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Essa tela visa possibilitar ao administrador da produção, o acompanhamento das Ordens de Manufatura que se encontram em andamento nas plantas de manufatura.
Desse modo, em Ordens de Produção - Nova, serão trabalhados apenas as Ordens de Produção criadas, porém, também é possível iniciar uma ou mais Ordens manualmente, ou seja, sem planejamento.
Portanto, esta tela é composta por diversas informações, sendo esta visualizada em modo grade, ou em modo formulário.
Abaixo, por meio dos links você pode visualizar detalhadamente seu comportamento e as configurações envolvidas:
Painel de Filtros
Aqui, você pode saber mais sobre os painéis de filtros disponíveis na tela. Observe:
Geral | Situação | Tipo de OP | ||
Executante(s) | Pedido de Venda | MPS | ||
Rastreabilidade MP |
Geral
Informe no campo "Nro. da OP", o número da ordem de produção que você deseja filtrar.
Utilize o campo "Nro. Lote", para especificar o tipo de período de lote da ordem de produção a ser filtrada.
No campo "Tipo do período", especifique o tipo de período para o filtro. Ao utilizar desse filtro, a data especificada no campo "Período" será referente ao tipo definido no campo Tipo de Período. Nele, temos as seguintes opções:
- Inclusão: Será utilizado como período do filtro, a data de inclusão da ordem de produção;
- Inicialização: Tem-se como período do filtro, a data de inicialização da ordem de produção;
- Conclusão: Será utilizado como período de filtro, a data de finalização da ordem de produção.
Referente ao campo Período, neste, pode-se buscar as Ordens de Produção por meio de sua data de inclusão, inicialização da ordem de produção ou ainda, sua data de conclusão, informando o intervalo de datas neste campo. A definição da data a ser considerada, é realizada por meio do campo Tipo de Período descrito anteriormente.
Informe no campo "Centro de Trabalho", o referido centro de trabalho da Ordem de Produção que você deseja filtrar. Você pode ainda, pesquisar em seu respectivo cadastro, o centro de trabalho desejado.
Especifique no campo "Produto Acabado", PA que deve estar presente nas Ordens de Produção filtradas; você também poderá pesquisar o produto desejado em seu respectivo Cadastro de Produtos.
Você também poderá buscar as Ordens de Produção por meio da "Referência do Produto" nela contido.
No campo "Grupo de Produtos (PA)", informe o grupo de produtos que deve estar presente nas Ordens de Produção filtradas; também é possível pesquisar em seu respectivo cadastro, o grupo de produtos desejado.
Especifique no campo "Planta", a planta de manufatura presente nas Ordens de Produção filtradas. Você também pode pesquisá-las em seu respectivo cadastro.
Situação
O painel Situação, é utilizado para especificar o "Status" das Ordens de Produção que você deseja filtrar.
Observe a seguir, as opções disponíveis no painel:
Quando a marcação "Todas" for selecionada, todos os status presente na aba serão apresentados.
Ao habilitar a marcação "Não iniciada", representa um processo instanciado. Caso existirem formulários que devem ser preenchidos antes do processo seguir, estes ficarão com esse status.
A marcação "Em andamento", exibirá os processos em execução, ou seja, todos aqueles procedimentos de inicialização realizados e que estão sendo executados.
Com a marcação "Finalizada", os processos terminados serão filtrados, independentes da forma.
Quando você realizar a marcação "Suspensa", o processo parado em uma tarefa que suspenda o processo será filtrado. Uma vez que, ao sair dessa tarefa, o status retornará para Em andamento.
Em "Cancelada", os processos cancelados, sendo eles, manuais ou automáticos, serão exibidos na tela.
O status "Suspendendo" é temporário, e é atrbuído a uma instância suspensa, e se funcionamento é idêntico ao status "Cancelando", porém o evento é para o tipo Suspensão.
Referente ao status Cancelando, também será temporário, e para uma instância cancelada. Ela ocorrerá se o processo possuir no desenho um evento de start especial para cancelamento, assim, configurador irá desenhar um fluxo que realiza os procedimentos necessários no cancelamento. Apenas o fluxo iniciado por um "Start event" do tipo Cancelamento poderá ser executado. Ao final do procedimento de cancelamento, o status irá, de fato, para Cancelada e a instância será terminada.
Tipo de OP
Através desse painel, é possível indicar quais os tipos de Ordem de Produção serão filtradas.
Assim sendo, abaixo temos os seguintes filtros:
Quando a marcação "Todas" for selecionada, todos os status presente na aba serão apresentados.
Ao realizar a marcação "Produção", apenas as Ordens de Produção serão trazidas no filtro.
Através do "Desmonte", serão filtrados as Ordens de Produção que utilizam processos do tipo Desmonte.
Serão filtrados por meio da marcação "Reprocessamento/Reparo", as Ordens de Produção que utilizam os processos Reprocessamento/Reparo.
Temos também, a marcação "Produção Conjunta", que filtrará as Ordens de Produção conjuntas.
Executante(s)
Nesse painel, você pode especificar quais executantes que realizaram determinada atividade das Ordens de Produção trazidas nos filtros. Se nenhuma atividade tiver sido executada, os possíveis usuários para execução serão verificados, sendo estes, um só usuário, ou grupo de usuários, conforme às configurações das atividades do processo.
Pedido de Venda
Aqui, você irá filtrar a OP pelo número de seu pedido de venda, e se a marcação "Mostrar Sub-Ordens" for selecionada o sistema também exibirá as OP's dos PI's na busca.
Observação: o sistema só irá filtrar as Sub-OS pelo número do pedido, quando as OSs forem geradas pelo MRP e que possuam em sua configuração a marcação "Detalhar itens pela previsão de entrega" realizada.
MPS
Nessa aba, podemos filtrar as OP's vinculadas a um determinado MPS (Plano Mestre de Produção) através do campo "Nro. MPS". No Modo Formulário (aba Geral, seção "Planejamento") e Modo Grade, temos o campo "Período MPS" para identificar qual é o período do Plano Mestre de Produção.
Rastreabilidade MP
Quando uma MP que possui controle for pesquisada nessa aba, o sistema retornará o campo correspondente a este de forma que você possa informar a Matéria Prima específica que queira filtrar, assim como ocorre na aba "Rastreabilidade Sub-Produtos". Observe:
Importante: esse filtro somente funcionará para os casos abaixo:
- O critério de busca dos lotes pode ser feito via status das OPs.
- OPs finalizadas, cancelando, canceladas, suspendendo e suspensas: É preciso que a OP tenha Nota de Produção.
- OPs em andamento: É necessário que a OP tenha apontamento das atividades.
- OPs não iniciada e programada: Não será apresentada nenhuma informação.
- OPs que não geram Notas de Produção: É necessário que a OP possua apontamento das atividades.
Assim, as OPs que não tiverem pelo menos o cabeçalho de apontamento, não serão exibidas usando o filtro de Status em Andamento + Rastreabilidade da MP.
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Visão Modo Grade
Ao visualizar a tela em modo grade, você pode obter as principais informações sobre as Ordens de Produção resultantes do filtro aplicado.
Na barra superior da tela, é possível realizar algumas ações por meio dos botões nela localizados. Observe:
O botão "Nova OP", permite o lançamento de uma nova Ordem de Produção.
Você poderá ajustar a prioridade das OP's através do botão "Definir Prioridade dos registros", conforme sua necessidade. Assim, ao definir a prioridade e salvar, a coluna "Prioridade" será atualizada com a ordem prioritária escolhida.
Através do botão "Inicializar", será iniciada uma Ordem de Produção cujo estado ainda está como "Criada". Esse cenário é representado por um processo configurado para que o tipo de inicialização seja "Após Confirmação". É possível também inicializar uma ordem suspensa.
O botão "Cancelar", permite o cancelamento de uma Ordem de Produção. Ao cancelar a OP os documentos gerados a partir dessa operação de estoque serão excluídos.
Por meio do botão "Suspender", é possível suspender (pausar) uma Ordem de Produção. Caso alguma atividade esteja em execução, esta consequentemente será suspensa, uma vez que, a edição do operador não será permitida.
Ao suspender uma Ordem de Produção, todas as atividades em execução serão paradas e os Centros de Trabalho em uso serão liberados. Antes de executar tal ação, o sistema exibirá a mensagem: "Existem Centros de Trabalho em uso nessa Ordem. Deseja realmente suspender e executar liberação dos Centros de Trabalho?" Caso o usuário não confirme, a operação não irá acontecer. |
Quando a Ordem de Produção for inicializada novamente em Operações de Produção a Apontamento de Produção, uma atividade parada como suspensa, será viável para todos os usuários executantes a executarem.
Já o botão "Formulário" quando acionado, permite a visualização dos diversos formulários de inicialização ligados à Ordem de Produção em questão.
Visão Modo Formulário
Quando a tela for alternada para o modo formulário, é possível visualizar detalhes sobre a ordem de produção selecionada no modo grade.
Note no painel principal, o "Nro. OP", "Status" e o "Nro. Lote" referentes a Ordem de Produção selecionada.
Lançamento de OP
Na seção de "Extrato de Materiais" do lançamento de OP, você consegue visualizar, para cada matéria-prima, a quantidade pendente em pedidos de compras na coluna "Qtd. Pedidos Compra".
Para que esses pedidos sejam considerados no cálculo, deverão ter seu status confirmado. |
Ao selecionar uma matéria-prima no Extrato de MPS e clicar no botão "Detalhamento de Entregas", você visualizará as informações de datas de entrega e quantidades pendentes em pedidos de compra confirmados. Para que a funcionalidade desse botão seja utilizada, é necessário que os pedidos de compra possuam o campo "Previsão de entrega" preenchido.
Caso o pedido de compra possua uma Previsão de entrega única, independente da quantidade de itens na nota, deverá ser informada a previsão de entrega através do desse campo no cabeçalho da nota.
E ainda, se o pedido de compra possuir mais de uma data de previsão de entrega, ou seja, múltiplos itens e múltiplas datas de entrega, você deverá informar essa data em cada item da nota.
Para o caso de lançamento de Ordens de Produção com o "Tipo de Ordem" sendo "Produção Conjunta", o sistema não apresentará a "MP Compartilhada" no Extrato de MPs do Lançamento da OP.
Aba Geral
Nessa aba, serão visualizadas as informações referentes a "Data da Inclusão", "Data da Inicialização", "Data da Finalização", "Prioridade de Entrega", "Tempo de Atravessamento (mim)", "Dh. Inicialização (máx)", "Nro. Pedido", "Sequência do Item Nota/Pedido", "Prioridade", "Planta" e "Nro. OP Principal" da Ordem de Produção selecionada.
O campo "Tempo Total Previsto" terá a soma do tempo total definido para a execução das atividades cadastradas na OP. Essa soma de atividades é realizada pelo campo "Tempo da Atividade" da tela Processo Produtivo - Nova, botão Roteiro, aba "Geral" ou pelo campo "Tempo de Atravessamento" da Composição do Produto, aba Geral.
No "Tempo Total Realizado", será apresentada a diferença entre os campos "Dh. Inicialização" e "Dh. Finalização" da execução da(s) atividade(s) da OP's.
Aba Atividades
Nessa aba, é possível visualizar a execução das atividades da Ordem de Produção através de cards. Nos cards, é possível ver informações importantes sobre a execução da mesma, como datas de "Criação", "Início" e "Fim" das atividades, seu tempo de execução, quantidade em operação, quantidade de perda e status de execução.
Através do botão "Outras Opções...", você também tem acesso à outras informações referentes à atividade, que são os "Apontamentos" realizados nela, as "Execuções", "Histórico de Movimentações", "Movimentações Acessórias" e "Notas de Produção".
Abaixo trataremos sobre cada um das opções mencionadas acima:
Apontamentos
Essa opção permite a visualização de todos os apontamentos realizados na atividade selecionada. Os apontamentos são visualizados de forma individual, através da seleção dos cards de apontamento apresentados do lado direito da tela. De acordo com o apontamento selecionado, são exibidos os produtos acabados, as matérias primas, subprodutos e componentes apontados para o PA e Recursos de Centro de Trabalho apontados na atividade.
É possível também, através do botão "Remover", realizar a exclusão de algum apontamento selecionado; porém, caso a atividade responsável por gerar as operações de estoque já tenha sido finalizada, a exclusão do apontamento não será realizada e você será avisado do ocorrido.
As informações pertinentes ao apontamento de séries, seja de produtos acabados ou de materiais, serão apresentadas com o acionamento do botão "Nro. Série", onde será aberto o pop-up "Número de série".
Caso ainda exista estoque no repositório da atividade e ela seja finalizada, será apresentada a mensagem abaixo:
Execuções
Aqui serão apresentados os dados de execução da atividade selecionada. O registro será exibido nessa opção a partir do momento em que alguma ação for realizada na atividade na execução da Ordem de Produção.
Nota: não será possível realizar alterações nos campos "Dh. Início" e "Dh. Final" quando a data e hora estiverem fora do período de início/fim da atividade.
Histórico de Movimentações
O objetivo dessa opção é de exibir as movimentações de estoque entre repositórios de produto acabado. Sempre que uma atividade segue o fluxo de processo, deverá existir uma movimentação retirando estoque do repositório de trabalho e enviando para o repositório de destino da atividade. Essa regra também se aplica para as movimentações parciais de estoque.
Movimentações Acessórias
Essa opção visa apresentar todas as notas vinculadas à atividade selecionada. São documentos de qualquer tipo de movimento, com exceção da nota de produção. Nos cards do lado direito da grade, é possível selecionar as notas geradas nas movimentações e, ao selecionar o card referente à nota, os itens movimentados na nota serão exibidos na grade do lado direito da tela.
Notas de Produção
Quando houver uma atividade a ser exibida nessa aba, ao clicar no botão temos a opção "Notas de Produção", em que, as notas de produção envolvidas na atividade em questão serão exibidas. Nela poderemos perceber também o botão "Ver Custos" em que ao clicá-lo, o pop-up "Custos" será aberto, exibindo os custos de produção envolvida na respectiva nota.
Caso a data de atualização dos custos antes da negociação da nota seja igual à data de negociação da nota, uma mensagem de possível divergência na atualização de custos será exibida. Estes registros ficarão marcados em vermelho na tabela.
Se houverem atividades cadastradas a OP, os cards delas serão apresentados nessa aba, sendo que, através deles, você pode consultar o "Tempo Total", que exibirá o tempo total gasto na execução das atividades da OP.
O Tempo Total também pode ser apresentado no modo grade. Basta que você habilite a marcação "Exibir em modo grade" que está disponível no botão "Ações" dessa aba. |
Aba Mov. Acessórias
Essa aba visa apresentar todas as notas vinculadas a Ordem de Produção selecionada, sendo estes documentos de qualquer tipo de movimento, com exceção da nota de produção. Perceba que a aba é dividida em duas grades, sendo a primeira referente as notas e a segunda aos itens da nota selecionada na primeira grade.
As notas aqui exibidas, são as geradas por movimentações de estoque conforme configuração do processo produtivo, sendo elas as movimentações de estoque de atividades e transições. Como, por exemplo:
No início de cada atividade é gerada uma transferência das Matérias Primas que serão consumidas pela mesma, para o local de produção.
Aba Notas de Produção
A aba Notas de Produção, exibe todas as notas de produção vinculadas à Ordem de Produção selecionada. Essa aba é dividida em três grades:
- Notas: Nessa grade são apresentadas as notas de produção referentes à Ordem de Produção.
- Produtos Acabados: Aqui, os produtos acabados (PA) produzidos pela nota de produção selecionada.
- Matérias primas: São exibidas nessa aba, todas as matérias-primas (MP's) consumidas na Ordem de Produção pela nota de produção selecionada, para o produto (PA) selecionado na grade "Produtos Acabados".
É possível visualizar as Notas de Produção na Central de Vendas, tal procedimento serve para que os usuários possam realizar consultas desse tipo de documento, bem como pequenos ajustes. Para isso, é necessário antes, criar um layout padrão para este tipo de movimento (F - Produção). A criação do layout deve ser feita a partir da tela Configurador de layout da nota. |
O custo de produção de um produto acabado pode ser composto pelo valor de custo referente à utilização de um determinado recurso na produção, como, por exemplo, HR/M Torno, ou HR/H Operador Torno. Desse modo, ao gerar uma Nota de Produção, serão incluídos os serviços que representarão os Recursos de Centro de Trabalho apontados na OP, ou seja:
- O código do serviço será especificado no Registro de Apontamento Uso de Recursos do Centro de Trabalho;
- A quantidade será calculada conforme com a quantidade do PA que está sendo lançada na nota de produção considerando o faturamento de apontamento da mesma forma como acontece com as matérias-primas. Será empregada neste cálculo, a Qtd. Utilizada, pois ela representa a quantidade total utilizada do recurso.
- Será utilizada a Unidade apontada para a Categoria do Recurso em questão.
Além disso, por meio do botão Ver Custos, você poderá visualizar os custos de produção da nota de produção selecionada.
Teremos que, com o Processo Produtivo configurado para os subprodutos serem gerados por perda/refugo, ao realizar o apontamento do PA com quantidade de perda maior que zero na tela "Operações de Produção", a coluna "Controle" presente nesta aba será preenchida com o Nro. do lote do subproduto. |
Aba Dependências
A visão dessa aba é dividida em duas grades. Observe:
OPs que que esta OP depende: Onde serão apresentadas todas as Ordens de Produção as quais a OP em questão depende.
OPs que dependem desta OP: Esta, exibirá todas as Ordens de Produção que dependem da OP em questão.
Caso necessário, no quadrante Dependências, a coluna "Qtd. do PI da qual depende o PA" pode ser editada. |
Aba Pedido de Venda
Nessa aba, o sistema apresentará os pedidos de venda vinculados com a OP.
Aba Detalhamento de Perdas
Nessa aba serão apresentados os Motivos de Perdas de PA de MP nas grades "Detalhamento Perda PA" e "Detalhamento Perda MP" apontados nas telas Operações de Produção e Apontamento de Produção.
Nota: o painel Detalhamento Perda MP estará disponível a partir da versão 4.16 do sistema.
Botão Outras Opções
Por meio deste botão, teremos algumas opções disponibilizadas nesta tela. Sendo:
Ao clicar na opção "Resumo PA/ MP / MP Alternativas", serão exibidos em um pop-up de mesmo nome, as informações resumidas referente aos Produtos Acabados, Matérias-Primas e Matérias-Primas Alternativas. Além do botão "Visualizar Subprodutos", em que ao clicar neste, o sistema apresentará uma tabela com os subprodutos configurados no Processo Produtivo, em que teremos o "Nro do Lote", "Data de Validade" e "Data de Fabricação" de cada subproduto.
Por meio do botão "Redimensionar Lote", você poderá alterar o tamanho do lote de uma determinada Ordem de Produção, visto que, esta pode ser maior ou menor que o tamanho atual do lote. Assim, o tamanho dos materiais próprios e/ou alternativos também serão redimensionados conforme a nova quantidade definida.
Além disso, existem algumas condições em que o sistema não permitirá que o redimensionamento de lote aconteça. Observe:
- Quando existirem atividades Em andamento e Concluídas em uma Ordem de Produção na aba Atividades, não será possível realizar o Redimensionamento de lote, pois não é permitido alterar o tamanho de um lote em OP's que possuam atividades concluídas;
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Você também não poderá redimensionar a Matéria-prima alternativa quando já existirem apontamentos com a quantidade apontada maior que o novo apontamento para a referida Ordem de Produção, portanto, será preciso excluir o apontamento para realizar o redimensionamento;
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Ao preencher o pop-up "Redimensionar lote" e o novo tamanho de lote for maior que o anterior, o sistema exibirá as opções de redimensionamento das Matérias-primas da OP:
Botão Configuração da Tela
Por meio deste botão, tem-se a marcação "Exibir pop-up Lanç. de OP Salvos" que permite continuar um lançamento iniciado anteriormente ou reutilizar um já existente. Quando ativada, ao iniciar um novo registro de OP por meio do botão "Nova OP", o pop-up "Lanç. de OP Salvos" será exibido com os lançamentos de Ordens de Produção que foram iniciados, mas não finalizados, e os lançamentos configurados para reutilização (por meio da marcação "Reutilizar Lançamento" no rascunho da OP).
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