido/nota de venda e informar um Parceiro que esteja com a marcação Utiliza endereço de entrega do contato habilitada, deve-se informar um Contato com endereço preenchido no cabeçalho do pedido/nota. Assim, é necessário que se atente aos seguintes pontos:
- Se o Parceiro possuir um contato cadastrado, mas o mesmo não tiver endereço preenchido, o sistema irá exibir a seguinte mensagem:
"Contato não tem endereço preenchido".
- Se a marcação Utiliza endereço de entrega do contato estiver habilitada mas o Parceiro não possuir um contato cadastrado, o sistema não irá salvar o pedido/nota e emitirá a seguinte mensagem:
"É obrigatório informar o contato do parceiro para entrega".
Para que os campos de endereço de contato possam ser utilizados, foram criadas as variáveis abaixo. As mesmas serão utilizadas no modelo TXT do campo Observação da NF-e, que é o local onde o endereço do contato será impresso:
- enderecont: retorna o endereço do contato
- baicont: retorna o bairro do contato
- cidadecont: retorna a cidade do contato
- estadocont: retorna o estado do contato
- cepcont: retorna o CEP do contato
Na tela de Formação de Carga, botão Outras opções..., se a opção "Visualizar endereços > Endereços > Contato", estiver marcada, mostrará o endereço do contato das notas (da mesma forma que ocorre para as demais opções deste mesmo menu).
Sendo assim, será impresso na nota (campo Observação) o endereço de entrega do contato e na tela Formação de Carga, pode-se montar as cargas baseadas no endereço do contato.
Notas:
- Não será possível alterar o endereço principal na nota, pois o governo não permite que um Parceiro tenha mais de um endereço. Por isto, o endereço do contato será apresentado nos dados adicionais da nota;
- Para que a tag referente ao Endereço de entrega seja criada no XML, defina corretamente no Cadastro do Tipo de Operação - TOP, aba NF-e/NFC-e, o campo "Gerar endereço de entrega no XML da NF-e";
- No cabeçalho do DANFE e no XML onde tem-se os dados do destinatário (cliente), serão apresentados os dados do endereço principal;
- Sendo necessário que o Endereço de Entrega também seja apresentado no DANFE, pode-se criar um arquivo ".txt" que contenha essas informações e vinculá-lo ao Tipo de Operação - TOP, aba Impressão, campo "Modelo para Dados Adicionais de NF-e" empregado no lançamento da nota.
Aba Recebimento/Trabalho
Nesta aba, serão registradas as informações referentes ao endereço de Recebimento e/ou Trabalho do Parceiro.
O "CEP p/ recebimento" (Código de Endereçamento Postal) é o local destinado ao registro do CEP do Endereço de Recebimento do Parceiro. Neste campo, assim como ocorre no campo CEP presente na aba Endereço, pode-se acionar o ícone representado pela "lupa" onde será aberta a tela "Consulta de CEP" sendo possível além de consultar, cadastrar um novo CEP.
O ícone dos Correios localizado à frente do campo CEP p/ recebimento também apresenta o mesmo comportamento do ícone localizado à frente do campo CEP na aba Endereço.
Informe no campo "Endereço p/ recebimento", o endereço de recebimento do Parceiro.
O campo "Número recebimento" é destinado a numeração do endereço de recebimento do Parceiro.
Caso exista, insira um "Complemento recebimento" do Endereço de Recebimento do Parceiro (casa, escritório etc).
Informe no campo "Bairro p/ recebimento" o bairro correspondente ao Endereço de Recebimento do Parceiro.
De forma similar à informação anterior, no campo "Cód. Cidade Recebimento" indique a cidade referente ao Endereço de Recebimento do Parceiro.
Observação: os campos referentes ao Local de Trabalho do Parceiro, serão habilitados se o Parceiro for do tipo "Pessoa Física"; sendo que estes são campos informativos:
Informe o "Local de trabalho" do endereço de Trabalho do Parceiro.
O "CEP do trabalho" (Código de Endereçamento Postal) é o local destinado ao registro do CEP do Endereço do Trabalho do Parceiro. Neste campo, assim como ocorre no campo CEP presente na aba Endereço, acione o ícone representado pela lupa onde será aberta a tela Consulta de CEP sendo possível, além de consultar, cadastrar um novo CEP.
O ícone dos Correios localizado à frente do campo CEP do trabalho também apresenta o mesmo comportamento do ícone localizado à frente do campo CEP na aba Endereço.
Informe no campo "Endereço do trabalho", o endereço de trabalho do Parceiro.
O campo "Número trabalho" é destinado à numeração do endereço de trabalho do Parceiro.
Caso exista, é possível inserir um "Complemento trabalho" do endereço de trabalho do Parceiro (casa, escritório etc).
Informe no campo "Bairro do trabalho" o bairro correspondente ao endereço de trabalho do Parceiro.
De forma similar à informação anterior, no campo "Cód. Cidade Trabalho" informe a cidade referente ao endereço de trabalho do Parceiro.
Informe o "Telefone do trabalho" do Parceiro acompanhado de seu respectivo DDD.
Caso exista, preencha o "Ramal (Parceiro)" de modo a localizá-lo mais facilmente em seu trabalho.
Informe no campo "Data de admissão" a data e hora de ingresso do Parceiro ao trabalho.
Aba Tipo Negociação
A aba "Tipo Negociação" recebe a configuração que servirá de sugestão no lançamento de notas para este Parceiro, em relação aos Tipos de Negociação.
No momento da inclusão de um documento na Central - Compras | Vendas | Mov. Internas, em seu cabeçalho após a escolha do Parceiro, o sistema sugere no campo Tipo de Negociação a informação inserida no campo "Sugestão Entrada/Cotação" quando se tratar de uma Compra e a informação do campo "Sugestão Saída" quando se tratar de uma Venda.
Ao selecionar a marcação "Usa no Fat. por Período?", ao realizar o faturamento por período, o sistema irá utilizar o modelo informado no campo "Sugestão Saída".
Aba Contatos
Os Contatos do Parceiro no sistema são as pessoas que se comunicam, se relacionam de alguma forma com a empresa, assim, registre os Contatos nesta aba.
O campo "Contato" é gerado automaticamente pelo sistema e diz respeito ao código do Contato cadastrado.
O "Nome Contato" será preenchido automaticamente com a informação inserida no campo Contato padrão para cotação da aba Geral.
Esta aba é composta por sub-abas, acesse os links abaixo para verificar sobre cada uma delas:
Sub-aba Geral | Sub-aba Produtos Cotação |
Sub-aba Perfil do Contato |
Sub - aba Geral
A marcação "Ativo" define se o Contato do Parceiro poderá ou não ser utilizado nas rotinas do sistema, ou seja, esta definição, irá impactar nos Portais de Venda e Compra para lançamentos de Notas, Pedidos e Devoluções.
Insira o "Telefone" do Contato do Parceiro para posterior comunicação com o mesmo.
O "Telefone Residencial" do Contato do Parceiro é uma informação importante para efetuar o "Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente", mais conhecido como CRM (Customer Relationship Management).
O campo "Nível p/ Cobrança" está disponível para configuração, mas a rotina que o utiliza não foi migrada para o Sankhya Om.
Informe o "Cargo" do Contato do Parceiro. Esta informação é inserida diretamente no campo. Depois de confirmado o cadastro do contato, o cargo inserido estará disponível na tela de pesquisa do campo.
O "Email" do Contato do Parceiro deve ser informado, pois é uma informação a ser utilizada no procedimento de impressão de boletas e impressão de notas.
Informe também o "Apelido" do Contato do Parceiro, caso este o tenha.
A "Data Nascimento" do Contato do Parceiro, pode ser uma informação utilizada para malas diretas ou contatos para relacionamento com o cliente.
Informe o "CPF" do Contato do Parceiro. Este campo também pode ser apresentado com a descrição "CNPJ"; esta definição é feita por meio do parâmetro "Permite digitação do CNPJ nos contatos? - PERMCNPJCONTATO" que, ao ser ativado, apresentará o campo "Tipo de Pessoa", onde deve-se determinar se o Parceiro é pessoa Física ou Jurídica, ou seja, informa-se o CPF ou CNPJ, respectivamente.
Os campos "Cód. Cidade", "Bairro", "Endereço", "Número", "CEP", "Cód. Região", "Complemento", "Fax", "Ramal" e "Celular" referem-se aos dados cadastrais do Contato do Parceiro e devem ser preenchidos com a mesma finalidade do preenchimento realizado na aba Endereço.
Informe no campo "Data Cadastro" o dia e horário de cadastramento do Contato do Parceiro.
Se o campo "Prioridade" estiver preenchido com 1 ou 2, este contato só poderá ser excluído por uma pessoa que tenha em suas permissões de acesso, a marcação "Especiais" efetuada. Para isto, entre na tela Acessos, escolha o módulo "Configurações > Cadastros > Parceiros", e depois de definir o usuário desejado, marque para o mesmo a opção "Especiais".
A marcação "Possui Acesso Banco Talentos" possibilitará ao Contato do Parceiro, o acesso ao Banco de Talentos para análise de currículos e posteriores contratações.
O campo "Cód. Usuário B2B" integra as Configurações para Cotação e será utilizado no Portal de Cotação Online; para configurar o acesso do contato ao Portal de Cotação online, deve-se, primeiramente, cadastrar um usuário fictício no sistema e dar a ele acesso à tela do Portal de Cotação Online. Em seguida, este usuário deverá ser vinculado ao Contato do Parceiro no campo Cód. Usuário B2B; além disto, insira o "Nome Contato" e seu "Email".
O botão "Alterar Senha B2B" localizado no alto desta aba (Contatos), é utilizado para definir e/ou editar a senha para acesso ao Portal de Cotação Online, bem como às rotinas que forem liberadas para o Parceiro. A senha informada servirá somente para este contato cadastrado.
Importante: somente usuários com permissões de acesso específicas poderão alterar o Usuário e/ou a Senha B2B cadastrados. Para tanto, localiza-se a tela Acessos, escolhe-se o módulo Configurações > Cadastros > Parceiros, e depois de definir-se o(s) usuário(s) desejado(s), marca-se para o(s) mesmo(s) a opção "Manutenção usuário B2B".
A marcação "Responsável pela cobrança" indica quem é o responsável pelo recebimento de cobranças de uma empresa.
O campo "Recebe Nota por email" é utilizado para casos em que há envio de pedidos/notas pelos Portais e no Tipo de Operação - TOP tem-se a configuração para envio de E-mail para o Contato (aba E-mails da TOP, campo "Tipo"). Se esta opção estiver marcada, será enviado o e-mail; caso contrário, não será enviado.
Ao ativar a marcação "Recebe boleto/Pix p/ email", ao efetuar a geração de um boleto pela tela Impressão de Boleto(s) e o botão "Enviar boleto(s) por e-mail" estiver configurado para mandar para o "Contato"; somente os Contatos que estiverem com esta opção marcada terão e-mail's a eles encaminhado com o boleto em anexo. Se desmarcado, não será enviado o boleto por e-mail.
Observação: os e-mails relacionados às rotinas de cobrança da empresa do Parceiro serão recebidos considerando a seguinte regra:
1. Será enviado para o Contato que possuir a marcação Responsável pela cobrança habilitada.
2. Se não tiver esse Contato definido, será enviado para aquele que possuir a marcação Recebe boleto/Pix p/ email ativada.
3. Caso nenhuma das opções acima esteja disponível, o e-mail será enviado para os Contatos que estiverem com a marcação Ativo acionada.
Os campos "Latitude" e "Longitude" podem ser preenchidos manualmente, de acordo com a cidade e CEP informados; são informações que correspondem ao local correto do Contato do Parceiro.
Caso o Contato seja participante do processo de importação de pedidos, efetue a marcação "Recebe e-mails de importação de pedidos" para que ele possa receber os e-mail's.
Caso o Contato em questão, seja também "Sócio" do Parceiro, efetue esta marcação.
Para que o campo Cód. Usuário B2B tenha o efeito mencionado em sua descrição, a marcação "Enviar notificações de cotação?" também deverá estar assinalada.
Ao realizar a marcação "Participa plan. entrega cesta", fará com que o Contato do Parceiro em questão, possa ser inserido na rotina de Planejamento de Entrega (grade Contatos).
Seguindo a configuração do campo anterior, determine a "Quantidade Cestas" que o Contato irá receber.
Os dois últimos campos citados são apresentados caso o parâmetro "Utiliza planejamento produção de cestas - UTILPLANCESTAS" esteja habilitado.
Sub-aba Perfil do Contato
Podem ser cadastrados nesta sub-aba, por meio do campo "Perfil" os Perfis do Contato do Parceiro; esta informação permite conhecer mais os Contatos visando a melhora nas relações comerciais e pessoais com os mesmos.
Sub-aba Produtos Cotação
Esta sub-aba permite indicar quais serão os Produtos, Grupos de Produtos ou Classificações de Produtos que este Parceiro (vendedor) será responsável por responder as cotações.
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Aba Limite de Crédito p/ Grupo Tip. de Título
A configuração realizada nesta aba atuará como um limitador de crédito para o Parceiro de acordo com os "Tipos de Título" utilizados pela Empresa.
No campo "Grupo Limite de Crédito" buscam-se os grupos cadastrados na tela Tipos de Título (aba Geral, campo "Grupo p/ Limite Crédito").
O campo "Limite de Crédito" irá receber a informação referente ao limite máximo do Grupo Limite de Crédito.
Observação: ao lançar um título na tela de Movimentação Financeira cujo Tipo de Título tenha o campo Grupo p/ Limite de Crédito configurado, se este ultrapassar o limite de crédito estabelecido nesta aba, o sistema não permitirá salvá-lo e emitirá a seguinte mensagem:
"Grupo: "XXX" Lim.: YYY Total: ZZZ."
Aba Desconto Financeiro por Parceiro/Período
Nesta aba será possível cadastrar possíveis descontos para um Parceiro. Ela será apresentada caso habilite o parâmetro "Usar Desconto Financeiro por Parceiro? - USADESCFIN".
Para perfeita utilização desta aba, é necessário que realizar um cadastro prévio do desconto na tela Descontos Financeiros por Parceiro.
Com o cadastro efetuado, defina no campo "Desconto" qual abatimento será aplicado para o Parceiro em questão.
Em seguida, determine a "Data Início" do desconto, bem como sua "Data Fim", ou seja, o período em que o desconto informado irá vigorar para o Parceiro.
Concluindo o cadastro, informe o "Valor de Desconto" ou o "Percentual de Desconto" que serão destinados ao Parceiro. Informando um desconto para o Parceiro na tela de Movimentação Financeira, o sistema irá calcular o valor do título com base no desconto inserido em um dos campos mencionados (Valor de Desconto ou Percentual de Desconto).
Aba Grupo ICMS/ISS por Empresa
Esta aba será apresentada ao habilitar o parâmetro "Usa imposto de produtos por empresa? - EMPPRODIMPOST". Por ela são definidas Empresas, bem como os respectivos Grupos de ICMS aos quais os produtos comercializados são pertencentes. Esta configuração poderá ser utilizada nos casos em que o Parceiro negocia exclusivamente com uma Empresa e determinados tipos de Produtos; produtos estes com alguma regra de tributação diferente dos demais; pode-se por exemplo, encaixar estes produtos em um Grupo de ICMS específico, de modo a singularizar as transações destes entre Parceiro e Empresa.
Informe, primeiramente e obrigatoriamente, a "Empresa" a qual o Parceiro será vinculado com relação ao Grupo de ICMS.
Determine o "Grupo de ICMS" do Parceiro. Este é um campo numérico que não necessita de cadastros prévios para ser informado.
É relevante mencionar que o sistema não permitirá que excluir e/ou alterar um grupo registrado no campo Grupo de ICMS quando este possuir uma alíquota configurada com a opção "por grupo de ICMS do parceiro" (Alíquotas de ICMS, Cadastrando uma Alíquota de ICMS, seção "Exceções"); assim, o sistema impedirá as alterações pretendidas.
De acordo com a Empresa e Grupo de ICMS definidos, insira uma "Tabela Preço" a ser sugerida no momento da Venda.
Informe um "Percentual" (índice) a ser utilizado nas negociações com o Parceiro. Este campo será habilitado caso o parâmetro "Calc.Preço embutindo índice do Grupo ICMS por Emp. - CALCPRECICMS" esteja ligado; esta informação possibilita o uso de um índice para cada estado, de acordo com as exceções de ICMS das negociações.
Além disso, é possível cadastrar uma "Fórmula" que será considerada no cálculo do Valor Unitário Líquido do Produto da Nota.
Observação: se o parâmetro acima estiver ligado, o sistema não irá considerar o desconto para reduzir a base de cálculo do ICMS no lançamento de uma nota nas centrais.
Determine a "Classificação de ICMS" do Parceiro quando for realizado o cálculo de ICMS por empresa. Este campo possui as seguintes opções:
- Usar a da TOP;
- Usar do Parceiro;
- Isento de ICMS;
- Consumidor Contribuinte;
- Revendedor;
- Produtor rural;
- Consumidor Final.
Esta configuração permite que cadastrar diferentes Classificações de ICMS para um mesmo Parceiro e empresas diferentes, ou seja, um Parceiro pode ser Consumidor Contribuinte perante uma empresa, Revendedor para outra, Consumidor final para uma terceira, e assim sucessivamente.
Emitindo uma NFS-e para o parceiro através da instituição vinculada ao campo "Empresa", o sistema buscará a informação se retém ou não o ISS através do campo "Retém ISS". São apresentadas as seguintes opções:
- Retém ISS - Será retido o ISS no parceiro;
- Não retém ISS - Não ocorre a retenção no parceiro;
- Verificar no Parceiro - Verifica-se a retenção de acordo com a configuração efetuada na aba "Fiscal".
Abaixo observe um exemplo:
Um parceiro pertencente á cidade de Canoas/RS toma um serviço em sua cidade, ao passar por São Leopoldo/RS efetua o mesmo procedimento na respectiva cidade. Deste modo, o mesmo parceiro tomou o serviço em cidades diferentes.
Em Canoas permite-se a retenção do ISS para o serviço, por este fato o Cadastro do Parceiro está com a opção "Retém ISS", localizada na aba Fiscal, acionada. Contudo, a cidade de São Leopoldo não permite a referida retenção, procede-se então com a configuração da aba Grupo ICMS/ISS por Empresa para que no momento em que o parceiro for tomar um serviço na cidade de São Leopoldo não se tenha a retenção do ISS.
Observação: os cálculos do sistema não são afetados, somente altera-se a forma com que o sistema escolhe onde o ISS será retido.
Aba Serviços Permitidos
Nesta aba informe no campo "Serviço", os serviços que o Parceiro em questão poderá executar; esta informação deve ser previamente incluída no Cadastro de Serviços.
Importante: esta aba não tem funcionalidade no Sankhya Om e é utilizada somente para regras personalizadas.
Aba Perfil do Parceiro
Defina nesta aba, no campo "Perfil", os Perfis que caracterizam o Parceiro. Esta informação para ser aqui apresentada, precisa primeiramente ser inserida no Cadastro de Perfil. Na ausência de preenchimento da informação, será inserido o valor padrão "SEM TIPO PARCEIRO>" de código 0.
Aba Produtos Equivalentes
Esta aba, tem o objetivo de associar o produto da empresa com o produto existente no Parceiro fornecedor. As informações inseridas aqui, melhoram o desempenho da rotina de compras evitando enganos nos pedidos, quando os produtos forem identificados de forma diferente pela empresa e pelo Parceiro.
Esta aba é composta por sub-abas, acesse os links abaixo para verificar sobre cada uma delas:
Sub-aba Geral | Sub-aba Utilização do Produto no Cliente |
Sub-aba Geral
Esta aba é uma facilitadora para empresas que trabalham com importação de XML, por exemplo:
No XML de compra o produto "X" do Parceiro equivale ao meu produto "Y" (Empresa), sendo assim, na importação do XML do parceiro o sistema já reconhece o produto deste como sendo o produto Y da empresa, e busca o código correto dentro do sistema, desde que esta aba Produtos Equivalentes esteja devidamente informada.
No campo "Produto", informe o código/descrição do item no sistema da empresa.
Em "Cód. Produto Equivalente" insira o código do produto que equivale ao Código do Produto no Parceiro Fornecedor.
Em sintonia com o campo anterior, preencha a "Descrição do Produto Equivalente", ou seja, a nomenclatura do Produto equivalente à descrição do produto no Parceiro Fornecedor.
Informe a "Unidade" correspondente ao item na empresa, bem como sua "Sequência" e o "Prazo para entrega" (em dias).
O campo "Controle" será habilitado para preenchimento, caso o item informado possua algum controle adicional.
Deve-se inserir obrigatoriamente a "Unidade do Parceiro", ou seja, a unidade correspondente ao produto no Parceiro Fornecedor. Assim, o sistema irá utilizá-lo como filtro, portanto, é necessário verificar se a unidade do XML que está sendo importado é a mesma informada neste campo.
O campo "Unidade do Lote" será preenchido automaticamente com a "Unidade do Lote" informada na aba Produtos por Parceiro da tela Portal de Importação de XML.
Através do campo "Multipl. Compra" determine o número utilizado como múltiplo nas compras junto ao Parceiro; observe abaixo um exemplo:
Um produto possui Multipl. Compra igual a "10"; se após o cálculo da Análise de Giro dos produtos, o sistema indicar que precisa-se comprar 5, deve-se comprar 10; se indicar para comprar 12, compra-se 20, ou seja, sempre efetua-se a compra em quantidade múltipla do valor do campo, arredondando para cima.
O campo Multipl. Compra está relacionado com os campos "Sug.Compra Mult.Cpa" e "Sug.Compra Giro Mult.Cpa" presentes na Análise de Giro dos produtos; deste modo, visualize a quantidade de compra já ajustada e a geração do pedido já levando em consideração esta regra. A Central de Compras conta com uma validação na grade de itens, que não permite a inclusão de um item com uma quantidade que não atenda a regra acima.
No campo "Cód. Barras Parceiro" informe o código de barras referente ao produto do Parceiro Fornecedor.
Nota: o sistema buscará os dados na aba Produtos Equivalentes considerando o campo Cód. Barras Parceiro quando o parâmetro "Considerar cód.barras parceiro na importação XML? - CONSCBPARIMPXML" estiver habilitado.
Por fim, insira o "Código Empresa", ou seja, a empresa com a qual o Parceiro Fornecedor possui produtos equivalentes.
Observação: o campo Código Empresa será exibido nesta aba caso habilite o parâmetro "Considerar empresa na importação XML? - CONSEMPIMPXML", de modo que será possível vincular o cadastro do Produto Equivalente em questão à Empresa a qual o item pertence.
Sub-aba Utilização do Produto no Cliente
Esta sub-aba é um dispositivo a mais de apoio nas movimentações de compra e venda.
Primeiramente, na tela Histórico de Utilização de Produto no Cliente, cadastre o "Histórico de Utilização de Produto no Cliente" que, uma vez cadastrados, poderão ser inseridos nesta sub-aba. Esta informação será um apoio extra aos vendedores e/ou consultores na hora da compra e/ou venda e nas análises gerenciais, pois além de contarem com os recursos já disponíveis nesta aba, que tem o objetivo de associar o produto da empresa com o produto existente no Parceiro, pode-se contar também com um histórico de utilização daqueles produtos em seus clientes por meio dos campos "Histórico Utilização" e "Sequência", ampliando assim suas visões comerciais.
Esta aba também aceitará inserção de Campos Adicionais (que, neste caso, podem ser criados na tela Dicionário de Dados), ampliando assim, de acordo com as necessidades da empresa, a identificação ou classificação dos produtos junto ao cliente.
Para cada produto informado na sub-aba Geral, indique na grade "Utilização do Produto no Cliente" um ou mais Históricos de Utilização de Produto no Cliente.
Nota: no caso da impressão de pedidos e notas contendo os dados da aba Produtos Equivalentes, serão utilizadas as variáveis de TXT:
- &codproparc: Código do produto do parceiro;
- &descrpropar: Descrição do produto do parceiro.
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Aba Outros Impostos
Esta aba visa o cadastro de Outros Impostos para o Parceiro, além daqueles já configurados na aba Fiscal.
Ao selecionar o "Imposto", os demais campos desta aba serão preenchidos automaticamente de acordo com as configurações do tipo de imposto previamente cadastradas no Cadastro de Imposto.
A marcação "Calcular" estará definindo que o imposto em questão deverá ser calculado; quando desmarcada, nenhum cálculo será realizado.
Aba Anexos/Documentos
Esta aba será utilizada para inserção de informações/documentações agregadas ao Parceiro.
Os botões "Inserir", "Excluir" e "Editar" são responsáveis pela inclusão, exclusão, edição e visualização dos anexos inseridos nesta aba, respectivamente.
Parâmetro que influencia este recurso:
O parâmetro "Guardar os anexos no banco de dados - GUARDAANEXOBD" flexibiliza o tipo de armazenamento dos arquivos anexados a partir deste recurso, com as seguintes opções:
- Banco de Dados: o sistema armazena os arquivos no banco de dados (coluna "Conteúdo" da tabela TSIATA);
- Diretório: o sistema armazena os arquivos no diretório "<pasta do usuário>/SankhyaW/Anexos". Se este diretório não existir, ele será criado automaticamente pelo sistema, e subpastas serão geradas para organizar os arquivos por ano, mês e dia. Não é possível alterar o local lógico de salvamento dos arquivos ao utilizar esta opção.
Aba Rota
O preenchimento da "Rota" nesta aba, é dado após duas configurações:
- A ativação do parâmetro "Visualizar rota na formação de carga. - ROTAFORMCARGA", que apresentará a aba "Parceiro" no Cadastro de Rotas;
- Na tela mencionada, cadastre a Rota desejada e na aba Parceiro informe os Parceiros à ela pertencentes; fazendo isto, o campo Rota será apresentado já preenchido.
Não sendo feito o preenchimento do Parceiro na tela Rotas, é possível fazê-lo por meio da aba em questão nesse tópico, a aba Rota, onde serão exibidas para escolha, as rotas primeiramente cadastradas.
É importante informar que, cada Parceiro se relaciona apenas com uma Rota.
Aba Interc. Elet. de Dados
Esta aba é apresentada por meio da ativação do parâmetro "Usar vários conv.no parc.p/gerar Nosso Número? - USARCONVPAR". É importante ressaltar que sse parâmetro não exercerá influência em uma conta bancária configurada para trabalhar com a API de um boleto rápido.
Parceiros diferentes podem ter convênios diferentes, porém, a mesma conta bancária. Esta aba permitirá utilizar para diferentes Parceiros, diferentes convênios, para uma mesma conta bancária na geração do Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI).
Informando o campo "Convênio", serão alimentados automaticamente os campos "Conta", "Banco" e "Agência Bancária" vinculada àquele convênio. Vincule apenas um convênio por conta bancária para cada Parceiro. O Convênio aqui informado, é previamente inserido no Cadastro de Contas Bancárias, aba Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI), grade "Convênios da Conta Bancária".
Ao gerar os boletos, o "Nosso Número" do título será gerado utilizando o convênio vinculado ao Parceiro por esta aba. Para o Parceiro que não possuir convênio vinculado, será utilizado o convênio padrão da conta bancária.
Aba Montagem Eletrônica de Pedidos
Esta aba será apresentada para os Parceiros marcados com o tipo "Fornecedor" na aba Identificação. Tem-se aqui, uma aba participante da rotina de "MONTAGEM ELETRÔNICA DE PEDIDOS/G" (linha MGE).
Importante: esta aba faz parte de uma rotina específica do MGE, não tendo assim funcionalidade no Sankhya Om.
Aba Prazos e Descontos
Assim como a aba anterior, esta também será apresentada apenas para os Parceiros marcados com o tipo "Fornecedor" na aba Identificação. Aqui também observe informações que influenciarão a rotina de "Montagem Eletrônica de Pedidos" (linha MGE).
Importante: esta aba faz parte de uma rotina específica do MGE, não tendo assim funcionalidade no Sankhya Om.
Aba Tabela de Compra de Serviços/Produtos
Esta aba apenas será exibida ao habilitar o parâmetro "Tabela p/compra de serviço por CR - TABCRFORN".
Aqui, especifique as tabelas de preço para compra de serviço e/ou produto a serem praticadas em cada Centro de Resultado.
No campo "Cód. Centro Resultado Custo" informe o Centro de Resultado que estará ligado à tabela de preço informada no campo "Cód. Tabela".
Aba Usuário
Esta aba será apresentada para os Parceiros marcados com o tipo "Usuário" na aba Identificação.
Nesta aba, configure os Usuários que estarão ligados ao Parceiro em questão. O campo "Cód. Usuário" será alimentado automaticamente na conclusão do cadastro.
No campo "Nome" informe o nome a ser utilizado pelo usuário para acesso ao sistema; preencha-o com um máximo de 10 (dez) caracteres.
Informe a "Senha" de acesso ao sistema. Em seguida, acrescente o "Grupo" ao qual o usuário em questão pertence; refere-se aqui, ao Grupo de Usuários.
Insira também, o "Email" do usuário que está sendo cadastrado. Além disto, pode-se inserir sua "Foto" ao término de seu cadastro.
Localizado no alto da aba, o botão "Ir para cadastro" será habilitado apenas quando o cadastro nesta aba for salvo; quando acionado, será aberta a tela Usuários, onde o sistema já irá posicionar seu foco no cadastro do usuário que está sendo inserido. Ainda no Cadastro de Usuários, aba Identificação, o campo "Cód. Parceiro" será automaticamente alimentado com o Código do Parceiro que teve o usuário a ele vinculado.
Aba Vendedor/Comprador
Esta aba será apresentada para os Parceiros marcados com o tipo "Vendedor" na aba Identificação.
Esta aba permite o cadastro dos Vendedores, Compradores, Gerentes, Representantes, Executantes ou Assessores, para controle de pagamento de comissões e acompanhamento de desempenho de vendas, relacionados ao Parceiro que está sendo cadastrado.
O campo "Código" será alimentado automaticamente na conclusão do cadastro, com o código do vendedor em questão.
Informe no campo "Apelido" o nome comum do vendedor; como ele é identificado em seu dia-a-dia. Preencha também o "Gerente" do vendedor em questão.
Pode-se inserir por fim, o "Email" do vendedor que está sendo cadastrado.
Localizado no alto da aba, o botão Ir para cadastro será habilitado apenas quando o cadastro nesta aba for salvo; quando acionado, será aberta a tela de Cadastro de Vendedores/Compradores na qual o sistema irá posicionar seu foco no cadastro do vendedor que está sendo inserido. Ainda no Cadastro de Vendedores/Compradores, aba Geral, o campo "Parceiro" será automaticamente alimentado com o Código do Parceiro que teve o vendedor a ele vinculado.
Aba Conta Bancária
Esta aba será apresentada para os Parceiros marcados com o tipo "Conta Adiantamento" na aba Identificação.
Esta aba é utilizada para a inserção de Contas relacionadas ao Parceiro que está sendo cadastrado.
O campo "Código da conta bancária" será alimentado automaticamente na conclusão do cadastro, com o código da conta em questão.
Informe no campo "Conta" a numeração referente à conta bancária propriamente dita; como a conta é identificada junto ao banco ao qual pertence. Preencha também a "Descrição" da conta bancária anteriormente informada.
Correspondendo à conta informada inicialmente, preencha o "Banco" e a "Agência bancária" as quais a conta pertence. Informe também a "Empresa" na qual a respectiva conta estará vinculada.
A marcação "Exclusiva da empresa" quando efetuada, determina que a conta em questão poderá ser utilizada apenas nas operações envolvendo a Empresa inserida anteriormente.
Localizado no alto da aba, o botão Ir para cadastro será habilitado apenas quando o cadastro nesta aba for salvo; quando acionado, será aberta a tela de Cadastro de Contas Bancárias onde o sistema já irá posicionar seu foco no cadastro da conta que está sendo inserida. Ainda no Cadastro de Contas, aba Cadastros, o campo "Cód. Parceiro" será automaticamente alimentado com o Código do Parceiro que teve a conta a ele vinculada.
Aba Moedas p/Portal cot.
Através desta aba, é possível realizar as configurações que possibilitam realizar a cotação em moeda estrangeira no Portal de Cotação Online. Esta aba ficará visível quando o parâmetro "Trabalhar com Moedas na Cotação? - TRABMOECOT" estiver habilitado.
Assim que o fornecedor responder à cotação, caso haja uma moeda diferente do padrão o preço e o desconto informados no Portal de Cotação Online serão levados para os campos "Preço em moeda" e "Vlr. Des. Moeda" localizados na rotina de Cotação.
Aba Acesso ao XML da NF-e/CTe
Através desta aba, vincule um grupo de pessoas autorizadas para baixar o XML por Parceiro, para que, ao emitir NF-e's ou CT-e's, a tag <autXML> leve essa informação (pessoas autorizadas para fazer o download do XML).
O campo "Sequência" será preenchido de forma automática.
Preencha os campos "Nome do parceiro autorizado" e "CPF/CNPJ autorizado" caso queira fazer a autorização para Parceiros não cadastrados e, assim, optando por colocá-los de forma manual.
No campo "Parceiros", informe o Parceiro autorizado a fazer o download do XML.
Escolha através do campo "Tipo de envio" se este será em "NF-e", "CT-e" ou "Ambos".
O campo "Enviar autorizador quando" apenas ficará habilitado quando o campo Tipo de envio estiver com a opção Ambos ou CT-e selecionadas. Dentro deste campo, existem quatro opções referentes ao CT-e, que são derivadas do Cabeçalho da Nota e utilizadas no filtro, são elas:
- Todos;
- 1- Parceiro (Tomador);
- 2- Remetente;
- 3- Destinatário.
Observação: o tomador de serviços sempre será o parceiro do lançamento, sendo a opção "1- Parceiro (Tomador)" sua referência.
Nota: é permitido o cadastro do mesmo Parceiro quantas vezes for necessário, porém, só será levado um CPF/CNPJ ao XML.
Para a geração das informações na NF-e, o sistema verifica as seguintes configurações:
- Preferências da Empresa, aba "Acesso ao XML da NF-e";
- Preferências da Empresa, aba Contador;
- As informações lançadas na nota e;
- O Cadastro de Parceiros.
Já para a geração das informações no CT-e, são verificadas as configurações abaixo:
- Parâmetro "CNPJ ANTT p/ autorização de download de XML. - CNPJANTT";
- Preferências da Empresa, aba Contador;
- No Cadastro de Parceiros, o parceiro selecionado para envio das informações deve ser o vinculado ao financeiro do CT-e.
Aba Dependente IR (REINF)
Nesta aba serão cadastrados os dependentes para fins de IR (Reinf).
O "Código Dependente" será preenchido automaticamente pelo sistema após a confirmação dos dados do dependente cadastrado.
Sub-aba Geral
Preencha o "Nome" e "CPF" do dependente.
Informe por meio das marcações se este é "Dependente do IR" e/ou "Estudante até 24 anos".
Indique as "Datas" de início e fim da vigência.
Selecione o tipo de "Relacionamento" com o dependente, dentre as opções abaixo:
- 1 - Cônjuge;
- 2 - Companheiro(a) qual tenha filho ou viva há mais de 5 anos ou possua declaração de união estável;
- 3 - Filho(a) ou enteado(a);
- 6 - Irmão(ã), neto(a) ou bisneto(a) sem arrimo dos pais, do(a) qual detenha a guarda judicial;
- 8 - Pais;
- 9 - Avós e bisavós;
- 10 - Menor pobre do qual detenha a guarda judicial;
- 11 - A pessoa absolutamente incapaz, da qual seja tutor ou curador;
- 12 - Ex-cônjuge;
- 99 - Agregado/Outros.
O campo "Descrição Outros" será habilitado para edição quando a opção 99 - Agregados/Outros estiver selecionada no campo acima.
Aba Contas bancárias do locador
Essa aba é utilizada no Módulo Imobiliário, por meio dela informe as Contas Bancárias do seu parceiro. Assim, os lançamentos financeiros, como por exemplo, de aluguel, de venda, entre outras, será gerado para essa conta.
Preencha o campo "Conta" com o nome da conta do parceiro.
Na sub-aba "Geral" informe o "Banco" e o número da "Agência". Em "Tipo de conta" selecione uma das seguintes opções:
- Poupança;
- Poupex;
- Aplicação;
- Conta corrente.
Botão "Outras Opções..."
O botão "Outras Opções..." é acionado por meio do ícone localizado no alto da tela; observe abaixo as funcionalidades de cada opção:
- A opção "Validar CNPJ/CPF" verifica a autenticidade do CNPJ/CPF conforme a configuração dos parâmetros "Aceita CGC/CPF repetido? - ACEITACGCREPET" e "Aceita CGC/CPF de Parceiro em branco? - ACEITACGCBRANCO" para todos os Parceiros selecionados pelo botão "Filtros"; caso não existam Parceiros selecionados por meio dos filtros, a consulta/validação do CNPJ/CPF será feita para o Parceiro posicionado na tela.
- Quando selecionar a opção "Copiar Endereço Principal p; End. Entrega...", será feita a cópia do endereço principal do Parceiro (aba Endereço) para seu endereço de entrega (aba Endereço de entrega); isso ocorrerá nos Parceiros selecionados pelo botão Filtros; caso não existam Parceiros selecionados por meio dos filtros, a cópia será realizada apenas para o Parceiro posicionado na tela.
- O campo "Seleção" ao qual a opção "Alterar o campo "Seleção de TODOS parceiros presentes na grade..." se refere, está localizado na aba Identificação; é uma informação adicional utilizada para classificar os Parceiros com o critério desejado. Pode-se classificar os Parceiros da cidade do Norte em "A", os da cidade do Sul em "Z", por exemplo. O critério de preenchimento deste campo pode ser definido livremente. Sua alimentação não depende de nenhum cadastro prévio. Ao acionar esta opção, o sistema irá questionar qual o novo preenchimento desejado para o campo Seleção; ao definir a nova opção e clicar em "Aplicar", ela será inserida no campo Seleção dos Parceiros selecionados na grade por meio de algum preceito informado na tela inicial, ou pelo botão Filtros.
- Ao selecionar a opção "Impressão de Etiquetas", será aberto um pop-up de mesmo nome, onde serão determinados o modelo de etiqueta a ser utilizado (este modelo deve ser previamente configurado na tela Modelos de Etiquetas), a quantidade de etiquetas por Parceiro a serem impressas e se serão impressas etiquetas apenas para os Parceiros selecionados (filtrados na tela) ou para todos os Parceiros presentes na grade. Sendo necessário imprimir etiquetas para todos os Parceiros apresentados/filtrados na grade, a marcação "Imprimir etiquetas para todos os parceiros da grade" presente no pop-up "Impressão de Etiquetas" deverá estar selecionada. Ao solicitar a impressão das etiquetas, o sistema irá gerar um relatório com os dados selecionados e realizará a impressão, através da impressora padrão.
- A utilização da opção "Atualizar situação cadastral SEFAZ/SUFRAMA", está relacionada ao acionamento do parâmetro "Empresa padrão para utilização do certificado digital. - EMPPADCERTDIG", onde será informada a empresa padrão que faz uso do certificado digital. Ao acionar esta opção, o sistema atualiza (consulta) a situação do parceiro junto a SEFAZ.
Feita a consulta, serão atualizados os campos "Situação Cadastral SEFAZ", "Data/Hora da Última Consulta SEFAZ", "Situação Cadastral SUFRAMA" e "Data/Hora da Última Consulta SUFRAMA", localizados na aba Fiscal. Para que esta atualização dos dados seja possível, o campo "Código SUFRAMA" deve estar preenchido, assim como o CNPJ do parceiro deve estar cadastrado na SEFAZ.
Caso seja solicitada a atualização dos dados cadastrais de um parceiro já salvo no sistema, através da ativação do parâmetro "Manter nome do parceiro na importação de dados? - MANNOMEPARCIMP" o nome do parceiro em questão já inserido no Sankhya Om será mantido.
Os dados gerados pela utilização desta opção, irão alimentar a tela Consulta Cadastro SEFAZ (para que esta tela seja apresentada para uso, é necessário que o parâmetro "Armazenar consulta do cadastro SEFAZ?- ARMCONCADSFZ" esteja habilitado).
- Através da opção "Atualizar situação cadastral ReceitaWS", realize a atualização cadastral da situação do Parceiro junto a Receita Federal (Receita WS). Utilizando esta opção, os campos Situação Cadastral ReceitaWS e Data/Hora da Última Consulta ReceitaWS localizados na aba Fiscal serão automaticamente atualizados.
Observação: ao utilizar a opção acima, caso não seja identificada, por exemplo, a informação da cidade ou do endereço, a integração criará os registros necessários para concluir a atualização cadastral.
- A opção "Suspender validação SEFAZ" desconsidera momentaneamente a validação da SEFAZ quanto a situação cadastral do parceiro, pois podem existir casos em que mesmo que uma consulta retorne a situação Não habilitado, não significa necessariamente que o contribuinte se encontre impedido de realizar compras de mercadorias e outras operações sujeitas à ICMS. Quando selecionar esta opção, será aberto o pop-up "Data para nova Consulta", onde será informada a data a partir da qual a validação retornada pela SEFAZ referente ao parceiro será novamente respeitada no sistema.
- Por meio da opção "Importar dados cadastrais da SEFAZ", realize a importação dos dados do Parceiro conforme o retorno da SEFAZ. Ao acioná-la, é realizada uma consulta na SEFAZ, e é apresentada na tela o pop-up denominado "Importar Dados da SEFAZ" com os dados referentes ao Endereço, Bairro e Cidade que foram retornados pela SEFAZ.
Este pop-up comporta os filtros CNPJ / CPF, Insc. Estadual / Identidade e UF que serão empregados na importação dos dados. Além disto, quando for informado apenas o CNPJ e a UF, poderá ocorrer no retorno do XML a existência de mais de uma inscrição estadual ativa. Nessa situação, serão listadas no pop-up as inscrições estaduais, com a situação e endereço de cada uma, permitindo assim a escolha de uma delas.
Esta opção possibilita a atualização dos dados do Parceiro. As opções de pesquisa localizadas à frente dos campos, proporcionam a busca, por exemplo, do endereço cadastrado no sistema compatível com o endereço retornado pela SEFAZ. Após preencher o endereço, bairro e cidade e clicar em "Confirmar", os dados do Parceiro serão atualizados de acordo com os dados informados.
Importante: a SEFAZ não garante que os dados de endereço do Parceiro estejam atualizados.
Considere ainda que, se o Parceiro for optante pelo Simples Nacional, a marcação Optante Simples Nacional? da aba Fiscal será habilitada automaticamente.
Observação: no processo de importação, existem as seguintes situações:
-
- Estados que não possuem o serviço: MA;
- Estados que permitem a importação em ambiente de Produção e Homologação: AL, DF, PA, PI, RJ, RO, SE, TO, RR, AM, BA, CE, GO, MG, MS, MT, PE, PR, RS, SP, AC, PB, PE, RN, SC;
- Estados que só permitem a importação em ambiente de Produção: AC, PB, PE, RN, SC.
Importante: o serviço no ambiente de Produção é estável e totalmente funcional para Parceiros de natureza jurídica, no entanto, pode ter comportamentos diferentes de acordo com o estado de Parceiros de natureza física, desde a consulta disparada até o retorno fornecido pela Sefaz.
Sendo que, no parâmetro "UF's não possuem url para consulta de cadastro - UFNAOTEMCONSCAD" deverão ser relacionadas as UF's que não possuem o serviço, sendo separadas por vírgula. Caso uma determinada UF passe a ter o serviço, basta retirá-la da lista.
Nota: para que seja possível realizar a importação dos dados de Parceiros inativos na SEFAZ, é necessário que habilitar o parâmetro "Importar cadastro de inativos na SEFAZ? - IMPCADINATSEFAZ".
Observação: o parâmetro "Usa endereços idênticos na imp.cadastral da SEFAZ? - ENDFIELCADSEFAZ" quando habilitado, fará com que somente os endereços idênticos ao resultado da SEFAZ sejam utilizados na atualização dos dados do Parceiro.
- Ao incluir ou mesmo ao consultar um cadastro já realizado, feito o preenchimento do CNPJ do parceiro, através da opção "Importar dados da ReceitaWS", efetue a verificação junto a Receita WS (serviço de terceiro que realiza consulta de endereços na base da dados da Receita Federal) dos dados pertinentes ao endereço do parceiro em questão. Será aberto um pop-up de nome "Importar dados da ReceitaWS", contendo o CNPJ informado bem como as informações de endereço a ele vinculadas e presentes na Receita Federal.
No pop-up mencionado, observe o botão "Importar" que, ao ser acionado, os dados presentes na Receita Federal quanto ao endereço do parceiro são importados e ao serem confirmados, irão popular a aba Endereço no seu respectivo cadastro. Caso existam inconsistências em relação ao endereço cadastrado no sistema e o existente na Receita Federal, tem-se no pop-up a aba Divergências, onde será possível observar os dados contraditórios e atentar-se para suas devidas correções.
Quando o parâmetro "Valida o codmunfiscal pela tabela do IBGE. - VALIDARTABIBGE" estiver habilitado, ao realizar a importação caso não exista cadastrada no sistema a cidade do CNPJ informado, esta será inserida, porém será necessário preencher no Cadastro de Cidades em sua aba Geral, o campo "Mun. Domicílio Fiscal".
Nota: esta funcionalidade não se aplica para Pessoas Físicas (CPF).
Importante: a Receita Federal não garante que os dados de endereço do Parceiro estejam atualizados. Além disto, não é disponibilizado um serviço de atualização de endereços, portanto, o ERP utiliza um serviço de terceiro gratuito, disponibilizado pelo site Receita Web Service.
- Na opção "Consultar análise de risco" existe um adendo à rotina descrita através do link Integração Consulta SERASA EXPERIAN. Uma vez posicionado no cadastro de um Parceiro, ao selecionar esta opção, será aberta a tela Análise de Risco já posicionada no Parceiro em questão. Por meio desta tela, realize a consulta da situação do cliente junto ao Serasa.
Demais botões da tela
A tela de Cadastro de Parceiros é composta pelas abas, que foram descritas até aqui, e também por botões que executam diversas funções dentro desta rotina. Abaixo aprenda sobre cada um deles:
Ir para a Página inicial: este botão apresenta a "Tela inicial" do Cadastros de Parceiros. Esta tela é equivalente para todas as telas no formato HTML5.
Cadastrar Parceiro: inicie o cadastro de um Parceiro.
Modo grade/Configurar grade: alterne a visualização da tela entre modo grade e modo formulário por meio deste botão; além disso, configura-se a grade da maneira almejada, ou seja, pode-se selecionar, ordenar ou ocultar as colunas da forma mais confortável para o usuário.
Anterior e Próximo: estes são os botões de navegação entre os registros já cadastrados.
Excluir: ao acionar este botão, realizará a exclusão do registro selecionado na tela.
Duplicar: este botão replica o registro selecionado, criando um novo com as configurações equivalentes àquele primeiramente selecionado.
Edição Múltipla: este botão permite a edição simultânea de vários registros a partir do modo grade. Ou seja, ao selecionar um conjunto de registros e clicar no botão Edição Múltipla, será possível editar os campos correspondentes de todos os registros de uma só vez.
Por exemplo, com os Parceiros em modo grade na tela Cadastro de Parceiros selecione-os e em seguida clique no botão Edição Múltipla, assim os campos poderão ser editados simultaneamente para todos os selecionados.
Atualizar: por meio deste botão, toda a tela de Cadastro de Parceiros será recarregada.
Mapas: através deste botão, analise a localização do "Endereço de entrega" e do "Endereço do parceiro" (endereço principal), bem como as rotas do endereço da empresa com base nos endereços de entrega e principal do Parceiro. Ao acionar uma das duas opções deste botão, será aberta a tela "Configurações > Consulta > Mapa Visualizador de Endereços" na qual é possível visualizar o ponto referente ao endereço escolhido (principal ou de entrega); ambos são visualizados no mapa tendo como referência o marcador na cor vermelha:
As informações necessárias para se efetuar as configurações de integração do botão "Mapas" com a ferramenta Google Maps, podem ser acessadas no link Como configurar o botão Mapas Integrado ao Google Maps.
Exportar grade para PDF: este botão apresenta opções de exportação e visualização das informações da tela. Sendo possível "Exportar para PDF", "Exportar para planilha" ou "Exportar para cubo".
Anexo: aqui é possível anexar algum documento relevante para a rotina de Cadastro de Parceiros, por meio deste botão.
Ações: serão apresentadas neste botão, ações que permitem a execução de tarefas específicas de forma rápida e descomplicada. No Construtor de Telas e no Dicionário de Dados através da aba "Ações" é possível definir a execução de uma Rotina no Banco de dados (Stored Procedure), execução de uma Rotina Java, execução de um Script (JavaScript) ou o Lançamento de uma tela do sistema.
Outras Opções: as funcionalidades disponibilizadas por este botão podem ser acessadas no link Botão Outras Opções....
Configuração da Tela: por meio deste botão, realize a configuração da tela e suas respectivas abas e campos de forma mais proveitosa e adequada. Além disso, é possível determinar como irá ocorrer a geração da numeração da tela, seja "Automática" ou "Manual".
Observação: um bloco dourado, conforme exemplo na imagem abaixo, é representado como um campo, porém, pode ser um grupo de campos, uma grade, entre outras.
Estes blocos são fechados, desse modo, não é possivel alterar os campos presentes na aba, é permitido apenas esconder ou mover para outras abas. As abas que fazem parte dessa configuração, são:
- Outros Impostos;
- Anexos/Documentos;
- Rota;
- Montagem Eletrônica de Pedidos;
- Prazos e Descontos;
- Tabela de Compra de Serviços/Produtos;
- Usuário;
- Vendedor/Comprador;
- Conta Bancária;
- Empresas Interdependentes.
Filtros: este botão abre o assistente de configuração de filtros personalizados para a tela.
Contador de registros: este é apenas um contador de registros que é incrementado ou decrementado a medida que um novo cadastro é realizado ou excluído, respectivamente. Este contador também irá seguir ao filtro definido, ou seja, irá apresentar a quantidade de registros resultantes de algum filtro criado.
Favoritos: localizado na parte inferior esquerda da tela, esta opção apresenta a listagem dos registros que foram marcados como "Favoritos", a fim de acessá-los mais facilmente. Detalhes de como realizar esta marcação podem ser acessados no link Marcar um registro como Favorito.
Recentes: esta opção apresenta a listagem dos registros que foram recentemente editados na tela. Esta marcação não possui relação com a opção de Favorito do cadastro, ou seja, qualquer cadastro pode ser exibido nesta listagem, desde que tenha sido recém editado.
Utilizar Layout Anterior: esta opção recarrega toda a tela apresentado-a em seu layout antigo, onde as abas são disponibilizadas na horizontal.
Campo Adicional Limite de Crédito
Permite definir regras para a análise automática de crédito dos clientes, incluindo a sugestão do limite de crédito a ser concedido, por meio de uma fórmula configurável, podendo incluir informações do balanço ou balancete de seus clientes (patrimônio líquido, direitos, obrigações, caixa, endividamento, etc.).
Para maiores detalhes acesse Configurações para Análise de Crédito.
Parâmetros que influenciam nesta rotina
Com o parâmetro "Aceita CGC/CPF repetido? - ACEITACGCREPET" ativado, será permitido o cadastro de mais de um Parceiro com mesmo CNPJ/CPF. O contrário ocorre caso o parâmetro esteja desativado.
Quando habilitar o parâmetro "Aceita Ident./Insc. Est. de parceiro repetido? - ACEITAIEREPET", será permitido o cadastro de mais de um Parceiro com mesma Identidade/Inscrição Estadual. O contrário ocorre caso o parâmetro esteja desativado.
Ativando o parâmetro "Sugerir Parceiro Matriz no cadastro de Parceiros? - SUGEREMATRIZ", fará com que o sistema verifique no momento da confirmação de um novo cadastro ou na alteração de um parceiro sem matriz, caso encontre no sistema outro parceiro em que os 8 primeiros números do seu CNPJ forem iguais e os dígitos de 9 a 12 forem 0001, o sistema apresentará na tela a seguinte mensagem:
"O Parceiro: '9999 - XXXXXXXX' CNPJ: 99999999000199 é parceiro Matriz e possui o mesmo prefixo de CNPJ. Deseja associá-lo como Parceiro Matriz para esta filial?"
Observação: o vínculo com a matriz sempre será pelo código informado no campo Matriz do Cadastro de Parceiros e não pelo prefixo do CNPJ, este só é utilizado para sugerir a matriz.
Com o parâmetro "Aceita Insc. Est. de Parceiro em branco? - ACEITAIEBRANCO" desabilitado, o campo "Inscr. Estadual/ Identidade" presente na aba Identificação será de preenchimento obrigatório.
Através do parâmetro "Tabela de Preços por: - TIPTABPRECOS" determine como será a utilização de Tabelas de Preço no sistema. Optando pela tabela de preços por Parceiro, é necessário acrescentar esta informação na aba Crédito.
Quando o parâmetro "Usar vários conv.no parc.p/gerar Nosso Número? - USARCONVPAR" estiver habilitado, será apresentada para configuração a aba Interc. Elet. de Dados. Lembrando que, esse parâmetro não exercerá influência em uma conta bancária configurada para trabalhar com a API de um boleto rápido.
Habilitando o parâmetro "Tabela p/compra de serviço por CR - TABCRFORN", será disponibilizada na aba Informações a marcação "Usa Tabela p/ compra por CR?".
Em relação ao parâmetro "Permite digitação do CNPJ nos contatos? - PERMCNPJCONTATO", quando habilitá-lo, será exibida na aba Contatos e na tela Ficha de Parceiros, painel Dados do Parceiro, aba "Contatos" a opção de cadastrar um novo contato através do número do CPF ou CNPJ. Desta forma, na inclusão de um novo contato para o Parceiro, se o parâmetro estiver marcado ligado, aparecerá o grupo de marcação "Tipo de Pessoa", onde deve-se selecionar se o novo contato será uma pessoa "Física" fornecendo o "CPF" ou "Jurídica" fornecendo o "CNPJ".
Com o parâmetro "Utiliza planejamento produção de cestas - UTILPLANCESTAS" habilitado, será apresentada na aba Contatos a marcação "Participa plan. entrega cesta" e o campo "Quantidade Cestas"; estas informações são integrantes da rotina de Planejamento de Entrega (grade Contatos).
Informe no parâmetro "Qtde de dias para realizar nova consulta na SEFAZ - QTDDIACONSSEFAZ" a quantidade de dias para realização de uma nova consulta junto à SEFAZ. Para realizar a consulta cadastral do parceiro junto a SEFAZ/SUFRAMA, o sistema seguirá os seguintes critérios:
1) Data da última atualização subtraindo Data de Negociação da nota maior que a quantidade de dias do parâmetro QTDDIACONSSEFAZ;
2) A situação do Parceiro deve ser nula, ou seja, não ter realizado nenhuma consulta.
Nota: caso nenhuma das duas opções acima sejam satisfeitas, não será realizada a consulta dos dados do Parceiro.
Na configuração do parâmetro "UFs que validam Insc. Estadual pela Classif. ICMS - UFVALIECLASSIF" defina quais as UFs que irão validar a Inscrição Estadual e a Classificação de ICMS no Cadastro de Parceiros. Desta forma, o sistema procederá com os seguintes comportamentos nesta tela:
1) Quando ocorrer a inserção da palavra "Isento" no campo "Insc. Estadual / Identidade" (aba Identificação) e no campo "Classificação ICMS" (aba Fiscal) estiver selecionada a opção "Produtor Rural" ou "Revendedor", bem como o município selecionado no campo "Cód. Cidade" corresponder à UF informada nas configurações do parâmetro, o sistema apresentará a seguinte mensagem:
"Produtor Rural e Revenda não podem ser ISENTO"
2) Por outro lado, não sendo informada a palavra Isento ou a cidade correspondente à UF não for a mesma configurada na chave de parâmetro UFVALIECLASSIF, o sistema não apresentará esta mensagem. Sendo assim, será permitido o cadastro da Classificação de ICMS como Produtor Rural ou Revendedor.
Importante: ao realizar a configuração deste parâmetro, as UFs deverão ser separadas por vírgula. Exemplo: MG, SP, RJ
O parâmetro "Permitir relação 1xN entre parceiros e vendedores - PERMNVENDPARC" permitirá que um mesmo Parceiro seja incluído à vários vendedores, tanto na tela Cadastro de Parceiros (aba Vendedor/Comprador, sub-aba "Parceiros") quanto na tela Vendedores/Compradores, aba Parceiros. Desta forma, quando habilitar este parâmetro, não será realizada a validação no que diz respeito à existência de vendedor já vinculado ao Parceiro escolhido.
No parâmetro "Permite Inscr. Estadual repetida para Transp. - IEREPETTRANSP", informe os estados dos Parceiros que são transportadoras e possuem CNPJ's e/ou Inscrições estaduais iguais. Sendo que, para isso os parâmetros "Aceita Ident./Insc. Est. de parceiro repetido? - ACEITAIEREPET" e "Aceita CGC/CPF repetido? - ACEITACGCREPET" devem estar habilitados. Observe os seguintes pontos:
- Se o parâmetro Aceita Ident./Insc. Est. de parceiro repetido? - ACEITAIEREPET se encontrar ligado e o Aceita CGC/CPF repetido? - ACEITACGCREPET desligado, será possível salvar a Inscrição Estadual repetida, mas não o CNPJ;
- Ao desabilitar o parâmetro Aceita Ident./Insc. Est. de parceiro repetido? - ACEITAIEREPET e ligar o Aceita CGC/CPF repetido? - ACEITACGCREPET, o sistema permitirá que somente o CNPJ seja repetido;
- Caso os parâmetros Aceita Ident./Insc. Est. de parceiro repetido? - ACEITAIEREPET e Aceita CGC/CPF repetido? - ACEITACGCREPET estejam desligados e o usuário insira um estado no parâmetro Permite Inscr. Estadual repetida para Transp. - IEREPETTRANSP, o sistema não permitirá que o cadastro seja salvo se houverem Inscrições Estaduais e/ou CNPJ's iguais.
Se o parâmetro "APRES.TSICID" estiver preenchido com o texto "UFNOMECID" no campo "Texto", a UF da cidade do Parceiro também será exibido no campo Cód. Cidade, sendo ele localizado na aba Endereço dessa tela. Por exemplo, caso a Cidade do Parceiro for Uberlândia, no referido campo a cidade estará cadastrada como Uberlândia - MG.
Caso o campo "Texto" do parâmetro "APRES.TSIEND" estiver preenchido com "TIPOENDERECO", será exibido no campo Endereço dessa tela, o tipo do endereço conforme cadastrado na tela Cadastro de Endereços. Por exemplo, se o tipo de endereço de determinado Parceiro na cidade de Uberlândia - MG for uma avenida, o campo Endereço será exibido como "Avenida Marcos de Freitas Costa".
Com o parâmetro "Busca CEP gravar cidades sem acentos - CEPSEMACENTO" ligado, será feita a busca e gravação dos nomes das cidades sem acentuação para prevenir a duplicidade de cadastro de Cidades que possuam acentos.
Ao habilitar o parâmetro "Converte CFOP com base no tomador do servidor do serviço - CONVCFOPTOMSERV" ligado, o uso do campo Classificação ICMS e da marcação "Tem IPI" serão validados na emissão do CT-e. Porém, quando desligado, o campo CFOP será definido na aba Livro Fiscal da tela Tipos de Operação - TOP, independente da configuração do campo Classificação do ICMS.
Acesse também:
Descontos Financeiros por Parceiro
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.