SOLUÇÃO:
Primeiro é ter uma TOP de imobilizado. No exemplo do teste foi uma nota de compra de Imobilizado.
Na aba estoque > campo Atualização do Bem: COMPRA
Na Aba "Impostos" faça as seguintes marcações - TEM PIS e TEM COFINS
No cadastro do produto sinalize o mesmo como Imobilizado.
Aba "Geral", campo "Usado como": Imobilizado
Na aba Imposto (do cadastro de produtos), Campos "Grupo PIS" e "Grupo Cofins" configure com o grupo de PIS e COFINS com as regras que fará calcular o PIS e COFINS na entrada do bem.
Nota: nos cadastros de alíquota de PIS e alíquota de COFINS devem ter as regras que serão responsáveis por fazer esse cálculo na nota.
OBSERVAÇÃO:
O grupo de PIS ou GRUPO de COFINS é a configuração mais genérica que existe e deve-se ser assim para ser possível usar essas regras em outro cadastro de produtos, o que vai diferenciar e tornar a regra específica são as exceções feitas no cadastro delas. Seja por Empresa, por parceiro, ou por TOP. Se coloca uma regra e informa um código de TOP, toda vez que existir aquela TOP o sistema vai considerar aquela exceção.
Após essas configurações, ao lançar a nota e salvar o bem, o sistema abrirá uma tela para gerar o bem (isso acontece e deve ser feito antes de confirmar a nota, no momento em que salva o item na nota a tela já abre).
A partir desse clique em gerar bens automaticamente no botão "Outras opções", o sistema irá gerar os bens de acordo com o que está na nota, assim clique em salvar na parte e lado direito da tela.
Ao Salvar, o sistema retornará para a tela de lançamento da nota para confirmar a a nota.
Após confirmar a nota, é possível conferir o calculo de PIS e COFINS acessando no item o botão outras opções> Clicando em Consultar/Alterar dados do imposto.
Os dados demonstrados serão os mesmos valores representados na Aba "Tributos Recuperáveis" da Sub aba "Bens do cadastro do bem", no cadastro de produtos.
Para Gerar a depreciação deduzindo valor de PIS e COFINS, vá até as preferências da empresa (Comercial/preferências), aba "Regime de Apuração da Contrib. Social e Aprop. Crédito", linha de "Regime de apuração Vigente" e marque o campo "Excluir PIS/COFINS da base de Depreciação".
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.