Módulo: Configurações > Cadastros > Bancários
Nesta tela são cadastradas as Contas Bancárias e as Contas-caixa que serão utilizadas no sistema. Este é um cadastro de grande importância para o intercâmbio eletrônico, para a realização da baixa de Lançamentos, Conciliação Bancária, Emissão de Boleto e Duplicata dentre outras rotinas do sistema.
Preenchimentos Iniciais | Aba geral
Consta no campo "Código da conta bancária" a numeração da Conta Bancária para controle interno do sistema, que poderá ser gerada automaticamente, ou informada manualmente. Esta definição é feita através do botão "Configuração da Tela" (localizado no topo da tela), opção "Numeração".
Importante: caso seja necessário aumentar o tamanho do campo Código da conta bancária, desabilite o parâmetro "Tratar campos NUMBER(5) como smallint - USESMALLINT"; caso contrário, a seguinte mensagem será apresentada:
"Propriedade 'ContaBancaria.CODCTABCOINT' com valor acima do limite: (XXXXX > 32767)."
Informe no campo "Conta" o número da conta no banco, como por exemplo 12820-1. Deve ser inserido o número da conta com o digito verificador, bem como, os caracteres existentes.
Neste campo, você também poderá cadastrar uma conta poupança com o formato "9999.999999999-9".
Observação: as contas do Banco ITAÚ não possuem letras.
Insira no campo "Descrição", o nome da pessoa física ou jurídica que será o titular da conta, de modo a auxiliar na localização da conta ao fazer lançamentos.
Importante: ao criar uma nova conta bancária cujo o banco é o Banco do Brasil e não for informado o dígito verificador da conta, será emitida a seguinte mensagem:
"Campo conta_repasse está inválido. Valide as informações preenchidas e tente novamente. OBS: A conta deve conter 8 números + DV (um dígito)".
Apenas para o Banco do Brasil exige-se esta validação do dígito no cadastro da conta. Desta forma, após o cadastro da agência e conta, o PJBank realizará a verificação da validade das informações e, havendo algum erro, o próprio PJBank entrará em contato com o cliente para que sejam feitas as correções.
No campo "Número da Conta Produtor Rural:" você poderá inserir uma sequência de até 3 dígitos ao seu critério.
Para a obtenção do "Código Sequencial da Conta Bancária" e "Código da conta bancária" dos registros Q100 e 0050, teremos a seguinte hierarquia de busca caso estes estejam preenchidos:
- Campo "Classificação da conta Produtor Rural";
- O campo "Número da conta Produtor Rural";
- Os três primeiros dígitos do "Código da Conta Bancária".
E na tela Livro Caixa Produtor Rural, teremos:
- Na aba Q100, o campo "Conta Bancária" para realizar a ligação com o Cadastro de conta bancária;
- Nesta mesma aba, tem-se o campo "Cód. Natureza" para fazer a ligação com o cadastro de natureza.
Através da marcação "Desconsiderar Conta na Geração do Livro Caixa Digital do Produtor Rural" localizada na aba Geral, você definirá se o lançamento vinculado à conta bancária deverá ir ou não para o livro caixa do produtor rural.
Aba Cadastros
Nesta aba constam algumas das informações gerais da conta, tais como:
Os campos "Banco" e "Agência bancária" deverão ser pré-cadastrados para movimentação.
Quando a marcação "Ativa" estiver habilitada, representa que a conta se encontra ativa. Caso tente excluir uma conta bancária que possui movimentação, o sistema emitirá a mensagem abaixo:
"Conta bancária não pode ser excluída pois já possui movimentações. Caso esta conta se encontre em desuso, desmarque a opção Ativa da aba Cadastros."
Define-se no campo "Tipo de Conta" o tipo de conta que está sendo cadastrada. São disponibilizadas as seguintes opções:
- Adiantamento;
- Aplicação;
- Caixa-Tesouraria;
- Caixa (PDV) - Este tipo controla o "Controle de Caixa";
- Corrente;
- Comissões;
- Empréstimo;
- Garantida;
- Outros;
- Sócios.
Preencha o campo "Último Nro Cheque" com o último número do cheque usado na impressão de cheques.
O campo "Operador Exclusivo" vincula um usuário à uma conta do Tipo "Caixa (PDV)". Se informado, e o sistema for acessado por esse determinado usuário, o caixa será aberto automaticamente com a conta vinculada ao operador exclusivo e, ao sair do sistema, este emitirá uma mensagem perguntando se deseja fechar o caixa. Caso o usuário logado não possua nenhuma conta vinculada a ele, na abertura do caixa o campo para escolha da conta será apresentado desabilitado, porém com a tela de pesquisa para que o mesmo seja preenchido.
O usuário informado em Operador Exclusivo só poderá utilizar a conta a que estiver vinculado para fazer as movimentações de caixa. Cada usuário só poderá ser vinculado à uma conta.
Nota: este campo somente estará disponível caso o cliente possua o opcional de Controle de Caixa.
Utiliza-se o campo "Moeda" na rotina de acompanhamento dos Valores cambiais no processo de exportação.
Os campos abaixo possuem algumas particularidades:
Empresa: Se a conta for para movimentação de empresa, informar o nome da empresa.
Exclusiva da Empresa: Se esta marcação for selecionada, a conta somente poderá ser utilizada pela empresa selecionada no campo acima. Ajuda a evitar lançamentos em contas erradas.
Conta Contábil: A informação relacionada neste campo, será utilizada para contabilização.
Observação: no botão de pesquisa da conta contábil, quando o campo de pesquisa for igual a "Conta contábil", será necessária a digitação do ponto entre os números da conta para efetuar a pesquisa. Isto porque poderá haver planos de contas de várias empresas e cada um com uma máscara.
Em relação ao campo Conta Contábil desta tela, deve-se levar em consideração a máscara para "Plano de Contas" com a qual a empresa irá trabalhar, pois quando você clicar na tela de pesquisa deste campo, o sistema buscará esta máscara para mostrar a hierarquia. A máscara para o Plano de Contas será configurada através do parâmetro "MASCPLANCTA", que precisa ser criado na base de dados.
Parceiro: Informe um parceiro para associá-lo à conta bancária; este campo é utilizado para configurar contas do tipo "Adiantamento".
Referência p/ Aceitar Lançamentos: Esta data representa o período a partir do qual a conta que está sendo cadastrada, irá aceitar os saldos.
Saldo do Banco na Referência e Saldo Real na Referência: Serão utilizados para fazer a implantação de saldo inicial; uma vez preenchidos, estes campos não serão mais habilitados em momento algum no sistema.
Nota: os campos Referência p/ Aceitar Lançamentos, Saldo do Banco na Referência e Saldo Real na Referência ficarão sempre desabilitados servindo apenas para visualização.
Correspondente Bancário: Este campo indicará o banco representado pela conta e apenas será exibido quando o banco da conta for o Banco Rural (453). Permitirá que conta do Banco Rural seja correspondente bancário do Bradesco. Quando o campo Correspondente Bancário estiver preenchido, a regra para cálculo do dígito do Nosso Número será diferenciada para atender o layout de correspondente bancário. Você deverá indicar o "Código Reduzido" no campo "Convênio" da conta.
Número do cliente: Este campo está destinado às empresas que trabalham com a geração de boletos para o banco Credisis (97). Neste campo informe um máximo de "4" (quatro) dígitos, e estes serão utilizados na geração do Nosso Número para os boletos pertencentes ao banco Credisis (97).
Atenção Implantador Sankhya:
- O código que irá alimentar este campo, deverá ser obtido juntamente ao banco, no momento da implantação; além disto, é um código particular para cada empresa.
- O campo Número do cliente é utilizado para composição do nosso número na geração de boletos e identificação de contas para o Banco; já o campo "ID do cliente" (como será visto mais adiante) é utilizado para localização da conta para arquivo de retorno do banco Citibank. Para vincular os campos ID do cliente e Número do cliente na configuração do arquivo de retorno é necessário utilizar a tag NumCliente.
Passo a passo para alteração de dados bancários em caso de mudança de agência do Banco do Brasil:
1.Quando for necessário realizar a alteração de dados cadastrais de uma conta, deve-se primeiramente solicitar junto ao PJBank a alteração, além de alterar os dados no próprio sistema. Desta forma, você deverá abrir um chamado no nosso setor de Service Desk para que o mesmo entre em contato com o PJBank solicitando estas alterações.
2.Após realizar o procedimento acima, deve-se efetuar um novo cadastro.
Aba Pix
Nessa aba, serão informados os dados para identificação do cliente junto ao Banco. Uma vez que, os dados aqui inseridos também serão utilizados para geração de cobranças, conforme for definido na aba Boletos (s)/Duplicatas.
O sistema está preparado para trabalhar com o pix apenas em ambiente de Produção.
Dessa forma, a aba PIX possui os seguintes campos:
O campo "Chave da API PIX", onde você poderá informar uma chave utilizada por determinados bancos para identificá-lo junto à API. Lembrando que, esta funcionalidade está disponível somente para o Banco do Brasil e Itaú.
Observação: quando o cliente utiliza o PIX da conta do Itaú o campo Chave da API PIX deve conter a mesma informação do campo "Client ID Pix".
A informação a ser inserida no campo "Qtd. Dias Val. Pix após Venc", será usada para PIX cobrança (com vencimento) para indicar a quantidade de dias corridos após o vencimento em que a cobrança poderá ser paga.
A Client Secret Pix e Client ID Pix, são credenciais informadas pelo Banco para o acesso ao ambiente da API.
Referente à "Chave Pix", esta será a informação que identifica a conta junto ao Banco. A Chave Pix deve ser vinculada a uma conta bancária, visto que, esse vínculo pode ser um endereço de e-mail, número de celular, CPF/CNPJ ou uma chave aleatória de letras e números.
Observação: poderão ser utilizadas chaves distintas para vincular diferentes contas transacionais. Por exemplo:
- usar o número de telefone celular vinculado à conta corrente da instituição X;
- usar o CPF vinculado à conta poupança da instituição Y;
- usar o e-mail vinculado à conta de pagamento da instituição Z, entre outras.
Contudo, informamos que não será possível vincular uma mesma chave a mais de uma conta. (Informação retirada da fonte: Banco Central do Brasil).
Quando a marcação "Conciliar automaticamente os recebimentos via API?" for habilitada, o sistema permitirá que ocorra a conciliação automática de um título recebido por meio da integração com a API Pix na Movimentação Financeira.
Além disso, com a marcação acima acionada, a movimentação bancária gerada a partir da baixa de um recebimento por pix deve ser salva com a marcação "Conciliado" da Conciliação Bancária habilitada, o que irá impactar o saldo real e o saldo bancário da conta envolvida na operação. Portanto, quando a marcação Conciliado não for habilitada, a conciliação bancária não será realizada automaticamente, sendo necessário que você realize o processo de conciliação usual do sistema.
A marcação "Utiliza PIX PDV" irá indicar que será possível salvar apenas um cadastro por empresa quando o campo Empresa da aba Cadastros estiver preenchido. Caso essa marcação seja ativada quando a empresa do referido cadastro já foi inserida em outro registro com essa mesma marcação, ao salvá-lo, a mensagem abaixo será exibida:
"Esta empresa possui conta vinculada para uso em PDV"
Essa marcação deve ser ativada para o Banco do Brasil, para utilizar o QR Code no PDV Web e no Sankhya Checkout. Para o Banco do Itaú, a marcação é necessária para gerar a credencial, utilizando a opção Gerar Certificado Pix, localizada no botão Outras Opções.
Aba Cat. Lanc. Extrato Bancário
Nesta aba são cadastradas as categorias de lançamento de extrato bancário, ou seja, as categorias de débito e crédito. As configurações realizadas nesta aba estão diretamente ligadas às rotinas de Conciliação Extrato Bancário e Conf. Lançamento de Conciliação de Ext. Bancário.
Deve-se preencher, obrigatoriamente, a "Descrição", o "Tipo de lançamento" e o "Cód. Categoria (EDI)"; a "Seq. categoria" será gerada automaticamente à medida em que os cadastros forem realizados.
Aba Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI)
Nesta aba são configurados alguns campos para o intercâmbio de dados e geração de arquivos de cobrança que serão enviados ao banco de acordo com o layout enviado pelo mesmo banco.
Preenche-se campo "Carteira" com o tipo da carteira pertencente à conta. Exemplo: 11, 18, etc. Influenciam no cálculo de dígito do nosso número.
O campo "ID do cliente" é utilizado de forma específica por empresas que trabalham com o banco Citibank; nele, informe um código de 20 dígitos que servirá para localização de conta para o arquivo de retorno do banco. Sempre que for processado o arquivo de retorno do banco Citibank, o sistema verifica a informação no referido campo para processamento do retorno.
Nota: esta configuração se justifica pois o banco Citibank não informa a agência e conta no arquivo de retorno, mas o sim o código do cliente.
Informe no campo "Convênio" o número do convênio da empresa fornecido pelo banco.
Os campos "Instrução I" e "Instrução II" são códigos de instruções de cobranças utilizadas pelo banco. Cada banco possui uma codificação própria, e para que você obtenha os códigos corretos é preciso verificá-los pelos manuais do usuário fornecidos por cada banco.
No campo "Dias para Protesto" informe a quantidade de dias para o título ser protestado.
O campo "Conta p/ controlar a seq. de remessa" controlará o número de remessa pela conta informada neste campo. Será utilizado na geração de arquivo remessa do CNAB e FEBRABAN. Lembrando que, este campo deverá respeitar o limite estipulado no campo "Nro Máx.p/ Seq.Remessa Alternativa".
Preenche-se o campo "Sequência remessa" com o controle da numeração das remessas que serão enviadas ao banco para cobrança.
Informe no campo "Nro máx. p/ seq. remessa" o último número atualizado conforme emissão de boletos a receber para gerar o Nosso Número, que será utilizado na geração do arquivo de cobrança bancária.
Nota: quando a numeração atingida for aquela informada no campo "Sequência Informada" da tela Configuração Arquivo de Remessa, aba Propriedades, o sistema irá recomeçar a contagem com um valor sequencial, por exemplo, se a numeração informada for 1000, ao atingir esse limite o próximo valor será 1001, e assim por diante.
A "Sequência remessa alternativa" possibilita o controle do número de remessa, das "Remessas" com duas sequências por conta. Para isto, a marcação "Utiliza Sequência Alternativa", na tela de Configuração do Arquivo Remessa CNAB e FEBRABAN, deverá estar selecionada.
O campo "Modalidade" poderá ser preenchido somente para o Banco 756. Na "Linha Digitável", a Modalidade fica nas posições numéricas 11 e 12. Abaixo tem-se um exemplo das posições da Modalidade (estão entre parênteses):
75691.40333 (01)007.573684 81956.110019 1 54170000003440
Importante: no menu "Financeiro > EDI Bancário > Configuração Arquivo de Remessa" e "Geração Arquivo de Remessa", na geração da "Linha Digitável" para conta do Banco 756, se o campo Modalidade deste cadastro estiver vazio o sistema irá utilizar o valor "02" fixo, caso contrário utilizará o conteúdo do campo Modalidade. Quando a conta for do Banco 756, o sistema terá o mesmo comportamento de geração da Linha Digitável na "Impressão de Boleto do Título".
Defina no campo "Conta p/ baixa (Processamento de Retorno)" a conta para baixa no processamento de retorno. Na execução do processamento de um arquivo de retorno, o sistema verificará se a conta do título possui Conta para baixa e, neste caso, a baixa do título será executada na conta em questão.
Seção Numeração do(s) Boleto(s)
Quando o campo "Número máximo" e a marcação "Zerar automaticamente?" não estiverem preenchidos, terão a mesma funcionalidade já existente no sistema. Se preenchidos significa que você tem interesse em controlar o número dos boletos.
Quando o Número máximo estiver preenchido, significa que os boletos serão impressos até este número. Se a marcação Zerar automaticamente estiver habilitada, ao chegar ao valor informado no campo Número máximo, o sistema reiniciará a contagem de impressão de boletos.
Nota: para que seja possível obter dígito do Nosso Número (posição 31 da linha digitável) igual a zero, informe no campo Carteira: -(Cód.Carteira). Desta forma, teremos o exemplo:
Se a carteira for 20 e for necessário obter dígito do Nosso Número igual a 0, você deverá informar "-20" no campo Carteira. Neste exemplo, se informado 20, sempre que o dígito calculado for igual a 0, o dígito apresentado no boleto será 1.
Observação: Parceiros diferentes podem ter Convênios diferentes, desde que tenham a mesma Conta Bancária.
Importante: Geração do Nosso Número para as carteiras 16 e 18 do Banco do Brasil. Para estas carteiras, o Nosso Número é composto por 17 algarismos, sendo:
C = CONVENIO | 6 digitos
N = NOSSONUMERO | 7 digitos
EX: CCCCCCNNNNNNNNNNN
Exemplo do boleto impresso com a carteira 16:
No campo "Nosso-Número" Livre do cliente, é informado o próprio Nosso Número com as 17 posições.
O parâmetro "Usar vários conv.no parc.p/gerar Nosso Número? - USARCONVPAR", quando habilitado, ativa nesta aba a grade "Convênios da Conta Bancária" para que você possa incluir diversos Convênios e os campos referentes à Numeração de Boletos que serão por convênio. É importante ressaltar que esse parâmetro não exercerá influência em uma conta bancária configurada para trabalhar com a API de um boleto rápido.
Para utilizar essa funcionalidade o Banco precisa estar preparado para trabalhar com o Nosso-Número por múltiplos convênios. O Banco do Brasil é um exemplo de Instituição que trabalha nesse formato. Para os demais bancos deve se certificar diretamente com a instituição, antes de proceder com essa configuração.
Nota: para geração do nosso número para o Banco CECRED, pode-se fazer uso do parâmetro "Usar Sequencial como nosso número p/ banco CECRED? - CECREDSEQNOSSON" que, quando ativado, o nosso número será gerado com o número sequencial; para isso, se faz necessário que no modelo de boletos, esteja presente o número da conta.
Caso a empresa trabalhe com o banco Banrisul, o sistema estará apto a receber as configurações necessárias (Cadastros de Bancos, Agências Bancárias e Contas (incluindo Carteira e Convênio), a fim de se calcular o nosso número, a linha digitável e o código de barras para o referido banco.
Da mesma forma, caso a empresa realize operações por meio do banco Banco de Brasília - BRB, o sistema estará apto a receber as configurações necessárias (Cadastros de Bancos, Agências Bancárias e Contas (incluindo Carteira e Convênio), a fim de se calcular o nosso número, a linha digitável e o código de barras para o referido banco.
Além destes dois últimos bancos mencionados, tem-se o Banco Daycoval; realizadas as configurações necessárias (Cadastros de Bancos, Agências Bancárias e Contas, incluindo nesta última, Carteira e Convênio), o sistema será capaz de calcular o nosso número, a linha digitável e o código de barras para este banco.
Observação: o Banco Daycoval é um correspondente do Banco Bradesco, o que faz com que um cliente ao receber um boleto, não seja necessário localizar uma agência do Banco Daycoval para realizar o pagamento, podendo fazê-lo no Banco Bradesco, que possui uma quantidade maior de agências disponíveis no país.
Aba Boleto(s)/Duplicatas
Boleto Rápido - PJ Bank
A marcação "Boleto Rápido - PJ Bank" permite realizar a emissão de boletos de forma mais simples, sem a necessidade de configuração de EDIs, modelo de boletos e trocas de arquivos de remessa e retorno. Possibilita a realização de conciliação automática. Reduz o tempo gasto na implantação e configuração para emissão de boletos, sem a necessidade de homologação bancária. Vejamos abaixo as premissas e detalhes desta funcionalidade:
- Deve-se atualizar a versão do Sankhya Om para 3.30 ou posterior;
- Instalar o WebConnection (2.0b168) ou posterior;
- Tarifa fixa de R$1,99 sendo cobrado apenas no pagamento do boleto;
- O valor mínimo para emissão de boletos é de R$7,80;
- Emissão apenas de boletos de cobrança;
- Permitido apenas para contas PJ;
- Integração com o PJBank.
Após o pagamento do boleto, o valor é creditado diretamente na conta em até 2 dias úteis.
Observação: com o parâmetro "Qtd. de dias p/ consultar status Boleto Rpido - DIASCONPJBANK" ligado, será possivel definir a quantidade máxima de dias para a consulta de status do boleto rápido de conciliação de extrato.
Nota: o Sankhya Om não possui comunicação com o ambiente de testes e homologação do PJBank, ou seja, o boleto só poderá ser emitido com o PJBank no ambiente de Produção.
Seção Ações automáticas ao receber o retorno
Quando o campo "Selecione o serviço" for configurado com a opção "PJ Bank", serão exibidos os seguintes campos para configuração:
Ao ativar a marcação "Baixar o título quando o boleto for pago?", quando for identificada a liquidação do título, através do retorno obtido pela API do Banco, o título em questão terá sua baixa realizada.
O campo "Lançamento baixa boleto" refere-se ao tipo de lançamento bancário. Se esse campo estiver vazio na tela Conta, o código de lançamento bancário a ser utilizado será aquele especificado no campo "Lançamento bancário receitas", na aba Propriedades, das Preferências da Empresa.
No campo "TOP Baixa boleto" informe uma TOP de lançamento ao título. Se esse campo estiver vazio na tela Conta, a TOP de baixa seguirá a configuração realizada no parâmetro "TOP de baixa para recebimentos - RCBTOPBAIXA".
Se a marcação "Conciliar a baixa do título ao receber o crédito?" estiver ligada, a movimentação bancária gerada a partir do recebimento do título, será gravada já com o campo "Conciliado" igual a "Sim", na tela Conciliação Bancária, impactando automaticamente tanto o saldo Real quanto o saldo Bancário da Conta envolvida. Caso esteja desligada, a conciliação bancária não será feita automaticamente, sendo necessário realizar o processo de conciliação já praticado hoje.
Seção Configurações do boleto
O campo "URL da logomarca" permite que você informe qual será a URL da logomarca na geração do boleto. Não sendo informada uma URL da logomarca, o sistema irá pegar a imagem padrão do PJ Bank.
Os campos "Aceita título vencido" e "Dias limite de recebimento" serão apresentados quando a opção "PJ Bank" estiver selecionada no campo Selecione o serviço. Quando for informado "Sim" no campo Aceita título vencido e o campo Dias limite de recebimento for preenchido, será definida a quantidade de dias corridos após o vencimento que esse boleto estará disponível para pagamento.
Observação: o campo Dias limite de recebimento deve ser preenchido com um valor maior que zero.
Importante: quando a quantidade de dias para pagamento for configurada para depois do vencimento, será enviada essa informação no registro do boleto junto ao PJBank e após a quantidade de dias estabelecida não será possível o pagamento após esse prazo.
No campo "Observações" você poderá inserir qualquer informação complementar referente ao boleto PJBank, limitando-se à 255 caracteres. Assim, ao fazer a emissão de um boleto a partir de um título financeiro que tenha uma observação, esse texto será impresso no boleto.
Ao lado do campo Observações temos o botão "Assistente" para que você possa incluir algumas variáveis do título financeiro, caso deseje.
Boleto Rápido API
|
Para conhecer mais sobre essa rotina acesse a documentação Boleto Rápido API.
Boleto Avançado/Duplicatas
Em relação às marcações "Boleto Avançado/duplicatas" e "Emite", quando estas estiverem selecionadas, será permitido que o boleto seja emitido com esta Conta/Duplicata.
Nota: para que consiga utilizar uma conta bancária na Impressão de Boletos, aba Parâmetros boleta, a marcação Emite precisa estar selecionada. Se desmarcado, a conta continuará sendo apresentada na tela de Impressão de boletos, mas se você tentar utilizá-la, o sistema não permitirá e emitirá a seguinte mensagem:
"Conta não configurada para impressão de boletos".
Observação: no lançamento de uma nota, para que a conta bancária seja preenchida automaticamente (nos casos em que esta não é informada no Tipo de Negociação), com a marcação Emite efetuada ou não, o sistema irá buscar as Contas Exclusivas da própria empresa. Não sendo encontrada uma conta, serão buscadas contas das outras empresas cadastradas, que não sejam exclusivas, mesmo que a marcação Emite esteja efetuada.
Ao acionar a marcação "Emite", a conta em questão irá realizar a impressão do boleto nas centrais quando requerido. Caso esta esteja desmarcada, ao imprimir o boleto, o sistema emitirá um alerta informando-o que a conta em questão não está configurada para a impressão de boleto.
A marcação "Conta padrão para emissão" é utilizada como um critério para o sistema na emissão de boletos. Ao utilizar a opção para emitir um boleto a partir da central, se o financeiro não possuir conta informada, busca-se a conta para o Banco informado que tenha este marcação efetuada.
No campo "Impressora" insere-se a impressora para impressão do Boleto/ Duplicata.
Determine o "Tipo Impressora" para emissão do documento.
Escolhe-se também, o "Modelo" (layout) para impressão (caminho).
No campo "Valor Mínimo" preenche-se o valor mínimo do título para emissão de boleto.
Seção Se valor do título Menor que o Mínimo
Quando o boleto tiver valor menor que o mínimo estipulado anteriormente, os campos abaixo deverão ser configurados para que o boleto não seja emitido ou para que seja emitido com acréscimo de uma taxa.
Alterar p/ outra conta: Neste campo tem-se o número da conta para que, caso o título não atinja o valor mínimo do boleto, o sistema o lance para esta conta no financeiro e não emita o boleto. Assim, teremos o exemplo:
A empresa deseja que caso as notas tenham valor menor que R$ 30,00 reais, não seja emitido o boleto bancário. Então, deve-se configurar no campo Valor mínimo o valor de R$30,00 e no campo Alterar p/ outra conta deve-se informar uma Conta Bancária que não Emite boleto.
Ou cobrar taxa: Neste campo será informada a taxa que será cobrada devido à emissão de um boleto para as seguintes situações:
- Boleto emitido abaixo do valor mínimo;
- Boleto referente a uma renegociação de títulos.
Deste modo, ao confirmar uma Nota Fiscal que possua o valor menor que o Valor Mínimo da conta bancária, o sistema irá alterar a conta bancária para a conta que estiver informada no campo Alterar p/ outra conta e não imprimirá o boleto.
Nota: o sistema atende às configurações necessárias para as empresas que trabalham com o Banco Nordeste.
Intervalo de CEPs
O quadrante Intervalo de CEPs localizado na aba Boleto(s)/Duplicatas permitirá o cadastro de espaçamentos de CEPs; é uma aba que será apresentada apenas quando o Banco da conta for Safra (422). Neste painel deve ser cadastrado o CEP inicial e final atendido pelo Banco Safra; ao gerar um arquivo de remessa na tela Geração Arquivo de Remessa com as marcações para Gerar Nosso Número ou Gerar Linha Digitável, se o parceiro do financeiro estiver com o CEP dentro do intervalo aqui informado, será gerado o nosso número ou a linha digitável de acordo com o Banco Safra; caso o CEP esteja fora desse intervalo, será criado o nosso número ou a linha digitável de acordo com o Banco Bradesco (237).
Importante: somente será verificado se o parceiro está dentro do intervalo de CEP, se o parâmetro "Validar CEPs na geração de boletas do banco Safra? - VALCEPBCOSAFRA" estiver habilitado.
No Cadastro de Parceiros, a aba Interc. Elet. De Dados é habilitada pelo parâmetro "Usar vários conv. no parc. p/ gerar Nosso Número? - USARCONVPAR".
Aba Saldos
Nesta aba existem duas grades: "Saldo Banco" e "Saldo Real".
Sobre cada uma das grades, existe o botão "Corrigir Saldo Banco". Ao clicar no botão será iniciada uma rotina que corrigirá o Saldo Real e/ ou Bancário da conta bancária, verificando o saldo inicial implantado e refazendo a movimentação da conta, corrigindo qualquer problema que possa ter ocorrido.
Botão Outras Opções
No botão Outras Opções temos determinados botões. a seguir, especificaremos sobre cada um deles:
Implanta Saldo Bancário | Corrige Fechamento de Saldo do Banco | |
Gerar certificado Pix |
Implanta Saldo Bancário
Através da opção "Implanta Saldo Bancário" pode-se implantar o saldo em uma conta sem a necessidade de acessar a tela "Implantação dos Saldos de Contas" para informar o saldo de uma nova conta criada.
Esta opção poderá ser acessada através do botão "Outras opções...".
Ao clicar em Implanta Saldo Bancário o sistema abrirá uma tela. No título da tela existe a informação de qual conta está sendo implantada.
Os campos "Conta Bancária" e "Descrição" são apenas informativos, portanto, não poderão ser alterados. Estes campos informarão respectivamente o código e a descrição da conta que está sendo implantada.
No campo "Referência p/ Aceitar Lançamentos" informe a partir de qual data serão aceitos lançamentos para a conta cadastrada. Ressaltamos que, a data retroativa que é permitida infomar neste campo é de no máximo 12 meses.
Em "Saldo do Banco na Referência" deverá ser informado o saldo do banco na data de referência.
O campo "Saldo Real na Referência" deverá ser preenchido com o saldo real na data de referência.
Após informar todos os dados, deve-se clicar em "Salvar" para finalizar a implantação do saldo na conta.
Observação: caso seja necessário ajustar o saldo bancário, deve-se inserir uma data de referência anterior e, desta forma, reprocessar os saldos contidos nos campos Saldo do Banco na Referência e Saldo Real na Referência, para que o sistema atualize os registros.
Corrige Fechamento do Saldo do Banco
A opção "Corrige Fechamento do Saldo do Banco" executa o ajuste dos meses, ou seja, se o saldo da conta tiver alguma referência faltando, a mesma é inserida. Logo após são chamadas as rotinas "Corrigir Saldo Banco" e "Corrigir Saldo Real".
Gerar certificado Pix
Por meio dessa opção, pode-se gerar o certificado Pix para o banco Itaú. Ao acioná-la o pop-up "Geração de certificado Pix" será apresentado.
Nele informe os campos "Site da empresa", "E-mail de contato" e "Token Temporário", e clique em "OK".
Nota: caso a empresa não possua um site, preencha o campo Site da empresa com a mesma informação do campo E-mail de contato.
Ao concluir corretamente será apresentada a seguinte mensagem:
"Credenciamento realizado com sucesso"
Após o credenciamento, o campo "Client Secret Pix" será automaticamente preenchido com a informação gerada.
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Geração do Nosso Número
Através dos campos abaixo, configura-se a composição do nosso número para cálculo do dígito verificador.
Inicialmente, define-se a utilização do cálculo do Nosso Número por esta regra ou pela já existente no sistema, por meio da marcação "Usar geração de Nosso Número".
Observação: para realizar o cálculo de digito específico, é necessário desmarcar a opção Usar geração de nosso número. Isso permitirá que o sistema aplique as regras específicas de cada banco para determinar corretamente o "Nosso Número" e seu dígito verificador. Os bancos disponíveis para esse cálculo incluem:
- Banco do Brasil
- Itaú
- Bradesco
- Banco Real
- Unibanco
- Santander
- Santander Banespa
- HSBC
- Nossa Caixa
- Caixa Econômica
- Safra
- Citibank
- Bancoob
- Banestes
- Bansicredi
- Cecred
- Banrisul
- Banco de Brasília
- Banco Daycoval
- Credisis
No campo "Configuração do Nosso Número" deve-se digitar os valores fixos responsáveis por compô-lo (agência, conta, convênio etc). Nas posições variáveis que serão preenchidas com o número sequencial do boleto, deve-se utilizar a letra "N", para identificar estas posições. Caso o dígito necessite ser gravado no banco de dados, sua posição deve ser marcada com a letra "D", que deve ser a última posição da configuração.
Dessa forma, considere o exemplo:
151202NNNNND
151202: Convênio
NNNNN: Sequencial da numeração de boletos
D: Dígito verificador do Nosso Número
No campo "Multiplicadores" devem ser informados os multiplicadores utilizados para cálculo do dígito. Estes multiplicadores são encontrados no manual de orientação do banco; normalmente é uma sequência do tipo "21212121" ou "543298765432". Caso tenha-se configurado para gravar o dígito no banco com a letra "D" no campo Configuração do Nosso Número, não deve haver multiplicador para a sua posição. Considere o exemplo:
Configuração do Nosso Número: 151202NNNNND
Multiplicadores: 43298765432
Para o cálculo do dígito, multiplica-se cada elemento do campo nosso número pelo seu multiplicador e acumula-se o resultado desta multiplicação. Para alguns bancos, a soma é feita com o resultado da multiplicação, para outros a soma é feita para cada algarismo do resultado. Para isso é necessário configurar o campo "Ao somar as multiplicações", de acordo com o exigido pelo banco.
Exemplos:
Somar os totais da multiplicação:
1 5 1 2 0 2 0 0 0 0 1 D
4 3 2 9 8 7 6 5 4 3 2
04+15+02+18+00+14+00+00+00+00+02 = 55
Somar dígito a dígito dos totais:
1 5 1 2 0 2 0 0 0 0 1 D
4 3 2 9 8 7 6 5 4 3 2
04 15 02 18 00 14 00 00 00 00 02
0+4+1+5+0+2+1+8+0+0+1+4+0+0+0+0+0+0+0+0+0+2 = 28
Para identificar o módulo a ser utilizado, configura-se o campo "Tipo do módulo".
Exemplos:
Módulo 10: 55/10 = 5 resto 5
Módulo 11: 55/11 = 5 resto 0
Na maioria dos casos, o dígito é determinado pela diferença entre divisor do módulo e o resto, em outras o próprio resto é o dígito. Para determinar como será obtido o dígito, configura-se o campo "Subtrai o resto de".
Exemplos:
Subtrai o resto de 11 marcado:
55/11 = 5 resto 0
dígito 11-0 = 11
Subtrai o resto de 11 desmarcado:
55/11 = 5 resto 0
dígito = 0
Nos casos em que o cálculo do dígito resulta em um número de 2 (dois) algarismos, é necessário realizar uma conversão. Para isto, configura-se os campos "Se resto igual" a "X" "Substitui por" "Y". Em alguns bancos este dígito deve ser uma letra (X, P etc).
Exemplo:
Substitui o resto de 11 marcado:
Se resto igual 0 substitui por 1
55/11 = 5 resto 0
dígito 11-0 = 11
Com isso, o dígito será = 1
Feita a configuração, utiliza-se o botão "Testar Nosso Número" para gerar-se uma sequência de Nossos Números e identificar se está de acordo com o solicitado pelo banco.
Nota: caso necessário, pode-se informar nos campos Configuração do Nosso Número e Multiplicadores mais de 12 dígitos; a geração do Nosso Número na impressão do boleto será de 12 dígitos.
Importante: ao realizar a simulação do nosso número (botão Testar Nosso Número), caso este seja maior que 12 caracteres, o sistema não realizará seu corte; porém, na geração do boleto, se o nosso número ultrapassar os 12 caracteres, este será cortado.
Geração da Linha digitável
Através dos campos abaixo, configura-se a composição do Campo Livre da Linha Digitável do boleto.
O campo "Usar geração da Linha digitável" define se a montagem da linha digitável será realizada por esta regra ou pela já existente no sistema. Aconselha-se permanecer desmarcado enquanto é feita a configuração.
O campo livre é composto por 25 algarismos, começando da posição 5 da linha digitável. Informe neste campo, na posição exigida pelo banco, os elementos que devem compor o campo livre. Nas posições onde devem ser incluídos o Nosso Número, informa-se a letra "N"; caso seja necessário que o dígito verificador esteja presente, marca-se sua posição utilizando a letra "D".
Alguns bancos exigem que se faça o cálculo do dígito de auto conferência para o campo livre (última posição do campo livre). O sistema com um mecanismo para este cálculo, porém, cada banco possui uma regra.
A regra disponibilizada para o módulo 11 identificado pela letra "O":
Os multiplicadores são "98765432".
Soma-se os resultados das multiplicações.
Divide por 11.
Se resto for menor que 2, o dígito é 1, senão, o dígito é a diferença entre 11 e o resto.
A regra disponibilizada para o módulo 10 identificado pela letra "Z":
Os multiplicadores são "12121212".
Soma se os resultados das multiplicações.
Divide por 10.
Se resto for menor que 1, o dígito é 0 (zero), senão, o dígito é a diferença entre 10 e o resto.
Exemplo:
34191.10NNX NNNNN.ND005X 71234.5700ZX X 9999999999999
Destacando o campo livre:
110NNNNNNNND005712345700Z
110: Carteira
NNNNNNNN: Nosso número
D: Dígito do nosso número
0057: Agência
123457: Conta
00: Fixo
Z: Dígito de auto conferência do campo livre no módulo 10
Finalizada a configuração, utiliza-se o botão "Testar Linha Digitável" para geração de uma linha digitável a partir de sua configuração.
Geração do financeiro pela Central de Vendas
O sistema segue a seguinte ordem para geração do financeiro pela Central de Vendas:
Será usada preferencialmente a conta informada nas parcelas do tipo de negociação. Se esta conta não puder ser gerada com a empresa do financeiro, por ser exclusiva de outra, ela será desprezada.
Se nas parcelas do tipo de negociação a conta não for informada ou for exclusiva de outra empresa e o parâmetro de conta padrão estiver preenchido, serão utilizadas conta padrão (parâmetro CONTAPADRAOFIN) e banco padrão (banco da conta padrão).
Senão, será usada a conta preenchida no cadastro de parceiros, se não for exclusiva de outra empresa.
Se nenhum dos critérios acima for usado, se o banco foi informado, o sistema buscará uma conta para o banco, marcada como "Conta padrão para emissão", preferindo a conta que seja exclusiva da empresa, mas aceitando contas não exclusivas.
A conta exclusiva tem que ter a mesma marcação de emissão de boletos que a do tipo de negociação.
Taxa de Boleto incluída no total da nota
Para obter as informações sobre este processo acesse Taxa de Boleto no Total da Nota.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.