SITUAÇÃO:
Como configurar o sistema para considerar o endereço de entrega do parceiro no cálculo dos impostos em notas de vendas.
SOLUÇÃO:
Seguem as duas opções de parametrização para que o endereço de retirada/entrega da mercadoria seja utilizado para cálculo do imposto:
Ativando o parâmetro ENDICMS - Endereço para ICMS:
A abrangência do parâmetro é global. Se alterado, afetara todos os parceiros que tenham endereço de entrega ou recebimento cadastrado. O sistema utilizará o endereço de acordo com a opção selecionada.
• Endereço de entrega: Cadastrado na aba 'Endereço de entrega' na tela 'Parceiros'.
• Endereço recebimento: Cadastrado na aba 'Recebimento/Trabalho' na tela 'Parceiros'.
• Endereço Principal: Cadastrado na aba 'Endereço' na tela 'Parceiros'.
Ativando o parâmetro USENDENTREGA - Usa endereço de entrega dos contatos:
Utilizando o endereço de contato do parceiro, pode se cadastrar quantos contatos forem necessários e informar o contato que será utilizado no lançamento da nota.
Acesse a tela Preferências (Configurações > Avançado) e pesquise pelo parâmetro "Usa endereço de entrega dos contatos - USENDENTREGA". Certifique-se que o mesmo esteja ligado.
Acesse a tela Parceiros (Configurações > Cadastros) e na aba 'Endereço' verifique se a opção "Utiliza endereço de entrega do contato" está marcada.
Acesse a tela Parceiros (Configurações > Cadastros) e cadastre os dados do endereço de entrega na aba 'Contatos'.
Adicione os campo 'Contato' e 'Contato de Entrega' no layout da nota. Caso tenha dúvidas de como fazer acesse o manual da tela Configurador de Layout da Nota.
Com essas configurações, ao lançar um pedido/nota de venda e informar um Parceiro que esteja com o campo 'Utiliza endereço de entrega do contato' marcado, o sistema irá informar um contato com endereço preenchido no cabeçalho do pedido/nota.
Observações:
Se o Parceiro possuir um contato cadastrado, mas o mesmo não tiver endereço preenchido, o sistema irá a seguinte mensagem: "Contato não tem endereço preenchido";
Se o campo 'Utiliza endereço de entrega do contato' estiver marcado, mas o Parceiro não possui um contato cadastrado, o sistema não irá salvar o pedido/nota e emitirá a seguinte mensagem: "É obrigatório informar o contato do parceiro para entrega".
No XML constará o endereço principal cadastrado e o endereço do contato de entrega.
Orientação 2:
Caso o descrito acima, por algum motivo, não atenda às necessidades da empresa, essa segunda opção pode ser analisada, e caso seja viável, podemos adotá-la.
Para que seja considerada a alíquota correta no lançamento da nota, a sugestão é que seja criada uma regra de alíquota entre os estados da empresa e do parceiro principal, cuja a primeira exceção seja a classificação fiscal do parceiro (consumidor final não contribuinte) e a segunda exceção seja o CFOP(cfop interno). Assim, o sistema irá aplicar a regra de alíquota com as devidas tributações e alíquota, como se fosse uma operação interna.
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