Módulo: Produção>Cadastros>Processo Produtivo-Botão Roteiro-Configurações de Atividades
Depois de desenhado o Processo Produtivo através da utilização do Botão Roteiro, faz-se necessário a configuração das atividades adicionadas ao fluxo; para início desta configuração, dê um duplo clique sobre a atividade, e a tela será direcionada para a interface de "Configuração de Atividade".
Na nova tela que é aberta, na barra superior, temos o botão "Voltar" para que voltemos interface para a folha de desenho do Processo, caso necessário, e o "Código/Descrição" do processo em questão.
No lado esquerdo da tela, temos a grade "Itens do Roteiro", onde são exibidas todas as atividades do processo selecionado, facilitando a movimentação entre as atividades que você deseja configurar.
No centro da tela, temos a "Descrição" da atividade selecionada.
Observação: é possível visualizar no lado superior esquerdo da tela o botão "Anexar", o seu acionamento possibilita a inserção de arquivos ou link's nas atividades do processo.
Aba Candidatos Executantes Aba Operações de Estoque
Aba Centro de Trabalho Aba Controle de Qualidade
Aba Geral
Nesta aba, configuramos os detalhes de cada atividade.
Por meio do campo "Repositório da operação" defina o repositório de Produto Acabado ao qual o sistema irá utilizar na operação da atividade.
Indique no campo "Tipo de Tempo" o tipo de tempo empregado no processamento da atividade, dentre as seguintes opções:
- Por quantidade: Para quantidades diferentes do lote padrão, é feita uma regra de três para encontrar o tempo da quantidade desejada;
- Por lote: Nas quantidades diferentes do lote padrão, emprega-se o tempo da atividade a cada fração menor ou igual ao lote padrão;
- Fixo: O tempo de processamento será fixo.
Abaixo trouxemos um exemplo:
- Em um lote padrão = 1.000 UN
- Tempo da atividade = 1,25 hora
Quantidade:
- Para uma OP com tam. lote igual à 2.750 UN o tempo da atividade será 3,43 hora;
- Para uma OP com tam. lote igual à 2.000 UN o tempo da atividade será 2,50 hora;
- Para uma OP com tam. lote igual à 1.500 UN o tempo da atividade será 1,8 hora;
- Para uma OP com tam. lote igual à 750 UN o tempo da atividade será 0,93 hora.
Lote:
- Para uma OP com tam. lote igual à 2.750 UN o tempo da atividade será 3,75 hora;
- Para uma OP com tam. lote igual à 2.000 UN o tempo da atividade será 2,50 hora;
- Para uma OP com tam. lote igual à 1.500 UN o tempo da atividade será 2,50 hora;
- Para uma OP com tam. lote igual à 750 UN o tempo da atividade será 1,25 hora.
Fixo:
- Para uma OP com tam. lote igual à 2.750 UN o tempo da atividade será 1,25 hora;
- Para uma OP com tam. lote igual à 2.000 UN o tempo da atividade será 1,25 hora;
- Para uma OP com tam. lote igual à 1.500 UN o tempo da atividade será 1,25 hora;
- Para uma OP com tam. lote igual à 750 UN o tempo da atividade será 1,25 hora.
O campo "Tempo da atividade" está destinado a determinar o tempo padrão gasto para a execução da tarefa, respeitando a Unidade de Tempo selecionada anteriormente.
Observação: este campo será atualizado automaticamente, caso você opte por alterar o Tamanho de Lote Padrão.
Através do campo "Unidade de tempo", você determina a unidade de tempo utilizada para o tempo de atravessamento da atividade. As opções disponíveis são:
- Minutos;
- Horas;
- Dias.
A marcação "Lista de matéria-prima padrão" determina se a lista de matérias-primas desta atividade compõe o extrato de matérias-primas padrão para o produto.
Quando você realizar a marcação "Inicializa repositório de produtos acabados", será determinado que o repositório de Produtos Acabados seja inicializado assim que a atividade for criada. O sistema também irá iniciar o repositório de operação com todos os PA's a serem produzidos na ordem, de acordo com suas quantidades de lote. Além disso, caso seja necessário iniciar o repositório com componentes de manufatura, estes devem ser configurados na inicialização do repositório.
Defina no campo "Execução Terceirizada" se a operação é executada em terceiros ou não. As possíveis opções de escolha são:
- Nunca: Representa que essa operação nunca é executada em terceiros, mesmo que a Ordem de Produção esteja com alguma forma de terceirização.
- Sempre: Ao contrário da opção anterior, esta representa que essa operação é sempre executada em terceiros. Esta opção só pode ser selecionada, caso o processo seja terceirizado.
- Opcional: Esta marcação se refere ao fato de que o usuário irá determinar, no momento da criação da Ordem de Produção, se a operação será terceirizada ou não.
Nota: este campo ficará desabilitado se, no Cadastro do Processo Produtivo, o campo "Produção para Terceiro" presente na aba Geral, se encontre configurado com a opção "Sempre".
A marcação "Multi-turno", quando acionada, permitirá que a execução da atividade seja realizada em múltiplos turnos por usuários diferentes. Ou seja, o executante da atividade será capaz de parar o seu trabalho (fim do turno) e liberar esta atividade para outra pessoa (novo turno).
Aba Apontamento
São configurados nesta aba, os Apontamentos da atividade.
Defina no campo "Tipo de Apontamento" como serão realizados os apontamentos nas Operações de Produção, de acordo com as opções abaixo:
- Apontamento de PA / MP: Esta opção, indica que o apontamento será com base nos Produtos Acabados e Matérias-Primas. Ele habilita os campos da seção "Configuração Apontamento de PA / MP", logo abaixo. Além disso, na tela Operações de Produção são apresentadas as abas "Apontamentos" e "Produtos (PA)".
- Conferência: Escolhendo por esta opção, fará com que o apontamento seja feito com base na Conferência; serão habilitados os campos da seção "Configuração da conferência", logo abaixo, além de na tela Operações de Produção ser apresentada a aba "Conferência".
Importante: a definição realizada neste campo anula a outra, ou seja, na tela Operações de Produção, serão apresentadas ou as abas "Apontamentos" e "Produtos (PA)", ou a aba "Conferência". Da mesma forma que, ou realiza-se as configurações do apontamento PA / MP ou as configurações da conferência, nas seções descritas abaixo.
Quando a marcação "Exige apontamento de PA" estiver realizada, estará determinando a obrigatoriedade do apontamento de Produtos Acabados.
O campo "Data/Hora de Apontamento" possui as seguintes opções:
- Automático Sem edição: Aqui o sistema irá salvar a data e hora automaticamente no momento em que ocorrer o apontamento, sendo que, esses dados não serão editáveis após salvar o apontamento;
- Automático Com edição: Com essa opção, o sistema irá capturar a data e hora que ocorreu o apontamento, permitindo que a edição seja feita para salvar o apontamento;
- Manual Com edição (Vazio): Selecionando essa opção, os campos data e hora ficarão vazios no momento do apontamento mas, como são campos obrigatórios, é necessário que seja feito o preenchimento para salvar/confirmar o apontamento.
Considerações importantes a respeito do Apontamento Retroativo:
- As rotinas Fiscais/Contábeis devem ser abertas (data anterior ao bloqueio) e/ou sem bloqueio;
-
É necessário que seja executado o correto cadastro do bloqueio fiscal/contábil, para garantir que os apontamentos retroativos sejam incluídos no Fechamento Contábil/Fiscal em data anterior ao fechamento e bloqueando data igual ou posterior.
Observação: Caso o cadastro não exista, o fechamento poderá ser impactado pelas opções de apontamento Automático Com edição e Manual Com edição (Vazio). - Se a rotina de Fechamento Contábil/Fiscal não estiver configurada, o sistema não fará a validação/bloqueio dos valores apontados em relação ao documento executado com data igual ou anterior ao apontamento de produção.
- A rotina de apontamento retroativo não será implementada nas telas de Apontamento de Produção e Apontamento de Produção Conjunta por se tratar de uma versão simplificada da tela Operações de Produção.
Seção Configuração Apontamento de PA / MP
O campo "Quantidade base para apontamento" é destinado a determinar qual a quantidade a ser utilizada como base para os apontamentos de consumo. Essa quantidade será utilizada, por exemplo, para multiplicar a quantidade de mistura da lista de Matérias-Primas, para se chegar a quantidade total das Matérias-Primas. Temos as seguintes opções de escolha:
- Qtd. Atual de PA no Repositório de Trabalho;
- Qtd. do Lote a Produzir;
- Qtd. Apontada de PA;
- Não Sugere.
Observação: ao inserir um novo apontamento de produção nas tela Operações de Produção, Apontamento de Produção ou Apontamento de Produções Conjuntas e, o campo acima estiver configurado com a opção Não sugere, a coluna "Qtd. apontada" do PA será exibida com o valor igual a zero, dessa forma, o apontamento só será confirmado após a alteração desse valor. Caso o referido campo esteja com a opção Qtd. apontada de PA selecionada, o apontamento poderá ser confirmado sem a necessidade de editar o valor apresentado na coluna.
A escolha feita no campo "Aponta matéria-prima" determina se a atividade permite apontamento do uso de matéria-prima. O fato de não ser permitido apontar matéria-prima em uma atividade, não implica em não poder solicitar-se as matérias-primas. Em atividades que consomem matéria-prima, mas não possuem apontamento, no caso de geração de nota de produção, o sistema deverá considerar a quantidade definida na formulação. Essa configuração não se aplica a materiais utilizados para ajuste (esse tipo de material sempre pode ser apontado). As opções disponíveis são:
- Não aponta MP: Não será possível apontar matérias-primas nesta atividade. A aba de materiais não estará disponível no apontamento.
- Aponta as MPs da atividade: Será possível apontar as matérias-primas consumidas na própria atividade. Conforme configuração, você pode ou não adicionar outras matérias-primas.
- Aponta as MPs da OP: Você irá apontar todas as matérias-primas listadas em todas as atividades ditas do caminho padrão. O sistema irá iniciar o apontamento com todas as matérias-primas da Ordem de Produção, no entanto, conforme configuração, pode-se adicionar ou remover matérias-primas.
Através do campo "Aponta Subproduto", temos a atividade que permite apontamento de subprodutos. Pode-se escolher dentre as seguintes opções:
- Não aponta Subproduto: Definindo por esta opção, não será possível apontar Subprodutos nesta atividade. A aba de Subprodutos não estará disponível no apontamento.
- Aponta os Subprodutos da atividade: Poderão ser apontados os subprodutos produzidos na própria atividade. Conforme configuração, você pode ou não adicionar outros subprodutos.
- Aponta os Subprodutos da OP: Você irá apontar todos os subprodutos listados em todas as atividades ditas do caminho padrão. O sistema irá iniciar o apontamento com todos os subprodutos da Ordem de Produção, no entanto, conforme configuração, poderá ou não adicionar ou remover subprodutos.
Por meio da marcação "Proibir apontamento à maior", definimos que não é permitido apontar uma quantidade superior que o tamanho de lote da Ordem de Produção, sendo que, essa funcionalidade não se aplica ao apontamento por conferência.
Antes da geração dos registros de apontamento dos Recursos dos Centros de Trabalho, é necessário identificar quais são os Centros de Trabalhos cujos recursos serão apontados; para isso, determine no campo "Aponta Recursos do Centro de Trabalho", qual o tipo de apontamento de recursos a ser utilizado na atividade, dentre as seguintes opções:
- Não aponta: Atividades com esta opção definida não suportam apontamento de Recurso;
- Aponta os Recursos de CT da Atividade: Atividades com esta configuração apontam recursos apenas do Centro de Trabalho em uso pela mesma;
- Aponta os Recursos de CT da OP: Atividades com esta opção definida apontam recursos de todos os Centros de Trabalhos utilizados por todas as atividades da Ordem.
Quando você efetuar marcação do campo "Permitir apontamento de 100% de perda", o sistema permitirá o apontamento de produções que por algum motivo tiveram uma perda de 100% da produção.
Ao habilitar a marcação "Permitir alterar local da baixa da MP", o sistema permite que você realize a edição do campo "Local de Baixa". Este está presente nas seguintes telas:
1. Composição do Produto, aba Matérias-Primas;
2. Operações de Produção, aba Apontamentos, sub-aba "Itens", sub-aba Materiais;
Nota: ao configurar esse campo, o sistema irá gerar uma nota de produção.
3. Apontamento de Produção, aba Itens, sub-aba "Materiais".
Sendo que, o local a ser exibido nos campos acima, será aquele configurado no campo "Local para baixa de MPs" da aba "Atividades" das Operações de Estoque.
Seção Configuração da conferência
Quando a marcação "Contagem Cumulativa" estiver realizada, fará com que a conferência seja cumulativa; com isso, o campo "Quantidade" da aba "Conferência" da tela Operações de Produção não será habilitado para digitação e cada inserção do produto será contada uma vez pelo sistema.
Determine no campo "Tipo de Conferência" qual será o tipo de conferência, dentre as seguintes opções:
- Exige Conferências Iguais;
- Exige Recontagem.
Indique no campo "Qtd. de conferências iguais" a quantidade de conferências similares. Será habilitado quando o campo Tipo de Conferência estiver definido com a opção "Exige Conferências Iguais".
Nota: quando empregada a configuração de modo a exigir quantidade igual de conferências, significa que as últimas X conferências (onde X é o valor definido na configuração) devem possuir produtos e quantidades iguais (a configuração em execução no momento, é contada como sendo a última conferência). Caso isso ocorra, finaliza-se a conferência e é inserido apontamento. Caso contrário, é apenas finalizada a conferência.
Informe no campo "Qtd. de recontagens" a quantidade de recontagens que devem ser realizadas. Será habilitado quando o campo Tipo de Conferência estiver definido com a opção "Exige Recontagem".
Observação: quando utilizada a configuração Exigir Recontagem, significa que, temos a obrigatoriedade de realizar X recontagens, de forma a garantir a conferência (onde X é a quantidade de recontagens definidas na configuração). A configuração de recontagem, é adicional à configuração de "Conferências iguais". Caso o número de recontagens seja atingido, finaliza-se a conferência e é inserido um apontamento. Caso contrário, apenas será finalizada a conferência.
Importante: para inserção de um apontamento (quantidade do PA), será sempre considerada a última conferência. Feita a inclusão deste apontamento, você deverá confirmá-lo, para que, caso exista alguma operação de estoque definida para esse momento, a mesma seja executada.
A marcação "Usar seq. lote no cód. barras" determina o uso da sequência de lote no código de barras. Ao ser assinalada, o campo "Separador", localizado logo à frente, é habilitado; neste, podem ser informados até "5" (cinco) letras e/ou números. A funcionalidade da marcação Usar seq. lote no cód. barras, somente pode ser utilizada quando a conferência possuir "Contagem Cumulativa".
Aba Candidatos Executantes
O preenchimento desta aba está destinado à formulação da listagem de executantes ou grupos de executantes candidatos na execução da atividade.
Determine no campo "Tipo" qual o tipo de usuário a ser vinculado. Tem-se as seguintes opções de escolha:
- Usuário;
- Fórmula;
- Grupo de Usuário.
O campo "Código" deverá ser utilizado para determinar qual o usuário ou grupo de usuários vinculado como candidato a executante.
Informe no campo "Fórmula" a fórmula para definição do candidato que irá executar a atividade. Deverá ser utilizada uma fórmula no formato JavaScript, que retorne um número positivo para usuário e um número negativo para grupo de usuário. Nesta fórmula, o retorno deve ser um número inteiro; além disso, temos a possibilidade de buscar a variável IDIATV. Vejamos os exemplos:
var query = getQuery();
query.setParam("IDIATV", getParam("IDIATV"));
query.nativeSelect("SELECT CODEXEC FROM TPRIATV WHERE IDIATV = {IDIATV}");
if(query.next()){
return query.getInt("CODEXEC");
}
ou
return 1; - representando um código de usuário
return -2; - representando um código de grupo de usuário
Importante: o "dono" da atividade (seu candidato Executante), é aquele que realizou seu aceite ou a inicializou. Considerando um único usuário ou mesmo um grupo de usuários, uma atividade poderá ser visualizada apenas pela pessoa que fez sua aceitação ou inicialização. A pessoa configurada como Gerente de Manufatura, poderá visualizar todas as atividades, tendo elas passado ou não pelo aceite ou inicialização. Além disso, a finalização das atividades poderá ser realizada apenas pelo dono da atividade, ou ainda, pelo seu Gerente de Manufatura.
Aba Operações de Estoque
Nesta aba, configuramos as operações com estoque que irão ocorrer automaticamente no decorrer da atividade do Processo Produtivo.
Essas operações podem ser de qualquer tipo (pedidos, notas, requisições, transferências etc). Cada atividade pode possuir um número infinito de operações, que podem ocorrer em vários momentos diferentes do ciclo de vida da atividade. A coerência entre as diversas operações que ocorrem em uma atividade é de responsabilidade do configurador do processo.
Você pode selecionar diversos tipos diferentes de itens que irão compor estas operações com estoque, por exemplo, as Matérias-Primas necessárias na atividade, produtos acabados apontados na atividade, subprodutos gerados na atividade, entre outros.
Para saber mais sobre o pop-up "Operações de Estoque", acesse o link aba Atividades.
Aba Centro de Trabalho
Esta aba tem a finalidade de permitir a determinação de uma lista de categorias de Centro de Trabalho que são necessários para o processamento da atividade. Dessa forma, teremos um resumo de recursos e suas respectivas quantidades necessárias para o processamento de todos os produtos do processo, tornando possível, a visualização dessa informação em relatórios ou demonstrativos de formulação.
Especifique no campo "Alocação de C. Trabalho" onde essa atividade deve ser executada (um Centro de Trabalho). A regra de alocação de Centro de Trabalho é vinculada anteriormente ao Processo Produtivo.
Efetuando a marcação "Libera centro de trabalho no final da atividade", estabelecemos que o Centro de Trabalho deverá ser liberado no final da atividade.
A marcação "Libera centro de trabalho manualmente" define se o Centro de Trabalho poderá ser liberado manualmente.
No campo "Categoria de Recurso" você determina uma categoria de recurso. Pode ser informada qualquer categoria, independentemente desta ser analítica ou sintética. Em listagens onde o sistema apresenta formulação juntamente com outros insumos, podemos agrupar essas categorias pelo tipo da categoria (máquina, mão de obra, equipamento).
Defina no campo "Quantidade de Utilização" a quantidade (em minutos) da utilização deste recurso no processamento desta atividade.
Aba Controle de Qualidade
Nesta aba, você determina as configurações de uma atividade pertencente ao controle de qualidade.
O campo "Ciclo controle de qualidade" deverá será utilizado para determinar a qual ciclo de controle de qualidade a atividade está vinculada. O preenchimento desse campo é obrigatório, caso a atividade realize alguma operação de qualidade.
Defina no campo "Operação a ser realizada" qual operação de controle de qualidade essa atividade representa. Podemos definir dentre as seguintes opções:
- Nenhuma: Por esta opção, nenhuma operação de controle de qualidade será representada pela atividade.
- Amostragem: Escolhendo esta opção, tem-se que a atividade realiza tarefas relacionadas a amostragem (coleta e aprovação/reprovação de amostras).
- Laudo: Essa atividade realiza tarefas relacionadas ao preenchimento de laudos.
- Amostragem + Laudo: Através desta opção, a atividade realiza tarefas relacionadas a amostragem e preenchimento de laudos.
Quando a marcação "Validar ciclo de controle de qualidade" estiver realizada, fará com que esta atividade somente possa seguir o processo, caso o(s) Laudo(s) vinculado(s) ao ciclo de controle de qualidade estejam todos validados.
Através da marcação "Conclui Ciclo de Controle de Qualidade", você determina que a conclusão da atividade também conclui o ciclo de controle de qualidade ao qual está vinculada e correntemente pendente (o vínculo acontece na aba "Controle de Qualidade").
Com a marcação acima acionada, será disponibilizada a marcação "Aprova 'Status do Lote' no final do Ciclo", que deverá ser utilizada somente nas atividades de Controle de Qualidade que ocorrem após a produção do produto acabado, pois só é possível aprovar o status de produtos que estão no estoque com Status = Quarentena.
Acionando a marcação Aprova 'Status do Lote' no final do Ciclo será apresentada a marcação "Gerar registro de Amostra e Laudo", ao acioná-la, as Amostras e Laudos gerados na tela Operações de Produção poderão ser visualizados nas telas Registro de Amostras e Controle de Laudos e Amostras.
Aba Formulários
O objetivo dessa aba é a configuração de uma lista de formulários que serão disponibilizadas em cada atividade do processo. O mesmo formulário pode ser apresentado em diversas atividades, e os dados podem ser definidos por atividade ou de forma global no processo; desta forma, conseguiremos acessar informações inseridas em atividades anteriores, criando assim, um canal de comunicação entre as diversas atividades do processo.
Selecione no campo "Formulário", o formulário que você deseja configurar para a atividade.
Determine no campo "Ordem" a ordem em que as operações serão executadas.
Através do campo "Tipo de Acesso" é feita a determinação de qual o tipo de acesso aos dados ao formulário. Podemos escolher dentre as seguintes opções:
- Somente Leitura: Essa opção permite apenas a leitura do formulário; esta marcação se justifica quando o escopo do formulário configurado é "Processo".
- Leitura e Gravação: Essa opção permite que o executante da atividade realize leituras e gravações do formulário configurado.
A marcação "Obrigatório" define se o formulário deve ser informado obrigatoriamente nesta atividade, caso ainda não tenha sido preenchido.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.