Módulo: Comercial > Relatórios
O Relatório Kardex é um extrato de Produto. A utilização dessa funcionalidade depende de definições estratégicas, gerencias e fiscais, pois envolvem mudanças na estrutura de custo, refletindo diretamente nos resultados.
Esse relatório busca as movimentações dos itens (na tabela itens de Entrada/Saída de Produtos) pela data de entrada e saída. Além disso, é necessário que existam valores informados com data (na tabela custos) menor ou igual ao período selecionado. Ambos os custos são gerados pelo sistema levando em consideração a Legislação Contábil Fiscal.
A atualização da Tabela de Custos de Produtos deve ser feita pela data de Entrada e Saída, evitando distorções no relatório (parâmetro "Data para atualização de custo - DTPATUCUST" definido como Entrada/Saída).
Definições iniciais | Botões da tela |
Estoque de Terceiros | Parâmetros que influenciam nesta rotina |
Contabilização | Configurações que impactam no Cálculo do Custo |
Definições iniciais
Seção Período
Informe inicial e obrigatoriamente nos campos "Data inicial" e "Data final", o período que será considerado para a geração do relatório.
Seção Tipo de relatório
No campo "Tipo Custo", defina o tipo de custo que será considerado na geração do relatório. São disponíveis três opções de escolha:
- Gerencial;
- Com ICMS;
- Sem ICMS.
Utilize Sem ICMS se este custo possui valor contábil. Os outros dois custos (Gerencial e Com ICMS) são utilizados para análises internas.
Observação: Ao escolher um dos tipos de custos disponíveis na visualização do Kardex, o sistema respeitará os seguintes aspectos:
Custo Gerencial:
- Para Entradas, será utilizado o Custo Gerencial;
- Para Saídas, será utilizado o Custo Médio Gerencial.
Com ICMS:
- Para Entradas, será utilizado o Custo com ICMS;
- Para Saídas, será utilizado o Custo Médio com ICMS.
Sem ICMS:
- Para Entradas, será utilizado o Custo sem ICMS;
- Para Saídas, será utilizado o Custo Médio sem ICMS.
Nota: As colunas de Saldo farão o cálculo do Estoque e Custo Médio, comparando com o cálculo do Custo Médio realizado pelo sistema. Quando existir alguma incoerência, o sistema apresentará as informações na coloração vermelha, alertando que pode existir divergência nos valores devido a configuração equivocada em Tipos de Operação ou ajustes manuais, que afetaram o cálculo de custo. O Custo de Entrada será informado através da própria nota, e não pelo custo médio de entrada do dia.
Quando for apresentada uma linha vermelha constante, trata-se de um erro no cálculo do custo. Já quando for apresentada uma linha vermelha e logo abaixo ela voltar a ficar preta, não é considerado um erro pois se trata de ajustes de decimais.
Observações:
O sistema apresenta a linha vermelha no Kardex quando, ao comparar o custo médio da tabela TGFCUS, a mesma estiver divergente do custo médio calculado na geração do relatório Kardex.
O nível de precisão na qual o sistema irá atuar é com base na configuração definida no parâmetro "Decimais para Custo - CUSTODEC", onde a quantidade de casas decimais definida no parâmetro é a quantidade de casas que o sistema identifica possíveis diferenças. Por exemplo, se o parâmetro estiver definido com 6 casas decimais, o Kardex irá considerar diferenças nas primeiras 6 casas decimais.
Sendo assim, se houver divergência até a 6ª casa decimal, o sistema irá apresentar a linha em vermelho. Mas, se a diferença for a partir da 7ª casa decimal, a linha em vermelho não será apresentada, nesse exemplo.
Nota: O Custo de Entrada para as operações que calculam o Custo, consideram o custo (COM ICMS, GERENCIAL ou SEM ICMS) da tabela de custo de itens (TGFCUSITE). No entanto, o custo de Entrada e/ou Saída as operações que não calculam custo, considera o custo (COM ICMS, GERENCIAL ou SEM ICMS) da tabela de custo (TGFCUS).
O Kardex sinaliza em vermelho quando há diferença significativa entre o custo médio (TGFCUS) e o custo calculado no próprio relatório. Entretanto, a diferença a ser considerada irá respeitar o seguinte critério:
A diferença deve ser até a antepenúltima casa decimal, conforme configurado no parâmetro CUSTODEC, ou seja, se esse parâmetro estiver configurado com 6 casas decimais, o Kardex apresentará a sinalização em vermelho se a diferença for até a 4ª casa decimal. Outro exemplo, se o referido parâmetro estiver configurado com nove casas decimais, o Kardex sinalizará em vermelho quando a diferença acumulada chegar até a 7ª casa decimal.
Essa diferença pode ocorrer devido o campo "Valor total" nas colunas Entradas, Saídas e Saldos ser arredondado em duas casas decimais, fazendo com que a precisão seja reduzida.
Devido a este arredondamento, caso a empresa gere um relatório com um período muito abrangente, esta diferença pode acumular e gerar essa sinalização em vermelho, não necessariamente representando um problema.
Outra possibilidade de geração de divergência é se a empresa movimentar quantidades fracionadas (não inteiras) de produtos. Neste caso, a multiplicação entre a quantidade e valor unitário pode resultar em uma quantidade de casas decimais maior do que a precisão definida para custos e visualização do Kardex que, de forma cumulativa, podem gerar diferenças no arredondamento.
É uma questão matemática que será evidenciada na coluna de Valor Unitário do grupo Saídas e não representará, necessariamente, um problema, mas chamará atenção para uma verificação de inconsistência.
Através do campo "Tipo Consulta", defina a abrangência de busca dos produtos. São disponibilizadas duas opções de escolha:
- Com Giro;
- Com Giro e Sem Giro.
Quando selecionada a opção "Com Giro e sem Giro", será possível obter um relatório mesmo quando o produto não possuir movimentação em um determinado período, podendo obter deste o "Saldo Inicial" e "Valores".
O assistente de filtro "Sem Giro" e a marcação "Imprimir produtos sem estoque e sem giro" (vistos mais adiante), estarão habilitados apenas quando neste campo estiver selecionada a opção "Com Giro e sem Giro", permitindo que sejam filtrados os produtos que não tiveram movimentação no período.
Seção Filtros
Com giro: Realiza-se a criação de um filtro, baseando-se somente nos produtos com giro.
Observação: não é possível criar filtros utilizando diretamente o código do local na tabela de itens. No entanto, é possível criar um filtro personalizado da seguinte forma: NOT EXISTS (SELECT 1 FROM TGFITE ITE, TGFPRO PRO WHERE PRO.CODPROD=ITE.CODPROD AND ITE.CODLOCALORIG <> 1021500)
Sem Giro: Como mencionado acima, este filtro estará habilitado apenas se o tipo de consulta for "Com giro e sem giro". Serão considerados aqui, apenas os produtos que não tiveram giro.
Ainda na parte de filtros, é possível personalizar a busca utilizando os seguintes campos:
Empresa: Informe uma empresa em específico, para que sejam apresentados apenas os produtos pertencentes a ela;
Grupo Produto: Defina um grupo de produtos, a fim de que sejam exibidos apenas os produtos contidos naquele grupo;
Produto: Você pode informar um único produto, de modo a visualizar-se apenas as suas movimentações.
Seção Outras opções
Para complementar o relatório, você também pode utilizar as seguintes opções:
A marcação "Imprimir produtos sem estoque e sem giro" pode ser utilizada somente quando se deseja que produtos sem giro sejam exibidos. Ela faz com que produtos que não tenham giro e também não tenham estoque no período, sejam listados no relatório.
Observação: Para que os produtos sem giro discriminados por controle sejam detalhados no relatório Kardex, ligue o parâmetro "Detalha Kardex sem giro por controle? - DETKASGPORCONT". Com este desligado, o detalhamento destes produtos não irá ocorrer.
Utilizando a marcação "Usar horário de entrada/saída para ordenação" fará com que seja considerado o campo de horário para ordenar as linhas do relatório. Dessa forma, os campos Data inicial e Data final serão alterados para "Período inicial" e "Período final". As notas de entrada serão apresentadas reunidas no início do dia.
Importante: a marcação Usar horário de entrada/saída para ordenação não pode ser utilizada quando houver nota de reprocessamento. Caso tenha, é necessário que a saída do reprocessamento seja realizada antes da entrada no cálculo de custo, para que assim, não gere linhas vermelhas no Kardex.
A marcação "Incluir notas não confirmadas", quando acionada, indicará que as notas não confirmadas serão exibidas no relatório.
Efetuando a marcação "Colorir linhas alternadas" fará com que as linhas do relatório sejam coloridas de forma alternada com o intuito de melhorar sua visualização e leitura.
Com a marcação "Relatório em excel" acionada, o formato do arquivo a ser gerado nessa tela será em .xlsx, o que irá permitir que o conteúdo do arquivo seja manipulado em ferramentas de edição de planilhas. Porém, com esta desligada, o formato gerado será em PDF.
Botões da tela
Feitas as devidas definições de filtro, através do botão "Gerar Kardex" o relatório será carregado e exibido na tela. No cabeçalho do documento, temos a descrição da empresa que está efetuando sua geração, além de uma coluna com a descrição dos Tipos de Operação - TOP utilizados nas movimentações.
Caso a empresa gerencie seus produtos por meio do Controle de Locais, este tipo de controle pode ser apresentado na visualização do relatório Kardex caso os parâmetros "Controla Custos por Local? - CUSTOPORLOC" e "Custo por empresa? - CUSTOPOREMP" estejam ativados. Se um dos dois parâmetros ou mesmo ambos estiverem desativados, o Local não será exibido no documento.
Além disso, para visualizar as transferências entre locais no relatório Kardex em casos em que a empresa gerencie seus produtos por meio de Controle de Locais, é necessário efetuar as configurações abaixo {disponível na versão ≥ 4.20}:
- Acione os parâmetros de chave CUSTOPORLOC e CUSTOPOREMP;
- Configure a TOP com o tipo de movimento igual à "T-Transferência";
- Ainda nessa tela, defina na aba Geral, o campo "Precifica" com a opção "Atualizar somente custo" e na aba Estoque, configure o campo "Atualização do Estoque" com a opção "Baixar".
Custos
O ponto de partida para cálculo do Custo Médio será: Custo Médio = Saldo Anterior $ + Compras $ - Vendas $ / Saldo Quantitativo.
Os valores do campo VL. Unit. da coluna Saldo do Relatório Kardex serão apresentados com a mesma quantidade de casas decimais informadas no parâmetro "Decimais para Custo - CUSTODEC".
Bonificação
As "Entradas Bonificadas" serão apresentadas no Kardex somente com quantidade na coluna "Entradas", exceto se a bonificação possuir despesas extras nota, tais como "Frete" e "Substituição Tributária de Barreira", e se houver configuração para cálculo de custos.
Observações:
- Fique atento à contabilização das Entradas Bonificadas, devido à ausência ou redução de CMV. Algumas empresas utilizam contas redutoras de CMV (conta credora) para lançar os valores "custo não desembolsado" das bonificações.
- Se a bonificação for a primeira movimentação do produto e, em seguida for realizada uma venda, a Saída não terá custo e o "Saldo de Estoque" via Kardex será zero.
Fórmula de Precificação Sugerida:
Custo c/ ICMS: if((queCab.TipMov='D') OR (queCab.TipMov = 'E') OR (queTOP.BONIFICACAO='S'), round((VLRXQTD / TOTITENS) * (TOTALCOMICM / QTDITE), &CasasDecimais), CusComICM)
Custo s/ ICMS: if((queCab.TipMov = 'D') OR (queCab.TipMov = 'E') OR (queTOP.BONIFICACAO='S'), round((VLRXQTD / TOTITENS) * (TOTALSEMICM / QTDITE), &CasasDecimais), CusSemICM)
Fórmula com ICMS:
(Valor Total do Item / Somatória do Valor Total do Item) * (TotalComICM / Quantidade Negociada)
O "TotalComICM" pode ser zero (Devolução de Entrada Bonificada), assim, os parênteses são necessários para evitar uma divisão por zero.
A variável TotalComICM contém:
- Se Bonificação: Valores Extra Nota (Frete e/ou Embalagem) + Valor ST Extra Nota do Item;
- Se Devolução de Compra: Custo de Entrada com ICMS das "Notas de Origem";
- Se Devolução de Venda: Custo Médio das "Notas de Origem".
Importante: Com relação às bonificações, o processo mais correto a ser utilizado é emitir a NF-e de bonificação com o devido valor unitário informado na nota e compor o valor do custo da NF-e referente a bonificação no custo médio de tal produto. E com relação à contabilização mais adequada para quando se recebe mercadorias bonificadas de terceiros (Compras), é realizar a contabilização a débito para a conta que se refere ao estoque e a contra partida ser um crédito para Outras Receitas de Bonificação, incluindo o valor o valor da mercadoria no CMV do referido produto.
Em contra partida, os créditos de Outras Receitas de Bonificação serão debitados no encerramento do exercício contábil, apurando o valor como um ganho da empresa; este ganho se refere a entrada de uma mercadoria bonificada no estoque que posteriormente foi revendido.
Exemplo:
Recebimento (Aquisição/Compra) da NF-e: 001 que refere a 10 unidades do produto X a R$ 10,00 cada. Nesta NF-e há o cálculo do IPI e ICMS, totalizando os seguintes valores:
Valor Prod: 100,00
Valor IPI: 10,00
Valor ICMS: 12,00
Juntamente com este documento fiscal, foi emitida a NF-e: 002, referente a bonificação de 1 unidade do produto X, nesta NF-e também há o cálculo do IPI e ICMS.
Totalizando os seguintes valores:
Valor Prod: 10,00
Valor IPI: 1,00
Valor ICMS: 1,20
Apuração Custo de Aquisição
(+) Vlr Mercadorias Nro 001 100,00
(+) IPI Mercadorias nro 001 10,00
(-) ICMS a Recuperar Nro 001 12,00 (Neste exemplo a empresa que recebeu as mercadorias realiza o aproveitamento de crédito ICMS, por isso ele foi deduzido da apuração do custo)
(+) Vlr Mercadorias Nro 002 10,00
(+) IPI Mercadorias nro 002 1,00
(-) ICMS a Recuperar Nro 002 1,20
(=) Custo Aq Total 107,80
(=) Custo Unitário 9,80 (sobre as 110 Und)
Contabilização:
Documento: Nro 001
D- Estoque p/ Revenda (Ativo Circ) 110,00
C- Fornecedores (Passivo Circ) 110,00
D- ICMS a Recuperar (Ativo Circ) 12,00
C- Estoque p/ Revenda (Ativo Circ) 12,00
Documento: Nro 002
D- Estoque p/ Revenda (Ativo Circ) 11,00
C- Outras Receitas (Resultado) 11,00
D- ICMS a Recuperar (Ativo Circ) 1,20
C- Estoque p/ Revenda (Ativo Circ) 1,20
A conta Outras Receitas será creditada no momento em que ocorrer a apuração do resultado da empresa.
O custo das mercadorias (CMV) bonificadas deverá ser baixado por ocasião da respectiva saída das mercadorias, juntamente com o reconhecimento contábil da venda feita.
Assim, quando da baixa do custo das mercadorias vendidas e bonificadas, devemos debitar a conta "Custo das Mercadorias Vendidas (CMV)" do Resultado e, em contrapartida, creditar a conta de "Estoques". Portanto, qualquer segregação do custo das mercadorias bonificadas terá efeito meramente gerencial e de controle interno, pois o custo das unidades bonificadas é atribuído ao esforço da venda realizada.
Referente ao botão "Verificar", pode-se realizar a verificação no processo de auditório do relatório Kardex composto por 3 etapas, sendo que, na 1ª, o sistema irá listar as inconsistências encontradas e as sugestões de correções destas no pop-up "Relatório de Conferência":
A 2ª etapa consiste em conferir as movimentações e tipos de operação e, assim como a etapa anterior, exibirá as inconsistências encontradas e suas respectivas sugestões de correção.
Por fim, na 3ª etapa o sistema irá verificar se há inconsistências nos cálculos:
E caso não seja encontrada nenhuma inconsistência em alguma etapa, o pop-up irá apresentar a seguinte mensagem:
"A etapa X da conferência terminou. Não foram encontradas inconsistências nas movimentações do período apurado. Deseja seguir para próxima etapa?"
Também será possível suspender a verificação em qualquer etapa, para isso, basta clicar no botão "Suspender Conferência".
Além de que, pode-se também analisar todas as inconsistências por meio do botão "Ver Resumo".
Estoque de Terceiros
O relatório Kardex apresenta apenas movimentações de estoque "próprio" e, dessa forma, não apresenta as movimentações de Estoques de Terceiros, ou seja, o Kardex pode não evidenciar algumas movimentações dos processos de "Consignação", "Industrialização por Encomenda", "Conserto", "Demonstração", dentre outros.
Isso acontece pois, o controle de Estoque de Terceiros, em nossas soluções, normalmente se dá pela atualização simultânea de dois registros na tabela de estoques, permitindo que a gestão de custos e de estoques aconteça de forma paralela.
Por exemplo: o processo de Venda de Mercadorias recebidas em consignação, normalmente acontece com as operações descritas abaixo. Note que não será listada no Kardex a operação na qual apenas o estoque de terceiros é atualizado:
Parâmetros que influenciam nesta rotina
Defina a quantidade de casas decimais para Custo no parâmetro "Decimais para custo - CUSTODEC".
Observação: Para o campo de "Quantidade", o Sankhya Om não respeita a configuração feita no parâmetro CUSTODEC; para este campo, são fixas três casas; apenas para as colunas de valores o sistema toma por base a configuração do parâmetro.
Caso seja necessário utilizar casas decimais para compras ou o parâmetro "Casas decimais para valores fiscais na compra - DECVLRFISCALCPA", deve ser configurada nele a mesma quantidade de casas decimais definidas no parâmetro CUSTODEC.
No parâmetro "Decimais Arredondam./Truncamento Unitário Kardex. - DECARRTRUNUNKAR" você poderá definir as casas decimais de exibição do valor unitário do relatório caso o parâmetro "Tipo Arredondamento/Truncamento Unitário Kardex - ARRTRUNUNITKARD" esteja configurado com as opções "Arrendondar" ou "Truncar".
Para definir mais de três casas decimais conforme o parâmetro Decimais para custo - CUSTODEC, configure o parâmetro "Tipo Arredondamento/Truncamento Unitário Kardex - ARRTRUNUNITKARD" com as opções "Arredondar" ou "Truncar" e no parâmetro "Decimais Arredondam./Truncamento Unitário Kardex. - DECARRTRUNUNKAR" as casas decimais desejadas. Sabendo disso, o parâmetro Tipo Arredondamento/Truncamento Unitário Kardex - ARRTRUNUNITKARD possui as seguintes opções:
- Valor cheio: O sistema irá se comportar conforme o parâmetro Decimais para custo - CUSTODEC;
- Arredondar: Os campos de valor unitário serão arredondados de acordo com o valor configurado no parâmetro Decimais Arredondam./Truncamento Unitário Kardex. - DECARRTRUNUNKAR;
- Truncar: Essa opção, irá truncar os campos de valor unitário utilizando o mesmo parâmetro informado acima.
O parâmetro "Usa Tip. Mov. na ordenação do Kardex - KARDEXTIPMOVORD" quando habilitado, o Tipo de Movimento da TOP utilizada nos lançamentos, será utilizado para ordenação dos dados apresentados no Kardex.
Através do parâmetro "Data para atualização de custo - DTPATUCUST" você definirá qual será a data das notas de entrada que o sistema utilizará para buscar o valor do custo dos produtos, dentre as seguintes opções:
- Negociação;
- Entrada/Saída;
- Movimentação;
- Faturamento;
- Digitação.
Quando o parâmetro "Controla Custos por Controle? - CUSTOPORCONT" estiver habilitado, permitirá o uso do campo Controle para o cálculo de custos onde o mesmo afetará a geração do Kardex demonstrando o código do controle dos produtos.
Observação: Com o parâmetro acima ligado, quando você informar no Kardex um Produto que tenha Controle Adicional (Cadastro de Produtos, aba Medidas e Estoque), o sistema apresentará um novo campo logo abaixo para que você selecione o controle ao qual o produto pertence; assim, o relatório será emitido de acordo com as configurações feitas nessa tela. Se for escolhida a opção "Sem Filtro" nesse novo campo, o relatório será emitido com todas as opções de controle do Produto.
Ao habilitar Custo por empresa? - CUSTOPOREMP, indica-se que ocorrerá o controle de custo por empresa, ou seja, cada empresa terá um custo específico. Deste modo, na geração do Kardex é necessário informar o código de cada empresa.
Habilitando o parâmetro "Controla Custos por Local? - CUSTOPORLOC" será possível o uso do campo Local para o cálculo de custos afetando assim na geração do Kardex que apresentará o código do local onde estão os produtos.
Importante: Caso a empresa gerencie seus produtos por meio do Controle de Locais, este tipo de controle pode ser apresentado na visualização do relatório Kardex caso os parâmetros de chave CUSTOPORLOC e CUSTOPOREMP estejam ativados. Caso um dos dois parâmetros ou mesmo ambos estejam desativados, o Local não será exibido no documento.
Com o parâmetro "Kardex considera dev. de compra custo gerencial? - DEVCOMPCUSGER" ligado, as devoluções de compras que afetam o custo gerencial serão consideradas no recálculo do custo de estoque e de entradas para a geração do relatório kardex.
O parâmetro "TOPs não fiscais que alimentam Kardex - TOPNFISALKARDEX" deverá estar configurado com os códigos das TOP's separadas por vírgula, caso pretenda-se que as notas geradas com tal Tipo de Operação conste no Kardex. Para isto, a TOP deverá estar com as seguintes configurações realizadas:
- Na aba Geral, o campo "Tipo de movimento" deve ser igual a "C-Compra";
- Ainda nesta aba, o campo "Atualização do Estoque" deverá encontrar-se com a opção "Nenhuma" selecionada;
- O campo "Precifica" deverá ser igual a "Atualiza somente custo";
- Na aba Livro Fiscal, o campo "Atualização de Livro ICMS" deverá constar como "Não atualiza" e;
- Na aba Impostos, o campo "Tipo de Emissão" deverá ser "Complementar".
Assim, ao lançar uma nota com esta TOP e o parâmetro estar devidamente configurado, os itens serão exibidos no Kardex, mesmo o documento não sendo fiscal.
Nota: Este parâmetro refere-se às questões vinculadas às despesas (frete nacional, carga/descarga, seguro, etc) incorridas em território nacional, com importação de mercadorias por estabelecimento importador do Estado de São Paulo.
Ao ligar o parâmetro "Detalha Kardex sem giro por controle? - DETKASGPORCONT", os produtos sem giro com controle serão detalhados no relatório Kardex. Com o parâmetro desligado, esses produtos não serão abordados.
Informe no parâmetro "TOPs a serem desprezadas no cálculo de custos e kardex - DESPTOPCUSTO" os códigos das TOPs (separados por vírgula), que não devem ser consideradas no cálculo de custos médios dos produtos e no relatório Kardex.
Ao ligar o parâmetro "Zerar saldo ao zerar estoque no Kardex? - ZERASALZERAEST", quando o estoque for zerado, o saldo do valor também será zerado, o que fará com que o próximo lançamento após a redução a zero do estoque seja o mesmo valor da entrada.
Com o parâmetro "Evitar formatação para o Kardex em excel? - USAFMTKARDEXCEL" desligado, na geração do kardex em excel, fará com que o relatório não saia formatado.
Configurações da TOP que impactam no "Cálculo do Custo"
A tabela abaixo apresenta o formato aconselhável para cada campo do Tipo de Operação - TOP, visando o correto cálculo de custos:
Observações:
- Os campos mencionados na tabela acima, são localizados na aba "Geral" do Cadastro de Tipos de Operação - TOP.
- A atualização de custo de forma manual nas telas Atualização de Custos (com filtro) ou Atualização de Custos, compromete os valores dos custos apresentados no Kardex, uma vez que não é possível atribuir sua existência à uma nota. Assim, mesmo a inclusão inicial de custos, que ocorre no início da implantação, deve ser realizada por meio do lançamento de uma nota.
- Para efetuar o cálculo dos custos médios é necessário ter uma linha histórica da TOP (TGFTOP) que precificou, com data igual ou anterior a data de entrada e/ou saída da nota.
TOP de Complemento de Custo
A funcionalidade abaixo estará disponível a partir da vesão 4.18 do sistema.
Para lançar uma nota de complemento de custo no sistema, realize as configurações abaixo na tela Tipos de Operação - TOP:
- Na TOP a ser utilizada, o campo "Tipo de Emissão" da aba Impostos deve ser configurado com a opção "Complementar";
- Para que o sistema não exija uma nota de origem no lançamento, a opção "Positivo" ou "Negativo" do campo "Tipo complemento custo" localizado na aba Geral, deve ser selecionada;
- No campo "Precifica" da aba Geral é necessário a definição da opção "Atualiza somente custo";
- Além disso, a opção "Nenhuma" do campo "Atualização de estoque" deve ser configurada;
- Por fim, o campo "NF-e" da aba Impressão não pode ser preenchido.
Desse modo, ao lançar uma nota de complemento de custo nas Centrais, os custos de entrada serão mantidos e, os valores da última entrada, repetidos. Além de que, o custo será atualizado a considerar o saldo de estoque e o valor de entrada das mercadorias da nota. Observe abaixo a fórmula do custo:
(Qtd. atual em estoque da mercadoria x Custo médio atual da mercadoria) + (Qtd. da mercadoria a entrar no estoque x Custo unitário) / (Qtd. atual em estoque da mercadoria + Qtd. da mercadoria a entrar no estoque) |
Assim, não há atualização do saldo do estoque, mas haverá a redução ou aumento do valor total do estoque, o que irá impactar no custo médio.
Para auxiliá-lo, consulte o artigo Melhores práticas de nota fiscal de complemento [Emissão Própria]. |
Contabilização
O Governo exige que a contabilização do Estoque seja feita pelo Custo médio sem ICMS, evitando assim que os resultados estejam mascarados, quando for apresentado o lucro que a empresa obteve. É por este motivo que o Custo médio sem ICMS tem valor contábil, e o usuário da contabilidade poderá utilizá-lo se desejar.
As fórmulas de contabilização necessitam de revisão, uma vez que as implementações impactam diretamente em definições de processo.
Nota: A utilização da funcionalidade em base de produção depende de definições estratégicas, gerencias e fiscais, pois envolvem mudanças na estrutura de custo, refletindo diretamente nos resultados, por isto é importante o amplo entendimento do conceito e impacto da Ficha Estoque (Kardex) no dia a dia da empresa.
Ao definir a estratégia de implantação desta funcionalidade, é necessário comunicar á Sankhya, via OS (Ordem de Serviço), para que a mesma possa, dentro das regras definidas, criar a funcionalidade que trave mudanças anteriores à data de implantação. Exemplos de itens a serem travados:
- Recálculo de Custo;
- Lançamentos Contábeis.
Comentários
2 comentários
O seu feedback será muito bem vindo para melhorarmos cada vez mais sua experiência. Muito obrigado! Equipe Sankhya.
Você escreveu:
“Eu buscava informações sobre transferências entre locais, vejo que as mesmas não são registradas.”
Olá Ricardo. Tudo bem?
Geralmente, apenas as movimentações que podem vir a gerar custo, geram indicadores no Kardex.
Comumente não é uma prática comum registrar custo em transferências entre locais.
Caso seja um assunto que pode gerar discussão, utilize nossa Comunidade ou entre em contato com nossos analistas.
Grato.
Equipe Service Desk Sankhya
Sankhya Jiva Gestão
Por favor, entre para comentar.