Módulo: Contabilização > Arquivos
Essa configuração é necessária para contabilizar os registros lançados nas Centrais de Vendas, Compras e Mov. Internas, no financeiro, nas movimentações bancárias e no movimento de baixa. Na ausência dessa configuração, não será possível realizar a contabilização por processo de geração de lote na Contabilização.
Para que se tenha a TOP configurada para utilização desta rotina, deve-se:
- Marcar o campo "Atualiza Contabilidade" nos Cadastros de Tipos de Operação - TOP em sua aba "Geral";
- Acessar esta rotina Contabilização > Arquivos > TOP Contabilização e filtrar a TOP;
- Clique no botão de inclusão (+) e inserir as configurações para contabilização. Para configurar corretamente os registros dessa tela, deve-se solicitar apoio ao contador da empresa quanto aos lançamentos a serem reproduzidos de acordo com cada operação a ser contabilizada.
Observação: as opções para configuração dos "Centros de Resultado (CR)" somente estarão disponíveis nesta tela no Jiva-Om, se a empresa trabalhar com o opcional "JIVA-CENTRO DE RESULTADOS/W".
Campos a serem configurados Contas Flexíveis na Contabilização
Contextualizando sobre Fórmulas e Funções
Campos a serem configurados
Na grade "Configurações p/ Lançamentos Contábeis" teremos os seguintes campos:
Na marcação "Atualiza Contabilidade" é definida se a TOP selecionada será utilizada para contabilizar movimentos ou não.
Em relação ao campo "Consultas Auxiliares" informe o nome das querys salvas no Repositório de Arquivos. Dessa forma, informe no campo mencionado quais arquivos aquela TOP utilizará na contabilização, sendo necessário separá-los por uma vírgula. Assim, teremos o seguinte exemplo:
queryImposto.sql, queryImpostoPis.sql, queryImpostoCofins.sql.
Indique no campo "Tipo de Lançamento" se a TOP realizará a operação de "Crédito" ou de "Débito".
O campo "Cód. Histórico" é destinado a determinar o Histórico padrão a ser utilizado. Os históricos aqui apresentados, serão aqueles cadastrados previamente na rotina Histórico Padrão.
Defina o campo "Tipo de Centro de Resultado" como "Constante" ou "Variável", sendo que para cada uma dessas opções, tem-se o seguinte comportamento:
Constante: Sempre que esta TOP Contabilização for utilizada, o Centro de Resultado informado no campo "Cód. Centro de Resultado", será utilizado.
Variável: Ao selecionar essa opção, o campo "Cód. Centro de Resultado" irá apresentar as seguintes alternativas para a Contabilização referente ao Centro de Resultado:
- 2 - Empresa destino (CR 2): Irá levar para a Contabilização as informações de Centro de Resultado da empresa de destino da transferência. "CR 2" corresponde ao campo "Centro de Resultado 2" nas Preferências da Empresa, aba Contabilidade.
- R - Rateio: Será utilizado o CR do rateio para a contabilização.
- O - Empresa Origem (CR 1): Serão levadas para a Contabilização as informações de Centro de Resultado da empresa de origem da transferência. "CR 1" corresponde ao campo "Centro de Resultado 1" nas Preferências da Empresa, aba "Contabilidade".
- N - Rateio ou Financeiro: Por essa opção, tem-se o seguinte critério para a contabilização: Primeiro irá utilizar o Centro de Resultado do rateio, se este for zero, irá utilizar o Centro Resultado do financeiro, que se for zero, utilizará o Centro de Resultado da nota.
- C - Cabeçalho da Nota: Será utilizado o CR do cabeçalho da Nota para a contabilização.
- E - Empresa Origem (CR 2): Serão levadas para a Contabilização as informações de "Centro de Resultado" da empresa de origem da transferência. "CR 2" corresponde ao campo "Centro de Resultado 2" nas Preferências da Empresa, aba "Contabilidade".
- F - Financeiro: Será utilizado para a contabilização o CR definido no título financeiro.
- 1 - Empresa destino (CR 1): Serão levadas para a Contabilização as informações de "Centro de Resultado" da empresa de destino da transferência. "CR 1" corresponde ao campos "Centro de Resultado 1" nas Preferências da Empresa, aba "Contabilidade".
- P - Produto: Ao selecionar essa opção, as contabilizações irão considerar o Centro de Resultado do Produto configurado na aba Vendas do Cadastro de Produtos. Sendo que, se houver mais de um produto e para cada um deles um Centro de Resultado específico em uma nota, os Lançamentos Contábeis apresentarão valores de crédito e débito para cada produto com Centros de Resultados diferentes.
No campo "Cód. Centro de Resultado" defina o Centro de Resultado em específico, ou o local para busca do mesmo, dependendo da escolha feita no campo anterior (Tipo de Centro de Resultado).
Observação: Para que o sistema faça a busca da natureza de receitas e despesas ao realizar um Agendamento, o campo acima deve ser preenchido.
Pode-se definir o campo "Tipo de Conta Contábil" como "Constante" ou "Variável", sendo que para cada uma destas opções, tem-se o seguinte comportamento:
- Constante: Sempre que esta TOP Contabilização for utilizada, a Conta Contábil informada no campo "Conta Contábil", será utilizada.
- Variável: Ao selecionar essa opção, o campo "Conta Contábil" irá apresentar as seguintes alternativas para a Contabilização referente à Conta Contábil:
|
|
Como exemplo dessa configuração, teremos na contabilização da TOP o tipo de conta "Variável" e em "Conta Contábil" selecione "Conta 1 do produto", e no "Cadastro do Produto", no campo "Conta Contábil 1" (Aba Geral), registre a "Conta 10", ao contabilizar os lançamentos pelo módulo de Contabilização, o sistema buscará as informações da TOP, e como nessa foi feita a configuração para contabilizar pelo produto, serão contabilizadas na conta informada no campo "Conta Contábil 1" do produto, ou seja, na "Conta 10".
Observação: O parâmetro "Usar relação Natureza X Empresa - USANATXEMP" influencia diretamente na apresentação da conta contábil. Caso este esteja ligado a opção "Natureza por Empresa" é apresentada na "Conta Contábil" da Top de Contabilização. Caso desligado, a opção "Natureza por CR" não é apresentada na Conta Contábil da TOP de Contabilização. Lembrando que o mesmo só é apresentado quando o tipo da conta for "Variável".
No campo "Conta contábil" defina a Conta Contábil específica, ou o local para busca da mesma, dependendo da escolha feita no campo anterior (Tipo de Conta Contábil).
Observação: Caso a TOP Contabilização esteja cadastrada com o campo Conta contábil definido com a opção Natureza por Projeto, o sistema irá verificar se existe Projeto cadastrado na tela Natureza de Receitas e Despesas, se houver, a Conta Contábil do Projeto será utilizada para gravar o valor do lançamento, caso não exista, será utilizada a Conta Contábil 1 do cadastro de Naturezas. Para que a opção Natureza por Projeto seja apresentada, é necessário que o parâmetro "Usar relação Natureza X Projeto? - USANATPROJ" esteja ativado, e os parâmetros "Usar relação Natureza X Cta Bancária? - USANATCTA" e "Usar relação Natureza X Empresa - USANATXEMP", estejam desativados.
Pode-se definir o campo "Tipo de Projeto" como "Constante" ou "Variável", sendo que para cada uma dessas opções, tem-se o seguinte comportamento:
- Constante: Sempre que esta "TOP Contabilização" for utilizada, o Projeto informado no campo "Cód. Projeto", será utilizado.
- Variável: Escolhendo-se esta opção, o campo "Cód. Projeto" irá apresentar as seguintes alternativas para a Contabilização referente ao Tipo de Projeto:
C - Cabeçalho da Nota: Será utilizado o Projeto do cabeçalho da Nota para a contabilização.
N - Rateio ou Financeiro: Por essa opção, a seguir o critério para a contabilização:
Primeiro irá utilizar o Centro de Resultado do rateio, se esse for zero, irá utilizar o Centro Resultado do financeiro, que se for zero, utilizará o Centro de Resultado da nota.
F - Financeiro: Será utilizado para a contabilização o CR definido no título financeiro.
R - Rateio: Será utilizado o CR do rateio para a contabilização.
Por meio do campo "Cód. Projeto" defina o Projeto em específico, ou o local para busca do mesmo, dependendo da escolha feita no campo "Tipo de Projeto".
Informe no campo "Lançamento", a ordem do lançamento em número, exemplo: 0, 1, 2, 3, 4 etc.
Pode-se informar no campo "Fórmula", uma fórmula para valor a ser utilizado no lançamento, onde pode-se utilizar do campo , localizado à frente do campo, que ao ser acionado, será aberta a seguinte tela para construção da fórmula:
Observação: Visando auxiliar na criação das fórmulas, o sistema conta com um recurso de busca ao banco de dados denominado PDES, que tem como objetivo agilizar as consultas e obtenções de informações, devido a objetividade acerca de sua formulação. Para uso desse recurso, aconselhamos a intervenção de um Consultor Sankhya.
Defina no campo "Tipo de data", o tipo de data para a contabilização. Pode-se escolher dentre as seguintes opções:
- Vencimento;
- Ajusta Valor Presente;
- Negociação;
- Movimento;
- Juro/Multa Mês;
- Faturamento;
- Ent./Saída;
- Conciliação;
- Validade;
- Baixa.
Nota: Para maiores informações sobre a Contabilização de Financeiros com Ajuste ao Valor Presente, consulte o link Contabilização de Financeiros com Ajuste ao Valor Presente.
Informe no campo "Empresa", o código da empresa para operação entre empresas, cujo reflexo destas será apenas na contabilidade. Caso contrário, deixe-o em branco.
Efetue a marcação "Sintetiza", para operações com grande volume de lançamentos, aos quais estes são destinados a uma conta em que se queira agrupá-los por período, evitando assim várias linhas de contabilização a serem impressas no Diário ou Razão.
Observação: Quando a TOP estiver marcada como Sintetiza, não será compatível com a contabilização multipartida, ou seja, para o caso de TOP que Sintetiza não será gerado múltiplas partidas, sendo gerado apenas sequência zero e incrementando o número dos lançamentos.
Informe no campo "Desc. Histórico", um complemento do histórico ou o histórico da TOP, onde pode-se também utilizar algumas variáveis que serão apresentadas a seguir.
O sistema disponibiliza função de adicionar variáveis no campo Histórico, variáveis para descrição de "Natureza" e "Projeto" na Contabilização, por exemplo. Assim, quando houver a Contabilização de algum título que utiliza a TOP em questão, no qual os históricos foram selecionados, nesse exemplo, o nome da Natureza e/ou nome do Projeto serão adicionados no histórico do lançamento.
Segue abaixo a lista das variáveis, com suas respectivas finalidades:
|NF| Nota Fiscal; | |NA| Descrição Natureza; |
|DN| Data da negociação; | |PR| Identificação do Projeto; |
|HH| Histórico (50 posições); | |CT| Nome do Contato; |
|DV| Data de Vencimento; | |CP| Código Produto/Serviço; |
|DM| Data de Movimento; | |CE| Código Empresa; |
|DB| Data da Baixa; | |NE| Nome Empresa; |
|ND| Número do Documento; | |DD| Desdobramento; |
|NS| Nosso Número; | |ED| Espécie de Documento; |
|NP| Nome/Razão Social do Parceiro; | |RSCE| Razão Social do Contato de Entrega; |
|RP| Nome/Razão Social do Parceiro; | |RSPT| Razão Social do Parceiro Transportadora; |
|RS| Razão Social do Parceiro; | |RSPD| Razão Social do Parceiro Destinatário; |
|NO| Nome Parceiro; | |RSPR| Razão Social do Parceiro Remetente; |
|NT| Número Transferência; | |NCF| Nro. Conhec. Frete; |
|CC| Conta Corrente; | |NC| Número Contrato; |
|CD| Descrição da Conta; |
|BB| Código do Bem baixado pela NF |
|CR| Descrição C. Resultado; | |NR| Número de NF referenciada |
|OB| Observação da nota (50 posições); | |DC| Descrição da conta bancária de contrapartida |
|DI| Descrição Produto/Serviço; | |NSD| Série do documento fiscal |
No campo "Histórico", a variável "|CR| Descrição C. Resultado" só funcionará se o campo "Centro de Resultado" apresentar as seguintes opções:
O - Empresa origem (CR 1);
E - Empresa origem (CR 2).
As variáveis "|CE| - Código Empresa" e "|NE| - Nome Empresa", facilitam a identificação de alguns lançamentos no "Razão", pelo campo Histórico.
A parametrização desta tela pode receber quantas linhas forem necessárias para a contabilização da operação; com o mapeamento essa tarefa fica mais fácil e rápida. Após a parametrização dessa tela, os registros realizados com a(s) TOP(s) parametrizada(s), estarão em condições de serem contabilizados com a geração de lotes.
O campo "Contabilização entre Partes Relacionadas" tem o objetivo de atender empresas que trabalham com contas transitórias. Nesse campo, teremos as seguintes opções:
- Não há;
- Normal: Ao selecionar essa opção, a Contabilização será identificada e realizada como um lançamento normal.
- Intra-Company: Nesta, será identificado e realizado a Contabilização como lançamento Intra Company.
- Inter-Company: Identifica-se e efetua-se a Contabilização Inter-Company com esta opção selecionada.
Nota: Para a opção "Normal", o sistema resolverá o "Vlr. do Lançamento" de acordo com a fórmula inserida no campo "Fórmula" desta tela.
Observação: Ao selecionar a opção "Intra-Company" ou "Inter-Company" e o lançamento seja válido, teremos que o sistema utilizará o valor de "Vlr. Baixa" para o filtro "Baixas" ou Vlr. do Lançamento para o filtro "Mov. Bancários", ambos localizados na tela Agendamento, aba Filtros.
Ainda nesse contexto, caso seja selecionada no campo acima as opções Intra-Company ou Inter-Company, serão exibidos outros três campos na tela, conforme mencione abaixo:
O campo "Representante Company" será utilizado para verificar se a empresa da geração do lote trata-se de uma empresa válida para a linha de Contabilização, ou seja, para o filtro Baixas, tem-se que a empresa matriz é a mesma que baixou o título e a empresa filial será a empresa que gerou o título. Para o filtro Mov. Bancário, a matriz é a empresa que possui a despesa bancária e a filial a que possui a receita.
Em relação ao campo "Conta Contábil Transitória" tem-se que este será utilizado para informar a Conta Contábil do lançamento de Conta Transitória, possuindo as opções "Constante" e "Variável" disponíveis neste campo.
No botão "Outras Opções..." teremos a opção "Validar Partidas"; ao acionar essa e não apresentando erros, o sistema emitirá a seguinte mensagem:
"Configuração p/ Lançamentos contábeis sem divergências".
Contas Flexíveis na Contabilização
Hoje o sistema conta um recurso que possibilita no processo de contabilização, a utilização de campos adicionais para determinar as contas contábeis. Pode-se fazer uso desta funcionalidade, nas contas de Parceiros, Parceiros Transportadora e Produtos.
Observação: Para realização do procedimento abaixo, aconselhamos o acompanhamento de um consultor Sankhya.
Inicialmente na tela Dicionário de Dados realize a criação de campos adicionais nas tabelas TGFPRO e TGFPAR, com as seguintes descrições:
- "CODCTACTB3" onde o número não pode ser maior que 99 (noventa e nove), e não pode ser criado com número contendo apenas uma casa, por exemplo, "CODCTACTB3". Caso o campo seja criado maior que 99, ou com apenas uma casa, este não será apresentado no campo "Conta Contábil" na tela TOP Contabilização. Dessa forma, teremos o exemplo na imagem abaixo:
Note o campo adicional criado com a estrutura mencionada, disponível para uso no campo "Conta Contábil" na tela TOP Contabilização.
Na realização da contabilização na rotina de Agendamento, serão consideradas as contas especificadas no Cadastro de Parceiros ou no Cadastro de Produtos.
Contextualizando sobre Fórmulas e Funções
Observação: Quando o parâmetro "HARMOCTXFORMULA" for ligado, as expressões do construtor de fórmulas se tornarão mais intuitivas, sendo assim, você terá mais autonomia ao montar as expressões das regras de contabilizações.
Para a contabilização dos valores dos impostos como PIS, COFINS e CSLL, são disponibilizadas funções para cálculo dos impostos PIS, COFINS e CSLL que estão disponíveis no construtor de expressões do Sankhya-Om. Segue abaixo a descrição destas funções:
Para a nota:
getVlrPisNota(NUNota)
getVlrCofinsNota(NUNota)
getVlrCSLLNota(NUNota)
Nota: o campo "Number" gerado na expressão das funções acima é apenas informativo; por isso, deve ser retirado da função antes de salvá-la.
Para o item:
getVlrPisItem(NUNota,Sequencia)
getVlrCofinsItem(NUNota,Sequencia)
getVlrCSLLItem(NUNota,Sequencia)
Funcionalidade:
Na contabilização, os valores serão obtidos por meio da soma do campo VALOR da TGFDIN da ‘Nota’ ou do ‘Item’ em questão, de acordo com os códigos de imposto "TGFDIN.CODIMP":
CODIMP 6 à VLRPIS
CODIMP 7 à VLRCOFINS
CODIMP 9 à VLRCSLL
Importante: O valor do imposto apresentado se refere a toda Nota, não sendo discriminado por Produto ou por CST.
Contabilização de Outros Impostos
Deve-se utilizar as seguintes funções/fórmulas para contabilizar Outros Impostos:
- VALORIMPOSTOFIN(Cód.Imp,NUFin,(Base|Valor|Aliq.));
- VALORIMPOSTOCAB(Cód.Imp,NUNota,(Base|Valor|Aliq.)).
Na construção da função/fórmula VALORIMPOSTOCAB, informe:
'B' para base;
'V' para valor;
'A' para alíquota.
Na construção da função/fórmula VALORIMPOSTOFIN, caso seja indicado 0(Zero) significará todos, contabilizar todos os impostos.
Exemplos:
VALORIMPOSTOFIN(0,NUFin,'V') retornará a soma do valor do imposto da TGFIMF para o financeiro indicado.
VALORIMPOSTOCAB(1,NUNOTA,'B') voltará a base do imposto 1 da TGFIMN para a nota indicada.
Contabilização de frete extra-nota para Parceiro Transportadora
Quando o campo "Tipo de Conta Contábil" estiver com a opção "Variável" indicada, o campo "Conta Contábil" apresentará também as opções de conta da Transportadora. Desse modo, estas representarão as contas contábeis dos parceiros transportadoras usados na nota lançada com esta TOP.
Ao lançar uma nota com a TOP configurada com um dos tipos de Conta contábil da Transportadora e o frete for Extra-Nota FOB, a contabilização desta nota gerará crédito/débito na referida conta contábil.
Contabilização dos impostos do DIFAL/FCP
Vejamos abaixo as fórmulas e funções responsáveis pela contabilização dos impostos do DIFAL/FCP:
Fórmulas
- VLRICMSDIFALDEST e LIVVLRICMSDIFALDEST - Deverá buscar o valor total do ICMS pertinente ao DIFAL do destino da nota fiscal;
- VLRICMSDIFALREM e LIVVLRICMSDIFALREM - Buscará o valor total do ICMS pertinente ao DIFAL do da nota fiscal;
- VLRICMSFCP e LIVVLRICMSFCP - Irá pesquisar o valor total do ICMS do FCP da nota fiscal;
- VLRICMSFCPINT e LIVVLRICMSFCPINT - Tem-se a busca do valor total do ICMS do FCP da nota fiscal;
- VLRSTFCPINT e LIVVLRSTFCPINT - Executa a busca pelo valor total do ST do FCP da nota fiscal;
- LIVVLRICMSCOMPL - Realizará a procura pelo valor total de complemento do ICMS daquela nota fiscal.
Nota: As fórmulas que iniciam a sua descrição com o termo "LIV", são referentes a tabela TGFLIV que registra os valores do livro fiscal.
Funções
- GETVLRICMSITEM(NUNota,Sequencia) - Deverá buscar o valor total do ICMS do item, para aquela sequência.
- GETVLRIPIITEM(NUNota,Sequencia) - Buscará o valor total do IPI do item, para aquela sequência;
- GETVLRICMSDIFALDESTITEM(NUNota,Sequencia) - Irá pesquisar o valor total do ICMS do DIFAL do destino do item, para aquela sequência;
- GETVLRICMSDIFALREMITEM(NUNota,Sequencia) - Tem-se a busca do valor total do ICMS do DIFAL do remente do item, para aquela sequência;
- GETVLRICMSFCPITEM(NUNota,Sequencia) - Executa a busca pelo valor total do ICMS do FCP do item, para aquela sequência;
- GETVLRICMSFCPINTITEM(NUNota,Sequencia) - Realizará a procura pelo valor total do ICMS do FCP Interno do item, para aquela sequência;
- GETVLRSTFCPINTITEM(NUNota,Sequencia) - Deverá buscar o valor total da ST do FCP Interno do item, para aquela sequência;
- GETVLRSTITEM(NUNota,Sequencia) - Buscará o valor total da ST do item, para aquele produto;
- VALORIMPOSTODIN(CODIMP,NUNota,CODINC) - Tem-se a busca do valor total da base, alíquota ou o valor pertinente ao total do imposto e incidência definida (TGFDIN).
Na construção da função/fórmula VALORIMPOSTODIN, informe:
'B' para base;
'V' para valor;
Na construção da função/fórmula VALORIMPOSTOFIN, caso seja indicado 0(Zero) significará todos, contabilizar todos os impostos.
Exemplos:
VALORIMPOSTODIN(1,NUNota,0,'B') retornará a base do imposto 1 (ICMS) de incidência geral da TGFDIN para a nota indicada;
VALORIMPOSTODIN(2,NUNota,1,'V') voltará o valor do imposto 2 (ICMS) de incidência do produto da TGFDIN para a nota indicada.
Informações adicionais importantes para a rotina:
As variáveis para contabilização: VLRIPI, VLRICMS, VLRSUBST, VLRDESC, buscam os valores na TGFCAB (tabela de Notas). Para contabilizar usando os itens, é imprescindível utilizar alguma informação, de itens na configuração da contabilização, bem como, Conta Contábil da CFOP dos itens ou Contas Contábeis dos Produtos.
Para valores dos itens tem-se as variáveis que podem ser utilizadas nas fórmulas (campo Fórmula):
- VLRTOTITEM, que representa: VLRTOT + VLRIPI + VLRSUBST – VLRDESC;
- VLRITEM, que representa: ((QTDNEG * VLRUNIT) + VLRIPI + VLRSUBST - LRDESC);
- VLRIPIITEM, com o valor do IPI do item;
- VLRICMSITEM, com o valor do ICMS do item;
- VLRDESCITEM, com o valor do desconto do item.
É possível utilizar o Código de Grupo de Produtos nas Fórmulas de Contabilização. Para isso, basta utilizar a expressão "queTGFITE.CODGRUPOPROD".
Na coluna "Histórico", a variável "|CT| Nome do Contato", será utilizada para que se possa formatar o histórico contábil com o nome do "Contato" do parceiro. Com isso, na contabilização do título que utiliza a TOP com esta opção selecionada, o nome do "Contato" será adicionado no histórico do lançamento.
As variáveis |NP| e |RP| no campo "Histórico" trazem o mesmo valor, que pode ser Nome ou a Razão Social do Parceiro, de acordo com o que estiver informado no parâmetro "Apresentar Nome ou Razão Social do Parceiro - NOMERAZAOPARC". Já as variáveis |NO| e |RS| sempre irão apresentar o "Nome do Parceiro" e a "Razão Social do Parceiro", respectivamente.
A variável NURENEG, só possui utilidade para a contabilização de "Renegociações"; ela não funciona na contabilização de baixas e/ou financeiro.
Fórmula para Contabilização de devoluções:
A contabilização de devoluções visa reverter a operação que originou a devolução. Para isso, é necessário utilizar, além dos dados presentes no documento de devolução, os custos da data do documento de origem na contabilização do movimento de devolução.
Devolução de Venda:
Para obter os custos da data em que o documento de origem foi emitido (neste caso, a Nota de Venda), utilize as seguintes fórmulas na definição das regras de contabilização da nota de Devolução de Venda:
- Custo médio sem ICMS: `CUSTODEV.CUSMEDSEMICM`;
- Custo médio com ICMS: `CUSTODEV.CUSMEDCOMICM;`
- Custo de entrada sem ICMS: `CUSTODEV.ENTRADASEMICM`;
- Custo de entrada com ICMS: `CUSTODEV.ENTRADACOMICM`.
Devolução de Compra:
Para obter os custos da data em que o documento de origem foi emitido (neste caso, a Nota de Compra), utilize as seguintes fórmulas na definição das regras de contabilização da nota de Devolução de Compra:
- Custo médio sem ICMS: `CUSTOORIGEM.CUSMEDSEMICM`;
- Custo médio com ICMS: `CUSTOORIGEM.CUSMEDCOMICM`;
- Custo de entrada sem ICMS: `CUSTOORIGEM.ENTRADASEMICM`;
- Custo de entrada com ICMS: `CUSTOORIGEM.ENTRADACOMICM`.
Para o correto funcionamento:
Cálculo dos Custos:
A nota de origem deve ter os custos de entrada e custos médios calculados.
1. Amarração dos Itens:
Os itens da nota de devolução devem estar obrigatoriamente conectados à nota de origem (via TGFVAR).
2. Valores retornados:
Os custos retornados pelas fórmulas referem-se ao custo unitário na unidade de comercialização. Sendo então necessário multiplicar pelo valor da quantidade atendida na nota de devolução em relação à nota de origem, utilizando-se a variável 'QTDATENDIDA', que receberá a quantidade devolvida de uma Nota de Devolução.
Exemplo de fórmula:
Contabilização para/devolução de venda considerando a fórmula CUSTODEV.CUSMEDSEMICM mais a variável QTDATENDIDA:
Fórmula: CUSTODEV.CUSMEDSEMICM * CUSTODEV.QTDATENDIDA
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.