O Assistente de Filtros é uma funcionalidade que permite a configuração de filtros personalizados, tornando a busca por registros cadastrados mais eficiente.
Os filtros personalizados podem ser acessados no Sankhya Om de duas maneiras:
Por meio do modo de exibição em grade, ao clicar no botão "Filtros".
Acessando a aba "Filtrar" da página principal.
Quando o filtro não está sendo utilizado, ele será apresentado com o ícone na cor azul . Ao ser utilizado na tela, seu ícone ficará em vermelho .
Ao acessar a tela "Filtros", estará disponível os recursos que possibilitam "Cadastrar Filtro", "Adicionar filtro padrão", "Editar filtros existentes" ou "Excluir filtros existentes":
Nos itens abaixo serão apresentados cada recurso:
Cadastrar um novo filtro Editar filtros existentes
Excluir filtros existentes Adicionar filtro padrão
Aplicando um filtro personalizado Informações de parâmetros variáveis
Cadastrar um novo filtro
Ao clicar no botão Cadastrar Filtro, o assistente avançará para o próximo passo, no qual o usuário deverá formular o novo filtro.
Na primeira etapa, é solicitado que seja informado um nome para o filtro no campo "Nome do Filtro", a fim de identificá-lo em suas futuras utilizações.
Na aba "Campos de (nome_da_tela)" estão listados os campos da tabela referente à tela na qual está sendo configurado o filtro. Acima da lista de campos disponíveis para a criação do filtro, temos um campo para a realização de busca, para facilitar a localização do item desejado.
Você pode, ainda, utilizar um campo de uma tabela que possui ligação com a tabela da tela; para isso, busque na sub-aba "Ligações em (nome_da_tela)".
Por exemplo, supondo que, ao configurar um filtro na tela Preferências da Empresa, seja necessário realizar a busca pelo campo "Empresa" do Cadastro de Empresas. Para isso, você deve clicar sobre a aba "Ligações Empresa Financeiro" para visualizar as ligações existentes.
Entre as tabelas que possuem ligação com "Empresa Financeiro", temos a tabela "Empresa". Após clicar na tabela desejada, serão exibidos os campos desta tabela; selecione então, o campo desejado para configurar o filtro.
Após escolher o campo, é necessário que você escolha um operador de comparação em "Operador" dentre as seguintes opções:
- Maior igual (>=);
- Maior (>);
- Menor igual (<=);
- Menor (<);
- Igual (=);
- Diferente (<>);
- Contido em (IN);
- Contendo (LIKE);
- Iniciando com (?%);
- Terminando com (%?);
- Não vazio (NOT NULL);
- Vazio (NULL).
Uma vez selecionado o operador de comparação, indique o valor que deverá ser filtrado no campo de digitação localizado à esquerda de "Variável?", caso esse filtro esteja sendo configurado para um valor fixo.
O campo acima poderá variar de formato dependendo do tipo de campo utilizado para o filtro, em que, pode variar de um campo de pesquisa ou uma lista de seleção.
Caso você decida utilizar esse filtro com valores variáveis, marque a caixa de seleção Variável?. O sistema então solicitará que você informe o valor ao aplicar o filtro.
Ao utilizar mais de um campo para o filtro, utilize os operadores lógicos "E" ou "OU".
- E: fará com que o critério somente seja satisfeito para os registros que cumprirem todas as condições de comparação.
- OU: cumpre a função do operador lógico "ou inclusivo", ou seja, retornará todos os registros que cumprirem ao menos uma das condições.
Observação: quando estiver configurando um filtro com mais de um campo, ao terminar as configurações desejadas para o primeiro campo, clique em "Salvar" antes de prosseguir com a configuração do próximo campo.
Em ambientes onde o recurso de Liberação de filtros está ativo, ao optar pela criação de um filtro que realiza ligações entre tabelas, a depender do acesso, o filtro passará por um processo de validação pelo Encarregado de Dados da empresa. Ao final do processo de criação, será solicitada uma breve descrição do filtro criado, e no card deste filtro, será apresentada a mensagem: "Pendente de aprovação."
Após a validação, será enviada uma mensagem pela central de notificação informando o status final do filtro, podendo este ser "Aprovado", onde o filtro estará disponível para aplicação, ou "Reprovado", o que implicará na impossibilidade de utilização do filtro, exigindo a edição para possível reaprovação.
Editar filtros existentes
Caso seja necessário modificar um filtro criado anteriormente, existe a opção de edição que é acessada também através do botão "Filtros", para isso, escolha o filtro que deseja editar e clique no botão "Editar", conforme apresentado abaixo:
Faça as alterações necessárias e salve as modificações. Esta é a função a ser utilizada para atualizar os filtros que foram reprovados e necessitam de adaptações para serem utilizados.
Excluir filtros existentes
Assim como a opção de Editar filtros existentes, não existindo nenhum filtro selecionado no componente, ao clicar no assistente de filtros, será aberta a tela Filtros. Escolha o filtro que deseja excluir e clique no botão "Excluir".
Uma vez selecionado o filtro a ser excluído, será aberto um pop-up para confirmação da ação. Se decidir prosseguir com a exclusão, clique em "Sim"; desistindo da exclusão, clique em "Não".
Adicionar filtro padrão
A opção de "Adicionar Filtro padrão", é assim denominada, pois o filtro sempre irá existir porém, nem sempre estará preenchido.
Esta opção somente irá aparecer para o usuário SUP, não sendo possível que outra pessoa possa editá-lo. Uma vez definido um filtro padrão, ele será aplicado à todas as demais pessoas.
Ao utilizar o filtro, é possível usar a notação "ctx[usuario_logado]" para saber o código do usuário logado, e a notação "ctx[emp_usu_logado]" para saber o código da empresa do usuário logado. Essa configuração pode ser utilizada para criar um filtro para uma pessoa específica.
- Notação ctx[emp_usu_logado]: serve para retornar o código da empresa que está informado para o usuário logado. Pode ser utilizada, por exemplo, para fazer um filtro onde somente o(s) usuário(s) da empresa X, poderão ver as informações presentes na tela. Exemplo: ctx[emp_usu_logado] = EmpresaX;
- Notação ctx[usuario_logado]: serve para retornar o código do usuário logado. Pode ser utilizada, por exemplo, para fazer um filtro onde somente o(s) usuário(s) X poderá ver informações na tela. Exemplo: ctx[usuario_logado] = UsuarioX.
Os exemplos que citamos abaixo, aplicam-se a qualquer tela do sistema que exista a possibilidade de criação de filtros.
Exemplo 1:
Suponhamos que o sistema tenha sido acessado na tela Portal de Vendas com o usuário SUP; ao ser acionado o botão de abertura do assistente de filtro, é aberta a tela "Filtros", para que seja formulado o filtro conforme a necessidade de su empresa. Imaginemos agora, a criação de um filtro buscando apenas pela empresa 1; com isso, ao aplicar o filtro, apenas as notas referentes à empresa 1 serão apresentadas.
Exemplo 2:
O sistema foi acessado com pela Maria, que utiliza o sistema, e sua respectiva senha. Como se trata de um usuário diferente do SUP, ao abrir o assistente de filtros, serão exibidas para ela apenas as opções "Cadastrar filtro", "Editar um filtro existente" e "Excluir filtro padrão".
Porém, quando Maria aplicar o filtro na tela Portal de Vendas, apenas notas/pedidos referentes à empresa 1 serão apresentadas, já que uma vez definido um filtro padrão, o mesmo será aplicado para todas as pessoas que utilizam o sistema.
Exemplo 3:
Existe também, a opção de utilizar a notação ctx[usuario_logado] como filtro. Como citado acima, essa notação retorna o código do usuário logado. Ainda utilizando a tela Portal de Vendas como exemplo, foi criado o seguinte filtro:
(CabecalhoNota.CODEMP = 1 AND ctx[usuario_logado] = 12) OR ctx[usuario_logado] <> 12.
Neste caso, foi solicitado que, quando o usuário logado no sistema for o de código igual à 12, o sistema deverá apresentar somente notas referentes à empresa de código igual a 1. Caso o usuário logado seja diferente do de código igual à 12, o mesmo poderá visualizar notas de todas as empresas.
Exemplo 4:
Pode-se também utilizar a notação ctx[emp_usu_logado] como filtro. Esta retorna o código da empresa que está informada para o usuário logado.
Ainda sobre a tela Portal de Vendas, para exemplificar, criou-se o seguinte filtro:
ctx[emp_usu_logado] = 2.
Com este filtro, somente os usuários logados que tiverem a empresa 2 informada no seu controle de acessos (Cadastro de Usuários, aba Identificação, campo "Empresa") poderão visualizar qualquer informação dela. Se o sistema for acessado com um usuário que possua o campo Empresa em branco ou diferente de 2, ele não visualizará nenhuma informação.
Aplicando um filtro personalizado
Através da seta do botão de Filtros, selecione o filtro que deseja aplicar. Feita a escolha do filtro, clique no botão "Aplicar".
Se o filtro tiver sido configurado com o valor do campo como "Variável?", o sistema abrirá a tela "Informe os parâmetros", conforme mostramos no gif acima, para que você informe os parâmetros necessários para a aplicação do filtro.
Se o filtro desejado tiver sido configurado com um valor fixo para o campo a ser filtrado, o sistema exibirá seu resultado na tela.
Após a digitação dos valores, você deve clicar em "Aplicar" para que o sistema apresente os resultados desejados.
Se pressionado o botão "Desconsiderar não informados", será realizado o filtro apenas pelos valores que foram informados. Ao clicar neste botão, os campos que você deixar em branco serão substituídos internamente por:
- se data inválida por '01/01/1800',
- se texto em branco por '>:-:<',
- se número inválido por -0.010101.
Ou seja, o botão insere parâmetros padrão no lugar dos parâmetros não informados (esta inserção é um comportamento interno do sistema). Além disso, esse botão funciona apenas na utilização de filtros variáveis criados com o operador "OU"; ele não funciona para filtros variáveis com a condição formada por "E".
Informações de parâmetros variáveis
Parâmetros variáveis são aqueles seguidos por "?" (ponto de interrogação) e, quando executados no sistema, você poderá informar o valor das variáveis em uma janela, tornando o filtro mais flexível.
A descrição da variável que aparece nem sempre é de fácil entendimento. Por isso, o configurador do filtro poderá declarar o tipo e a descrição da variável:
Um trecho de um filtro na forma original:
this.CODPARC = ?
Agora, o mesmo trecho usando a notação:
this.CODPARC = ?:{DESC=Cód. do Parceiro;TIPO=I}
Ao marcar o parâmetro como variável, o sistema automaticamente preencherá a "Descrição" e o "Tipo" para que você possa modificá-los.
Caso haja necessidade de alterar a configuração de algum parâmetro, após ele ter sido inserido à expressão, você pode fazê-lo manualmente editando a expressão.
Uma vez finalizada a edição, clique em "Salvar"; caso não queira salvar, basta clicar em "Descartar" para que as modificações feitas sejam descartadas.
A notação formal é:
?:{DESC=DESCRICAO_DO_PARAMETRO;TIPO=TIPO_DO_PARAMETRO}, onde:
DESC = é a descrição que aparecerá para o usuário final; caso não seja informado, mostrará o trecho do filtro que o precede.
TIPO = é o tipo do parâmetro (obrigatório). Os tipos suportados são:
- I (para números inteiros)
- F (para números decimais)
- S (para texto)
- D (para datas)
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