MENSAGEM:
Documento YYYYY: Conta X - XXXXX utilizada no lançamento, não está configurada para emissão de boletos. VERIFIQUE (Configurações Cadastros Bancários Contas » ABA: boletos/duplicatas: campo: EMITE). =IP.
Porém, existe um caso frequente quando a configuração foi feita conforme print acima, mas não é um boleto.
Quando o financeiro da nota possui mais de uma forma de pagamento, sendo uma delas o boleto propriamente dito e outro cadastrado como boleto, mas que não é efetivamente um, o sistema apresenta a mensagem para que seja configurada a opção de emissão na conta bancária.
Exemplo: Cliente realiza venda que será paga de duas formas:
1 - Boleto bancário;
2 - Saldo de crédito do cliente na loja.
No registro da forma de pagamento 2 (conta bancária) foi selecionada a opção 'boleto', porém por não ser um de fato foi desmarcada a opção Emite. No entanto, como a outra forma de pagamento é boleto e precisará ser impresso, ao mandar imprimir o sistema retornará o erro pela inconsistência.
SOLUÇÃO:
Verifique o Tipo de Título vinculado àquela movimentação financeira que não é verdadeiramente um boleto.
Abra a tela "Tipos de Título" e verifique na aba "Geral" se a opção "Proibir impressão de boleto?" está marcada. Caso não esteja, marque a opção, salve as configurações e emita novamente os boletos pela Central.
IMPORTANTE:
Verifique também se o campo "Tipo de pgto para NFC-e/NF-e/CF-e" representa de fato o tipo de operação do título.
CAUSA:
Apresenta esta mensagem sempre que uma 'Conta Bancária' for configurada como boleto e ao tentar emitir o boleto, a opção "Emite" da tela "Contas", aba "Boleto(s)/Duplicatas", campo "Boleto Avançado/Duplicatas" está desmarcada.
Comentários
1 comentário
Artigo top, problema resolvido!
Por favor, entre para comentar.