MENSAGEM:
[Status 656]: Motivo: Consumo Indevido. [Consulte NT 2018.002 V1.OO]
SOLUÇÃO:
Essa validação, trata-se de uma resposta da Sefaz, que ocorre quando o sistema executa (ou permite que o usuário execute) muitas requisições, pois existe um número limite de requisições por hora para cada WebService e se excedido será gerado o bloqueio.
Dessa forma, recomenda-se aguardar a liberação pela SEFAZ. Caso o problema se torne recorrente, acione o Service Desk Sankhya para análises detalhadas da quantidade de requisições enviadas, e possíveis tratativas de causa raiz.
OBSERVAÇÃO:
As principais rejeições que provocam o processamento em looping pelo emissor de notas fiscais são:
- Rejeição “383 – Item com CSOSN indevido”
- Rejeição “204 – Duplicidade de NF-e”
- Rejeição “778 – Informado NCM inexistente”
- Rejeição “766 – Item com CST Indevido”
- Rejeição “291 – Certificado de Assinatura – Data de Validade”
- Rejeição “539 – Duplicidade da NF-e, com diferença na Chave de Acesso”
CAUSA:
Este problema ocorre quando há um grande volume de consultas no servidor da Sefaz em um período de tempo muito curto. O limite é de 10 à 50 consultas por hora (dependendo do Estado) para um mesmo certificado. Quando isso ocorre a Sefaz bloqueia as consultas, retornando a Rejeição 656.
Isso pode ocorrer por diversos motivos, dentre eles:
Quando o Sistema não tem sucesso na consulta e por algum motivo faz novas consultas num intervalo de tempo muito curto (looping), na tentativa de obter o retorno correto da Sefaz.
Quando um volume elevados de documentos é processado num pequeno intervalo de tempo. Isso demandará um volume elevado de consultas, podendo ultrapassar o limite definido. Isso ocorre com muita frequência no Recebimento de DF-e's.
Após 50 bloqueios temporários, a empresa poderá receber um bloqueio definitivo, devendo entrar em contato com a Sefaz.
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