Versão disponível: a partir da 4.7
A Plataforma de Serviço é um recurso que existe nas Tarefas de Serviço do SankhyaFlow. Ele permite utilizar uma série de serviços do ERP de uma forma simples e rápida, sem precisar de personalização.
A lista de serviços é limitada e eventualmente eles podem aumentar, conforme as versões do Sankhya Om vão avançando.
Esse recurso também atende cenários no processo quando é necessário acessar uma outra tela, rotina do ERP e, ao invés de sair do SankhyaFlow, o modelador pode utilizar a Plataforma de Serviço para gerar essa automatização do processo e integração à outras rotinas do ERP.
Por exemplo, um modelador pode definir que uma lista de interessados no processo receba alertas dentro do ERP a cada tarefa concluída, sem que os usuários façam necessariamente parte do processo. Ele consegue fazer isso utilizando o "Serviço para enviar avisos" (Mensageiro do Sankhya Om).
Um processo de Pedido de Compra pode contemplar uma simulação de frete; então, através do Número da Nota, o modelador poderá definir uma Tarefa de Serviço do tipo Plataforma de Serviço que possua o serviço onde é feita a simulação de frete.
Nessa documentação trataremos sobre nosso Caso de Uso, as Configurações da Tarefa de Serviço "Confirmação de Pedido", os Resultados e os Demais serviços disponíveis em Plataforma de Serviço.
Caso de Uso
A empresa Alpha Ltda possui o módulo SankhyaFlow em seu ERP Sankhya. Com o intuito de evoluir na utilização dos processo ela adotou as melhores práticas, criando um processo a partir de um modelo. O modelo utilizado foi o de "Pedido de venda simplificado":
Processo Pedido de venda simplificado |
O processo visa simplificar um lançamento de Pedido de Venda, reduzindo os campos que precisam ser preenchidos, simplificando as etapas e deixando esse processo mais ágil; por isso, o processo tem uma série de Tarefas de Serviço, pois elas deixam o processo inteligente, ágil e automatizado, diminuindo as interações com o usuário ao lançar o pedido.
A tarefa que utilizaremos aqui é a de "Confirmação de pedido". Após o lançamento e registro do pedido, é gerado um Número do Pedido relacionado à Central de Vendas; para dar continuidade, esse pedido precisa ser confirmado e, nesse ponto, utilizaremos a Plataforma de Serviço para gerar essa confirmação.
Configurações da Tarefa de Serviço "Confirmação de Pedido"
Para nosso caso de uso, utilizaremos um Processo Modelo de Pedido de venda simplificado. Para utilizá-lo, basta cadastrar um processo de negócio com base em um modelo. Feito isso, é necessário acessar a Tarefa de Serviço "Atualização de dados do processo" para que sejam ajustadas as configurações de ambiente, sendo elas: Tipo de Operação, Vendedor, Centro de Resultado, etc.
Com os ajustes no processo modelo feitos, podemos ir para o próximo passo. Iremos selecionar a Tarefa de Serviço "Confirmação de pedido" e seguir para o "Tipo de serviço" que, em nosso caso, será "Plataforma de Serviço". Após essa definição, é necessário clicar no botão "Configuração" para acessarmos os detalhes desse Tipo de serviço:
Configuração em Plataforma de Serviço |
Ao clicar no botão Configuração, o pop-up Plataforma de Serviço será aberto; a primeira definição é sobre qual serviço utilizar e, em nosso caso, utilizaremos o "Serviço para confirmação de notas/pedidos".
Serviços disponíveis |
Observação: cada serviço possui uma proposta de utilização, nos tópicos seguintes abordaremos os outros serviços.
Os serviços precisam receber informações para serem utilizados, por exemplo, o Serviço para confirmação de notas/pedidos é necessário informar o Número de Nota/Pedido que o serviço irá confirmará e quem realizará essa confirmação. Isso irá variar de acordo com o serviço selecionado, sendo que nem todos os dados são obrigatórios.
Alguns serviços retornam informações e elas podem ser utilizadas no processo, bastando que o modelador atribua-as aos campos do processo. São exemplos de retorno: status da confirmação do Serviço para confirmação de notas/pedidos ou valores monetários quando trata-se do "Serviço para simulação de frete".
Em nosso caso de uso utilizamos o retorno do Serviço para confirmação de notas/pedidos e trataremos apenas os dados necessários para utilização desse serviço.
Detalhes do Serviço para confirmação notas/pedidos |
Na imagem acima, na parte esquerda da tela, podemos ver os dados que o serviço demanda, sendo eles: o Número da Nota e o Código do Usuário de autenticação da nota. Já ao lado direito temos o campo que pegará o retorno desse serviço.
Tanto a utilização dos dados a serem passados, como o retorno do serviço, se dão por meio de scripts na linguagem JavaScript. Ao selecionar o "Modo formulário", podemos escrever os scripts dos dados que serão passados no serviço:
Campos no Modo formulário |
Para todo dado que o serviço pede, temos os seguintes detalhes:
- Nome: O nome do dado.
- Descrição: A descrição desse dado.
- Tipo do Dado: Qual é o tipo desse dado. Como nesse caso de uso estamos utilizando a confirmação de nota, nós precisamos do Número da Nota; por isso, seu tipo é BigDecimal. Essa informação é importante pois é isso que você vai retornar no script no campo "Valor".
- Valor: O campo no qual o modelador escreve o script em JavaScript, que vai buscar a informação desejada e na última linha retornar ela. Nesse campo podemos utilizar todos os métodos de consulta de dados (buscarDados, buscarLinhas, getCampo, nativeSelect, etc…). Dessa forma, o modelador pode buscar por uma informação que esteja atrelada diretamente ao processo ou até fora dela em outras tabelas do ERP.
Na imagem abaixo, observe como ficou o nosso caso de uso para o dado "NUNOTA":
Nro. único nota |
var idinstprn = getIdInstanceProcesso(); |
Para o dado CODUSUAUTHINFO, que é o Código do Usuário para autenticação, o script ficou da seguinte forma:
Cód. usuário para autenticação |
var usuario=getUsuarioLogado(); |
Com esse script, o usuário de autenticação sempre será o que lançou o Pedido de Venda.
Após realizar essas definições, basta clicar em "Salvar" no canto inferior direito do pop-up e ele se fechará com as definições salvas, e como o processo foi alterado, lembre-se de publicá-lo.
Resultados
Ao iniciar o processo de Pedido de venda simplificado, será necessário informar apenas alguns campos, como podemos ver na imagem abaixo:
Campos no Modo formulário |
Após isso, ao realizar uma consulta no Portal de Vendas, podemos verificar as informações do pedido lançado e já confirmado.
Demais serviços disponíveis em Plataforma de Serviço
Geração de arquivo de remessa (EDI Comercial): Com esse serviço é possível gerar o arquivo de remessa e após o arquivo ser gerado, será possível enviá-lo por e-mail, como também para um diretório FTP ou ainda para uma pasta de repositório.
Serviço para faturamento de pedidos: Com esse serviço podemos faturar um pedido/nota já confirmado na base.
Impressão de relatório formatado: Com esse serviço é possível gerar a impressão de um Relatório Formatado e salvá-lo em uma pasta repositório ou também salvá-lo direto em um diretório FTP.
Serviço para impressão de relatórios: Com esse serviço é possível gerar a impressão de relatório direto para uma impressora local.
Serviço de consulta ao serasa: Com esse serviço podemos fazer uma consulta na base do Serasa.
Serviço para simulação de frete: Com esse serviço é possível solicitar a simulação para cálculo de frete para um parceiro que seja uma transportadora.
Serviço para enviar avisos: Com esse serviço é possível disparar mensagens para usuários, utilizando o Mensageiro do Sankhya Om.
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