Módulo: Livros Fiscais > Arquivos
Esta tela permite que você visualize as receitas de mercado interno e externo e também avalie o andamento do seu faturamento por cada tipo de anexo utilizado pela empresa.
Acesse os links abaixo para navegar nas funcionalidades desta tela:
Painel Principal | Aba Geral | |
Aba Apuração do Simples Nacional | Botão Processar | |
Botão Outras Opções... |
Painel Principal
Inicialmente, temos o "Nro. Apuração" que representa o código que identifica a apuração no sistema.
No campo "Empresa" informe a instituição que utiliza o Simples Nacional.
A "Referência" da apuração será sempre o primeiro dia do mês.
O "Status da Apuração" será apresentado como Aberta ou Fechada. O sistema será responsável por alterar esse campo e haverá apenas uma apuração aberta por vez.
O sistema irá preencher o campo "Tipo da Inserção" com as opções "Manual" ou "Automática". A primeira apuração que você criará será a Manual, pois ela irá dizer ao sistema que comece a realizar a apuração da receita. As próximas apurações serão criadas pelo sistema de forma Automática.
O "Fator R" é responsável por definir o anexo de tributação, baseando-se na mão de obra empregada na atividade da empresa. Se o Fator R for maior ou igual a 0,28 (28%), o enquadramento será no Anexo III, se for menor o enquadramento será no Anexo V. Esse valor será utilizado para definir os Anexos III ou V caso a empresa os utilize, se nenhum produto/serviço utilizar esses anexos este valor não será necessário. A fórmula para o cálculo deste valor é a seguinte:
FATOR R: (folha de salário dos 12 meses anteriores) / (receita bruta acumulada, mercado interno e externo, dos 12 meses anteriores)
Observação: este campo deve ser calculado e posteriormente preenchido manualmente.
Ao habilitar a marcação "Ativo", o sistema executa a geração da apuração da próxima referência e realiza a criação das novas partilhas com base nas receitas brutas anteriores. Se a apuração não estiver ativa, ao virar o mês a apuração seguinte não será criada, portanto, as novas alíquotas/partilhas a serem utilizadas pela Empresa também não serão criadas.
Ao salvar um registro após preencher os campos obrigatórios da opção "Configurar Apuração" do botão "Outras Opções...", será exibido o pop-up "Informações das Receitas Brutas Anteriores":
Aba Geral
Antes de iniciarmos as configurações dessa aba, é importante ressaltarmos que você deve se atentar ao preenchimento do anexo pertencente a empresa nos produtos/serviços (Tela Cadastro de Produtos, aba Impostos, campo "Tipo de partilha/anexo") comercializados, para que seja considerado corretamente na apuração.
A partir da apuração processada, será vinculada automaticamente a partilha/anexo nas Preferências da empresa na aba Simples nacional) nas competências seguintes de acordo com o mês de referência, conforme apurado.
Mercado Interno
O campo "Total da Receita Bruta Mensal" exibe a receita bruta do mercado interno (acúmulo das notas da referência que fazem parte da receita bruta da empresa que já foram apuradas).
No campo "Total da Receita Bruta Mensal Projetada" é apresentada a receita bruta do mercado interno projetada para toda a referência com base na receita bruta apurada até o momento.
Através do campo "Total da Receita Bruta Acumulada (11 meses)", observe a receita bruta do mercado interno acumulada das últimas 11 referências.
Mercado Externo
Observe no campo "Total da Receita Bruta Mensal" a receita bruta do mercado externo (acúmulo das notas da referência que fazem parte da receita bruta da empresa que já foram apuradas).
O campo "Total da Receita Bruta Mensal Projetada" exibe a receita bruta do mercado interno projetada para toda a referência com base na receita bruta apurada até o momento.
Temos no campo "Total da Receita Bruta Acumulada (11 meses)", a receita bruta do mercado interno acumulada das últimas 11 referências.
Totais
A soma das receitas brutas mensais da referência dos mercados interno e externo será apresentada no campo "Total da Receita Bruta Mensal".
A soma das receitas brutas mensais projetadas da referência dos mercados interno e externo é exibida no campo "Total da Receita Bruta Mensal Projetada".
A soma das receitas brutas mensais acumuladas da referência dos mercados interno e externo é demonstrada por meio do campo Total da Receita Bruta Acumulada (11 meses).
Aba Apuração do Simples Nacional
Nesta aba é possível visualizar os dados de apuração separados pelo tipo de Anexo utilizado pela empresa.
O campo "Tipo de Partilha/Anexo" será preenchido com as partilhas cadastradas para as empresas (conforme orientação Múltiplas Partilhas/Anexos para Empresas do Simples Nacional) e de acordo com o cadastrado nos produtos/serviços comercializados (Tela Cadastro de Produtos, aba Impostos, campo "Tipo de partilha/anexo"), podendo ser apenas um tipo de anexo ou mais (se for mais que um anexo, será um registro para cada).
Essa informação é preenchida automaticamente conforme cadastro da empresa e os produtos comercializados no determinado período.
De acordo com a apuração, se houver alteração de partilha/anexo, será inserida uma nova partilha automaticamente e será vinculado nas Preferências da empresa, aba Simples nacional, conforme a referência apurada.
Mercado Interno
Utilize o campo "Total da Receita Bruta Mensal" para analisar a receita bruta do mercado interno (acúmulo das notas da referência que fazem parte da receita bruta da empresa que já foram apuradas) considerando o Tipo de Partilha/Anexo em que estamos posicionados.
É possível verificar no Total da Receita Bruta Mensal Projetada a receita bruta do mercado interno projetada para toda a referência com base na receita bruta apurada até o momento considerando o Tipo de Partilha/Anexo em que estamos posicionados.
O campo "Faixa do Anexo" mostra a faixa do anexo em que a empresa se enquadra considerando mercado interno. Você pode visualizar os valores e faixas de cada um dos anexos do Simples Nacional, acionando o botão "Ir para Anexos e Faixas e do Simples Nacional".
Você pode visualizar no campo "Alíquota Efetiva" a alíquota efetiva que a empresa utiliza com base nas receitas brutas do mercado interno das referências anteriores.
Observação: este campo serve para apoio ao cálculo da guia Documento de Arrecadação do Simples Nacional - DAS, referente ao recolhimento do simples nacional no mês de referência calculada.
Mercado Externo
Ao analisar o campo Total da Receita Bruta Mensal tem-se a visão da receita bruta do mercado externo (acúmulo das notas da referência que fazem parte da receita bruta da empresa que já foram apuradas) considerando o Tipo de Partilha/Anexo em que estamos posicionados.
No campo Total da Receita Bruta Mensal Projetada é apresentada a receita bruta do mercado externo projetada para toda a referência com base na receita bruta apurada até o momento, considerando o Tipo de Partilha/Anexo em que estamos posicionados.
O campo Faixa do Anexo mostra a faixa do anexo em que a empresa se enquadra considerando mercado externo.
Tem-se no campo "Alíquota Efetiva" a alíquota efetiva que a empresa utiliza com base nas receitas brutas do mercado externo das referências anteriores.
Observação: este campo serve para apoio ao cálculo da guia Documento de Arrecadação do Simples Nacional - DAS, referente ao recolhimento do simples nacional no mês de referência calculada.
Totais
A soma das receitas brutas mensais da referência dos mercados interno e externo considerando o Tipo de Partilha/Anexo em que estamos posicionados, é exibida no campo Total da Receita Bruta Mensal.
Através do campo Total da Receita Bruta Mensal Projetada visualize a soma das receitas brutas mensais projetadas da referência dos mercados interno e externo considerando o Tipo de Partilha/Anexo em que estamos posicionados.
Botão Processar
Este botão irá buscar as notas que compõem a receita da empresa e que estão pendentes (que ainda não foram processadas na tela Notas p/ Apuração da Receita) e irá processá-las. Deste modo, serão atualizados os valores gerais e por anexo das receitas brutas da apuração.
Botão Outras Opções...
O botão "Outras Opções..." é representado pelo ícone e está localizado na parte superior direita da tela. São apresentadas as seguintes opções:
Abrir Apuração por Nota
Ao acionar esta opção será apresentada a mensagem:
"Certifique que todos os produtos faturados estão com Tipo de Partilha/Anexo Cadastrados (Produtos > Impostos > Tipo de Partilha/Anexo)."
Caso você não queira visualizar mais esta mensagem, assinale a marcação "não visualizar mais esta mensagem".
Assim, ao clicar em "OK" será aberta a tela Notas p/ Apuração da Receita posicionada na apuração por nota.
Configurar Apuração
Esta opção exibe um pop-up na qual você pode configurar as partilhas que foram desconsideradas (5 - Serviços de Atividades Físicas, Computação, Adm. e Loc. de Imóveis de Terceiros, Outros e 6 - Serviços da Atividade Intelectual como Medicina, Consultorias, Engenharia, Outros).
Acesse também:
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.