MENSAGEM:
[799 - Rejeição]: Valor total do ICMS Interestadual da UF de destino difere do somatório dos itens.
SOLUÇÃO:
Para correção, siga os passos abaixo:
Em situações onde houve a geração da tag vICMSUFDest apenas no Item, possivelmente os valores de DIFAL foram previstos na Alíquota de ICMS, mas no cadastro da TOP não consta a marcação "Calcular DIFAL Partilhado". Dessa forma, realize a parametrização da TOP (Caso esse cálculo seja fiscalmente necessário).
Tela: "Tipos de Operação" (Caminho de acesso: Comercial » Arquivo » Cadastros/Financeiro » Arquivos » Cadastros) » Aba: "Impostos"
Campo: "Calcular DIFAL Partilhado":
Realizada a marcação acima, inutilize e exclua a NF-e rejeitada e realize uma nova emissão.
ANÁLISE DETALHADA:
Acesse: Comercial » Consulta » Portal de Vendas, Botão NF-e » "Gerar XML da NF-e em arquivo para conferência".
Salve o arquivo na extensão *.xml em um diretório do computador e abra o arquivo em 'Bloco de Notas' (Recomendamos o aplicativo 'Notepad++').
Localize para cada nItem a tag vICMSUFDest
Anote o valor dessa tag de cada nItem e some esse valor.
O valor somado deve ser igual ao valor da tag vICMSUFDest de dentro do grupo de tags <total> (Tag gerada diante marcação "Calcular DIFAL Partilhado" da TOP)
Exemplo:
- Ao somar vICMSUFDest do nItem 1 (39.99) + vICMSUFDest do nItem 2 (40.00) resulta corretamente no vICMSUFDest da tag <total> = 79.99.
- Para esse exemplo, a SEFAZ não rejeitaria com a mensagem mencionada.
- Caso os valores tenham sido gerados no Item e no Total e exista a divergência, siga com as orientações a seguir: Revise/Ajuste os valores de DIFAL da nota com apoio de seu Contador, de forma que o <total> seja compatível com a soma dos Itens.
Após os ajustes, gere o Lote novamente.
CAUSA:
Quando for emitida uma NF-e e nos Totais do documento o Valor do ICMS Interestadual para a UF de Destino for apresentado valor que difere do somatório do Valor do ICMS Interestadual para a UF de Destino de cada item, será retornada a rejeição.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.