Módulo: Comercial > Avançado > Agendadores
Versão disponível: A partir da 4.12
Por meio desta tela será possível agendar a atualização automática dos percentuais das cargas tributárias referentes a Lei da Transparência 12.741/2012. Estas informações serão obtidas por meio da integração do Sankhya Om com o site API De Olho no Imposto.
Para conhecer as funcionalidades dessa tela, clique nos links abaixo:
Funcionalidades da Tela |
|
Configurações da Rotina |
Aba Horários |
Aba Frequência Agendamento | Aba Configurações |
Aba Histórico |
Configurações da rotina
Primeiramente é necessário cadastrar o Token da empresa no campo "Token IBPT" localizado na tela Preferências da Empresa, aba Geral. Esta informação pode ser adquirida no site https://deolhonoimposto.ibpt.org.br/.
|
Feito isso, acesse a tela Agendador IBPT para realizar as configurações do agendamento. Assim, para iniciar o cadastro acione o botão "Cadastrar Agendamento Tarefa", em seguida, no painel principal preencha o campo "Descrição agendamento" e acione a marcação "Ativo".
Nota: poderá ser feito o acompanhamento do status da última execução do agendador através do campo "Status Última Execução".
Agora, configure as abas da tela, sendo elas:
Aba Horários
Nesta aba, preencha o campo "Próxima execução em" com a data e o horário da próxima execução. Informe também a "Data Final de Execução" e o horário final.
Aba Frequência Agendamento
Configure nesta aba, a frequência de execução do agendador.
Assim, informe o horário da "1° Execução", e caso seja necessário adicione mais execuções acionando o botão "Adicionar novo horário para execução" ou remova todos os horários de execução por meio do botão
"Remover todos os horários de execução".
Além do horário, poderá ser definido a frequência das execuções do agendador em:
- Diário: clicando nesta opção, será efetuada diariamente;
- Semanal e Mensal: selecionando uma destas opções, serão exibidas para marcação, os dias da semana e do mês, respectivamente.
Aba Configurações
Nesta aba, o campo "Empresa" deverá ser preenchido conforme as seguintes regras:
- Informe neste campo a empresa que não utiliza a aba Impostos/Informações por Empresa, da tela Cadastros de Produtos para definir os percentuais de carga tributária conforme a Lei da Transparência n° 12.741/2012.
- Caso a empresa utilize essa aba, o preenchimento deste campo não será exigido. No entanto, será necessário informar ao menos uma empresa na sub-aba "Empresas" desta tela.
Nesta tela, ao habilitar a marcação "Somar cargas trib. Estad. e Fed. no campo % Carga Média Trib. Nacional?", a seguinte mensagem de aviso surgirá:
"Os percentuais dos campos ‘% Carga Média Trib. Estadual:’ e ‘% Carga Média Trib. Federal:’ serão excluídos dos produtos de Origem 0, 4, 5, 6 ou 7 (Nacional) e, serão somados e informados no campo ‘% Carga Média Trib. Nacional:"
Isso significa que ao executar o Agendador com a marcação habilitada, serão excluídas todas as informações dos campos "% Carga Média Trib. Estadual" e "% Carga Média Trib. Federal" quando se tratar de produtos de origem 0, 4, 5, 6 ou 7 (nacional), preenchendo somente o campo "% Carga Média Trib. Nacional" com a soma dos percentuais definidos para a Carga Média Tributária Estadual e Federal.
Para produtos de origem 1, 2, 3 ou 8 (importado), o percentual do campo % Carga Média Trib. Estadual será excluído e substituído no campo % Carga Média Trib. Nacional.
Nota: a funcionalidade da marcação não impacta o campo % Carga Média Trib. Importação, que será preenchido independente dela habilitada ou não.
Se a marcação estiver desligada, os campos % Carga Média Trib. Estadual e % Carga Média Trib. Federal de produtos de origem 0, 4, 5, 6 ou 7 (nacional), serão preenchidos com seus respectivos percentuais e o campo % Carga Média Trib. Nacional ficará vazio.
Aba Histórico
Após a execução das atualizações, será apresentado nesta aba um registro com as seguintes informações básicas da execução:
- Nro. Agendamento;
- Dh. Ini. Execução;
- Dh. Fim Execução;
- Tipo de Execução;
- Mensagem.
Após configurar o Agendador, para execução manual ou automática, ao realizar a execução, o sistema validará se o campo "Token IBPT" da aba Geral da tela Preferências da Empresa está preenchido para a(s) empresa(s) selecionada(s).
Na execução manual, se o sistema não encontrar informação no campo Token IBPT, irá impedir a execução e emitirá a mensagem de erro:
"Token não informado para a(s) empresa(s) (cód. Empresa). Não é possível realizar a execução."
Se o sistema não encontrar informação no campo Token IBPT, seja na execução manual ou automática, ele impedirá a execução e indicará no campo Mensagem desta aba, a seguinte informação:
"Token não informado para a(s) empresa(s) (cód. Empresa)"
Se a execução for realizada automaticamente ou pelo botão "Executar Agora", e o sistema validar que o campo Token IBPT da aba Geral da tela Preferências da Empresa está preenchido para a empresa selecionada, então a execução será permitida normalmente, e apresentará no campo Mensagem, desta aba, a seguinte informação:
"Execução concluída com sucesso!"
Com as configurações acima efetuadas, quando for executada a atualização automática, ou por meio do botão Executar Agora, o sistema irá atualizar os percentuais da carga tributária, da seguinte forma:
- Quando for informada uma empresa no campo "Empresa" da aba "Configurações", o sistema irá atualizar os percentuais de carga tributária da aba Impostos, da tela Cadastros de Produtos;
- Quando for informado uma ou mais empresas na sub-aba "Empresas", o sistema irá atualizar os percentuais de carga tributária da aba Impostos / Informações por empresa, da tela Cadastros de Produtos.
Observação: se os campos "NCM", aba Impostos e "Cód. Exceção NCM", aba Geral ambos da tela Cadastro de Produtos forem preenchidos com informações inválidas ou inexistentes, a aplicação IBPT não retornará valores válidos, ou seja, a aplicação retornará com a informação null, permanecendo os valores já existentes nos campos.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.