Nós subdividimos a documentação da tela Cadastro de Produtos, de modo a facilitar a busca direcionada e a localização mais precisa das informações referente aos botões localizados nesta tela, sendo eles:
Funcionalidades do botão |
Botão Edição Múltipla |
Botão Duplicar |
Botão Outras Opções... |
Botão Edição Múltipla
O botão Edição Múltipla permite a edição simultânea de vários registros a partir do modo grade. Ou seja, ao selecionar um conjunto de registros e clicar no botão, será possível editar os campos correspondentes de todos os registros de uma só vez.
Por exemplo, com os produtos em modo grade na tela Cadastro de Produtos selecione-os e em seguida clique no botão Edição Múltipla, assim os campos poderão ser editados simultaneamente para todos os selecionados.
Botão Duplicar
Localizado na parte superior esquerda da tela, o botão Duplicar permite realizar a cópia do registro selecionado gerando um novo cadastro com as mesmas informações. Sendo que, ao acioná-lo tem-se a exibição do pop-up "Copiar também...", onde se indica quais configurações avançadas do registro anterior serão incluídas no novo cadastro.
Além disso, ao habilitar a marcação "Não perguntar novamente", as configurações avançadas que forem apontadas neste pop-up serão incluídas de forma automática nas próximas duplicações.
Botão Outras Opções...
A opção "Configurações Avançadas" quando selecionada, exibe um pop-up de mesma nomenclatura com os seguintes campos para configuração:
- Aceitar Marca e Ref. Fornecedor repetidas: Ao acionar esta opção, é possível cadastrar mais de um produto com a mesma marca e referência do fornecedor.
- Usado como: Este campo permite configurar um valor padrão para o campo "Usado como" (aba Geral) na inserção de novos produtos, ou seja, a opção inserida aqui será automaticamente selecionada no lançamento de um novo registro.
Através da opção "Calcular Cód.Barra EAN13 p/ este Produto (Referência)", efetua-se o cálculo do Cód.Barra EAN13 para o produto que está sendo editado ou que está selecionado na grade. Após o cálculo, o sistema preencherá o campo e salvará automaticamente o produto.
Ao acionar a opção "Calcular Cód.Barra EAN13 p/ todos os Produtos (Referência) Filtrados", é efetuado o cálculo do Cód.Barra EAN13 para todos os produtos que estiverem exibidos na grade.
A opção "Validar Código de Barras GTIN para todos os Produtos" irá validar se o código de barras informado nos respectivos campos será válido seguindo as regras do padrão de código de barras GTIN. Os modelos aceitos são GTIN 8,12,13,14.
Caso seja encontrado erro na validação, será registrado, no campo Seleção, "E" para erro no Cód.Barra do Estoque, "U" para Cód.Barra da Unid. Alternativa e "R" para Referência.
Para executar a opção "Validar NCM (selecionados)" selecione os itens que deseja validar.
Já para a opção "Validar NCM (Todos)" não é preciso realizar a seleção, o sistema fará a seleção de todos os produtos existentes no banco de dados.
Quando as opções acima forem selecionadas, será aberto o pop-up "Processos":
Nesse pop-up, o status dos produtos ficará atualizando conforme o processamento e o responsável por esse processamento ficará demonstrado na tela.
Observação: para ver o histórico dos processamentos de validação, basta clicar no botão "Ver Histórico":
Clicando no botão "Ver andamento"é possível retornar para a tela de processamento anterior.
Nota: ao finalizar a validação, na coluna "Status NCM" (configurada no modo grade) será exibido o status encontrado pela validação; se estiver válido estará como "Sim" e inválido como "Não", sendo que esse status será atualizado na grade apenas quando acionar o botão "Atualizar".
As validações executadas são as seguintes:
- Se o NCM é valido (se está na tabela TGFNCM (mesma tabela TIPI));
- Se está na tabela, está dentro da vigência;
- Se não é valido, não está na tabela; seja NULL (vazio) ou algum número que não esteja na tabela TGFNCM.
Ao trabalhar com Grupo de Desconto, a opção "Definir grupo de desconto para produtos filtrados" visa complementar tal rotina; ela permitirá nesta tela a inserção mais rápida e dinâmica dos agrupamentos de descontos nos produtos desejados. Antes de utilizar esta opção, cria-se um filtro selecionando os produtos que farão parte do mesmo grupo de desconto; ao acioná-la, será aberto o pop-up "Alteração do Grupo Desconto" onde seleciona-se o Grupo Desconto ao qual os produtos filtrados serão inseridos; clicando-se em Alterar, tem-se uma mensagem de confirmação do procedimento, que sendo aceita, o novo Grupo de Desconto é incluído nos produtos inicialmente filtrados.
Nota: o procedimento de inclusão de um Grupo de Desconto nos produtos, pode ser normalmente desfeito ou refeito de acordo com a necessidade de cada processo e empresa.
A opção "Consulta indexada por termos" trata-se de um recurso de pesquisa por meio da tokenização, ou seja, será possível que um termo seja pesquisado ao mesmo tempo em diversos campos, de acordo com a configuração realizada. Neste contexto, ao clicar nesta opção, será aberto um pop-up onde poderão ser escolhidos os campos que serão buscados na caixa de "Busca" da tela Consulta de Produtos; após escolher os campos e habilitar a rotina, o sistema fará o processamento da gravação dos dados e, na tela acima mencionada, será realizada a tokenização das palavras contidas nos campos que foram configurados.
Além disso, o campo de pesquisa dos produtos da tela Central de Venda Rápida, reconhece os termos informados, em decorrência da marcação "Utiliza na Central de Venda Rápida" (tela Cadastro de Produtos, botão Outras Opções, opção "Consulta indexada por termos") que por padrão, sempre estará ligada, não sendo possível desativar o recurso para a Central de Venda Rápida.
Observação: na tela Consulta de Produtos, ao clicar na palavra Busca, será possível configurar o "Tipo de Busca" para "Contendo...", "Começando com..." ou "Palavra Inteira". Desta forma, o sistema realizará a busca dos produtos de acordo com a opção escolhida e com o token informado.
Nota: o resultado desta Consulta indexada se dá pela relevância de campos, ou seja, os produtos que possuírem os termos pesquisados em um campo mais relevante serão encontrados mais próximos ao topo da lista da Consulta de Produtos.
A opção "Importar Imagens" trabalha em conjunto com o campo "Endereço da Imagem" localizado na aba Geral, ou seja, realiza-se a importação das imagens salvas no caminho informado no referido campo. Esta opção está disponibilizada apenas para o usuário "SUP".
Inicialmente, informa-se no campo Endereço da Imagem o endereço da pasta onde a imagem em questão está salva. Deste modo, ao acionar a opção Importar Imagens, tem-se que o sistema apresentará o seguinte aviso:
"Após concluir esse procedimento para visualizar as imagens na grade, deve ser selecionado o botão Atualizar na aba Imagem Alternativa".
Em seguida, será aberta a ferramenta abaixo para escolha das imagens a serem importadas:
Será possível importar somente arquivos que contenham as extensões ".jpg", ".png", ".gif" e ".bmp". No repositório de arquivos, as imagens são salvas na pasta "imagensproduto", sendo que o título do arquivo será composto pelo [nome original]_[código do produto].[extensão].
Observação: em relação às imagens importadas, tem-se que estas, podem ser acessadas na aba Imagem Alternativa. Além disto, pode-se também visualizá-las por meio da tela Consulta de Produtos.
Nota: ainda neste contexto, é relevante mencionar que o campo "Imagem" localizado na aba Geral desta tela, não será atualizado por meio dos procedimentos mencionados anteriormente.
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