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Feita a Cópia e Contagem, alguns produtos podem apresentar diferenças, sendo necessário ajustar o estoque no sistema. Estas diferenças demandam recontagens.
Dependendo do volume, pode ser necessária uma sindicância à fim de descobrir as causas das diferenças, que poderão ser:
- Notas sem registro no sistema;
- Falha no processo de entrega onde produtos parecidos estão sendo "trocados" na hora da entrega (por exemplo, a marca A de extrato, no lugar da marca B);
- Algum local sem contagem;
- Erro de digitação;
- Erro de anotação;
- Erro na inadimplência de produto;
- Roubo;
Importante: é necessário acessar a tela "Comercial > Consulta > Modelo de Notas e Pedidos" e criar dois Modelos de Notas/Pedidos, um para as notas/pedidos de Entrada e outro de Saída, utilizando um Tipo de Operação - TOP especial de Ajuste de Estoque com as corretas configurações:
- A TOP para Entrada precisa atualizar o estoque (Entrar).
- A TOP para Saída precisa atualizar o estoque (Baixar).
- A TOP não pode atualizar o financeiro.
- O "Tipo do Movimento" da TOP precisa ser igual a Venda, Compra, Pedido de Venda, Pedido de Compra.
A nota usada como modelo pode ser configurada de duas maneiras:
Se for utilizar um modelo para cada empresa, é necessário que você preencha os campos "Modelo Ajuste de Entrada de Estoque" ou "Modelo Ajuste de Saída de Estoque" da aba "Estoque/Preço" da tela Preferências da Empresa; estes campos devem ser preenchidos com o "Número Único" que é gerado por estes modelos de nota/pedido.
Sendo utilizado um modelo para notas para qualquer empresa, é necessário que você configure o Número Único que é gerado por este modelo de nota/pedido através dos parâmetros abaixo:
- Nota Modelo Ajuste Estoque (Entrada) - NOTAENTAJUSTEST;
- Nota Modelo Ajuste Estoque (Saída) - NOTASAIAJUSTEST.
O sistema irá, primeiramente, tentar pegar o modelo da empresa; caso não encontre configurado na empresa, ele buscará o modelo do parâmetro; não localizando o modelo em nenhum lugar, será exibida uma mensagem informando que é necessário configurar o modelo.
No "Ajuste de Estoque" serão geradas notas de ajuste de forma automática. Serão geradas, conforme a necessidade, notas separadas para os Ajustes de Entrada e Saída.
Nota: na alteração de um modelo já configurado, o sistema fará validação, impedindo a utilização de uma TOP mais recente que a TOP do modelo já existente, isto só ocorre nas alterações de modelo; no cadastro de um novo modelo, esta validação não ocorre, uma vez que o modelo também é novo. Da seguinte forma:
No parâmetro NOTAENTAJUSTEST, você deve informar o numero único do modelo de nota/pedido configuradas com uma TOP de Entrada e, no parâmetro NOTASAIAJUSTEST, informe o número único do modelo de nota/pedido configuradas com uma TOP de Saída.
Importante: as TOP's deverão ser configuradas sem geração de financeiro e com movimentação de estoque.
Observação: ao realizar um lançamento de notas de Ajuste de Estoque, caso seja necessário determinar a quantidade máxima de itens presentes em cada nota (tela Tipo de Operação - TOP, botão "Outras Opções", opção "Controle de Numeração", campo "Quantidade de itens na nota"), a configuração da base de numeração da TOP utilizada, deverá ser através da opção "TOP" localizada na tela Tipos de Operação - TOP, aba "Impressão", campo "Base numeração". Desta forma, considere que esta será uma configuração a ser efetuada de forma ordenada, ou seja, primeiramente, defina a Base numeração igual a TOP e, logo em seguida, informe a Quantidade de itens na nota e as demais características do Controle de Numeração.
Regras
- Quando a quantidade contada for maior que a cópia, o item será inserido em uma nota de Entrada;
- Quando a quantidade contada for menor que a cópia, o item será inserido em uma nota de Saída;
- Se ocorrer os dois casos, serão geradas duas notas, uma para entrada e uma para saída.
Existe um "Filtro" geral no topo da tela, este filtro permite definir um filtro personalizado que será usado para a filtragem de quais produtos serão ajustados.
A "Empresa" em que será feito o Ajuste de Estoque, é a mesma empresa utilizada na Cópia e na Contagem de Estoque. Este campo é obrigatório para gerar zeros, ajustar e para pesquisar as datas de contagem e cópia.
Os campos "Produto", "Local" e "Controle", assim como o filtro geral, são utilizados para filtragem do ajuste, por exemplo, se informarmos um produto específico no campo Produto, será feito o ajuste somente para este produto, ou se, por exemplo, informarmos um Local, será feito o reajuste somente para os produtos com estoque naquele Local; da mesma forma funciona para o controle.
Observação: os itens das notas de ajustes serão preenchidos com a opção de Venda (fabricação própria) no campo "Uso do Produto".
Nota: o campo Controle, somente é apresentado, se o parâmetro "Utiliza a coluna Controle para controlar o estoque - UTILIZACONTROLE" estiver habilitado. O campo Local somente será exibido se o parâmetro "Utiliza a coluna Local para controlar o estoque - UTILIZALOCAL" estiver habilitado e se o parâmetro "Descrição para Local - DESCRLOCAL" estiver diferente de vazio o campo Local será de acordo com o conteúdo desse parâmetro.
O campo "Inventário no WMS" tem a finalidade de filtrar as contagens por inventário no WMS no momento de fazer o Ajuste de Estoque. Ao realizar um Inventário do WMS, seja implantação ou rotativo, nesta tela o sistema pedirá o número do inventário para filtrar o ajuste de estoque por inventário.
Caso o código do inventário não seja digitado, será exibida a seguinte mensagem:
"Informe o número do Inventário no WMS."
O "Preço Unitário" serve para informar como será calculado o preço dos Produtos incluídos nas notas geradas através do ajuste; se for informado, neste campo, o valor "Usar o preço informado na TOP", o preço será calculado através do campo "Usar como Preço" do Cadastro da TOP. A TOP utilizada para pegar o valor deste campo é a TOP configurada na nota usada como modelo. Defina qual o valor será lançado para os produtos na nota de Ajuste.
Seção Datas
Informe no campo "Cópia" a Data da Cópia do Estoque.
Informe no campo "Contagem" a Data da Contagem.
Se não houver Cópia ou Contagem nas datas informadas, o sistema exibirá uma mensagem; ao clicar na lupa é possível visualizar quais são as datas em que foram feitas copias/contagens.
Através do botão , será gerado na Contagem, um registro com quantidade igual a zero, para os produtos que existirem apenas na Cópia, ou seja, para os produtos que não foram contados. O sistema só gerará Ajuste para os produtos da Cópia que estiverem presentes na Contagem. Por isto, é necessário utilizar este botão sempre que a ausência de Contagem seja em função da inexistência de estoques.
Quando o inverso acontece (produtos que existem na Contagem, mas não existem na Cópia), o sistema considera, automaticamente, que o estoque lógico do sistema seja igual à zero.
Exemplo: copiamos o estoque dos produtos A e B.
Cópia:
Produto A
Produto B
Ao contar, registramos os produtos B e C.
Contagem:
Produto B
Produto C
Observe que o "Produto A", não foi encontrado no estoque, contudo, não foi digitado "zero" na contagem. Já o "Produto C" foi encontrado no estoque, mas não existe registro no sistema, não apareceu na cópia.
Como o Produto A não foi contado, o sistema não ajustará o estoque do mesmo se o botão "Gerar Zero" não for acionado.
Já o Produto C, que não possui Cópia, será ajustado automaticamente, independente do acionamento deste botão.
O botão realiza o ajuste do estoque, gerando notas de entrada ou saída, ao terminar o ajuste será mostrado um pop-up com as notas geradas, ao dar duplo clique no número único da nota gerada, será aberta a Central - Compras | Vendas.
Confirmar as notas na tela da Central - Compras | Vendas, para que seja atualizado o estoque, com a baixa ou entrada, conforme a nota ser de Entrada ou Saída.
Observação: pode haver no estoque da empresa, produtos que não estejam disponíveis para venda, mas para os quais é necessário fazer contagem e ajuste de estoque. Por isto, o sistema permite ajuste de estoque de "Produtos Inativos".
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