Após a cópia e a contagem do estoque por série, alguns produtos podem apresentar divergências, sendo necessário ajustar o estoque no sistema. Dependendo do volume, tem-se a necessidade de uma sindicância a fim de descobrir as causas das diferenças, que podem ser:
- Notas sem registro no sistema;
- Algum local sem contagem;
- Erro de digitação;
- Erro de anotação;
- Erro na inadimplência de produto;
- Roubo;
Assim, nesse artigo trataremos da última etapa do processo de estoque por série, ou seja, o ajuste de estoque por série.
Etapas do processo de estoque por série |
Dica: Clique sobre as etapas do fluxograma e saiba mais sobre cada uma delas. |
Antes de efetuar o Ajuste de Estoque por Série, é necessário que você realize as seguintes configurações:
1°) Por meio da tela Modelo de Notas e Pedidos, configure as Empresas com os modelos das notas, e informe o "Tipo Operação" que será utilizado na geração da nota.
Observação: Para que o status vá corretamente para o Histórico da Série, o Tipo de Operação – TOP informado para o ajuste, deve estar configurado com a opção "de Ajuste", campo "Tipo de Emissão", da aba NF-e/NFC-e.
2°) Feito isso, acesse a tela Preferências da Empresa, aba Estoque/Preço e indique os modelos de nota de entrada e saída através dos campos, "Modelo Ajuste de Entrada de Estoque" e "Modelo Ajuste de Saída de Estoque".
3°) Você também pode configurar os modelos, por meio dos parâmetros "Nota Modelo Ajuste Estoque (Entrada) - NOTAENTAJUSTEST" e "Nota Modelo Ajuste Estoque (Saída) - NOTASAIAJUSTEST".
Com as configurações acima efetuadas, podemos realizar o ajuste de estoque por série. Assim, acesse a tela Ajuste de Estoque Por Série e informe a "Empresa" que será feito o ajuste. Defina também, o "Preço Unitário" a ser utilizado nas notas de ajuste, conforme as seguintes opções:
- Usar o preço informado na TOP;
- Preço de Venda;
- Último Custo de Reposição;
- Último Custo Variável;
- Último Custo Gerencial;
- Último Custo de Entrada Com ICMS;
- Último Custo de Entrada Sem ICMS;
- Último Custo Médio Gerencial;
- Último Custo Médio Com ICMS;
- Último Custo Médio Sem ICMS.
Em seguida, na seção "Datas" indique no campo "Cópia" a data da Cópia do Estoque, e no campo "Contagem", a data da Contagem do Estoque. Você pode visualizar as datas que foram realizadas as cópias/contagens por meio da lupa .
Se não houver Cópia ou Contagem nas datas informadas, o sistema exibirá um aviso
|
Regras do processo
Antes de selecionarmos o botão "Ajustar", devemos nos atentar para as regras do processo.
Primeiramente, o tipo de nota que será gerada dependerá se o produto é apresentado na cópia ou na contagem, observe:
Ou seja, se o produto com série estiver na cópia e não apresentar na contagem, será gerada uma nota de Saída. Se o produto com série apresentar na contagem e não estiver na cópia, será gerada uma nota de Entrada.
Assim, ao clicar no botão Ajustar os produtos que precisam ser ajustados serão lançados na Nota de Ajuste e o sistema executará automaticamente a funcionalidade do botão "Gerar zero para produtos inexistentes na Contagem ou na Cópia", sendo que:
- Para cada Série que existir na Cópia, mas que não foi apresentada na Contagem, será criada uma linha na Contagem com estoque zero para referenciar a linha existente na Cópia.
- Para Séries que existirem na Contagem, mas que não foram encontradas na Cópia, será criada uma linha na Cópia com estoque zero para referenciar a linha existente na Contagem.
Além disso, as Séries identificadas na Cópia e que não foram apresentadas na Contagem, serão lançadas na Nota de Saída; Séries existentes na Contagem e não apresentadas na Cópia, serão lançadas na Nota de Entrada.
Agora que já entendemos as regras do processo, clique no botão "Ajustar" para que seja apresentada a tela com os números únicos da nota de saída e entrada que foram geradas. Com um duplo clique na linha desejada, é possível abrir a nota selecionada.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.