Módulo: Configurações > Sankhya Checkout
Para utilizar esta tela é necessário que você tenha realizado a leitura ou assistido ao EAD de instalação, bem como, visto os videos de integração do Checkout para conhecimento dos elementos envolvidos nesta tela.
Desta forma, teremos as abas:
Funcionalidades da tela Administração de Checkout | |
Aba Visão geral | Aba Importação de Movimentações |
Aba Cálculo de Imposto | Aba Variações da rede TEF |
Aba Cálculo de Preço | Aba Controle de Inutilizações |
Aba Código de Barras |
Aba Visão geral
A aba Licenças apresentará controles sobre as licenças do Checkout que podem variar de acordo com:
- Licenças contratadas: Este indicará a licença do contrato do cliente.
- Licenças ativas: Aqui será designado para quem já ativou o número de licença contratado. Aquelas que ainda não foram ativadas, terão um prazo de sete dias até serem expiradas.
- Licenças Pendentes: Neste será exibido quantas licenças ainda não foram ativadas.
- Checkouts instalados: Indica-se quantos Checkouts já foram instalados.
Em "Checkout por versões instaladas" você poderá visualizar os gráficos que mostram as empresas que estão licenciadas para o Sankhya Checkout e suas respectivas versões atuais que estão instaladas como exibido na imagem do gráfico.
Assim, ao clicar sobre uma das linhas do gráfico, poderá ser visualizado uma grade com todos os caixas da empresa e sua versão selecionada:
Por meio desta aba você também poderá selecionar a versão que deseja atualizar nos checkouts após selecioná-los na opção "Selecione a versão que deseja instalar nos checkhouts selecionados".
Ao clicar no botão "Solicitar atualização", o sistema irá efetuar o processo de atualização do(s) caixa(s) selecionado(s) e ao término do processo será exibida uma mensagem para o informar que a mudança de versão foi iniciada.
Pode-se ainda efetuar esta atualização no Sankhya Checkout. Esta será feita por meio da configuração do menu "Preferências", campo "Intervalo de integração com o ERP (minutos)" e você definirá nele o ciclo de atualização automática, ou seja, o tempo em que o sistema buscará uma atualização para que posteriormente possa ser atualizado de acordo com o tempo definido.
Uma vez que tenha uma versão para atualização disponível, no canto superior direito uma notificação será enviada na aba "Interações".
Por meio do botão "Modo Grade [F6]" você também poderá visualizar os dados em modo de lista, ou em "Modo Formulário [F6]".
Aba Informações de Hardware
Nessa aba você poderá verificar as informações dos hardwares lidos nos Checkout's integrados ao Sankhya Om. Esses dados também poderão ser consultados no menu Central de Sincronização do Sankhya Checkout.
Aba Cálculo de imposto
Esta aba tem por objetivo preparar as regras de impostos de produtos para serem exportados para os caixas antes das operações com vendas a serem iniciadas:
Por meio da opção "Agendar" poderemos agendar uma ação conforme definido na implantação do checkout, ao considerar a extensão do catálogo de produtos, isso poderá consumir mais tempo e ficará inviável realizar a ação durante o expediente:
Na opção "Calcular agora" a ação de calculo acontecerá no momento que você a pressionar. Durante o expediente, deve-se ter atenção ao utilizar esta ação em casos de extensos catalogo de produtos.
Em seguida, o pop-up "Cálculo de impostos" será apresentado com as empresas cadastradas no sistema e a coluna "Empresa Modelo Fiscal", na qual, àquelas que estiverem com o campo "Empresa modelo para regra fiscal" das Preferências da Empresa configurado, ficarão inativas para marcação.
Durante o expediente, tenha atenção ao utilizar esta ação em casos de extensos catalogo de produtos.
Nota: o job para cálculo de imposto é aplicado somente a novos produtos ou produtos que ainda não foram calculados anteriormente. A verificação é realizada para determinar se o produto já está registrado nas seguintes tabelas: TFXIPV, TFXIHD e TFXIHE. A tabela TFXIHD é utilizada para conferir se houve algum erro no cálculo de imposto para o item anteriormente. Se houver histórico de execução com problemas, o produto será ignorado.
O "Histórico das últimas 10 execuções" apresentará as ocorrências sobre o cálculo para que o implantador possa monitorar problemas nas referidas execuções.
No botão "Mostrar detalhes da execução" o sistema irá apresentar os logs da ocorrências com a mensagem do problema caso o cálculo não tenha sido feito corretamente:
Já em "Verificar últimos impostos calculados" será exibido o cálculo para que haja a possibilidade de realizar análises nas informações de impostos que foi para checkout, em que você poderá fazer ajustes em seus cadastros no ERP.
Aba Cálculo de Preço
Nesta aba o sistema irá dispor as regras de preços para serem exportados para os caixas antes das operações com vendas. Assim, teremos duas abas, sendo elas:
Carga inicial de preços
Aqui teremos a grade para a seleção da empresa a que o cálculo será feito por meio do botão "Calcular".
No botão "Visualizar erros", você poderá verificar se houve algum erro no cálculo de preços realizado.
Configuração de preço alternativo
Nesta aba, você definirá os horários para o cálculo de preço em períodos específicos, ou seja, nos períodos informados nos campos "Horário de Início" e "Horário de Fim" os preços dos produtos que forem cadastrados na tabela de preço serão diferentes.
Para que os valores sejam aplicados nos produtos desejados, cadastre uma tabela especifica na tela Tabela de Preço com os produtos e seus respectivos preços e posteriormente, vincule a tabela no campo definido para tal.
Restrição de preços
Essa aba será utilizada para a configuração de uma restrição vinculada à uma Tabela de Preços e um Tipo de Negociação. Dessa forma, selecione a Tabela de Preço de sua preferência e em seguida, no botão "Inserir nova restrição de preço", defina o Tipo de Negociação que será restrito à Tabela de Preço.
Assim, após as duas configurações serem selecionadas, acione o botão "Visualizar restrição de preço" para que as informações da restrição de Tipos de Negociação sejam exibidas. Caso queira, você poderá excluir essa restrição por meio do botão "Deletar restrição de preço selecionada".
Lembre-se ainda que, essa configuração só poderá ser utilizada caso o parâmetro "Exibe opções de parcelamento do ERP:" esteja configurado com a opção "3-Usa com Restrição por Tabela de Preço" das Preferências do Checkout.
Aba Código de Barras
Nesta aba o sistema irá identificar e integrar os códigos de barras para aqueles da bases com o Sankhya Checkout. Esses códigos serão gerados com base nas configurações que o usuário definiu nas tabelas TGFPRO, TGFBAR, TGFVOA E TGFEST.
Portanto teremos os filtros "Filtrar por produtos", "Filtrar por marcas" e "Filtrar por grupo de produtos", onde você também poderá pesquisar os itens que desejar por meio da barra de pesquisa da tela:
Depois de escolher o filtro e "Executar", o sistema irá processar a requisição e, ao finalizar, será exibida a mensagem:
"Operação finalizada com sucesso"
Aba Importação de Movimentações
Aqui serão apresentados os impeditivos para a importação de movimentos para a Central de Notas, com isso você poderá analisar e realizar as devidas tratativas para a correção e consequente importação.
Nesta tem-se os botões:
Reprocessar movimentação selecionada: Esta ação realizará a importação da linha selecionada na aba, se o reprocessamento for executado corretamente esta linha irá sumir da grade, caso esta não seja executada de forma correta ela continuará a ser exibida.
Reprocessar todas as movimentações: Semelhante ao botão anterior, este irá selecionar todas as linhas que estarão disponíveis.
Inspecionar JSON: Aqui serão apresentadas informações que importarão do checkout no caso da importação não ser executada de maneira correta, assim você poderá verificar o conteúdo da informação e tratá-la.
Editar JSON: Por meio deste botão, o sistema permitirá a edição das informações do JSON de Venda para que este seja processado pelo sistema. Portanto, teremos:
Ao clicar neste botão com um dos registros da tabela selecionado, uma inspeção será realizada e o formulário será exibido. A aba "Cabeçalho" do formulário terá dados referentes ao cabeçalho da nota que poderão ser editadas.
Assim, teremos o "Cód. Vendedor" e "Observações da Nota" que poderão ser editados. Caso nessa venda tenha um parceiro que foi incluído antes da finalização do Checkout, esta seção estará disponível para edição das informações de endereço e contato do mesmo, sendo estes as considerações referentes à localização deste determinado Parceiro.
Ao "Salvar" este formulário, as informações serão convertidas em texto e enviadas ao servidor para que estas sejam persistidas no registro editado.
Caso você decida "Cancelar" a edição do formulário, este será fechado exibindo apenas os dados do botão Editar JSON.
Teremos ainda a aba "Itens", esta contém uma tabela com os itens presentes na nota para que sejam editados. A tabela mostrará todos os itens presentes nos dados da venda na sequência de adição de venda, sendo estes o "Vendedor", "Volume" e "Controle" dos itens da nota.
Se você optar por realizar a edição de um registro que não é do tipo Venda, o sistema irá informá-lo que o registro não poderá ser editado, mas ainda terá o Inspetor para verificar as informações.
Aba Variações da rede TEF
Nesta aba, você poderá cadastrar os Tipos de Título de maneira mais fácil para o retorno dos recebimentos em cartão no Sankhya Checkout.
Assim, ao clicar em algum dos botões exibidos na tela, um pop up será exibido para que uma forma de pagamento seja selecionada:
As informações sobre os Tipos de Títulos que teremos nesta aba, serão inseridas na tela Tipos de Títulos, "Aba Geral" no campos "Forma de Pagamento TEF", e se o cartão em questão for POS, marque a opção "Utiliza POS".
Observação: Para os Tipos de Título que têm a marcação Utiliza POS, será possível inserir a Forma de Pagamento TEF apenas se o parâmetro "Permite informar Fiscal quando o título for POS - HABFISCALPOSTIT" estiver ligado.
Quando uma venda for realizada no Checkout, e esta for recebida no cartão de Crédito ou Débito, o sistema irá procurar o Tipo de Título que corresponda às configurações que foram realizadas. Tem-se então os seguintes critérios de busca:
- Ter o mesmo "Subtipo" (Crédito/Débito);
- Constar como "Ativo";
- Se o cartão em questão for POS, a marcação Utiliza POS deverá ser selecionada;
- Na aba Fast Service selecionar a opção "Utiliza no Fast Service?";
- Ter o mesmo, ou um número menor de parcelas;
- Possuir o Tipo de pagamento TEF igual á bandeira/rede do cartão ou possuir uma variação cadastrada na Administração de Checkout.
Desta forma, teremos alguns exemplos para que você entenda melhor:
Baseado no que apresentamos acima, tem-se os seguintes Tipos de Título:
CÓDIGO | DESCRIÇÃO | PARCELAS | FORMA PAG. TEF |
1 | MASTER CRÉDITO | 3 | MASTER |
2 | MASTER CRÉDITO POS | 5 | MASTER |
3 | VISA CRÉDITO 4X | 4 | VISA |
4 | VISA CRÉDITO POS | 6 | VISA |
Variações cadastradas na Administração do Checkout nesta aba:
- Principal;
- Variação;
- Master;
- Mastercard;
- Visa;
- Visacard.
Considerando os cadastros acima e os critérios aqui destacados, tem-se:
Recebimento em cartão MASTER em 3x - Vai referenciar o título 1
Recebimento em cartão MASTERCARD em 4x - Vai referenciar o título 1
Recebimento em cartão MASTER sendo POS em 5x - Vai referenciar o título 2
Recebimento em cartão MASTERCARD sendo POS em 6x - Vai referenciar o título 2
Recebimento em cartão MASTERCARD em 10x - Vai referenciar o título 1
Recebimento em cartão VISA em 4x - Vai referenciar o título 3
Recebimento em cartão VISACARD em 6x - Vai referenciar o título 3
Recebimento em cartão VISA sendo POS em 10x - Vai referenciar o título 4
Recebimento em cartão VISACARD sendo POS em 6x - Vai referenciar o título 4
Recebimento em cartão VISACARD em 10x - Vai referenciar o título 3
Pode notar que mesmo os recebimentos em que a bandeira/rede não consta como Forma de Pagamento TEF cadastrada no Tipos de Tipo de Título, o sistema encontrará o título correto devido as variações que foram cadastradas na Administração do Checkout. Desta forma, é necessário apenas que você cadastre diferentes Títulos com variações na quantidade de parcelas e taxas.
Observação: Se você realizar relatórios por Tipo de Título, não poderá usar um Tipo de Título e sim cadastrar um para cada bandeira separadamente, assim não terá a necessidade de utilizar as variações no Checkout.
Aba Controle de Inutilizações
Esta aba estará disponível a partir da versão 4.27 do sistema.
Nesta aba serão apresentados os registros de numeração das notas inutilizadas que ainda não tenham sido integradas para o Sankhya Om, no Checkout.
Dentro da grade da aba será possível visualizar as seguintes colunas:
- Núm. Checkout: esta coluna apresenta o número do Checkout onde está pendente a numeração de nota inutilizada;
- Checkout: informa a descrição do Checkout onde está aguardando a numeração de nota inutilizada;
- Cód. Empresa: identifica o código da Empresa do Checkout;
- Empresa: apresenta o nome da empresa;
- Nr. Único: esta informação será referente para identificação do número da nota inutilizada;
- Série: indica a série da nota;
- Nome Integração: informa o tipo da integração pendente, que nesse caso será a inutilização.
Observação: caso não exista a numeração de nota inutilizada pendente no Checkout, ela não será apresentada nesta aba.
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