Módulo: Produção > Consultas Versão: a partir da 4.9
Nessa tela você poderá visualizar/consultar os gráficos dos indicadores OEE já presentes na tela Centros de Trabalho.
Inicialmente, devemos definir os filtros ao lado esquerdo da tela para que sejam apresentados os dados dos gráficos. Aqui, além de filtrar pelo "Período", você também conseguirá filtrar por "Categorias de Centro de Trabalho", "Centros de Trabalho" e/ou por "Turnos".
Nesse artigo, trataremos sobre cada uma das abas e cards disponíveis nessa tela. Para verificar as informações que deseja, basta clicar nos links abaixo:
Aba OEE Geral | Aba Performance | |
Aba Disponibilidade | Aba Qualidade |
Aba OEE Geral
Nessa aba, após aplicar os filtros desejados, serão exibidos os indicadores "OEE Geral", "Performance", "Disponibilidade", "Qualidade" e o "Histórico OEE".
Indicador OEE Geral
No gráfico OEE Geral será considerado, inicialmente, o OEE médio de todos os Centros de Trabalho da Planta; após isso, ele será gerado de acordo com os filtros que você escolheu.
Os dados utilizados para o indicador OEE Geral são Disponibilidade (%) x Performance (%) x Qualidade (%).
Nota: os valores dos gráficos possuem o limite no valor 999,99; caso este seja excedido, o percentual será apresentado no formato ###,##%.
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Indicador Performance
No gráfico Performance será considerada a produtividade média de todos os Centros de Trabalho da Planta para depois serem gerados de acordo com os filtros escolhidos.
O levantamento de dados para o indicador de Performance é o seguinte: Performance = (Quantidade Real/Dia) / (Quantidade Teórica/Dia), onde:
A Quantidade Real corresponde à quantidade de produtos total fabricada no período em questão, seja ela correspondente à peças boas ou ruins (Qtd. Apontada + Qtd. Perda da tela Operações de Produção, aba "Apontamentos", sub-aba "Itens").
E a Quantidade Teórica se refere à quantidade de produtos que deveria ser produzido no período em questão (cálculo= (Tempo Produzido(hs) * (Tam. Lote Padrão) / (Tempo Programado)).
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Indicador Disponibilidade
No gráfico Disponibilidade será considerada a disponibilidade média de todos os Centros de Trabalho da Planta para depois serem gerados de acordo com os filtros escolhidos.
O levantamento de dados para o indicador Disponibilidade é feito da seguinte forma: Disponibilidade = (Tempo Produzindo/Dia) / (Tempo Programado/Dia), onde:
O Tempo Produzindo é o tempo ao qual o Centro de Trabalho foi utilizado para produção por alguma OP dentro do período do cálculo. Aqui, serão consideradas todas as atividades, excluindo aquelas de setup e execuções do tipo paradas (Tipo = "P - Parada") das mesmas.
E o Tempo Programado é o tempo ao qual o Centro de Trabalho possui programação de produção para o período do cálculo, subtraindo o tempo gasto em paradas planejadas (Tipo = "P - Parada"). Caso não exista uma programação, serão consideradas a data de início/fim da atividade como início previsto/término previsto.
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Indicador Qualidade
No gráfico Qualidade será considerada a disponibilidade média de todos os Centros de Trabalho da Planta para depois serem gerados de acordo com os filtros escolhidos.
Nesse indicador, o levantamento de dados se dá pela (Quantidade Peças Boas) / (Quantidade total apontada), sendo que:
A Qtd. peças boas corresponde à quantidade de produtos de boa qualidade apontada no período, ou seja, a "Qtd. apontada" da tela Operações de Produção, aba Apontamentos, sub-aba Itens.
E a Qtd. total apontada refere-se à quantidade total de produtos apontados no período (Qtd. apontada + Qtd. Perda).
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Histórico OEE
O card Histórico OEE obedecerá os filtros rápidos de "Mês", "Semana" e "Dia" e será calculado utilizando os dados históricos, ou seja, desde o início do cálculo até o presente momento, em que, ao clicar na opção "Mais detalhes", você poderá visualizar um gráfico com o histórico OEE.
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Ao aplicar os filtros selecionando uma Categoria de Centro de Trabalho, Centros de Trabalho e/ou Turnos em um Período que não tenha lançamentos com Ordens de Produção, não serão exibidos dados nos indicadores dos gráficos.
No rodapé dessa aba, temos disponíveis alguns cards que facilitarão sua gestão. Abaixo, trataremos sobre cada um deles:
Qtd. À Produzir
O card Qtd. À Produzir será apresentado com a produção prevista dentro do período, respeitando os filtros do dashboard, sendo que, a segunda linha exibirá o comparativo entre o período atual e o anterior e o mini gráfico apresentará uma linha do tempo de até 4 períodos anteriores.
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Qtd. Produzida
No card Qtd. Produzida teremos o somatório de produções apontadas no período selecionado através dos filtros. O mini gráfico desse card também apresentará uma linha do tempo de até 4 períodos anteriores.
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Horas Produtivas
Esse card irá apresentar o somatório dos tempos das atividades finalizadas no período que foi selecionado nos filtros do dashboard e seu mini gráfico também exibirá uma linha do tempo de até 4 períodos anteriores.
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Qtd. Geral Horas Paradas
No card de Qtd. Geral Horas Paradas teremos o somatório dos tempos das paradas não programadas no período selecionado. O mini gráfico desse card também apresentará uma linha do tempo de até 4 períodos anteriores.
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Qtd. Perdas
Por fim, esse card apresentará a soma da quantidade de perdas apontadas no período selecionado nos filtros. Assim como os outros cards, esse também exibirá uma linha do tempo de até 4 períodos anteriores.
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Aba Performance
Nessa aba temos o indicador gráfico que demonstra a evolução do Cumprimento do MPS por Grupo de Produtos (onde o Eixo X exibe o Grupo de Produtos e o Eixo Y a porcentagem deles), considerando as OP's geradas pelo botão da tela Planejamento de Produção (MRP I), aba Plano Mestre de Produção e também as OP's geradas pela rotina "Programação".
Nota: o cálculo do Cumprimento do MPS será realizado da seguinte maneira: Somatório do apontamento das OPs de todos os PA's do Grupo / Somatório Saldo a Produzir de todos os PA's do Grupo x 100%.
Essa aba também apresentará o indicador "% Utilização da Capacidade por CT", que traz o quanto está sendo utilizado da capacidade disponível da planta.
Esse gráfico respeitará a visão do filtro Categorias de Centro de Trabalho, trazendo as opções selecionadas. E para o caso do filtro Centros de Trabalho, será apresentada a categoria que ele pertencer.
A "Capacidade Instalada" trata-se da quantidade de horas disponíveis por cada Centro de Trabalho/Categoria e a "Capacidade Utilizada" refere-se à quantidade de horas apontadas nos Centros de Trabalho, ou seja, a soma dos tempos de processo de todas as Ordens de Produção apontadas nos Centros de Trabalho.
Observação: para o cálculo da Capacidade Instalada será considerado o somatório da carga horária dos Centros de Trabalho cadastrados, incluindo as paradas programadas, cargas horárias distintas, turnos distintos e feriados. Também será considerada a hierarquia abaixo para o cálculo:
- Centro de Trabalho;
- Categoria do Centro de Trabalho;
- Planta de Manufatura.
No rodapé dessa aba também temos disponíveis alguns cards. Abaixo, trataremos sobre cada um deles:
Qtd. À Produzir
O card Qtd. À Produzir será apresentado com a produção prevista dentro do período, respeitando os filtros informados no dashboard, sendo que, a segunda linha exibirá o comparativo entre o período atual e o anterior e o mini gráfico apresentará uma linha do tempo de até 4 períodos anteriores.
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Qtd. Produzida
No card Qtd. Produzida teremos o somatório de produções apontadas no período selecionado através dos filtros. O mini gráfico desse card também apresentará uma linha do tempo de até 4 períodos anteriores.
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Qtd. Setups
Para que sejam apuradas as informações geradoras desse gráfico, é necessário realizar o cadastro de um novo Motivo de Parada que possua o campo "Motivo de parada" marcado com a opção "Setup" e, na tela Indisponibilidade de Centro de Trabalho, preencher o campo "Motivo" também com a opção Setup.
Nota: quando o campo Motivo de parada estiver com a opção Setup selecionada, a marcação "Considerar paradas planejadas no cálculo do OEE" não poderá ser habilitada.
O cálculo desse indicador é o seguinte: Somatório do número de paradas e indisponibilidade com o motivo Setup, sendo expresso em quantidade absoluta e respeitando todos os filtros aplicados.
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Índice Geral Performance
O valor desse card é o mesmo do indicador de Performance do cálculo do OEE na aba OEE Geral.
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Aba Disponibilidade
Aqui nessa aba, teremos a apresentação do gráfico de Pareto para os Motivos de Paradas com as barras acumulando a quantidade de horas.
No Eixo X desse gráfico será exibido o somatório das horas paradas por motivo e o Eixo Y, na lateral esquerda a unidade = horas, e na lateral direita a unidade = porcentagem.
No lado esquerdo da tela, temos o indicador "Tempo Médio entre Falhas (MTBF)". Ele traz a informação de qual é o tempo médio entre a ocorrência de falhas (quebras) no equipamento e considera o intervalo de tempo médio em horas entre os registros de parada para manutenção corretiva.
O indicador em azul é referente ao período e o outro se refere ao tempo total de utilização do centro de trabalho, a partir de uma data de corte definida no parâmetro "Data Base para MTBF no Dashboard OEE - DASHOEEDTBMTBF".
Observações:
- O cálculo desse indicador será feito da seguinte forma: Tempo Entre Falhas = Data/Hora Inicial "Parada mais recente" - Dta/Hora Final "Parada anterior" e o resultado será a duração em horas entre os dois registros com o motivo "Manutenção Corretiva".
- A marcação "Considerar paradas planejadas no cálculo do OEE" da tela Motivos de Parada deve ser habilitada para marcar o tipo de parada como Manutenção Corretiva; essa marcação não poderá ser feita se o campo "Motivo de parada" da mesma tela estiver com a opção "Setup" selecionada.
Outro indicador que temos nessa aba é o de "Tempo Médio para Reparo (MTTR)". Ele trará a informação de qual é a duração média dos reparos das ocorrências de falhas (quebras) nos equipamentos.
Nota: para o cálculo, serão considerados o Motivo de Parada do tipo Manutenção Corretiva e a Indisponibilidade de CT com o motivo igual à Manutenção Corretiva.
No rodapé dessa aba ainda temos disponíveis alguns cards que facilitarão sua gestão. Abaixo, trataremos sobre cada um deles:
Horas Disponíveis
O card de Horas Disponíveis apresentará o somatório das horas disponíveis no período selecionado e terá o mesmo valor considerado para formar o cálculo da disponibilidade horária do OEE.
O valor desse card é a soma dos cards Horas Produtivas e Horas Paradas.
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Horas Produtivas
Esse card exibirá a soma de todas as horas apontadas nas atividades no período selecionado que não são paradas.
O valor em porcentagem desse card é a razão Horas Produtivas dividido pelas Horas Disponíveis.
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Horas Paradas
Nesse card será apresentada o total de horas paradas no período selecionado e serão consideradas todas as indisponibilidades e paradas apontadas no período.
O valor em porcentagem desse card é a razão Horas Paradas dividido pelas Horas Disponíveis.
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Índice Geral Disp.
Por fim, esse card apresentará o índice geral da disponibilidade no período selecionado nos filtros desse dashboard.
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Aba Qualidade
Nessa aba, temos inicialmente o gráfico de Pareto para os motivos de perda de produtos na fábrica (não qualidade) "Pareto - Desvios de Qualidade".
Onde o Eixo Y esquerdo traz o valor número de ocorrências de perda, o Eixo Y direito sua porcentagem e o Eixo X exibe os motivos de perda.
Os motivos de perda considerados deverão estar listados na tela Motivos de Perda.
O gráfico "Pareto - Custos da Não Qualidade" exibirá o total de custos da não qualidade para cada grupo de produtos. Como "Não Qualidade", consideramos todos os apontamentos de perda.
No Eixo X será apresentada a informação do custo da não qualidade por grupo no período informado; o Eixo Y esquerdo trará a unidade em R$ a ser ajustável de acordo com o valor das barras (referente ao Custo da Não Qualidade de cada grupo de produtos) e o Eixo Y direito exibirá a porcentagem referente à linha de valor consolidado.
O cálculo do custo da não qualidade é o seguinte:
CNQ = CP X Qtd. Perda
Onde,
CNQ = Custo da Não qualidade;
CP = Custo de produção, da nota de produção (realizado);
Qtd Perda = Total de unidades apontadas como perda.
A linha de valor consolidado da porcentagem será calculado da seguinte forma: % CNQ = CNQ Grupo de Produtos / CNQ Total.
Observações:
- O custo será apurado a partir da Nota de Produção. Caso você não preencha o campo "Usar como Preço" da TOP com algum custo, será considerado o "Último Custo Médio sem ICMS".
- O custo a ser considerado é o resultado apresentado no botão "Ver Custos" da tela Ordens de Produção, aba Notas de Produção.
- Não serão considerados os cadastros nas rotinas de Qualidade do Sankhya Om e também não serão considerados os produtos incluídos como subprodutos na aba Sub-Produtos da tela Composição do Produto.
No rodapé dessa aba também temos disponíveis alguns cards. Abaixo, trataremos sobre cada um deles:
Total Custos da Não Qualidade
Esse card exibirá a soma de todos os custos de não qualidade do período filtrado e respeitará todos os filtros informados na lateral da tela.
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Total de Subprodutos
Aqui teremos a soma do total de produtos apontados (unidades) como perda e o tipo de motivo "Subprodutos/Refugo" (tela Motivos de Perda, campo "Motivo de perda"). Caso existam produtos/grupo de produtos com diferentes unidades, será considerado o número literal, não levando em consideração as unidades de medida.
Refugo trata-se de um material que poderá ser retrabalhado/reprocessado.
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Total de Descarte
Nesse card teremos a soma do total de produtos apontados como perda e o tipo de motivo "Descarte" (tela Motivos de Perda, campo Motivo de perda).
Descarte é todo material perdido que não pode ser retrabalhado nem reprocessado.
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Índice Geral Qualidade
O valor desse card é o mesmo do indicador de Qualidade do cálculo do OEE na aba OEE Geral.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.