Os formulários são um meio de apresentar e colher informações na inicialização do processo (solicitação) e nas Tarefas de Usuários.
No SankhyaFlow existem 3 tipos de formulários: Embarcado, Formatado e Nativo. Para verificar sobre cada um deles, basta clicar nos link's.
Formulário Embarcado
Este formulário está disponível para utilização em todas as versões |
Esse formulário é utilizado quando as informações inseridas são consumidas apenas no processo, ou seja, não são utilizadas, por exemplo, em um dashboard (análise de dados).
Nesse tópico, trataremos sobre:
Configurações do Formulário Embarcado
Resultados na Lista de Tarefas
Demais informações sobre os campos do formulário embarcado
Aqui utilizaremos o caso de uso do processo "Gestão de não conformidades", que utiliza o Formulário Embarcado na inicialização (solicitação) do processo e nas Tarefas de Usuário. Na imagem abaixo, temos a representação desse processo:
Processo de gestão de não conformidades simplificado |
Esse processo é utilizado quando um determinado requisito não é atendido nos procedimentos de uma empresa; assim, quando é identificada uma não conformidade (NC), um colaborador realiza o relato da mesma e, em seguida, a área de Qualidade faz uma análise prévia da NC. Se for aprovada, a área responsável pelas ações corretivas elabora e implementa um plano de ação e, na etapa seguinte, a área de Qualidade avalia se tais ações foram eficazes para evitar a recorrência da não conformidade.
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Configurações do Formulário Embarcado
Aqui você verá como Criar campos do Formulário Embarcado na inicialização, Definir as propriedades dos campos do Formulário Embarcado e Reutilizar/Criar campos do Formulário Embarcado nas Tarefas de Usuário.
Criar campos do Formulário Embarcado na inicialização
Para que o colaborador consiga abrir a solicitação e relatar a não conformidade, devemos criar o formulário de inicialização:
Criação de campos do Formulário Embarcado |
Ao clicar no botão , por padrão o campo "Nome" já vem preenchido e pode ser alterado quando desejar. No campo "Descrição" deve ser informado o nome do campo que será apresentado e deve ser definido o "Tipo" desse campo, como Arquivo, Data, Lista de Opções e etc.
A marcação "Inicialização" por padrão já vem habilitada ao adicionar um novo campo; caso o modelador esteja criando os campos no processo para vincular nas Tarefas de Usuário posteriormente, basta desabilitar essa marcação.
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Definir as propriedades dos campos do Formulário Embarcado
O preenchimento dos campos anteriores deverão ser todos obrigatórios. Para isso, devemos configurar na propriedade de cada campo (botão ) a marcação "Obrigatório":
Configurando Propriedades do Campo |
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Reutilizar/Criar campos do Formulário Embarcado nas Tarefas de Usuário
Após realizar uma solicitação desse processo, a área de qualidade deverá fazer uma análise prévia da não conformidade (NC); para isso, todas as informações inseridas na solicitação (inicialização) do processo deverão estar visíveis somente como leitura para os responsáveis dessa tarefa, além dos demais campos embarcados que criaremos para que eles preencham e deem prosseguimento ao processo.
Vamos então reutilizar os campos já criados na inicialização para inserir na tarefa "Realizar análise prévia":
Reutilização de campos na Tarefa de Usuário |
Observação: ao reutilizar campos do formulário de inicialização ou de outras tarefas, todas as propriedades definidas no campos permanecem, sendo possível alterá-las conforme for necessário na tarefa em questão.
Agora, iremos configurar nas propriedades de cada campo para que eles fiquem somente como campos de leitura:
Propriedades do campo como Somente Leitura |
Ainda na tarefa Realizar análise prévia, vamos criar os demais campos do Formulário Embarcado que fazem parte dessa tarefa:
Criação de campos embarcado na Tarefa de Usuário |
Em campos do tipo "Lista", pode-se especificar a chave correspondente à uma opção, utilizando o critério "CHAVE=OPCAO", como exemplo "B=Baixo". Nesse caso, a chave definida como B é o que será armazenado no banco de dados e a descrição Baixo é o que será apresentado ao usuário da tarefa. Se essa chave não for informada, o sistema irá gerar automaticamente um número, iniciando do zero.
Todos esses campos deverão ser de preenchimento obrigatório. Para isso, basta habilitar a marcação "Obrigatório" nas propriedades de cada campo.
Propriedades do campo como Obrigatório |
Caso a não conformidade seja aprovada, o processo segue para elaboração do plano de ação; caso contrário, o solicitante deverá ser notificado sobre a reprovação. Para isso, iremos utilizar a função getCampo na condição do Gateway Exclusivo para retornar o conteúdo do campo "APROVARNC" e assim dar sequência no fluxo, conforme o script return getCampo("APROVARNC") == "R".
Configuração da condição do gateway exclusivo utilizando a função getCampo |
A reutilização/criação dos campos embarcado para as tarefas "Elaborar/Implementar plano de ação" e "Avaliar eficácia das ações" seguem a mesma configuração que demonstramos acima.
Na tarefa Elaborar/Implementar plano de ação teremos a reutilização do formulário de inicialização e dos campos criados na tarefa Realizar análise prévia. Esses campos deverão estar visíveis somente como leitura para os responsáveis dessa tarefa utilizar apenas como informação na execução da tarefa atual.
Além disso, criamos o campo "Plano de ação", tipo "Texto longo" obrigatório para dar prosseguimento ao processo:
Reutilização/Criação de campo |
Na tarefa Avaliar eficácia das ações teremos a reutilização do formulário de inicialização e dos campos criados nas tarefas Realizar análise prévia e Elaborar/Implementar plano de ação. Esses campos deverão estar visíveis somente como leitura. Além disso, criamos os campos abaixo:
Reutilização/Criação de campo |
Nessa tarefa, caso identificado que o plano de ação implantado tenha sido eficaz, o solicitante deverá ser notificado; caso contrário, será realizada uma nova ação. Para isso, utilizamos também a função getCampo na condição do Gateway Exclusivo, para retornar o conteúdo do campo "ACAOEFICAZ" e assim dar sequência no fluxo conforme o script return getCampo("ACAOEFICAZ") == "N".
Configuração da condição do gateway exclusivo utilizando a função getCampo |
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Resultados na Lista de Tarefas
Conforme as configurações realizadas anteriormente, apresentaremos agora a visualização do Formulário Embarcado na inicialização do processo e nas tarefas.
Formulário Embarcado na inicialização |
Formulário Embarcado na tarefa |
Formulário Embarcado na tarefa Elaborar/ Implementar plano de ação |
Formulário Embarcado na tarefa Avaliar eficácia das ações |
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Demais informações sobre os campos do formulário embarcado
Nesse tópico veremos sobre as Propriedades do Campo, Campos do Formulário Embarcado criados na tarefa, Campos do Formulário Embarcado no Processo, Campo do tipo Pesquisa e a Inserção de conteúdo através da função setCampo.
Na aba "Geral", além de poder definir um campo como Obrigatório e Somente leitura como apresentamos anteriormente, também é possível definir as seguintes propriedades em um campo:
- Grupo: Agrupa os campo em um determinado grupo a partir da mesma descrição.
- Nome da aba: Agrupa os campos dentro de uma aba a partir da mesma descrição.
- Valor Padrão: Esse campo define um conteúdo a ser apresentado no campo, ou seja, na execução desse processo (Lista de Tarefas), o campo vem preenchido com o conteúdo definido (padrão), o qual pode ser alterado, se necessário.
Demais propriedades do campo aba Geral |
Já na aba "Configurações avançadas", podemos definir:
- Eventos de entrada, saída e alteração: para mais informações consulte a documentação Eventos de Campos.
- Condições de Apresentação: para mais informações acesse a documentação Condições de Apresentação de Campos.
Demais propriedades do campo aba Configurações avançadas |
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Campos do Formulário Embarcado criados na tarefa
Todos os campos criados na Tarefa de Usuário são vinculados ao processo. Caso seja necessário realizar algum tipo de ajuste no campo, como por exemplo, as opções inseridas em um campo do tipo Lista, essas alterações devem ser realizadas no processo, conforme demonstramos abaixo:
Ajustes no campo do Formulário Embarcado |
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Campos do Formulário Embarcado no Processo
Todos os campos que são de inicialização, o ícone será representado na cor preta, diferente dos campos que são apenas da tarefa, que são representados pela cor azul:
Campos de inicialização e tarefa |
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
O tipo de campo "Pesquisa" permite buscar uma informação em uma das tabelas de nossa base da dados. Para isso, devemos especificar uma instância, como por exemplo a de Parceiro. Caso seja necessário, podemos restringir o filtro dessa pesquisa, trazendo somente os parceiros do tipo pessoa jurídica.
Campo do tipo Pesquisa |
Então, para inserir um filtro de pesquisa, utilize como exemplo o modelo abaixo:
this.ATIVO = 'S', onde serão visíveis na tabela somente os registros cujo campo "Ativo" contenha 'S'.
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Inserção de conteúdo através da função setCampo
Além da função getCampo já demonstrada no Caso de Uso, é possível utilizar a função setCampo, a qual insere conteúdo a um campo do Formulário Embarcado. Tais informações são salvas na tabela TWFIVAR (Instância de variáveis).
[voltar ao subtítulo] [voltar ao topo]
Formulário Formatado
Este formulário está disponível para utilização em todas as versões |
O Formulário Formatado é utilizado quando as informações inseridas são consumidas para realizar algum tipo de análise de dados, como por exemplo, em um dashboard, além de possuir uma estrutura reutilizável, o que permite que ele seja utilizado em vários processos.
Para acessar um caso de uso e as configurações do Formulário Formatado, clique nos links abaixo:
Como criar um Formulário Formatado para o Sankhya Flow
Passo a passo: Como criar um Formulário Formatado para o Sankhya Flow
Passo a passo: Como vincular formulários formatados a processos do Sankhya Flow
Para verificar mais detalhes sobre esse tipo de Formulário, acesse o help de nosso sistema através dos link's abaixo:
Formulário Nativo
Este recurso está disponível a partir da versão 4.1 do sistema.
Normalmente, o Formulário Nativo é utilizado para reaproveitar as entidades (tabelas) nativas do sistema, sendo possível criar e alterar os registros nas tabelas do sistema, como por exemplo, utilizar a tabela TGFPRO (Produto) para realizar cadastros de produtos pelo Sankhya Flow.
Para o Formulário Nativo, utilizaremos o caso de uso do processo de "Cadastro de produto":
Processo Cadastro de Produto |
Esse processo tem o objetivo de possibilitar o cadastro de um novo produto no ERP; para isso, utilizaremos como formulário nativo a tabela TGFPRO.
Após a solicitação do cadastro de um novo produto, é realizada uma validação das informações e, caso seja analisada alguma incoerência, a solicitação é reprovada e o produto não é cadastrado no Sankhya Om.
Por outro lado, se a validação das informações for aprovada, o produto passará por definições de regras tributárias, estoque e precificação e, em seguida, essas definições serão revisadas. Ao finalizar a tarefa "Revisar cadastro do produto", o produto será cadastrado na tabela TGFPRO.
Após a finalização da tarefa Revisar cadastro do produto, o solicitante receberá um e-mail informando os detalhes do produto cadastrado (Código e Descrição).
Abaixo, demonstraremos as configurações necessárias para o Formulário Nativo:
Com o processo selecionado na sub-aba "Nativo", clique no botão "Adicionar Formulário" ; em seguida, pesquise pelo nome da tabela TGFPRO ou instância Produto e selecione a opção 027 - Produto:
Configuração de Formulário Nativo |
Após adicionar o formulário, clique no botão "Configurações avançadas" para configurar os campos a serem apresentados:
Configuração de campos do formulário |
Na tarefa "Validar solicitação", iremos configurar novamente o formulário nativo 027 - Produto para que o responsável valide as informações da solicitação; para isso, manteremos o escopo de processo, ou seja, todas as linhas inseridas no formulário serão visíveis em todas as tarefas da instância do processo.
Nessa tarefa, como o responsável poderá reprovar a solicitação, não iremos persistir os dados no ERP; nesse caso, não habilitaremos nenhuma das opções para Salvar no destino:
Configurações do Formulário |
Nas Tarefas de Usuário seguintes, todas serão configuradas também com o Formulário Nativo Produto, para que o cadastro tenha continuidade, visto que em cada tarefa é realizada uma definição específica do produto. Na tarefa "Revisar Cadastro do produto" é de fato onde as informações serão persistidas no ERP, já que já foram feitas todas as definições necessárias para o cadastro do produto; para isso, habilitaremos a marcação "Salvar no destino ao finalizar tarefa?".
Assim, após finalizar a tarefa Revisar Cadastro do produto, o cadastro será concluído e para que o solicitante receba uma notificação com as informações do código e descrição do produto cadastrado, é necessário preparar a notificação através de uma Tarefa de Serviço, onde utilizaremos o script abaixo:
//Retorna várias linhas do formulário nativo |
Observação: os campos CODPRODUTO e DESCRICAOPRODUTO são do Formulário Embarcado que foi inserido no processo, para que no momento de executar esse script, as informações sejam inseridas neles e possamos então utilizar tais dados na Tarefa de E-mail.
Então, para que o solicitante receba a notificação contendo essas informações, devemos configurar o destinatário da Tarefa de E-mail e o conteúdo da mensagem:
Configuração de Destinatário |
A função getEmailSolicitante() é utilizada para retornar o e-mail do solicitante do processo.
Conteúdo da Mensagem |
A função getIdInstanceProcesso() é utilizada para retornar o número da solicitação do processo.
Conforme as configurações realizadas acima, agora apresentaremos o cadastro de um produto através do Formulário Nativo de Produto:
Solicitação do Cadastro de um Produto |
ID da Solicitação |
Após validação da solicitação, definições das regras tributárias, estoque e precificação, ao finalizar a tarefa "Revisar cadastro do produto", será possível verificar na tela Produtos, que o produto Arroz consta cadastrado. E através da Fila, podemos verificar a mensagem enviada ao solicitante.
Para verificar mais detalhes sobre o Formulário Nativo, acesse o link Sub-aba Nativo.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.