SITUAÇÃO:
Nota foi marcada como Pendente de retorno, como proceder, a partir de agora.
SOLUÇÃO:
Quando utilizado este processo garanta a aprovação da nota pendente de retorno e, após a sua aprovação, faça o cancelamento dela.
Localize as duas notas envolvidas no processo (a nota pendente de retorno e a nota espelho gerada a partir desta nota). Pode-se filtrar a nota gerada pelo parceiro e data de negociação.
Uma vez identificado ambas as notas, consulte suas respectivas chaves de acesso no site de consulta de NF-e da SEFAZ Nacional:
Repita a consulta através da opção 'Portais Estaduais da NF-e', selecionando o Estado da Empresa emissora e busque a opção de Consulta NF-e por chave de acesso.
Ao consultar as chaves na SEFAZ, pode-se deparar com algumas situações:
- Ambas as chaves de acesso estão aprovadas na base da SEFAZ: Consulte a situação atual da nota. Como consequência o Statusnfe da nota pendente de retorno será atualizado para APROVADA.
- Nota Pendente de Retorno está inexistente na base da SEFAZ e a nota espelho aprovada na base da SEFAZ/sistema: Busque a autorização da nota. Como consequência, o Statusnfe da nota será atualizada como APROVADA. Se o Statusnfe da nota for atualizada para algo diferente de APROVADA, como AGUARDANDO CORREÇÃO, identifique no Portal de Vendas, botão 'Outras Opçoes ...>>Ver acompanhamentos, a rejeição apresentada e busque na Central de Ajuda, um artigo referente ao problema apontado.
- Nota Pendente de Retorno inexistente na base da SEFAZ 24 horas após a primeira emissão: neste caso siga os passos previstos na documentação do StatusNfe 'Aguardando Autorização'.
CAUSA
A marcação de Pendente de Retorno é usada quando uma nota é transmitida à SEFAZ, mas fica aguardando sua autorização por um tempo elevado. Neste caso, o processo de pendência de retorno é acionado, sendo criada uma nova nota com informações da antiga (numeração e chave nf-e). Esta nova nota, sob o ponto de vista da SEFAZ, estará aguardando sua autorização e a nota antiga tem os campos de NF-e limpos para que esta nota possa ser transmitida e aprovada pela SEFAZ.
OBSERVAÇÃO:
Uma vez que a nota que estava Pendente de Retorno estiver APROVADA, o cliente poderá então fazer o cancelamento ou a devolução desta NF-e conforme orientação dos responsáveis pela sua contabilidade.
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