Na tela Cálculos são realizados todos os cálculos de folhas, sejam eles individuais ou coletivos. O cálculo da folha do autônomo possui um botão específico, em que pode-se realizar o cálculo de Recibo de Pagamento Autônomo - RPA para os casos de se realizar lançamentos de honorários em diferentes datas em uma referência.
Para iniciar esse cálculo, primeiramente, clique no botão "Autônomos" e selecione a opção "Individual", em seguida, a opção "RPA".
Logo, preencha os campos "Referência", "Data de Pagamento", "Empresa" e "Funcionário".
Note que, ao completar os campos, o botão "Honorários" será habilitado, nele, podem ser realizados os lançamentos dos RPAs por meio do botão "Lançar Honorário".
No campo "Código do Evento", informe o evento de honorário. Em nosso exemplo, utilizaremos o evento "5 - Transporte Rodoviário".
No campo "Sequência", o código "0" será usado, pois será o primeiro recibo a ser lançado. O "Valor" do primeiro RPA também deve ser informado e, caso tenha alguma informação para indicar sobre o cálculo, preencha o campo "Observação".
Após as inclusões, selecione o botão "Confirmar".
É importante ressaltar que os códigos dos eventos correspondentes aos valores líquidos dos autônomos devem estar configurados no parâmetro "Cód. Evento Folha de autonomo com líquido zerado - FPCODEVEAUT" para que o cálculo seja efetuado com base no acumulado desses eventos nas folhas.
Nota: lembre-se ainda, que também pode realizar o lançamento de Honorários por meio da tela Lançamento de Movimentos.
Assim, o valor do primeiro RPA foi lançado. Caso tenha mais um RPA para ser lançado na mesma referência, dê um clique para retornar a tela de Cálculos. Em seguida, clique no botão "Próximo", e depois, no botão "Calcular".
Com a folha calculada, o sistema o direcionará para a tela Gerenciador de Folhas, onde poderá realizar as conferências dos valores a serem pagos e descontados.
Caso os dados estejam corretos, clique no botão "Marcar como CONFERIDA".
Pode-se ainda, realizar o recálculo ou excluir a folha por meio dos botões "Recalcular" e "Excluir", respectivamente.
Observação: ao confirmar a folha, acione o botão "Liberar dados para o esocial"; assim, após o envio da folha ao esocial, será informado por meio do ícone "Bloquear liberação" que a liberação para o esocial está bloqueada.
Nota: para lançar outro RPA, retorne à tela principal dos Cálculos e repita o processo acima.
Observação: caso os Eventos S-1200 e S-1210 de colaboradores sejam enviados até o dia 15 do mês, a partir das 23 horas do dia 16, os dados referentes à empresa e referências serão coletados das bases dos clientes. Lembre-se ainda que, esses dados serão contabilizados por CPF, ou seja, se um mesmo colaborador possuir folhas de férias, adiantamento e mensal em uma determinada referência para a empresa, essa folha será contabilizada somente uma vez.
Após a confirmação do cálculo das folhas RPA's, acesse a tela Gerenciador de Folhas.
Depois de pesquisar as folhas de sua preferência, clique no card "Suplementar", e em seguida, selecione a aba Folhas.
Então, serão apresentadas as duas sequências de cálculos que realizamos anteriormente, ou seja, as duas folhas RPA's serão lançadas em sequências diferentes, sendo 1 a primeira folha e 2, a segunda.
Após as folhas suplementares serem calculadas, para ser possível a transmissão para SEFIP e eSocial, é necessário fazer o agrupamento das mesmas. Para isso, vá à tela Cálculos, acione o botão Autônomo, em seguida, clique na opção "Mensal".
Complete os campos "Referência", "Data de Pagamento", "Código da Empresa" e "Código do autônomo".
Posteriormente, selecione o botão Próximo, e depois, o botão Calcular.
Realizadas as conferências, clique em "Confirmar Folha".
Caso queira, também poderá adicionar um evento ao cálculo. Para isso, clique no botão "Lançar Evento", que será exibido após a confirmação, e os campos para adição serão habilitados na tela.
Após o cálculo da folha mensal dos autônomos, não é necessário um processo específico para uma liberação dos valores da folha para o eSocial. O mesmo acontece com as demais folhas pela tela Gerenciador de Folhas e, posteriormente, pela Central do eSocial.
Com o cálculo da folha mensal da empresa e do autônomo realizados, esta estará disponível para a geração do arquivo SEFIP. Para essa ação, acesse a tela Geração de Guias, e clique na opção "Geração da Guia".
Preencha todos os dados para emissão do arquivo, considere ainda que não é necessário realizar nenhuma parametrização específica, pois todos os cálculos realizados na referência selecionada serão levados para o arquivo.
Logo depois da inserção dos dados, revise-os e clique no botão "Gerar".
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.