MENSAGEM:
[241 - Rejeição]: Um número da faixa já foi utilizado.
SOLUÇÃO:
Identifique se a numeração referente a tentativa de inutilização já foi recebida pela SEFAZ:
- Selecione a nota no respectivo portal » Botão "NF-e" » "Consulta situação atual da nota". Caso seja retornada uma solicitação de atualização do status dessa nota conforme SEFAZ, execute o mesmo. Nesse cenário, a nota não deverá ser inutilizada.
Também é possível através da Chave NF-e do lançamento a ser utilizado realizar a consulta nos Portais Nacional/Estadual da SEFAZ.
Consulta: SEFAZ Nacional
Realizada a identificação, reavalie a necessidade de inutilização, visto que não é permitido inutilizar numerações de NF-e quando já foram Autorizadas, Canceladas, Denegadas ou quando há um Evento EPEC vinculado a numeração, mesmo que a NF-e ainda não tenha sido autorizada.
IMPORTANTE:
A SEFAZ não valida o ambiente, ou seja, se esta numeração já foi emitida em ambiente de Homologação, contendo o mesmo CNPJ, Modelo, Série, Número este erro será apresentado. Pois, a chave da nota não é composta por 'Ambiente' de envio.
CAUSA:
Quando for realizada a inutilização de uma numeração já utilizada, será retornada a rejeição.
Não se pode inutilizar numerações de NF-e quando já foram Autorizadas, Canceladas, Denegadas ou quando há um Evento EPEC vinculado a numeração, mesmo que a NF-e ainda não tenha sido autorizada.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.