Com o recurso de relatório formatado, o modelador será capaz de vincular relatórios personalizados em tarefas que serão disponibilizadas para impressão na Lista de Tarefas.
É possível personalizar o relatório contendo informações do contexto SankhyaFlow, ou seja, dinamicamente o SankhyaFlow irá injetar no relatório o número da Instância do Processo, o Código do usuário de abertura do processo e etc.
O modelador pode criar um relatório personalizado como uma ferramenta acessória do processo, nas situações onde seja necessário gerar uma impressão de documento, como por exemplo, colher a assinatura de um cliente, ou ainda em cenários em que as tarefas são executadas em ambientes sem disponibilidade de acesso ao sistema e uma impressão com resumo da tarefa te guiará na execução.
Nessas situações, acessamos a Lista de Tarefas e na tarefa existe uma opção em que podemos gerar essas impressões.
Nesse artigo, você terá acesso aos seguintes tópicos:
- Caso de Uso
- Criando o Relatório Formatado "Inventário Flow"
- Configurando e Acessando o Relatório Formatado na Tarefa de Usuário
- Resultado
- Demais parâmetros disponíveis no uso do Relatório Formatado
Caso de Uso
O processo de Inventário de Estoque foi criado para identificar os itens que estão armazenados em estoque, analisar se o controle de estoque está compatível com sua realidade e tratar eventuais divergências, da forma mais simples e automatizada possível.
Inventário de Estoque |
Para iniciar o processo de Inventário, precisamos informar a "Empresa" que desejamos realizar o inventário e a "Data de Cópia do Estoque".
A tarefa de serviço "Gravar cópia de estoque" registrará a cópia no Sankhya Om de acordo com a Empresa e a Data que informamos na abertura do processo. Em seguida, na tarefa "Contagem de estoque", o estoquista irá imprimir o relatório personalizado com os itens do estoque e realizará a contagem física do mesmo, para então retornar a atividade do processo para lançar a contagem feita.
Na sequência, o processo grava esses valores da contagem e, por fim, a última tarefa é para conferir a divergência da contagem, entre o que tinha gravado no sistema e o que existia no estoque real.
Criando o Relatório Formatado "Inventário Flow"
Qualquer cópia de estoque é gerada em função de uma Data de Cópia de Estoque, portanto, esse é o campo principal que vamos utilizar para poder gerar automaticamente o relatório de Inventário Flow.
Inserindo a consulta no relatório
A consulta foi criada de forma que o valor do campo Data de Cópia do Estoque retornasse do formulário formatado "AD_TWFCOPIAESTOQUE". A forma que utilizamos para chegar ao valor da Data da Cópia de Estoque é através do Parâmetro Instância do Processo. Por meio desse número, montamos a consulta para acessar a Data de Cópia do Estoque e então passamos como argumento final, para então gerar o relatório contendo os itens de estoque referente à data em que inserimos na abertura do processo.
SELECT DISTINCT CTE.CODPROD AS "CódProd",
PRO.DESCRPROD AS "DescrProd",
CTE.CONTROLE AS "Controle_Adicional",
CTE.CODVOL AS "CódVol",
'__________________________' AS "Qtd_Contada",
LOC.CODLOCAL AS "Cód_Local",
LOC.DESCRLOCAL AS "Desc_Local"
FROM TGFCTE CTE, TGFPRO PRO,
DUAL,
TGFLOC LOC
WHERE CTE.CODPROD = PRO.CODPROD
AND CTE.CODLOCAL = LOC.CODLOCAL
AND CTE.SEQUENCIA = 1
AND CTE.DTCONTAGEM = (SELECT DISTINCT DTCONTAGEM
FROM AD_TWFCOPIAESTOQUE
WHERE IDINSTPRN = $P{IDINSTPRN})
ORDER BY "Cód_Local", "CódProd"
Como dito, foi utilizado o parâmetro $P{IDINSTPRN} (escrito na linha 16). Assim, o SankhyaFlow injetou o valor desse parâmetro quando requisitamos visualizar o Relatório Formatado "Inventário Flow".
Disponibilizando o relatório de exemplo
O relatório personalizado criado para esse caso de uso pode ser acessado pelos link's abaixo. Vale lembrar que existem conteúdos na Universidade Sankhya referente à criação, formatação de Relatórios Formatados e existe o link para download das ferramentas de criação de relatório.
Universidade Sankhya - Relatório Formatado
Ferramentas iReport e plugins - Download Sankhya
Após baixar o relatório do case, você deve acessar a tela Relatórios Formatados no Sankhya Om, adicionar um novo relatório, escrever a descrição e por fim subir o arquivo.
Apenas com a descrição e o upload do relatório já será possível utilizá-lo no processo. Observe como fazer:
Fazendo upload do Relatório Formatado no Sankhya Om |
Configurando e Acessando o Relatório Formatado na Tarefa de Usuário
Para que a gente possa consumir o relatório, é necessário configurá-lo na tarefa. Para isso, basta dar um duplo clique na tarefa para acessar o painel de configuração.
Esse painel contém a aba Relatórios Formatados e, dentro dessa aba, existe um campo de pesquisa por relatórios formatados que a base contém. Abaixo demonstramos o procedimento:
Configuração do Relatório Formatado |
Resultado
Dessa forma, podemos gerar a impressão desse relatório na tarefa configurada. Acessamos o relatório na Lista de Tarefas e, uma vez posicionado na tarefa em específico, clicamos no botão "Outras opções…" para visualizar o relatório, conforme demonstramos abaixo:
Acessando o Relatório |
Observação: uma mesma tarefa pode conter vários relatórios.
Demais parâmetros disponíveis no uso do Relatório Formatado
Utilizamos no caso de uso apenas um dos parâmetros disponíveis do contexto SankhyaFlow. Caso você queira, é possível utilizar outros parâmetros, sendo eles:
Instância Processo
CODPRN - Recebe BigDecimal
VERSAO - Recebe BigDecimal
IDINSTPRN - Recebe BigDecimal
CODUSUINC - Recebe BigDecimal
Instância Tarefa
IDINSTTAR - Recebe BigDecimal
IDELEMENTO - Recebe String
NOMEELEMENTO - Recebe String
CODUSUDONO - Recebe BigDecimal
O modelador então tem a liberdade de montar uma consulta munida desses parâmetros listados acima. Com eles é possível acessar qualquer informação contida em tabelas do SankhyaFlow ou de Formulários de processos modelados no SankhyaFlow.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.