Versão disponível: a partir da 4.6
Os Modelos de Processos são processos prontos que o modelador pode utilizar como base para construção de um determinado processo da empresa; por exemplo, a empresa MS Agro utilizou o modelo de "Solicitação de Compras" para implantar; dessa forma, adaptou o processo conforme a sua necessidade, inserindo uma nova tarefa para os casos onde é necessário refazer a Solicitação de Compras.
Esses modelos também são utilizados como exemplos didáticos no contexto de configurações avançadas, para tarefas de serviços, expressões de gateways, tarefas de e-mail e etc, além de serem modelos das melhores práticas em alguns contextos de processos.
Em nosso caso de uso, temos o Paulo. Ele é o analista responsável pela implantação de processos em uma empresa do segmento de vendas de materiais de construção. Paulo precisa implantar o processo de compras na sua empresa e, para isso, utilizou o recurso de cadastrar um processo com base no modelo Solicitação de Compras.
No decorrer dessa documentação, trataremos sobre o Cadastro de Processos com base em um Modelo e os Modelos de Processos Disponíveis.
Cadastro de Processos com base em um Modelo
Para fazer o cadastro de processo com base em um modelo, Paulo deve acessar a tela Processos de Negócios, clicar na seta do botão "Cadastrar Processo de Negócio" e escolher a opção "Com base em modelo". Assim, serão apresentados os modelos de processos disponíveis:
Cadastro de Processo com base em um Modelo |
Ao clicar em um modelo de processo, serão apresentadas as informações que caracterizam o processo:
- Contextualização: Nesse tópico é exibida uma descrição sobre o que vem a ser o processo.
- Detalhes do processo: Aqui serão detalhadas todas as tarefas de usuário/serviço que contemplam o processo e a função de cada uma delas.
- Conteúdo: Nessa seção será apresentado o conteúdo a ser importado (diagrama, formulários, eventos, etc).
- Informações adicionais: Essa seção traz informações que o modelador deve atualizar no processo para que o mesmo funcione conforme os dados de sua empresa, como por exemplo, scripts, eventos, etc, além de outras informações relevantes sobre o processo.
Informações do Modelo de Processos |
A data de publicação refere-se à última atualização do processo.
Após clicar no modelo de processo de Solicitação de compras, para importá-lo na base, basta clicar no botão "Utilizar":
Importação do Modelo de Processo |
Ao importar um Processo de Negócio, o sistema verifica os dados inseridos nesse processo com o cadastro do ERP (base Sankhya). Dessa forma, caso não exista uma equivalência com algum dos dados abaixo, deve ser selecionado um dado disponível na base:
- Grupo Processo;
- Contas SMTP;
- Artefatos (Módulo Java, Procedures, Triggers, Entidades adicionais, Relatórios Formatados).
Dando continuidade, após clicar no botão Utilizar, o sistema verificou que a conta SMTP utilizada no processo modelo não existe na base que está sendo importada; sendo assim, Paulo deverá selecionar uma conta SMTP substituta:
Análise de conflito Conta SMTP |
Como esse processo está sendo importado pela segunda vez nessa base, o módulo Java utilizado já havia sido cadastrado no banco de dados; dessa forma, Paulo deverá resolver se irá manter ou substituir esse módulo Java:
Análise de conflito Módulo Java |
Após resolver os conflitos e clicar em "Concluir", o processo será importado na base:
Importação do Modelo de Processo |
Agora, deverão ser realizados os ajustes no processo conforme consta na seção de "Informações Adicionais", além de inserir o Usuário/Grupo de usuário/Equipe (compartilhamento e candidatos), caso seja necessário.
Informações Adicionais do Processo |
Modelos de Processos Disponíveis
Nesse tópico trataremos sobre cada um dos processos disponíveis, sendo eles: Solicitação de compras, Cadastro de produto, Cadastro de cliente, Pedido de venda simplificado e Adiantamento de viagem.
Esse modelo de processo realiza a solicitação e a geração do pedido de compras através do SankhyaFlow:
Processo Solicitação de compras |
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Esse modelo permite realizarmos o cadastro de um novo produto a partir de um fluxo estruturado padronizado. A principal diferença entre esse modelo de cadastro e modelo tradicional já existente no ERP, é a quebra do trabalho em fases (tarefas), representando as contribuições que cada departamento da empresa possui para se chegar ao resultado final, que seria o produto cadastrado e disponível para uso pelas diversas áreas.
Processo Cadastro de produto |
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
O processo Cadastro de cliente permite realizar o cadastro de novos clientes a partir de um fluxo estruturado padronizado. A principal diferença entre esse modelo de cadastro e o modelo tradicional já existente no ERP é a quebra do trabalho em fases (tarefas), representando as contribuições que cada departamento da empresa possui para se chegar ao resultado final, que seria o cliente cadastrado e disponível para uso pelas diversas áreas.
Processo Cadastro de cliente |
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Esse modelo de processo permite realizar o lançamento de pedidos de vendas a partir de uma abordagem simplificada, visto que o volume de dados que o vendedor (solicitante do processo) precisa informar durante a abertura do processo é mínima, tornando sua execução mais rápida que a abordagem tradicional (Central de Vendas).
Processo Pedido de venda simplificado |
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
O processo de Adiantamento de viagem permite que um colaborador solicite um adiantamento em R$ de viagem ao seu líder imediato. Após as solicitações serem aprovadas, elas são direcionadas ao solicitante (colaborador) para que ele detalhe as despesas geradas durante sua viagem.
Na sequência, a solicitação é remetida ao departamento financeiro para serem analisadas as despesas apontadas e, em seguida, são executadas tarefas de serviço de lançamento e compensação de títulos. Por fim, é enviado um e-mail para o solicitante do processo informando que o acerto de viagem foi finalizado e se existirá reembolso ou devolução do adiantamento.
Processo Adiantamento de viagem |
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.