Módulo: Configurações > Produtos
Esta tela será apresentada para utilização, apenas se o parâmetro "Configuração para Kit Independente - CONFKITIND" estiver habilitado.
Através desta tela, tem-se início a realização de configurações que irão levar a uma nova forma de utilização de Kit; será possível efetuar o cadastro de produtos Kit e seu respectivo produto substituto; pode-se também realizar configurações e vincular tais configurações ao produto que deverá segui-la na inclusão do Kit na grade de matérias-primas na Central - Compras | Vendas | Mov. Internas.
Importante: quando o parâmetro CONFKITIND estiver habilitado, a forma de utilização de Kit habitual já conhecida no sistema, deixará de funcionar; por este motivo, se faz necessária uma análise detalhada desta nova configuração e seus impactos na empresa. Com o parâmetro ativado, outras parametrizações deixarão de ser consideradas pelo sistema, sendo elas:
- HABSUPORTEKITSW - Habilitar o suporte a kit no Sankhya-W?
- TEMMPVENDA - Tem matéria prima na central atendimento ao Cliente?
- EDITMP - Editar MP ligadas.
- EDITMPSOMCUSTO - Soma dos custos das MPs no produto principal?
- EDITMPSOMAEXT - Soma preço das MPs Extras ao produto principal?
- EDITMPSOMPRECO - Soma preço das MPs ao produto principal?
- EDITMPEXPLOD - Explode Componentes na aba de MP?
- EDITMPVALCOMP - Apresentar apenas MP da aba Componentes?
- EDITMPSOMAICMS - Soma ICMS das MPs (Art. 42 do RICMS/2002-MG).
- CALCIMPMP – Calcular Impostos para Matéria Prima.
Para iniciar a configuração de um novo Kit, acione o botão de inclusão, e efetue o preenchimento do campo "Código"; este preenchimento poderá ser realizado automaticamente, ou de forma manual. Esta definição é feita através do botão , opção "Numeração", localizado no lado superior direito da tela.
Depois, informe no campo "Descrição", a nomenclatura do Kit que está sendo configurado, para facilitar sua identificação.
Feito isso, na aba Geral são apresentadas algumas marcações que irão definir o comportamento do Kit no sistema. São elas:
Calcula imposto do componente: Realiza o cálculo de impostos nos componentes do kit aos quais esta configuração está ligada.
Soma custo do componente ao kit: Refere-se à soma do campo "Custo" dos itens (componentes) da "Central - Vendas | Mov. Internas". Tem-se que este valor não será calculado para notas de entrada, pois o Custo corresponde ao valor unitário do componente.
Nota: o campo Custo será calculado apenas para os Tipos de Movimento:
- J: Pedido de requisição;
- Q: Requisição;
- L: Devolução de requisição;
- P: Pedido de Venda;
- V: Venda;
- D: Devolução de Venda;
- T: Transferência.
Soma preço do componente ao kit: Com essa marcação efetuada, será realizada a soma do valor unitário dos componentes ao kit, e também o valor total dos componentes ao kit.
Distribuir preço do kit nos componentes: Essa marcação distribui (rateia) o preço do kit aos seus componentes.
Observação: esta marcação não pode ser realizada juntamente com a configuração de soma preço.
Distribuir desconto do kit nos componentes: Através dessa marcação, será efetuada a distribuição (rateio) do desconto do kit nos componentes.
Utiliza preço sugerido na aba 'Componentes': Com essa marcação habilitada, será usado o "Preço" sugerido na aba Componentes do Cadastro de Produtos. Lembrando que, este Preço será utilizado somente quando o parâmetro "Informar Preço p/Componente no cad.Produto?- PRECOKIT" estiver habilitado.
Explodir componentes na grade de matéria prima da central: Por meio dessa marcação, será feita a explosão dos componentes que foram inseridos na aba Componentes do Cadastro de Produtos.
Observação: o parâmetro "Soma IPI das MPs ao valor total da nota. - EDITMPSOMAIPI" quando habilitado, calcula o valor total do IPI dos componentes do Kit, e os soma diretamente ao valor total da nota.
Nota: somente irá acontecer a explosão na inserção de um kit.
Ao ligar o parâmetro Soma preço das MPs Extras ao produto principal? - EDITMPSOMAEXT, ao faturar o pedido de venda, os componentes do Kit serão incluídos juntos aos produtos na aba Produtos.
Faturar apenas KIT com estoque de todos os componentes: Quando essa marcação for utilizada, ao tentar faturar pedidos em que houverem componentes do kit faltantes ou com estoque abaixo do requerido, o faturamento será realizado apenas com a quantidade de itens existentes no estoque. Dessa forma, você poderá utilizar duas opções do Portal de Vendas para realizar essa validação, sendo elas, Faturar pelo Estoque deixando pendente e Faturar pelo Estoque. Assim, considere que iremos montar um Kit Escolar contendo uma mochila, um estojo e uma lancheira, em que:
Montaremos um pedido com 10 kits, porém, o estoque contém o suficiente para montar apenas 9 kit's completos. Ao utilizar a opção Faturar pelo Estoque deixando pendente, o sistema irá faturar a quantidade existente no estoque e deixará o restante pendente de faturamento, assim, quando houver uma nova entrada de estoque para finalizar esse pedido, ele será faturado e finalizado.
Agora, considere que temos um pedido de 12 kit's escolares:
Dado que no estoque há quantidade suficiente para a montagem de apenas 9 kit's, ao utilizar a opção Faturar pelo estoque, o sistema irá faturar apenas a quantidade utilizada para a montagem dos kit's completos, finalizando assim o pedido sem quantidades pendentes.
Ao utilizar as novas formas de trabalho com Kit's, algumas telas podem ter o seu comportamento afetado. Vejamos quais são elas:
Central - Compras | Vendas | Mov. Internas Cadastros de Produtos
Cadastros de Parceiros Cadastros de Serviço
Central - Compras | Vendas | Mov. Internas
Na inserção de um Kit, de acordo com o arranjo estabelecido na tela Configuração de Kit, os valores de preço, custo, desconto, ICMS e impostos dos Kit's e componentes sofrerão alterações.
Na Central de Compras | Vendas | Mov. Internas, você também pode realizar a substituição de componentes, por exemplo:
Na venda de uma cesta (Kit padrão) que contenha um pacote do produto "A - Marca X" e outro do produto "B - Marca X"; percebe-se que não há mais do produto "A - Marca X", pode-se realizar a substituição dos componentes de uma cesta Kit de composição padrão, para uma cesta Kit de composição personalizada, onde pode-se incluir outros produtos, como neste caso, um produto "A - Marca Z".
Esta substituição é feita através da opção "Substituir Componentes do Kit" localizada no botão "Outras Opções..." presente na grade de itens, que será apresentada se o parâmetro "Substituição de kit Independente- HABSUBSKITIND" estiver ativado.
Nota: neste procedimento de substituição, não é permitido substituir para uma quantidade menor ou igual a zero, ou maior que a quantidade do kit de origem.
Observação: se o parâmetro "Valida alteração quantidade componente ao faturar? - VALALTCOMPONFAT" estiver ligado, o sistema só permitirá o faturamento do Kit se, os itens que o compõe, apresentarem estoque suficiente. Caso contrário, será emitida uma mensagem informando que não há estoque suficiente para esse componente.
Na grade de itens das Centrais, o painel "Matéria-Prima" será apresentado quando o produto que compor os itens tratar-se de um kit. Dessa forma, quando o produto selecionado na grade tiver componentes, você poderá observar o painel Matéria-Prima. Por outro lado, caso o produto indicado não seja um kit, esse painel não será visualizado.
Observação: este painel apenas será observado após o produto kit ser salvo na grade Itens das Centrais de Notas.
Destaca-se ainda que, para que esse painel seja apresentado nas Centrais de Notas, grade "Itens", deve-se habilitar os parâmetros:
- "Tem aba Mat.Prima na Transferência? - TEMMPTRAN";
- "Tem aba Mat.Prima na requisição? - TEMMPREQ";
- "Tem aba mat.prima na central atend. ao Cliente? - TEMMPVENDA";
- "Tem aba mat.prima na central atendimento ao Forn.? - TEMMPCOMPRA";
- "Mostrar grid de mat. prima somente quando existir - SHOWGRIDMATPRI".
Observação: ao realizar operações de vendas, caso queira que os produtos componentes (matérias-primas de um produto KIT) não sejam exibidos no lançamento de um pedido/nota, habilite o parâmetro "Inibir exibição de MP nos movimentos de vendas? - INIBESELECUSOPD"; desse modo, não serão exibidas as MPs explodidas se o campo "Usado como", estiver configurado com a opção "Revenda (por fórmula)" Cadastro de Produtos. Assim, considere o exemplo abaixo:
- Produto A = Produto KIT
- Produtos B e C = Matérias-primas do produto A.
Quando o pedido/nota for lançado com o Produto A, os Produtos B e C não serão exibidos se o parâmetro estiver habilitado. Logo, se o pedido de venda for faturado as matérias-primas (produtos componentes) deste pedido não serão levadas para a nota de venda.
Cadastro de Parceiros
Participando dessa nova forma de utilização de Kit's, a tela de Cadastro de Parceiros (aba Contatos, sub-aba Geral) conta com dois campos que serão apresentados para utilização, apenas se o parâmetro "Utiliza planejamento produção de cestas. - UTILPLANCESTAS" estiver ativado. São eles:
Participa plan. entrega cesta: Quando você realizar essa marcação, fará com que o Contato do Parceiro em questão, possa ser inserido na rotina de Planejamento de Entrega (grade Contatos).
Quantidade Cestas: Informe nesse campo, a quantidade de cestas que serão atribuídas a cada um.
Cadastro de Produtos
A tela de Cadastro de Produtos, aba Componentes, conta com quatro campos que irão influenciar no comportamento do Kit. São eles:
Tipo de Kit: Selecione nesse campo a composição do Kit, de acordo com as seguintes opções:
- Composição Padrão;
- Composição Personalizada.
Configuração p/ Kit: Determine nesse campo, a configuração que será respeitada quando um produto for lançado na Central - Compras | Vendas | Mov. Internas. A informação aqui apresentada para escolha, é previamente cadastrada na tela Configuração de Kit.
Código do Produto Substituto do Kit: Informe nesse campo, o produto que será utilizado para substituir um kit padrão no lançamento na Central - Compras | Vendas | Mov. Internas.
Preço: Esse campo será apresentado para preenchimento, apenas se o parâmetro "Informar Preço p/Componente no cad.Produto?- PRECOKIT" estiver ativado. Nele informe o preço referente ao componente do Kit.
Observação: ao ligar o parâmetro "Valida Local da MP no KIT? - VALLOCKITMP", o sistema não permitirá o lançamento de Kit's com produtos que estejam com Local "0" quando a marcação "Usa local" da tela Cadastro de Produtos, aba "Medidas e estoque", sub-aba Estoque for habilitada.
Nota: para trabalhar com local padrão definido nos componentes do kit, é necessário habilitar o parâmetro "Mostrar o controle na aba de componentes - CONTROLECOMPON". Assim, quando ligado, será apresentado no Cadastro de Produtos, aba Componentes, o campo "Controle" (que engloba o local).
Cadastro de Serviço
Quando o parâmetro Configuração para Kit Independente - CONFKITIND estiver ligado, na tela de Cadastro de Serviço, a aba Componentes deixa de ser apresentada.
Observações
Na explosão do Kit (parâmetro Configuração para Kit Independente - CONFKITIND habilitado), para que o local nos componentes seja obtido, tem-se o seguinte comportamento:
- Se a opção do Cadastro de Produto, "Usa local" (aba "Medidas e Estoque", sub-aba Estoque) não estiver marcada, o local definido será zero (0);
- Caso a opção anterior não seja atendida, e tenha sido definido um local para o componente no cadastro do produto Kit, este local será utilizado;
- Caso as opções anteriores não sejam atendidas e o parâmetro "Local Padrão para Pedidos e Notas - LOCALPADRAO" esteja definido, o seu valor será utilizado;
- Caso nenhuma das opções anteriores sejam atendidas, o valor utilizado será zero (0).
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