A partir da versão 1.0 o evento S-1200 do cálculo realizado na folha de férias será liberado de acordo com a data de pagamento, de acordo com o MOS com exemplos claros nas páginas 128 e 129.
O S-1200 da folha de férias contém desde o lançamento do eSocial, os eventos de antecipação de férias, provisão do INSS e o IRRF de Férias, situação essa contemplada pelo processo atual de férias (liberado junto com o lançamento do eSocial há quase 3 anos atrás) disponível na central de ajuda (e caso as fórmulas estiverem desatualizadas, atualizá-las com as que estão disponíveis no drive).
Orientações:
Verifique se a configuração de sua base está tratando os eventos de INSS e IRRF da forma correta. Caso encontre divergência do indicado acima, entre em contato com a Unidade para apoio nas configurações. |
No processo antigo de férias do sistema, na folha de férias, o evento 902 é de recolhimento de INSS. Por isso, quando a folha de férias for liberada com a data de pagamento, o encargo ficará incorreto.
No caso da base ainda estar com o processo antigo de férias segue instrução de paliativo:
O recomendado é que as folhas de férias já calculadas no processo antigo tenham a data de pagamento no mesmo mês da referência do cálculo para que o INSS fique correto. |
Exemplo: Cálculo de férias calculadas no mês de junho com data de pagamento no mês de maio.
Caso esteja no processo antigo, coloque a data de pagamento na folha de férias dentro do mês de junho. E caso a movimentação já tenha sido enviada, faça uma exclusão do S-1200 e S-1210 e uma nova liberação e envio.
Após a alteração da data e envio correto do eSocial, a data deve ser retornada para a data correta do pagamento (neste exemplo, data de pagamento em maio).
É necessário que a atualização para o novo processo de férias seja feita o quanto antes, para que o envio seja feito corretamente, de acordo com o demonstrado no MOS.
Lembretes:
Não podem ter folhas de férias com o processo antigo e o processo novo na mesma referência;
Importante também atualizar os eventos de recolhimento de encargos para que fique tudo correto e de acordo com a base modelo atual.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.