Produção > Rotinas
Em muitas empresas de Produção Contínua, existe o fenômeno denominado de Produção Conjunta, que é o aparecimento de diversos produtos a partir da mesma matéria-prima, como é o caso do tratamento industrial contendo quase todos os produtos naturais na agroindústria. Trouxemos alguns exemplos:
- Soja: aparecimento de óleos, farelos etc;
- Boi: ossos, diferentes tipos de carnes etc;
- Petróleo: gasolina, querosene, emulsão asfáltica etc;
- Frango: peito, coxa, coração etc;
- Leite cru: leite padronizado, creme etc.
Os produtos gerados a partir da Produção Conjunta, são normalmente nomeados de coprodutos, sendo que, esses produtos são sempre de fabricação principal da Indústria. Como os coprodutos consomem a mesma matéria-prima, existe a necessidade, muitas vezes, de se ratear o consumo das matérias-primas entre os PAs fabricados.
Esta tela tem o objetivo de permitir o rateio de um apontamento de materiais de uma produção conjunta.
O processo se dá início com a inserção da OP a qual se deseja realizar o apontamento. Através do botão , teremos a exibição do pop-up "Incluir Ordem de Produção (OP)" que permitirá a referida inserção:
Ao definir a OP e concluir a sua inserção, caso exista mais de uma instância da atividade que esteja Em Andamento, o campo "Atividade" será exibido para que seja indicada qual instância da atividade será incluída.
Ao finalizar a inclusão da OP/PA, serão adicionadas, automaticamente, as MPs conforme a Lista de MPs para o PA; se o material já existir entre as matérias-primas selecionadas, este não será incluído novamente, ou seja, não haverá duas MPs na grade.
Importante: O parâmetro "Permitir definir produto como MP de si próprio. - PRODMPPROP" quando habilitado, possibilitará que um produto seja apontado como Matéria-prima de um apontamento, quando este produto for o próprio Produto Acabado do referido apontamento.
Ao lado superior esquerdo da tela, temos os botões . Através deles você realiza a inclusão/exclusão de matérias-primas que façam parte da lista de MPs da grade de OP/PA.
Utilizando o botão , podemos visualizar o resultado do rateio de apontamento para cada MP selecionada na grade. Sendo que, o rateio é proporcional à quantidade produzida em cada Ordem de Produção, sendo calculado da seguinte maneira:
Índice = Qtd. Mistura * Qtd Apontada na OP/ ? (Qtd. Mistura * Qtd. Apontada na OP)
Qtd. Apontada = Qtd. Apontada da MP * Índice
? = Somatória
Após realizar todas as inclusões necessárias, por meio do botão teremos a solicitação da inserção do rateio do apontamento. Para tanto, será apresentada a seguinte mensagem de confirmação deste procedimento:
"Será inserido e confirmado um apontamento para cada OP/PA/Atividade. Deseja continuar?".
Após a confirmação, será exibido um pop-up contendo as opções "Transferência Parcial", "Finalizar Atividades", "Visualizar OP" e "Novo Apontamento", bem como, em seu rodapé, os números dos apontamentos que foram criados.
Abaixo temos a descrição e funcionalidade de cada uma destas opções:
Esta opção permite realizar a transferência parcial das OPs selecionadas, sendo que, a coluna "Saldo a Transferir" estará disponível para alteração.
Ao confirmar a(s) transferência(s), todos os registros transferidos terão as colunas "Quantidades Apontadas", "Quantidade Transferidas" e "Saldo a Transferir" atualizadas.
Caso nenhuma atividade se encontre configurada para executar a transferência, a opção Transferências Parcial ficará desabilitada.
Através desta opção, você realiza o encerramento da atividade a qual foi realizado o apontamento.
Por meio desta opção, será aberta a tela Ordens de Produção posicionada na OP selecionada, possibilitando assim, a sua visualização.
Esta opção possibilita o lançamento de um novo apontamento, ou seja, retorna-se ao início da inserção.
Nota: Na tela de Lançamento de Ordem de Produção, podemos alterar a Qtd. de Co-produto; sendo este uma Produção Conjunta, surgirá um pop-up para a edição. Porém, na edição deste, irá constar a marcação "Seq. Produção Conjunta e Reproporcionar qtd. entre Co-produções". Quando habilitada, as OPs de lançamento serão ajustadas de acordo com a quantidade de processamento (Un. padrão). Quando esta não for habilitada, somente a quantidade de processamento (Un. padrão) será alterada, sendo que, irá como sugestão para a quantidade da MP para esta tela e não será ajustado para as OPs do lançamento.
Observação: A Produção Conjunta deverá especificar o Nro da OP conjunta e todas as OPs que compõem a produção conjunta serão incluídas no apontamento. Quanto à Ordem de Produção, esta deverá especificar individualmente o Nro das OPs que compõem a OP conjunta no apontamento.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.