MENSAGEM:
A nota 'X' está marcada como "Aguardando autorização" no sistema. Porém a SEFAZ considera como "Denegada".
Deseja atualizar a situação da nota?
SOLUÇÃO:
Ao "Buscar Autorização" de uma NF-e, quando essa foi Denegada pela SEFAZ, será apresentada a mensagem acima. Nesse momento deve optar por 'SIM' e validar se o campo "Status NF-e" foi devidamente atualizado para 'DENEGADA.
- NF-e com status 'DENEGADA' não pode ser excluída e/ou CANCELADA, seu registro deve ser mantido dessa forma em seu sistema.
- Caso a regularização fiscal aconteça, uma nova NF-e deve ser emitida.
- Os itens da nota passam a não atualizar estoque e os financeiros relacionados à nota são removidos.
- Para mais informações sobre esse status verifique o artigo: Nota fiscal eletrônica Denegada - Saiba Mais !
Caso ao clicar em 'SIM' a atualização de status não aconteça, verifique se as configurações necessárias foram realizadas:
Vincular no cadastro da Top utilizada na emissão da respectiva NF-e um 'Tipo de Operação NF-e DENEGADA', conforme detalhado abaixo:
- Tela "Tipos de Operação -TOP" (Caminho de acesso: Comercial/Arquivo/Cadastros)
- Aba: "NF-e/NFC-e"
Tipo Operação NF-e Denegada: A TOP informada aqui irá sobrepor as TOPS informadas no parâmetro "TOPNFEDENEG". Isto será necessário quando a operação da NF-e for diferente das operações das TOPS informadas neste parâmetro (normalmente TOPS de Venda, Compra, Devoluções etc.).
IMPORTANTE:
- A TOP Denegada a ser vinculada no campo mencionado acima, deve ter o mesmo 'Tipo de Movimento' da TOP utilizada no lançamento. Exemplo: Se emitida uma NF-e de Devolução de Compra e essa for denegada pela SEFAZ, cadastre uma 'Top Denegada' com o Tipo de movimento DEVOLUÇÃO DE COMPRA.
- Caso não possua essa TOP configurada, valide se existe um "padrão" com tipo de movimento 'Venda' devidamente cadastrado, duplicando a mesma e ajustando o tipo de movimento conforme desejado. Certifique-se que esse cadastro padrão foi realizado e validado junto a um consultor de sua Unidade/Franquia e encontra-se de acordo com o esperado.
Realizada a configuração mencionada acima, busque uma nova autorização da nota, certificando-se que o status foi devidamente atualizado.
CAUSA:
Ao 'Buscar Autorização' de uma NF-e, quando essa foi Denegada pela SEFAZ, será apresentada a mensagem.
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