SITUAÇÃO:
Para enviar e-mails das rotinas dentro do SankhyaOm, é necessário realizar algumas configurações essenciais. Entre elas, destacam-se a definição do servidor SMTP ou de uma conta SMTP. Essas configurações são responsáveis por determinar os remetentes responsáveis pelo envio das mensagens.
SOLUÇÃO:
Para configurar o servidor SMTP siga os passos abaixo:
Inserir os dados referentes ao provedor de e-mail (servidor SMTP, porta e o tipo de conexão de segurança utilizado);
Inserir o remetente, que também é o usuário e a senha do e-mail;
Testar o envio dessa configuração, enviando um teste para qualquer destinatário válido.
Para configurar as contas SMTP siga os passos citados acima.
Provedores que possuem verificação de segurança em duas etapas.
Existem diversos provedores de e-mail, como Gmail, Outlook, entre outros, que oferecem um recurso de segurança adicional chamado de verificação em duas etapas. Essa funcionalidade, quando ativada, requer que um código seja inserido para acessar a conta de e-mail. Esse código é enviado por SMS ou para um e-mail de recuperação previamente cadastrado. Esse processo de verificação em duas etapas aumenta a segurança no envio e recebimento de mensagens.
Quando a verificação em duas etapas está ativada no provedor de e-mail, ao configurar o remetente no SankhyaOm, apenas a senha de acesso não é suficiente para autenticação. Isso ocorre porque a segunda etapa não foi verificada. Para contornar esse problema, é necessário criar uma senha adicional, conhecida como senha de aplicativo. A seguir, estão as configurações para a criação dessa senha de aplicativo, já documentadas para os provedores Gmail e Office 365.
Configurando o servidor SMTP Gmail no SankhyaOm:
Para realizar a configuração do servidor SMTP ou conta SMTP no Sankhya, é necessário validar e obter algumas configurações específicas junto ao provedor de e-mail.
Faça o login no Gmail e clique em 'Gerenciar sua conta do Google':
Selecione a opção 'Segurança':
Confirme se a verificação em duas etapas está ativada.
OBSERVAÇÃO:
Se o e-mail não possuir verificação em duas etapas, é recomendado realizar o cadastro utilizando um número de celular ou outro e-mail de verificação. Dessa forma, sempre que você acessar o e-mail por meio de um navegador, será solicitada uma senha enviada para o número de celular cadastrado ou para o e-mail de recuperação também cadastrado.
Após a verificação em duas etapas estar ativada é necessário criar uma “Senha de App”. Na barra de pesquisa digite “senhas de app” e selecione a primeira opção da lista suspensa.
No campo “App Name” digite Sankhya e em seguida clique em criar
Copie a senha gerada e salve em um local seguro.
No SankhyaOm:
Abra a tela de Servidor SMTP ou Contas SMTP;
Insira os dados conforme abaixo:
Configurando o servidor SMTP Office365 no SankhyaOm, clique aqui.
IMPORTANTE:
Para alguns casos do Office365, a verificação em duas etapas não surtirá efeito. Algumas contas coorporativas não aceitam essa verificação e não podem utilizar o Aplicativo Microsoft authenticator. Para isso é necessário marcar a opção “SMTP autenticado” no centro de administração do Microsoft 365.
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