O "Assistente de Filtros" é um recurso que você pode utilizar para configurar filtros, facilitando a localização de registros cadastrados.
Clique nos links abaixo para navegar nessa funcionalidade:
Cadastrar um novo filtro Editar filtros existentes
Excluir filtros existentes Adicionar filtro padrão
Aplicando um filtro personalizado Informações de parâmetros variáveis
Cadastrar um novo filtro
Quando o filtro não está sendo utilizado, ele será apresentado com o ícone na cor azul . Ao ser utilizado na tela, seu ícone ficará em vermelho
.
Para configurar um filtro, clique no botão "Filtros".
Após isso, será aberta aberta a tela "Filtros", para que você possa "Cadastrar Filtro", "Adicionar filtro padrão", "Editar filtros existentes" ou "Excluir filtros existentes":
Ao clicar no botão Cadastrar Filtro , o assistente passará para o próximo passo, para que você formule o novo filtro.
Para criar o filtro, selecione o campo que você deseja filtrar clicando sobre ele.
Na aba "Campos de (nome_da_tela)" estão listados os campos da tabela referente à tela na qual está sendo configurado o filtro.
Acima da lista de campos disponíveis para a criação do filtro, temos um campo para a realização de busca, para facilitar a localização do item desejado.
Você pode, ainda, utilizar um campo de uma tabela que possui ligação com a tabela da tela; para isso, busque na sub-aba "Ligações em (nome_da_tela)".
Por exemplo, supondo que, ao configurar um filtro na tela Preferências da Empresa, seja necessário realizar a busca pelo campo "Empresa" do Cadastro de Empresas. Para isso, você deve clicar sobre a aba "Ligações Empresa Financeiro" para visualizar as ligações existentes:
Entre as tabelas que possuem ligação com "Empresa Financeiro", temos a tabela "Empresa". Após clicar na tabela desejada, serão exibidos os campos desta tabela; selecione então, o campo desejado para configurar o filtro.
Após escolher o campo, é necessário que você escolha um operador de comparação em "Operador" dentre as seguintes opções:
- Maior igual (>=)
- Maior (>)
- Menor igual (<=)
- Menor (<)
- Igual (=)
- Diferente (<>)
- Contido em (IN)
- Contendo (LIKE)
- Iniciando com (?%)
- Terminando com (%?)
- Não vazio (NOT NULL)
- Vazio (NULL)
Uma vez selecionado o operador de comparação, indique o valor que deverá ser filtrado no campo de digitação localizado à esquerda de "Variável?", caso esse filtro esteja sendo configurado para um valor fixo.
O campo acima poderá variar de formato dependendo do tipo de campo utilizado para o filtro, podendo ser também um campo de pesquisa...
...ou uma lista de seleção:
Caso você decida utilizar esse filtro com valores variáveis, marque a caixa de seleção Variável?. O sistema então solicitará que você informe o valor ao aplicar o filtro.
Ao utilizar mais de um campo para o filtro, utilize os operadores lógicos "E" ou "OU".
- E: fará com que o critério somente seja satisfeito para os registros que cumprirem todas as condições de comparação.
- OU: cumpre a função do operador lógico "ou inclusivo", ou seja, retornará todos os registros que cumprirem ao menos uma das condições.
Observação: Quando estiver configurando um filtro com mais de um campo, ao terminar as configurações desejadas para o primeiro campo, clique em "Salvar" antes de prosseguir com a configuração do próximo campo.
Cadastre um nome para o filtro no campo "Nome do filtro", de modo a identificá-lo em suas futuras utilizações.
O botão "Aplicar" localizado na parte superior direita da tela, quando acionado, aplicará na tela o filtro que você acabou de criar, já apresentando na tela os resultados obtidos.
Editar filtros existentes
Caso seja necessário modificar um filtro criado anteriormente, existe a opção de edição que é acessada também através do botão "Filtros".
Não existindo nenhum filtro selecionado no componente, ao clicar no assistente de filtros, será aberta a tela "Filtros". Escolha o filtro que você deseja editar e clique no botão "Editar" . Observe como fazer logo abaixo:
Excluir filtros existentes
Assim como a opção de Editar filtros existentes, não existindo nenhum filtro selecionado no componente, ao clicar no assistente de filtros, será aberta a tela Filtros. Escolha o filtro que você deseja excluir e clique no botão "Excluir" . Abaixo demonstramos como você deve fazer o procedimento de exclusão:
Uma vez selecionado o filtro a ser excluído, será aberto um pop-up para confirmação da ação. Se você decidir por prosseguir com a exclusão, clique em "Sim"; desistindo da exclusão, clique em "Não".
Adicionar filtro padrão
A opção de "Adicionar filtro padrão" , é assim denominada, pois o filtro sempre irá existir porém, nem sempre estará preenchido.
Esta opção somente irá aparecer para o usuário SUP, não sendo possível que outra pessoa possa editá-lo. Uma vez definido um filtro padrão, ele será aplicado à todas as demais pessoas.
Ao utilizar o filtro, é possível usar a notação "ctx[usuario_logado]" para saber o código do usuário logado, e a notação "ctx[emp_usu_logado]" para saber o código da empresa do usuário logado. Essa configuração pode ser utilizada para criar um filtro para uma pessoa específica.
- Notação ctx[emp_usu_logado]: Serve para retornar o código da empresa que está informado para o usuário logado. Pode ser utilizada, por exemplo, para fazer um filtro onde somente o(s) usuário(s) da empresa X, poderão ver as informações presentes na tela. Exemplo: ctx[emp_usu_logado] = EmpresaX;
- Notação ctx[usuario_logado]: Serve para retornar o código do usuário logado. Pode ser utilizada, por exemplo, para fazer um filtro onde somente o(s) usuário(s) X poderá ver informações na tela. Exemplo: ctx[usuario_logado] = UsuarioX.
Importante: Os exemplos que citamos abaixo, aplicam-se a qualquer tela do sistema que exista a possibilidade de criação de filtros;
Exemplo 1: Suponhamos que o sistema tenha sido acessado na tela Portal de Vendas com o usuário SUP; ao ser acionado o botão de abertura do assistente de filtro, é aberta a tela "Filtros", para que seja formulado o filtro conforme a necessidade de su empresa. Imaginemos agora, a criação de um filtro buscando apenas pela empresa 1; com isso, ao aplicar o filtro, apenas as notas referentes à empresa 1 serão apresentadas.
Exemplo 2: O sistema foi acessado com pela Maria, que utiliza o sistema, e sua respectiva senha. Como se trata de um usuário diferente do SUP, ao abrir o assistente de filtros, serão exibidas para ela apenas as opções "Cadastrar filtro", "Editar um filtro existente" e "Excluir filtro padrão".
Porém, quando Maria aplicar o filtro na tela Portal de Vendas, apenas notas/pedidos referentes à empresa 1 serão apresentadas, já que uma vez definido um filtro padrão, o mesmo será aplicado para todas as pessoas que utilizam o sistema.
Exemplo 3: Existe também, a opção de utilizar a notação ctx[usuario_logado] como filtro. Como citado acima, essa notação retorna o código do usuário logado. Ainda utilizando a tela Portal de Vendas como exemplo, foi criado o seguinte filtro:
(CabecalhoNota.CODEMP = 1 AND ctx[usuario_logado] = 12) OR ctx[usuario_logado] <> 12.
Neste caso, foi solicitado que, quando o usuário logado no sistema for o de código igual à 12, o sistema deverá apresentar somente notas referentes à empresa de código igual a 1. Caso o usuário logado seja diferente do de código igual à 12, o mesmo poderá visualizar notas de todas as empresas.
Exemplo 4: Pode-se também utilizar a notação ctx[emp_usu_logado] como filtro. Esta retorna o código da empresa que está informada para o usuário logado.
Ainda sobre a tela Portal de Vendas, para exemplificar, criou-se o seguinte filtro:
ctx[emp_usu_logado] = 2.
Com este filtro, somente os usuários logados que tiverem a empresa 2 informada no seu controle de acessos (Cadastro de Usuários, aba Identificação, campo "Empresa") poderão visualizar qualquer informação dela. Se o sistema for acessado com um usuário que possua o campo Empresa em branco ou diferente de 2, ele não visualizará nenhuma informação.
Aplicando um filtro personalizado
Através da seta do botão de Filtros, selecione o filtro que deseja aplicar. Feita a escolha do filtro, clique no botão "Aplicar".
Se o filtro tiver sido configurado com o valor do campo como "Variável?", o sistema abrirá a tela "Informe os parâmetros", conforme mostramos no gif acima, para que você informe os parâmetros necessários para a aplicação do filtro.
Se o filtro desejado tiver sido configurado com um valor fixo para o campo a ser filtrado, o sistema exibirá seu resultado na tela.
Após a digitação dos valores, você deve clicar em "Aplicar" para que o sistema apresente os resultados desejados.
Se pressionado o botão "Desconsiderar não informados", será realizado o filtro apenas pelos valores que foram informados. Ao clicar neste botão, os campos que você deixar em branco serão substituídos internamente por:
- se data inválida por '01/01/1800',
- se texto em branco por '>:-:<',
- se número inválido por -0.010101.
Ou seja, o botão insere parâmetros padrão no lugar dos parâmetros não informados (esta inserção é um comportamento interno do sistema).
Importante: Esse botão funciona apenas na utilização de filtros variáveis criados com o operador "OU"; ele não funciona para filtros variáveis com a condição formada por "E".
Informações de parâmetros variáveis
Parâmetros variáveis são aqueles seguidos por "?" (ponto de interrogação) e, quando executados no sistema, você poderá informar o valor das variáveis em uma janela, tornando o filtro mais flexível.
A descrição da variável que aparece nem sempre é de fácil entendimento. Por isso, o configurador do filtro poderá declarar o tipo e a descrição da variável:
Um trecho de um filtro na forma original:
this.CODPARC = ?
Agora, o mesmo trecho usando a notação:
this.CODPARC = ?:{DESC=Cód. do Parceiro;TIPO=I}
Ao marcar o parâmetro como variável, o sistema automaticamente preencherá a "Descrição" e o "Tipo" para que você possa modificá-los.
Caso haja necessidade de alterar a configuração de algum parâmetro, após ele ter sido inserido à expressão, você pode fazê-lo manualmente editando a expressão.
Uma vez finalizada a edição, clique em "Salvar"; caso não queira salvar, basta clicar em "Descartar" para que as modificações feitas sejam descartadas.
A notação formal é:
?:{DESC=DESCRICAO_DO_PARAMETRO;TIPO=TIPO_DO_PARAMETRO}, onde:
DESC = é a descrição que aparecerá para o usuário final; caso não seja informado, mostrará o trecho do filtro que o precede.
TIPO = é o tipo do parâmetro (obrigatório). Os tipos suportados são:
- I (para números inteiros)
- F (para números decimais)
- S (para texto)
- D (para datas)
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.