Quando o sistema Sankhya tiver o produto Checkout na sua licença e o usuário for indicado como "Gerente de caixa" ou "Gerente do financeiro" (tela Usuários, aba Segurança) poderá realizar as tratativas de vendas perdidas no Checkout.
Todas as vendas perdidas no Checkout por falhas de comunicação serão levadas para a tela inicial do Sankhya Om e com isso o usuário responsável poderá tomar a decisão de cancelar, inutilizar ou o que for melhor, segundo sua análise.
Esse fluxo traz os seguintes benefícios:
- Centralização de Notas Pendentes: todas as notas com problemas são centralizadas no Sankhya Om para tratamento.
- Notificação Proativa: o Gerente de caixa será notificado imediatamente sobre as notas pendentes, permitindo ações rápidas.
- Facilidade de Acesso e Tratamento: o Portal de Caixa ou o Portal de Vendas fornece uma interface centralizada e filtrada para tratar as notas pendentes.
- Redução de Abertura de Tickets: menos necessidade de abrir tickets no Service Desk, pois as notas podem ser tratadas diretamente pelo Gerente de caixa.
- Eficiência Operacional: melhor coordenação e resolução de problemas com menos impacto nas operações diárias.
Operação Diária no Checkout
Operador de Caixa:
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- Realiza vendas e emite NFC-e normalmente.
Sistema Checkout:
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- Emite as notas fiscais conforme as melhorias implementadas no robô de emissão de notas;
- Se houver falha de comunicação com a Sefaz, gera um registro na tabela TNRVENDAPERDIDO.
Identificação de Nota Perdida
Sistema Checkout:
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- Detecta falha na comunicação com a Sefaz e registra na tabela TNRVENDAPERDIDO;
- Importa automaticamente a venda para o Sankhya Om usando uma TOP específica configurada para notas perdidas;
- Configura a TOP no parâmetro "Top p/ vendas Perdidas no Checkout! - TOPVDPDCHECKOUT". Sabendo que, essa TOP deve ser cadastrada para não gerar lançamentos financeiros e de estoque.
Quando TOP não configurada
Sistema Checkout:
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- Mesmo sem a TOP configurada é enviado a nota para Sankhya Om ficando pendente na tela Administração do Checkout.
Sistema Sankhya Om:
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- Envia uma notificação para o usuário indicado como Gerente de caixa e Gerente do financeiro com a seguinte mensagem:
“Existe pendência de notas para serem sincronizadas, consulta à tela Administração de Checkout.”
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- Na tela Administração de Checkout, no menu Importação de Movimentações será apresentado cada registro de nota perdido que não foi integrado com a seguinte mensagem:
“TOP não configurada no parâmetro TOPVDPDCHECKOUT”
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- Após configurar uma TOP de venda, destaca-se que não deve gerar problemas financeiros e estoque, mas, voltar na tela Administração de Checkout para reprocessar as linhas e assim seguir com a integração;
- Executa o job "ImportaDadosJob" cadastrado na tela Controle de Jobs, processando as integrações pendentes do Checkout rotineiramente com o tempo de execução de aproximadamente 1min.
Sincronização e Notificação no Sankhya Om
Sistema Sankhya Om:
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- Recebe a nota perdida com a TOP configurada;
- Envia uma notificação para o usuário indicado como Gerente de caixa e Gerente do financeiro com a seguinte mensagem:
“Título: Nota Perdida no Checkout X da Loja Y
Foi identificada uma nota perdida no Checkout X cod. empresa Y.
Observação: A nota de número XPTO, referente à venda Y, necessita de tratativa. Solicitamos que consultem essa nota no Portal de Caixa/Portal de Vendas para as devidas providências. Como dica, utilize o filtro pelo tipo de operação do parâmetro X de notas perdidas no checkout.”
Job automático para processamento da Nota na Sefaz
Sistema Sankhya Om:
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Existe um job X que será executado de Y (Tempo) que fará a consulta de status da nota sincronizada.
- Se não existir dados na Sefaz, irá inutilizar a faixa da série e excluir o tipo de movimento;
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Caso exista na Sefaz, atualizará o status da nota como "Aprovada" e fará a tentativa de cancelamento;
- Se não conseguir cancelar devido ao prazo de 30 min ou outra situação, o usuário deve tomar a decisão junto sua contabilidade e executar ação no Portal de Caixa ou Portal de Vendas.
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Existe um job X que será executado de Y (Tempo) que fará a consulta de status da nota sincronizada.
Acesso ao Portal de Caixa ou Portal de Vendas
Gerente de caixa ou Gerente do financeiro:
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- Recebe a notificação sobre a nota perdida;
- Acessa o Portal de Caixa ou Portal de Vendas no Sankhya Om para visualizar as notas pendentes quando o job citado no passo anterior não conseguir resolver a nota;
- Utiliza filtros (por exemplo, tipo de operação e empresa/loja) para localizar a nota perdida.
Tratativa da Nota Perdida
Gerente de caixa ou Gerente do financeiro:
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- Seleciona a nota pendente para análise;
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Decide a ação a ser tomada conforme as seguintes opções:
- Cancelamento Extemporâneo: esta opção cancela a nota após o prazo regular, se aplicável;
- Outras Ações: esta opção deve ser selecionada em caso de devolução ou regularização.
Para saber detalhes sobre o Cancelamento Extemporâneo, acesse o link Como realizar um cancelamento extemporâneo?.
Atualização e Conclusão
Sistema Sankhya Om:
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- Atualiza o status da nota conforme a ação tomada pelo Gerente de caixa ou Gerente do financeiro;
- Sincroniza as alterações com o sistema Checkout para manter a consistência dos dados.
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