Módulo: Inventário > Arquivo
Esta rotina, realiza o ajuste de estoque por série, ou seja, é uma opção que será utilizada por empresas que controlam seu estoque através do controle adicional de estoque por Série.
O controle por série, no controle adicional de estoque, é uma ferramenta muito útil para empresas que têm controle do Item e não do Produto.
Após a cópia e contagem, alguns produtos podem apresentar diferenças, sendo necessário ajustar o estoque no sistema. Estas diferenças demandam recontagens.
Dependendo do volume, pode ser necessária uma sindicância, a fim de descobrir as causas das diferenças, que podem ser:
- Notas sem registro no sistema;
- Algum local sem contagem;
- Erro de digitação;
- Erro de anotação;
- Erro na inadimplência de produto;
- Roubo;
Para utilizar a funcionalidade de Ajuste de Estoque por Série, você deve selecionar a "Empresa", a data de "Cópia" e "Contagem" e ajustar, podendo gerar uma nota de entrada e/ou saída.
Configurações
Antes de efetuar o Ajuste de Estoque por Série, é necessário que você configure as Empresas com os modelos das notas em Modelo de Notas e Pedidos, e indique o campo "Tipo Operação" que será utilizada na geração da nota.
O Tipos de Operação – TOP utilizado para o ajuste, deve estar configurado na aba Impostos, campo "Tipo de Emissão" como "de Ajuste", para que o status vá corretamente para o Histórico da Série.
Depois de configurados os modelos, você deverá acessar a tela Preferências da Empresa, aba Estoque/Preço e indicar os modelos de nota de entrada e saída:
Após configuração dos modelos e gerada a cópia e a contagem dos produtos por série, você pode efetuar o ajuste.
Outra opção para configurar os modelos, é através dos parâmetros abaixo:
- Nota Modelo Ajuste Estoque (Entrada) - NOTAENTAJUSTEST;
- Nota Modelo Ajuste Estoque (Saída) - NOTASAIAJUSTEST.
Processo
Uma vez posicionado na tela Ajuste de Estoque Por Série, informe a "Empresa" em que será feito o ajuste; você pode filtrar por "Produto" ou "Local", ou ainda fazer filtros personalizados conforme desejar.
Informe a opção que o sistema buscará para compor o "Preço Unitário" do produto na nota de ajuste que for gerada, de acordo com as seguintes opções:
- Usar o preço informado na TOP;
- Preço de Venda;
- Último Custo de Reposição;
- Último Custo Variável.
Seção Datas
Informe no campo "Cópia", a data da Cópia do Estoque.
Insira no campo "Contagem", a data da Contagem do Estoque.
Observação: Se não houver Cópia ou Contagem nas datas informadas, o sistema exibirá uma mensagem; ao clicar na lupa , é possível visualizar quais são as datas em que foram realizadas as cópias/contagens.
Regras
- Se o produto com série estiver na cópia e não estiver na contagem, será gerada uma nota de Saída;
- Se o produto com série estiver na contagem e não estiver na cópia, será gerada uma nota de Entrada.
Informe as datas da Contagem e da Cópia; defina o Preço Unitário a ser utilizado nas notas de ajuste, e pressione o botão "Ajustar", para que sejam lançados na Nota de Ajuste, os produtos que precisam ser ajustados.
Nesta opção, o sistema fará automaticamente a funcionalidade do botão "Gerar zero para produtos inexistentes na Contagem ou na Cópia". Desta forma, para cada Série que existir na Cópia e não existir na Contagem, será criada uma linha na Contagem com estoque zero para referenciar a linha existente na Cópia e, da mesma forma, para Séries que existirem na Contagem e não existirem na Cópia. As Séries existentes na Cópia e não existentes na Contagem, serão lançadas na Nota de Saída; Séries existentes na Contagem e não existentes na Cópia, serão lançadas na Nota de Entrada.
Depois de informados os dados necessários para a geração do ajuste, a tela com os números únicos da nota de saída e entrada que forem gerados, se apresentará. Com o duplo clique na linha desejada, é possível abrir a nota selecionada.
Acesse também:
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.