Esse documento tem por objetivo detalhar a causa/tratativa de Nota Fiscal Eletrônica onde a coluna "STATUS NF-E" no "Portal de Vendas" encontra-se como "Enviada" (STATUSNFE = I).
Através da chave NF-e gerada para a respectiva nota, acesse o site da SEFAZ NACIONAL e realize a Consulta dessa:
Repita a consulta através da opção “Portais Estaduais da NF-e”, selecionando o Estado da empresa emissora e buscando a opção de consulta NF-e por chave de acesso.
Caso a respectiva NF-e esteja AUTORIZADA nos ambientes acima:
- Selecione a nota no Portal de Vendas, no botão "NF-e" selecione a opção “Consulta situação atual da nota”, será exibida uma caixa de diálogo, informando que a situação da nota no sistema está diferente da situação atual da SEFAZ, clique em sim e confira a mudança do Status Enviada para APROVADA.
Caso a respectiva NF-e esteja 'INEXISTENTE' nos ambientes citados.
- Através do Botão NF-e » “Consulta status do serviço” verifique se é retornado algum erro, em caso positivo busque por esse em nossa Central de Ajuda e siga com as orientações para solução. Em caso negativo, siga com as orientações a seguir.
- Após as verificações acima será necessário executar uma das duas ações abaixo para verificar se esse status nota é atualizado.
- NF-E » Consulta situação atual da nota.
- NF-e » Gerar Lote.
A primeira opção pode ser utilizada, pois quando realizada a consulta de situação de uma nota marcada no sistema como ENVIADA o sistema tentará enviar a nota à SEFAZ.
IMPORTANTE:
Após 24 horas, se diante geração de lote e/ou consulta situação atual da nota, mantido esse Status ENVIADA, acione o Service Desk Sankhya para análise do log de envio dessa nota.
CAUSA:
Caso tenha sido gerado o lote de uma nota e houver alguma falha na comunicação com a SEFAZ, a nota não será processada, logo sua situação ficará como ENVIADA. O que difere esse STATUS do Status NF-e Aguardando Autorização é que para 'Enviada' não temos nenhuma evidência (nRec) de que a SEFAZ recebeu esse documento.
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