Módulo: Financeiro > Relatórios
Para configurar a impressão de cheques você deve, primeiramente:
- Baixar o template do modelo de cheques, na tela Modelos de cheques;
- Formatar o relatório, usando o iReport 4.0 ou superior, de acordo com os campos e dimensões da folha de cheque do banco usado;
- Criar um modelo de cheque e vinculá-lo à conta que será usada para efetuar os pagamentos.
Uma vez configurado o Modelo de Cheques, basta acessar a tela de Impressão de Cheques, selecionar os títulos e marcações e, usando a conta vinculada ao modelo, efetuar a impressão.
Filtros Botão Outras Opções...
Aba Marcação Aba Parâmetros Impressão
Observação: na impressão de cheques, é possível realizar a configuração de algumas impressoras para modificar como os dados serão apresentados no cheque; para isto, fique atento ao manual e às funcionalidades de sua impressora. Por exemplo: para as impressoras PertoChek 501S e 502S, é possível imprimir os dados do cheque em negrito, habilitar a impressão do ano no cheque com 4 dígitos, habilitar o preenchimento dos espaços em branco do cheque com o caractere asterisco (*), entre outras possibilidades. Os detalhes e configurações relacionados à estas funcionalidades, são encontrados no manual de cada impressora, disponível no site do fabricante da mesma.
Nota: de acordo com o tipo de banco de dados utilizado (Oracle, SQL Server, dentre outros) e suas respectivas versões, ao clicar no botão "Imprime os cheques marcados" o sistema poderá gerar a seguinte mensagem:
"ORA-00600: código de erro interno, argumentos: [qctstc2o1], [1], [0], [0], [96], [0], [0], [ ]".
Diante disto, é necessário que você realize as devidas configurações do parâmetro "Campos p/ mod. cheque (TAB.CAMPO,TAB2.CAMPO2,...) - CAMPOSMODCHEQUE", conforme especificações contidas na tela Modelos de Cheques.
Filtros
Informe o "Número Financeiro" caso queira somente filtrar um filtro para impressão do cheque.
Informe o "Parceiro" para filtrar os títulos lançados para este.
Preencha o campo "Empresa" para filtrar os títulos lançados para esta.
Informe no campo "Vencimento" o período de vencimento dos títulos
No campo "Receita/Despesa", você pode selecionar uma das três opções: "Receita", "Despesa" e "Ambos". As receitas são representadas na grade pela cor azul, enquanto as despesas pela cor vermelha.
O campo "Conta Bancária" irá filtrar os títulos lançados para esta.
Preencha o "Banco" para filtrar os títulos lançados para este.
Botão Outras Opções...
No botão Outras Opções..., existe a opção "Reimprimir Cheques" que serve para informar o número (ou intervalo de números) do cheque (nosso número) para reimprimir o cheque.
Para facilitar o manuseio dos títulos na impressão do cheque referente à marcação do tipo de cheque como também o banco e a conta bancária, existe no sistema a opção de alterar todos os títulos da grade nestes quesitos. Para isto, é necessário efetuar o filtro com os títulos que serão emitidos os cheques e utilizar a opção "Alteração Automática"; ao acionar esta opção, será aberto o seguinte pop-up:
No campo "Marcação do Cheque" serão apresentadas as opções de Tipo de Marcação de Cheque para informar nas Despesas, sendo que você pode escolher dentre as seguintes marcações:
- Nominal ao histórico;
- Agrupar nominal ao banco de pagamento;
- Sem emitir cheque;
- Nominal ao banco de pagamento;
- Não nominal;
- Agrupar nominal ao fornecedor;
- Agrupar nominal ao histórico;
- Agrupar não nominal;
- Nominal ao fornecedor;
- Agrupar nominal à empresa;
- Nominal à empresa.
Importante: o ato de trazer títulos de receita na impressão de cheques é devido à necessidade de compensar o financeiro de forma que o cheque fique com o valor real a pagar ao fornecedor. Para isto, ao selecionar receitas, o sistema automaticamente trará para o campo Marcação do Cheque a opção de Agrupar nominal ao fornecedor e a emissão do cheque é feita somente para títulos de despesas.
Observação: caso seja selecionado somente um título de receita e solicite-se a emissão do cheque, o sistema avisa a não possibilidade da emissão.
Você deve informar o "Banco" que será alterado nos títulos selecionados. Trará na tela de pesquisa os bancos previamente cadastrados na tela Bancos.
Informe a "Conta Bancária" que será alterada nos títulos selecionados. Trará na tela de pesquisa as contas previamente cadastradas na tela Contas.
Aba Marcação
Um recurso interessante da tela de Impressão de Cheques é poder alterar a configuração da coluna "Tipo Marcação Cheque" na grade da aba Marcação para definir como agrupar os títulos em cheques. Os títulos que possuem a marcação "Sem Cheque" não serão agrupados. Quando ocorrer o erro "Coleção de números de títulos financeiros não pode ser vazia!", verifique se os títulos que devem formar o cheque não estão com o campo Tipo Marcação Cheque preenchidos com a marcação Sem Cheque.
Seguem alguns detalhes sobre os tipos de opções existentes:
- Nominal ao fornecedor: Emitirá um cheque para cada título, o qual será nominal ao Fornecedor.
- Agrupar nominal ao fornecedor: Poderão ser reunidos vários cheques para o mesmo Parceiro; poderão ser cheques de receitas e de despesas (vale ressaltar que um Parceiro poderá ser cliente e fornecedor ao mesmo tempo. Por isto, pode haver receitas e despesas para o mesmo Parceiro). Este tipo de opção, reunirá todos os cheques do mesmo Parceiro com esta opção selecionada e calcular a diferença entre as receitas e despesas, sendo que as despesas devem ser maiores do que as receitas, emitindo um cheque com o resultado.
- Nominal ao banco de pagamento: Emitirá um cheque para cada despesa, o qual será nominal ao banco de pagamento.
- Agrupar nominal ao banco de pagamento: Agrupa como na opção Agrupar nominal ao fornecedor. Neste caso, será nominal ao banco e não podem ser utilizadas receitas. Exemplo: imprimir um cheque para o pagamento no banco de várias despesas (água, energia, aluguel)
- Não nominal: O campo Nominal ficará em branco.
- Agrupar não nominal: Esta opção é utilizada quando existem várias despesas a serem pagas que podem ser reunidas e pagas com um único cheque. Neste caso, todos os cheques deverão estar com a mesma opção selecionada. Por exemplo, um cheque para ser descontado no banco para pagar várias contas pequenas.
- Nominal ao histórico: Será emitido um cheque para cada despesa que será nominal ao histórico.
- Agrupar nominal ao histórico: Vários cheques com o mesmo histórico que serão reunidos e emitidos um cheque com o valor total.
- Nominal à empresa: Nominal à empresa, utilizada em transferências de valores.
- Agrupar nominal à empresa: Vários cheques nominais à empresa, utilizada no caso de transferência de valores entre contas da empresa.
- Sem emitir cheque: O cheque não será emitido.
Observação: a ordenação da impressão do cheque é definida pela opção selecionada no campo Tipo Marcação Cheque.
Aba Parâmetros impressão
Informe no campo "Conta bancária" a conta bancária para a baixa dos títulos.
Se a marcação "Gerar o Número do Cheque (nosso número)?" for selecionada, o número do cheque a ser gerado será registrado no campo Nosso Número da tela de Movimentação Financeira.
Número do próximo cheque: Ao selecionar a conta bancária, será apresentado o último número de cheque impresso para esta conta. Este número é configurado no cadastro da conta bancária e é incrementado automaticamente. Caso seja necessário alterar o número, basta subscrevê-lo ou alterá-lo no Cadastro de Contas, aba Cadastro, campo "Último nro. cheque".
Nota: se o Último nro. cheque for alterado, ao solicitar a impressão dos cheques, o sistema emitirá o aviso: "Você poderá provocar repetição de número de Cheque! Tem certeza que quer alterar para este número?". Clicando em "Sim", o número informado é mantido. Clicando em "Não", o sistema retorna a numeração automática antes da alteração;
Efetuando a marcação "Valor líquido", será impresso no cheque o valor líquido do título, que pode ser configurado em Componentes do Valor Líquido. Exemplo: será considerado o seguinte cálculo: valor do desdobramento + juros – desconto;
No campo "Data a ser impressa no cheque", selecione a data a ser gerada no cheque que será impresso, as opções são: a data da "Baixa" do título, a data do "Vencimento" do título, ou ainda a opção "Fixa", sendo que, quando esta última for selecionada, será necessário informar a data;
Caso você deseje que o tipo de título gravado no financeiro seja alterado, basta realizar a marcação "Alterar o tipo de título?". Normalmente, quando emitimos cheques, informamos, neste campo, o tipo de título cheque pagamento;
Quando a marcação "Gerar cópia do cheque" for realizada, será gerada uma cópia.
Seção Dados da baixa
Ao realizar a marcação "Efetuar baixa automática?", o lançamento será automaticamente baixado após a impressão do cheque. Para isto, preencha os campos referentes à baixa: "Lançamento bancário", "Top despesa" e "TOP Receita".
O campo "Dt. Mov. Bancário" será habilitado para utilização se a marcação Efetuar baixa automática estiver realizada. Neste campo, é informada a data do movimento bancário que será registrada para o título, na realização da baixa automática. É possível realizar o preenchimento de uma data menor que a data corrente, para isto, deve-se habilitar o parâmetro "Permite Dt.Mov.Bancário retroativa (Imp. Cheques) - BAIRETROIMPCHEQ". Além disto, a data informada no campo Data a ser impressa no cheque não poderá ser menor que a data informada neste campo (Dt. Mov. Bancário).
Veja como enviar cheques por e-mail clicando no link: Conhecendo o Sankhya Om/Envio de Relatórios por Email.
Impressão de Cheques em TXT
Para imprimir cheques utilizando modelos TXT, é necessário criar o modelo, colocá-lo no Repositório de Arquivos, através do botão "Propriedades" e na tela que se abre, clicar no botão "Copiar Caminho".
Em seguida, incluir este caminho na tela Modelos de cheques.
Segue abaixo a lista de variáveis suportadas:
&VALOR_TOTAL
&EXTENSOL1
&EXTENSOL2
&NOMINAL
&DATA_EXTENSO
&DATA_DIA
&DATA_MES
&DATA_ANO
&NUMERO_CHEQUE
&MOV_NUMTRANSF
&MOV_HISTORICO
&MOV_CODCTAORG
&MOV_DESCRCTAORG
&MOV_CODCTADEST
&MOV_DESCRCTADEST
Variáveis Adicionais (Primary Keys para PDES):
&EMP_COD_EMPRESA
&END_CODENDERECO
&PAR_COD_PARCEIRO
&CUS_CENTRO_DE_RESULTADO
&VEN_CODIGO
&TOP_DATA_E_HORA_ALTERACAO
&CTA_CODIGO_DA_CONTA_BANCARIA
&NAT_NATUREZA
&TOP_COD_TIPO_DE_OPERACAO
&CTT_PARCEIRO
&BCO_COD_BANCO
&CTT_CONTATO
Observação: também é possível utilizar funções. Abaixo temos um exemplo:
&pdes('NOMEBCO', 'TSIBCO', 'CODBCO = ' + &BCO_COD_BANCO) - Retorna a descrição do banco.
&formatNumeric("#,##0.00;(#,##0.00)", &VALOR_TOTAL, 10) - Formata o valor do cheque. O número "10" representa a largura em caracteres, que serão preenchidos à esquerda caso necessário. Desta maneira o número virá alinhado à direita.
Variáveis que representam comandos para impressora:
Caso você necessite de algum comando que não conste na lista acima, basta inserir os caracteres, diretamente no modelo, conforme lista disponível no manual da impressora.
No exemplo, basta inserir no modelo o caractere correspondente ao ESC e a letra M.
O próprio Notepad++ possui um Painel (Editar > Painel de Caracteres) de caracteres onde você poderá escolher tais caracteres especiais, como o ESC utilizado neste exemplo.
Nota: para que as variáveis da impressora sejam processadas, o tipo da impressora que será utilizada será o tipo definido no Cadastro de Contas (aba Boleto(s)/Duplicatas, campo "Tipo impressora"). Caso não se tenha a informação do tipo da impressora na conta bancária, será utilizado o tipo configurado no parâmetro "Tipo de Impressora - TIPOIMP".
Para maiores informações acesse Relatórios Formatados.
Observação: o parâmetro "Charset para processamento de impressão de cheques - PROCCHEQCHARSET" irá tratar os problemas de charset na impressão de cheque, por isso, observe em qual charset a impressora está tentando imprimir e indique o mesmo nesse parâmetro.
Importante: acione o parâmetro "Imprimir cheques suprimindo caracteres especiais? - IMPCHEQUESEMCS" para que os caracteres especiais sejam substituídos por letras comuns.
Comentários
4 comentários
No MGE quando clicava na lupa para visualizar o cheque o sistema já preenchia o nosso número. Como fazer para inserir o nosso número pelo Sankhya Om?
Bom Dia Luciano.
Tudo bem?
Segundo as configurações da rotina 'Impressão de Cheques-(Financeiro » Relatórios » Impressão de Cheques)', na aba: 'Parâmetros impressão', o sistema dispõe da opção 'Gerar número do cheque (nosso número)?'
Se a marcação "Gerar o Número do Cheque (nosso número)?" for selecionada, o número do cheque a ser gerado será registrado no campo Nosso Número da tela de Movimentação Financeira.
Verifique se marcado, atende as necessidades, igual o MGE.
Qualquer dúvida, entre em contato com nossa Central de Atendimento, via chat ou telefone.
Dúvidas estamos a disposição.
Equipe Service Desk Sankhya
Sankhya Jiva Gestão
Não deu certo, mesmo marcando a opção, não foi registrado. Preciso fazer outra configuração?
Bom Dia Luciano.
Tudo bem?
Por favor, solicitamos que entre em contato com nosso atendimento, para que um analista possa verificar vossa demanda, com mais detalhes.
Obrigado!
Equipe Service Desk Sankhya
Sankhya Jiva Gestão
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