MENSAGEM:
Contribuinte de IPI deve apresentar registros E500 e registros filhos.
CAUSA:
Quando o EFD está sendo gerado com o Tipo de Atividade 'Industrial ou Equiparada a Industrial', porém a empresa não possui apuração de IPI, ou a empresa realmente trata-se de uma indústria mas não foi configurada corretamente.
SOLUÇÃO:
O Registro E500 do Sped-Fiscal, tem por objetivo identificar o período de Apuração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Dessa forma, será necessário verificar com a Contabilidade, se a empresa deverá ou não gerar o registro E500, e através dessa informação seguir com as análises abaixo:
Empresa NÃO deve gerar o Registro E500:
- Se a empresa não for contribuinte do IPI, na tela de preferências da empresa, aba EFD - Escrituração Fiscal Digital', registro E500 e filhos deverão estar desmarcados para que o sistema não os gere.
- Se a empresa não for contribuinte do IPI, na tela de preferências da empresa, aba EFD - Escrituração Fiscal Digital' no campo TIPO DE ATIVIDADE deverá estar definida a opção=> Outros;
Empresas que devem SIM gerar o Registro E500:
- Se a empresa for contribuinte do IPI, na tela de preferências da empresa, aba EFD - Escrituração Fiscal Digital', registro E500 e filhos deverão estar marcados para que o sistema os gere.
- Se a empresa for contribuinte do IPI, na tela de preferências da empresa, aba EFD - Escrituração Fiscal Digital' no campo TIPO DE ATIVIDADE deverá estar definida a Opção=> Industrial ou equiparada a indústria;
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.