Módulo: Comercial > Configuração
Entende-se como layout o conjunto de elementos que constituíram a estrutura da nota. Esta tela possibilita a configuração dos layouts dos títulos a serem utilizados na Central - Compras | Vendas | Mov. Internas. Sendo que, caso não seja configurado nenhum layout personalizado, será utilizado o layout padrão do sistema.
Componentes e Particularidades | ||
Atributos da tela | Usar PDV Web | |
Ferramentas | Campos disponíveis | |
Grades disponíveis | Outros controles |
Configurações | |
Inserindo um novo layout | Criando um layout a partir de um modelo... |
Vinculando um layout nas TOPs | Ajustes dos campos |
Atributos da tela
Inicialmente, teremos o "Código", que corresponde à chave de identificação do novo layout. Este campo será alimentado de forma automática. Em seguida, no campo "Descrição" determine a nomenclatura do layout que está sendo criado.
Através da marcação "Usar descrição como título da Central?", será definido que a nomenclatura do layout será empregada no título da Central.
O Tipo de Movimento que corresponderá ao layout que está sendo criado, será indicado por meio do campo "Tipo movimento".
Para que um layout seja o padrão de um tipo de movimento específico, deve-se acionar a opção "Usar como padrão para este tipo de movimento?".
Os botões "Visualizar layout em XML" e "Carregar layout em XML", servem para exportar e importar layouts através de um XML. Ao clicar no botão Visualizar layout em XML tem-se a exibição de uma tela com o código XML do layout, onde pode-se copiar o referido código para a área de transferência.
Para importar esse layout para outro registro ou outra base de dados, basta clicar no botão Carregar layout em XML e na tela que surgirá colar o XML copiado anteriormente. Após colar o XML, clique no botão "Carregar XML" localizado na tela em questão.
Caso não ocorram erros de sintaxe no XML o sistema fará a importação e salvará o registro já remontando o layout de acordo com o layout importado.
Nesta parte da tela, existem ainda os botões Visualizar layout e Visualizar TOPs que alternam a tela entre os modos de visualização do layout e dos Tipos de Operações - TOP a serem vinculados ao layout.
Usar PDV Web
Este atributo da tela comporta funcionalidades especificas para a configuração do layout de Pedido de Venda e Venda. Sendo que, o mesmo estará disponível para a criação de um novo layout padrão, como também a configuração de um layout padrão já existente.
Importante: A sua aplicabilidade não está destinada para a criação de layouts através da opção Criar um layout vazio.
A utilização desse atributo está condicionada ao acionamento da opção "Usar PDV Web":
Ao habilitar esta opção, será exibido o botão "Configurar layout do PDV Web" que permite configurar os campos que irão compor o layout e determinar a ordem que os mesmos serão exibidos.
Para adicionar um campo, basta arrastá-lo da lista de campos disponíveis para qualquer uma das células contidas na lista de produtos. No lado direito de cada célula, é apresentado o botão "Remover campo" que possibilita realizar a retirada dos campo inseridos nas mesmas.
Nota: Os campos Quantidade e Unidade são obrigatórios, ou seja, não podem ser removidos do layout.
Além disso, ao posicionar o cursor do mouse sobre a célula é habilitado o botão "Configurações do campo" onde se tem os ajustes pertinentes a cada campo.
O referido botão, ao ser acionado, apresentará o pop-up Configurações que comporta o campo "Exibir na célula" contendo as seguintes opções:
- Apenas valor: Com esta opção, será apresentado na célula somente o valor do campo, ou seja, os dados pertinentes ao mesmo.
- Descrição e valor: Através desta opção, tem-se a exibição da descrição do campo e o seu conteúdo.
Além disso, na aba "Detalhes da venda" você definirá quais campos irão compor o Cabeçalho do Pedido/Nota.
Após selecionar o campo é possível editar seu valor padrão clicando no botão "Editar valor Padrão", assim, será aberto o pop-up "Editando o campo 'nome_do_campo'". Através deste, pode-se além de alterar o "Nome" do campo, torná-lo "Obrigatório" e/ou "Editável".
Dado que o campo selecionado seja definido como Obrigatório e a marcação Editável desabilitada, será necessário especificar tanto o campo "Tipo de valor padrão" quanto o seu correspondente "Valor padrão".
Feito isso, os campos configurados se tornarão obrigatórios na tela de identificação no PDV Web.
Caso os campos sejam configurados como Editável, será possível editar os campos na tela de Identificação do PDV Web, a qualquer tempo.
Nota: será possível, pelo atalho no teclado (F2), abrir a tela de identificação para edição dos campos configurados como "Editável", sempre que necessário.
No entanto, ao configurar um Layout no PDV Web existem campos obrigatórios para a criação do cabeçalho da nota, são eles:
- Empresa;
- Parceiro;
- Tipo de Operação - TOP;
- Tipo de Negociação.
Quando estes campos forem definidos como "Obrigatório" e forem preenchidos com o Valor padrão no Layout do PDV Web, a tela de Identificação (F2) não será exibida.
Contudo, caso haja um campo obrigatório que não tenha sido preenchido com o Valor padrão, a tela de Identificação (F2) será apresentada no momento da confirmação da venda com a seguinte mensagem:
"O valor do campo XXXX é incorreto, verifique no cadastro do Layout do PDV a configuração correta"
O botão "Restaurar nome do sistema" retorna o Nome do campo para a nomenclatura padrão do sistema.
O campo "Tipo de valor padrão" apresenta as seguintes opções:
- Literal: Utilizada quando o valor padrão for uma palavra ou número;
- Variáveis: Empregada quando o valor padrão for determinado por variáveis do sistema. Sendo estes:
- Data Atual;
- Data e Hora Atuais;
- Código do Usuário Logado;
- Parceiro do Usuário Logado;
- Empresa do Usuário Logado;
- Vendedor para o Usuário Logado;
- Centro de Resultado do usuário Logado.
No campo "Valor padrão" determina-se o preenchimento que será utilizado nos campos como base para os lançamentos realizados com o layout em questão. Se o campo Tipo de valor padrão estiver configurado com a opção "Variáveis", o campo Valor padrão se modificará para um menu de lista onde deverá ser selecionada a variável do sistema desejado.
Na aba "Preferências PDV Web" temos o campos abaixo:
No campo "Tipo Recebimento" defina uma das seguintes opções:
- Tipo de Título: o recebimento será realizado na tela de acordo com o Tipo de Título;
- Tipo de Negociação: o sistema irá realizará o recebimento, seguindo o Tipo de Negociação informado no cabeçalho da nota;
- Ambos: o usuário escolherá a forma de pagamento no momento que acionar no botão "Receber" na tela do PDV Web.
Para personalizar o layout do PDV Web, com a imagem da logo da sua empresa, por exemplo, acione o botão "Logomarca da Empresa". Feito isso, na tela PDV Web, será apresentada a imagem como plano de fundo das telas de Itens da Nota e Recebimento por Tipo de Título e Tipo de Negociação.
Todas as informações descritas neste tópico, englobam as configurações que visão permitir à usabilidade do atributo PDV Web, que traz consigo uma nova forma de realizar a inserção de itens. Para maiores informações acesse PDV Web.
Ferramentas
A seção Ferramentas comporta botões e abas que desempenham funções essenciais para a configuração do layout. Vejamos sobre cada um deles:
Neste painel, existem ainda as abas "Dividir" e "Inserir" que possibilitam a divisão e inserção de colunas. Para dividir uma coluna, deve-se selecioná-la e na aba Dividir assinalar a quantidade de colunas no campo "Qtd. Colunas", em seguida indica-se a direção da divisão entre vertical ou horizontal.
Na inserção de novas colunas, ao acessar a aba Inserir deve-se indicar no campo "Qtd. Colunas" o número de colunas a serem incluídas, logo após é apontado no botão "Posição" se a coluna será adicionada antes ou depois da coluna selecionada.
Nota: A inserção de colunas só será permitida caso a coluna principal já tenha sido dividida.
Campos disponíveis
Este quadrante comportaos campos que poderão ser incluídos nas grades que estruturam a nota.
Grades disponíveis
No quadrante Grades disponíveis,são apresentadas as grades que poderão fazer parte do layout.
Nota: com o parâmetro "Utiliza layout configuracao Cenral? - USALAYCONFCENT" desligado, as configurações de Grade das Centrais serão compartilhadas, independente do layout do Tipo de Operação - TOP. Por exemplo:
Se houver um layout A para vendas e um layout B para pedidos, ao configurar o grid ou o formulário em uma nota de venda, essa configuração será aplicada nas notas de venda e pedidos para os layouts A e B.
Importante: caso o layout B tenha colunas configuradas que não estejam no layout A, essas colunas podem ficar ocultas se forem utilizadas em uma nota do layout A.
Outros controles
O quadrante Outros controles abrange os componentes "Controle de abas" e "Aba" que são responsáveis pela criação de abas no layout. Sua utilização será explicada a seguir no subtópico Criar um layout vazio.
Inserindo um novo layout
A inserção de um novo layout pode ser realizada através de duas maneiras Criar um layout vazio e Criar um layout usando um modelo. Ao acionar o botão "Adicionar", será apresentado um assistente para a criação do novo layout.
Um layout vazio como o próprio nome já diz é um layout sem informações ou configurações, os primeiros passos ao escolher esta opção será informar um nome para o layout e em qual tipo de movimento ele será utilizado.
Para utilizar o novo layout como padrão deste tipo de movimento, deve-se marcar a opção "Usar como padrão para esse tipo de movimento?". Após preencher todos os campos, o botão "Concluir" irá finalizar a criação do layout e será aberta a tela para configuração do novo layout.
Inicialmente, a área de configuração do layout será apresentada apenas com a coluna principal. Para melhor percepção, mostraremos o decorrer de um processo de criação levando como exemplo um layout para lançamento de Pedidos de Venda.
O layout em questão, possui duas colunas sendo que uma dessas colunas será dividida em duas células. Para dividir a coluna principal, é necessário selecioná-la clicando sobre a mesma. No painel Ferramentas, aba "Dividir", indique no campo "Qtd. Colunas" a divisão da coluna principal em duas colunas e aciona-se o botão "Dividir verticalmente a coluna selecionada".
Para que a coluna superior seja repartida em duas células, executa-se o procedimento anterior acionando dessa vez o botão "Dividir horizontalmente a coluna selecionada".
Uma vez que foram criadas as colunas, pode-se prosseguir com a inserção das grades e os campos desejados. Para inserir uma grade, basta clicar sobre a mesma e segurando o clique arrasta-la para a célula desejada.
Ao soltar o item sobre a célula, é exibida uma janela para configurar o painel onde ficará a grade.
Inicialmente, você poderá incluir um nome para o painel em questão. No campo "Ao ganhar foco" seleciona-se uma ação que será executada pelo painel quando o mesmo ganhar foco. As ações possíveis são:
- Expandir horizontalmente: O painel se expandirá no sentido horizontal, ocupando todo o espaço horizontal da tela.
- Expandir verticalmente: Nesta opção o painel se ampliará no sentido vertical, abrangendo todo o espaço vertical da tela;
- Destacar: Através desta opção, o painel será enviado para a Área de destaque da tela, ou seja, trocará de lugar com o painel definido como área de destaque;
- Maximizar: Esta opção maximizará o painel ocupando a tela inteira.
No campo "Ao perder foco" determina-se se o painel será restaurado à posição original ao perder o foco.
Ocorrendo a necessidade da criação de abas no layout, primeiramente se faz necessário inserir um Controle de abas que se encontra disponível no quadrante Outros controles. Este processo é conforme os anteriores, clica-se sobre controle e segurando o clique arrasta-se o mesmo para a célula desejada.
Deste modo, será exibida a janela Criando um controle de abas, que deve ser configurada de forma semelhante à janela Criando um painel que foi descrita logo acima.
Tendo sido inserido o Controle de abas, o próximo passo é arrastar e acrescentar as abas para dentro do controle. Ao inserir uma aba, o sistema irá solicitar que seja indicado um nome para a mesma.
Nota:O nome da aba poderá ser alterado após a sua criação. Para isso, bastará dar um duplo clique sobre o seu nome. Será então exibida uma janela para edição do referido nome.
Ao lado do nome de cada aba criada, existe o botão "Remover aba" que ao ser acionado removerá a aba do layout. Altera-se a ordem de uma aba ao clicar e segurar o clique, arrastando-a para o local desejado.
Após inserir as abas, deve-se prosseguir arrastando as grades para as abas correspondentes.
Ao inserir as grades nas abas o sistema não solicitará uma nova configuração, pois estarão sendo inseridas dentro de um painel já criado anteriormente.
Utilizando o campo de busca localizado no quadrante Campos disponíveis, podemos encontrar de forma rápida e prática o(s) campo(s) que se deseja inserir. Através do botão "Mostrar somente campos obrigatórios" localizado ao lado do campo de busca, tem-se a visualização dos campos obrigatórios do sistema.
Importante:Os campos obrigatórios do sistema devem estar presentes no layout para o preenchimento. Optando-se por não inserir um campo obrigatório no layout, se faz necessário cadastrar um valor padrão para esse campo.
Para retirar um campo do layout, basta selecioná-lo e pressionar a tecla Delete ou arrasta-lo de volta para a lista de campos disponíveis. Finalizada a construção do layout, clique no botão "Salvar".
Criar um layout utilizando um modelo
Se você optar por essa forma de criação, serão apresentados os modelos de layouts padrões do sistema para seleção. Sendo que, esta seleção deve estar de acordo com o tipo de movimento para o qual está sendo criado o layout.
Ao selecionar o modelo desejado, informa-se um nome para o layout e em qual tipo de movimento ele será utilizado. Bem como, se o novo layout será utilizado como padrão para o tipo de movimento através da marcação "Usar como padrão para esse tipo de movimento?".
Ao finalizar as configurações, tem-se a exibição do modelo de layout indicado pelo usuário para que sejam realizadas as modificações desejadas.
Criando um layout a partir de um modelo personalizado
É possível criar um layout com base em um modelo previamente configurado, deste modo, pode-se analisar um layout que contenha as configurações desejadas e utiliza-lo como modelo para um novo layout. Esta funcionalidade é exercida pelo botão "Duplicar".
Ao aciona-lo, a tela será posicionada com o modelo de layout duplicado para que sejam executadas as modificações desejadas.
Através do botão "Visualizar TOPs", pode-se analisar os Tipos de Operação - TOP disponíveis para vinculação ao layout, de acordo com o tipo de movimento configurado. Para realizar essa junção, aplica-se um duplo clique sobre a(s) TOP(s) desejada(s) ou selecione cada uma e clique no botão "Mover para direita".
Ao vincular uma TOP em um layout, sempre que for lançado um título na Central - Compras | Vendas | Mov. Internas utilizando esta TOP o referido layout será empregado.
Ao habilitar o parâmetro "Separa por layout as conf. dos form. na Central - SELAYCONFFORM, nas Centrais as configurações dos formulários da tela serão gravadas separadamente de acordo com o layout da nota.
No canto superior direito de cada painel do layout e também do quadrante Campos disponíveis, tem-se dois botões que desempenham funções importantes na constituição da tela. Descreveremos abaixo sobre cada um deles.
Configurar o painel
Através do botão Configurar o painel, será possível editar as estruturas do painel.
Inicialmente, pode-se alterar o nome do painel em questão. No campo "Ao ganhar foco" selecione uma ação que será executada pelo painel quando o mesmo ganhar foco. As ações possíveis são:
- Expandir horizontalmente: O painel se expandirá no sentido horizontal, ocupando todo o espaço horizontal da tela;
- Expandir verticalmente: Nesta opção o painel se ampliará no sentido vertical, abrangendo todo o espaço vertical da tela;
- Destacar: Através desta opção, o painel será enviado para a Área de destaque da tela, ou seja, trocará de lugar com o painel definido como área de destaque;
- Maximizar: Esta opção maximizará o painel ocupando a tela inteira.
No campo "Ao perder foco" será definido se o painel será restaurado à posição original ao perder o foco.
Configurar o item selecionado
O botão Configurar o item selecionado, desempenha a função de configurar os campos e grades presentes no layout. Quando o item selecionado for um campo, será aberto o pop-up "Editando o campo 'nome_do_campo'".
Através deste pop-up, pode-se além de alterar o nome do campo, torná-lo obrigatório e/ou editável. O campo "Tipo de valor padrão" apresenta as seguintes opções:
- Literal: Utilizada quando o valor padrão for uma palavra ou número;
- Variáveis: Empregada quando o valor padrão for determinado por variáveis do sistema. Sendo estes:
- Data Atual;
- Data e Hora Atuais;
- Código do Usuário Logado;
- Parceiro do Usuário Logado;
- Empresa do Usuário Logado;
- Vendedor para o Usuário Logado;
- Centro de Resultado do usuário Logado.
Importante: Apesar do sistema apresentar as opções acima, você deve defini-las de forma lógica; por exemplo, as opções Data Atual e Data e Hora Atuais têm de ser utilizadas em campos de datas. E algumas opções, como Centro de Resultado do usuário Logado no campo "Centro de Resultado", pois, assim esta buscará o Centro de Resultado vinculado ao usuário logado para lançá-lo no referido campo, desse modo, ao selecionar outra opção, como Vendedor para o Usuário Logado, o sistema buscará o Vendedor vinculado ao usuário logado para ser enviado ao campo Centro de Resultado que não existe, uma vez que o código do Vendedor se difere do código do Centro do Resultado, gerando assim, um erro.
No campo "Valor padrão" determina-se o preenchimento que será utilizado nos campos, como base nos lançamentos realizados com o layout em questão. Se o campo Tipo de valor padrão estiver configurado com a opção "Variáveis", o campo Valor padrão se modificará para um menu de lista onde deverá ser selecionada a variável do sistema desejado.
Observação: o campo "Finalidade da Operação" já possui um valor predefinido, desse modo, não há necessidade de definir um Valor padrão para este campo nesta tela. Para mais detalhes, acesse o artigo Finalidade da Operação - Onde informar?.
Nota: As informações configuradas na tela Configurador de Layout da Nota funcionam apenas para os documentos gerados pelos Portais. Para os documentos originados de outras telas as configurações não funcionam.
Observação: A opção "Empresa do usuário logado" disponível no campo acima, significa que será buscado no campo que foi realizada esta seleção (por exemplo o campo "Empresa" de qualquer tela que o possua), a configuração de empresa do usuário que encontra-se logado no sistema no momento.
Nota: Quando o campo que foi realizada a configuração encontrar-se na tela Cadastro de Parceiros e nesta existir um vínculo de Empresa Preferencial, esta irá sobrepor a opção Empresa do usuário logado quando selecionada no campo Valor padrão.
Importante: Quando se inicia uma nota sem layout e a mesma é salva, o sistema troca o layout e não carrega os valores padrões. Fato este, porque os valores padrões só são considerados no momento da inclusão com aquele layout. Vejamos abaixo um exemplo:
Ao salvar a nota "A" sem layout e através dela realizar o faturamento para a nota "B" que possui um layout, os valores padrões da nota "B" não são considerados pelo sistema.
O botão "Restaurar nome do sistema" retorna o nome do campo para a nomenclatura padrão do sistema.
No quadrante Campos disponíveis, o botão "Configurar o campo selecionado" ficará habilitado quando for selecionado um item da lista de campos. Ao clicar neste botão, o sistema abrirá o pop-up "Editando o campo 'nome_do_campo'" que neste momento possibilitará apenas cadastrar um valor padrão para o campo.
Nota: Neste pop-up não será possível alterar as outras configurações do campo.
Os campos disponíveis na configuração do Layout que são do tipo opções ou do tipo 'sim' e 'não' terão apresentadas na configuração destes como valor padrão as opções existentes para os mesmos. Isso serve para evitar que o usuário informe uma opção não existente ocasionando problemas ao abrir a Central - Compras | Vendas | Mov. Internas. Exemplo disso é o campo CIF/FOB como demonstrado na imagem:
Quando o item selecionado para configuração for uma grade, será aberto o pop-up "Editando o grid 'nome_da_grade'".
Através desta janela, você pode selecionar os campos que estarão visíveis na grade bem como ordená-los.
Quando se tratar de uma grade Itens, o sistema apresentará os seguintes comportamentos para os campos definidos nas colunas "Campos Disponíveis" e "Campos Selecionados" configurados através do botão "Configurar o item selecionado":
- Quando houver campos selecionados: somente esses campos estarão disponíveis para inclusão na configuração do "Modo Grade" ou "Modo Formulário" nas Centrais.
- Quando não houver campos selecionados: todos os campos estarão disponíveis para inclusão na configuração do Modo Grade ou Modo Formulário nas Centrais.
Além disso, ao configurar o Layout da Nota dentro das Centrais, se o usuário já tiver distribuído campos entre as colunas Campos Disponíveis e Campos Selecionados, a inserção de novos campos no Layout da Nota fará com que esses campos apareçam na coluna Campos Disponíveis.
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