O método das partidas dobradas é um princípio contábil que registra cada transação em pelo menos duas contas, garantindo que o total de débitos seja igual ao total de créditos.
Isso mantém o equilíbrio da contabilidade e reflete a equação básica:
Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido.
Cada transação afeta pelo menos uma conta no débito e outra no crédito. O método assegura precisão, transparência e controle sobre as finanças, ajudando a identificar erros e fraudes.
Diante disso, sabemos o motivo pelo qual o sistema não pode permitir contabilizar com diferenças.
Posso ter vários débitos para um crédito e vice versa, ou vários débitos e créditos que no final vai fechar o valor de débito e crédito
Exemplos:
Um Débito para vários créditos
D - 100,00
C- 50,00
C- 50,00
Um Crédito Para vários débitos
C - 100,00
D - 50,00
D - 25,00
D - 25,00
Vários Créditos e Vários Débitos
C- 75,00
C- 25,00
D- 75,00
D- 25,00
Em todos os exemplos acima, o Total de Débito é 100,00 e o Total de Crédito é 100,00, obedecendo o método das partidas dobradas.
Foi usado como exemplo uma Nota de exemplo no valor de 420,00 + ICMS de 75,60
Na tela "Agendamento" (contabilização>> Rotinas): ao rodar a contabilização mostra a quantidade de lançamentos, a quantidade de contabilizados 0 e a qtde não contabilizados 1
- Esse cenário indica que houve um problema na contabilização. Mesmo a mensagem indicando Contabilização concluída com sucesso, a quantidade não contabilizada mostra que não gerou lote.
- Clique no botão "Ver Não Contabilizados": o sistema mostra detalhes do que precisa para analisar.
- Na coluna "Descrição do Problema": é possível ver que o sistema retornou a mensagem Divergência no documento: Tot. Débito: 420,00, Tot. Crédito: 0,00
- Dê um duplo clique na linha da nota que quer analisar: o sistema irá direcionar para o documento que está tentando contabilizar.
Nessa etapa é necessário atenção em alguns pontos:
- Verifique a TOP de contabilização, o que tem de fórmulas para entender os valores que o sistema está buscando.
Exemplo: o valor da nota é 420,00, porém tem 75,60 de ICMS, valor total de débito e de crédito visualmente em uma contabilização seria 495,60.
D Estoque 420,00
C Caixa 420,00
D Caixa 75,60
C ICMS a Recolher 75,60
Por isso, é importante entender quais valores na nota estão tentando contabilizar. Se ele tivesse tentando contabilizar só o valor da nota por exemplo, seria somente os 420,00.
Exemplo:
D Estoque 420,00
C Caixa 420,00
Na tela do agendamento, clique no botão "Ver Não Contabilizados novamente", dê um duplo clique na TOP, ou pegue o número da TOP e pesquise na tela TOP de contabilização.
Em seguida, na tela TOP Contabilização, comece verificando as linhas e as fórmulas configuradas que irão buscar os valores que vão para o lançamento contábil.
Na TOP em questão (1401), vê-se que existe linha contabilizando somente o débito.
Não existe fórmula para contabilizar a linha do crédito.
Importante: esse é um dos possíveis cenários.
- Posso ter as fórmulas configuradas com variáveis erradas;
- Posso ter fórmulas usando IF que condicionam a busca do valor e as condições não são atendidas para busca de tal valor.
Fórmulas permitem personalizar a busca de diversas formas, com isso é necessário entender da construção das mesmas.
Pode-se entender melhor nos seguintes manuais.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.