Módulo: Pessoal+ > Configurações
No Painel de Configurações são realizadas as definições acerca dos fluxos de processos disponíveis no Pessoal+. Além disso, são criados os Grupos de Decisores e definidas as permissões de acesso de cada grupo, dentre outras funcionalidades.
O usuário SUP deve ser usado, primeiramente, pois dará acesso a todas as funcionalidades do painel aos demais usuários, adicionando-os a pelo menos um Grupo de Decisores.
Acessando esta tela serão exibidos os seguintes cards:
Seleção de Tema |
Por meio desse card é possível definir as cores que serão usadas nas telas e fontes do Pessoal+. É importante ressaltar que essa é uma preferência de cada pessoa, ou seja, o recurso foi desenvolvido para que a área de trabalho seja personalizada conforme achar apropriado.
Estão disponíveis os temas "Claro", "Slack", "Escuro", "Noite Escura" e "Cyberpunk Umbra". Ao clicar em cada opção será demonstrada uma prévia da visualização do tema.
Grupos de Decisores |
Acione o card Grupo de Decisores para criar os grupos de usuários que serão os responsáveis pelas tomadas de decisão do Pessoal+, pois isso é necessário para as demais configurações da tela.
Para isso, clique em "Adicionar novo grupo", defina o nome do novo grupo e, em seguida quem serão os funcionários que vão compor os grupos, clicando no botão "Adicionar novo usuário". Quando acionado este botão, a tela lança um pop-up para seleção dos funcionários a serem adicionados, que podem ser selecionados individualmente ou através da caixa de seleção "Marcar todos".
Depois, clique no botão "Adicionar Usuários" para salvar as informações.
Logo em seguida, será necessário definir as empresas que esses grupos terão acesso, clicando no botão "Adicionar Empresa".
Importante: as liberações serão realizadas apenas por grupo e não por usuário, porém é de livre escolha a quantidade de usuários para compor um grupo.
É possível também excluir um usuário de um grupo. Basta passar o cursor do mouse sobre ele, e o sistema disponibilizará o ícone para removê-lo. O mesmo acontece se desejar excluir um grupo.
Os grupos criados aqui serão utilizados nas definições das opções de Configuração de permissões e Configuração de Processos.
Configuração de permissões |
Este card será utilizado para liberar ou bloquear os acessos às telas e funcionalidades do Pessoal+ aos grupos cadastrados. Ao acioná-lo são exibidas as telas do Pessoal+ para que defina as rotinas que podem ser configuradas ou executadas por cada grupo.
Clique sobre a tela desejada, em seguida, selecione um grupo de acesso. Logo após, serão apresentados os usuários pertencentes a ele e também as funcionalidades disponíveis do lado direito da tela.
Marque/desmarque as permissões que os usuários poderão ter acessos e, em seguida, clique em "Confirmar alterações". A opção "Selecionar Todas" ativará todas as permissões de uma única vez. Para remover todas as permissões de um determinado grupo, clique em "Limpar seleção".
Caso algum grupo tenha todas as permissões sobre as rotinas do sistema, retorne ao menu principal do card Configuração de Permissões e clique no botão "Atribuir todas as permissões", disponível no canto direito da tela. Assim, será aberto um pop-up para definição do grupo que receberá todas as permissões das rotinas disponíveis. Logo em seguida, clique em Adicionar Usuários.
Configuração de processos |
Agora, clique sobre este card para definir o fluxo de solicitação, aprovação e notificação de cada processo controlado pelo Pessoal+.
Depois, selecione o processo desejado e, logo, serão apresentados na tela os grupos cadastrados anteriormente.
Escolha o "Grupo de acesso" e, ao lado direito da tela, na seção "Solicitação", defina "Quem pode iniciar este processo?" e "Quem deve aprovar essas requisições?" clicando sobre as opções. Além de quais "Notificações" serão enviadas para o "Líder" ou "DP" nas diferentes fases da requisição, dentre as opções de "Criação", "Aprovação" e/ou "Rejeição". É através dessa definição que o Líder, por exemplo, será notificado na criação da requisição e o DP em todas as opções.
Nota: se o funcionário que solicitou a requisição não tiver Líder, o sistema automaticamente atribui ao usuário de DP a responsabilidade por aprovar a requisição do funcionário.
Configuração de prioridade |
Neste card, determine a prioridade das requisições disponíveis no sistema e o tempo limite de atendimento. As requisições que aparecem no topo da lista possuem prioridade superior às requisições que estão no final da lista, mais próximas ao símbolo de subtração (-).
Para alterar a posição da requisição na lista, basta arrastar os cards correspondentes aos processos, definindo assim uma nova ordem de prioridade. Após isso, configure também o prazo "Máximo de dias para atendimento".
É importante ressaltar que, quando uma requisição está próxima a data limite, sua prioridade aumenta fazendo com que ela apareça antes para tomada de decisão.
Acessos Pessoal+ |
Ao acionar esse card haverá o redirecionamento para a tela Acessos Pessoal Mais, a partir da qual os responsáveis pelo DP podem gerenciar os funcionários que terão acesso ao Portal RH.
Locais Ponto Pessoal+ |
Esse card possibilita configurar a geolocalização de onde o funcionário realiza a batida de ponto através da tela Locais Ponto Pessoal+.
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Configurações Campos de Admissão |
Acione este card para adicionar ou remover campos desejados à requisição de funcionários.
Botões laterais
Retornando ao menu principal tem-se os botões disponíveis no canto inferior direito, que também são usados nas configurações primárias do Pessoal+. A ideia desses recursos é diminuir, ao máximo, o tempo de implantação facilitando o trabalho de configuração, como, a importação de cadastros mais volumosos.
Configurar Eventos p/ Folha Complementar: este botão atualiza todos os eventos que foram cadastrados e estão relacionados ao cálculo da folha do tipo complementar;
Limpar Caches da Folha: este botão fará a limpeza de todos os dados descartados para que o sistema melhore o funcionamento das rotinas da folha de pagamento;
Rodar Quitação de Férias, Atualiza Regras e Atualiza Liderança: este botão faz com que o sistema realize a quitação de férias de funcionários afastados há mais de 6 meses, como previsto em lei, gerando um aviso no Gerenciador de DP e quitando automaticamente essas férias. Além disso, faz a incorporação da Regra de Cálculo cadastrada, para que se consiga vinculá-la na empresa e sindicato, posteriormente. Importante informar também que para toda necessidade de alteração de informações das Regras de Cálculo esse botão deve ser acionado para que o banco de dados seja recarregado.
Nota: é necessário que a ocorrência de afastamento esteja lançada sem data fim, e só após a realização da quitação das férias pelo botão, deve-se informá-la para que os períodos sejam ajustados corretamente com as datas do afastamento.
Download de Relatórios Padrão: pressionando este botão são disponibilizados ou atualizados diversos relatórios padrões, necessários em diferentes fases do processo, como modelos de holerite, extrato de ponto, recibo de férias, dentre outros. Os modelos de relatórios aqui atualizados estão disponíveis para consulta na tela Relatórios Formatados e nas telas das respectivas rotinas;
Nota: lembre-se que para utilizar o relatório interno mais recente, é necessário deixar o campo "Inteiro" do parâmetro do relatório em branco na tela Preferências.
Importar Dados Padrões do sistema: este botão busca na base padrão cadastros que são comuns, em diversos ramos empresariais, para a folha de pagamento. Dentre os registros básicos atualizados por essa opção, pode-se citar os cadastros de Sindicatos, de CBO e de Carga horária.
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