Módulo: Livros Fiscais > Relatórios
O Livro dos "Registros de Saída" é obrigatório para todas as empresas comerciais, estabelecido no Regulamento do ICMS, com o objetivo de registrar as notas fiscais de saída, destacando-se o ICMS incidente pelas saídas de produtos, a qualquer título, do estabelecimento.
Caso o contribuinte seja também indústria, é utilizado um mesmo livro de registro de saídas, de modelo próprio, com destaques de IPI e ICMS pelas vendas de mercadorias.
Inicialmente, para geração do relatório de Registro de Saída, define-se sobre qual empresa serão geradas as informações; esta definição é feita através do campo "Empresa".
Na sequência, teremos o campo "Período", onde é estabelecido o intervalo que o relatório será gerado. Esse intervalo, geralmente abrange um mês completo, mas pode-se trabalhar com períodos menores ou maiores. Visto que, os campos Empresa e Período são obrigatórios para a geração do relatório.
No campo "Página Inicial" é inserida a informação referente a primeira página do relatório que será gerado.
O campo "Página Final" é gerado automaticamente de acordo com a quantidade de páginas totais do relatório. Ao final da geração do relatório, a informação aqui apresentada, é gravada na tela "Financeiro > Preferências > Empresa > aba Livros Fiscais > campo Última página do registro de saídas". Além disso, ao clicar no botão "Gravar" o valor do campo Página inicial é atualizado com o valor do campo Página final para que na próxima geração do relatório a numeração fique em sequência.
No campo "Data Emissão" é feito o registro da data de emissão do relatório de saída.
No campo "Modelo", é realizada a definição do modelo de relatório a ser utilizado. São disponibilizadas duas opções para escolha:
- P2: Este modelo é utilizado, quando a empresa é contribuinte de IPI (Indústrias);
- P2A: Esta marcação é efetuada, quando a geração do relatório for feita por empresas não contribuintes de IPI.
- 80 Colunas: Com essa marcação selecionada, os dados do relatório serão apresentados de forma reduzida.
Abaixo, tem-se as marcações a serem realizadas, de modo que o relatório será gerado com base no que for aqui definido. São eles:
Uma nota por linha?: Ao efetuar esta marcação, na geração do relatório, será gerada uma única linha, agrupando cada Nota Fiscal no Livro de Saída.
Imprimir observação?: Essa opção quando marcada, realiza a apresentação/impressão da observação presente nas notas fiscais de saída.
Alterar observação para razão social do parceiro: Ao acionar essa marcação, tem-se a troca da observação da nota pela razão social do parceiro. Sendo que, esta marcação só estará disponível para configuração quando a marcação Imprimir observação? estiver habilitada.
Imprimir livro de saída?: Quando essa opção é marcada, no relatório são apresentadas todas as notas que representam saídas da empresa, ou seja, vendas, devolução de compra, transferências de saída, remessas, outras saídas, notas canceladas de saída e notas com numerações inutilizadas. Serão apresentados o detalhamento os valores debitados, a base de cálculo, o que foi isento ou não tributado e as alíquotas de ICMS (tanto para P2 e P2A) e as alíquotas de IPI (relatório P2). Além da substituição tributária, quanto tiver ocorrido substituição tributária na nota.
Imprimir resumo por estado?: Quando esta marcação for efetuada, será exibido o resumo do relatório do Livro de Saída, apresentando os totais dos valores debitados, base de cálculo, o que foi isento ou não tributado, agrupando os totais por Estado.
Imprimir resumo por CFO?: Efetuando-se esta marcação, será exibido o resumo do relatório do Livro de Saída mostrando os totais dos valores debitados, base de cálculo, o que foi isento ou não tributado agrupando por CFOP.
Imprimir dados da NF em todas as linhas?: Quando esta opção está marcada, em conjunto com as opções "Gerar linhas da Nota separadamente no Livro Fiscal" (Comercial > Preferências > Empresa) e "Imprimir Livro de Saída". Quando uma NF for apesentada mais de uma vez, não serão exibidos a partir da segunda aparição da nota, os campos "Espécie", "Série/Sub-Série", "Número", "dia" e "UF"; estes ficaram omitidos.
Imprimir redução de Pauta por ST em isentas?: Este campo, se marcado serão impressos no relatório, os valores da redução de pauta na coluna isentas na linha da substituição tributária. Quando desmarcado o valor é apresentado em branco.
Formato da Impressão: Este campo disponibiliza duas formas de exportação dos dados na geração do relatório, auxiliando na conferência e verificação de possíveis erros. O campo pode ser definido entre os formatos PDF e Excel; caso o campo fique em branco, o padrão será o formato PDF. As referidas opções apresentam respectivamente os seguintes comportamentos:
- PDF: Quando for selecionado o formato de impressão PDF, na visualização do relatório, o mesmo será aberto neste formato.
- Excel: Sendo selecionado o formato de impressão Excel, ao clicar para visualizar o relatório, o mesmo será baixado conforme as configurações do navegador que está sendo utilizado, ou seja, o arquivo poderá ser baixado automaticamente ou poderá ser aberta uma tela o questionando em qual local deseja salva-lo. Deste modo deve-se acessar o local onde o arquivo foi baixado e abri-lo.
Imprime modelo no título?: Esta marcação quando efetuada, irá apresentar no cabeçalho do relatório, o modelo utilizado (P2 ou P2A).
Imprimir data/hora da emissão?: Quando marcado, este campo irá determinar a apresentação da data e da hora da emissão do relatório em seu cabeçalho.
Agrupar CFO diferentes?: Marcando-se esta opção, serão agrupadas as informações CFOP's diferentes na nota, mas para isso, a opção "Uma nota por linha" deve estar marcada. Esta opção é incompatível com a marcação "Separar linhas de alíquotas de IPI diferentes".
Imprimir apenas imobilizado: Este campo se marcado, fará com que sejam exibidas apenas notas com CFOP's: 5551, 6551, 7551, 5552, 6552, 7552, 5553, 6553 e 7553.
4 casas decimais p/Vlr ICMS?: Essa opção quando marcada, realiza a impressão de apenas quatro casa na coluna de valor de ICMS no relatório.
Totaliza Resumo por ESTADO e CFOP?: A marcação desse campo, trabalha em conjunto com a definição realizada no campo "Imprimir resumo por estado". No final do resumo de estado, serão apresentados o total do valor contábil, base de cálculo, valor debitado, isenta e outras. Este mesmo campo, quando marcado em conjunto com o Resumo por CFOP, irá realizar a totalização por grupo de CFOP.
Separar linhas de alíquotas de IPI diferentes?: Esta marcação quando efetuada, serão geradas as linhas agrupadas por alíquota de IPI, quando a opção "Uma nota por linha" estiver desmarcada.
O botão "Gerar Relatório" é responsável pelo agrupamento das informações, e consequente apresentação destas na tela em forma de relatório.
Parâmetros que influenciam a rotina
Quando o parâmetro "Forçar o download de relatórios internos? - FORCEDOWNLOAD" for habilitado, fará com que a visualização do relatório seja aberta pelo visualizador nativo do sistema operacional.
Com o parâmetro "Usar Dt. Ent/Saida na Ger. do Liv. Fis de Saida-USADTSAILIVSAI" ligado, o sistema irá considerar a data informada no campo "Dt. do Movimento" (localizado na tela Cadastro Livro ICMS/IPI, aba Geral) para gerar o relatório de saída. Caso ele esteja desligado, será considerada a "Dt. do documento" (presente na tela Cadastro Livro ICMS/IPI, aba Geral) do livro fiscal para gerar o relatório de saída.
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